Educadores

Ínicio : Matemática : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do melhor para o pior avaliado)

Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!O estágio supervisionado e suas contribuições para a prática pedagógica do professor Popular Versão: 
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
JANUÁRIO, Gilberto.

O Estágio Supervisionado é o primeiro contato que o aluno-professor tem com seu futuro campo de atuação. Por meio da observação, da participação e da regência, o licenciando poderá refletir sobre e vislumbrar futuras ações pedagógicas. Assim, sua formação tornar-se-á mais significativa quando essas experiências forem socializadas em sua sala de aula com seus colegas, produzindo discussão, possibilitando uma reflexão crítica, construindo a sua identidade e lançando, dessa forma, “um novo olhar sobre o ensino, a aprendizagem [e] a função do educador” (PASSERINI, 2007, p. 32). Esta Comunicação Oral visa apresentar as contribuições do Estágio Supervisionado à prática pedagógica do professor de Matemática e, para isso, volto meu olhar para a experiência que tive na UnG.

Palavras-chave: Estágio Supervisionado. Formação de Professor. Prática Pedagógica. Narrativa.

Downloads 120440  120440  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UnG- Universidade de Guarulhos  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!História da Matemática na Educação Matemática Popular Versão: 
Atualização:  29/4/2012
Descrição:
VIANNA, Carlos Roberto.

O título dessa intervenção pressupõe que haja um sentido para a História da Matemática como uma tendência dentro da Educação Matemática. Como o objetivo da intervenção é provocar uma discussão tanto entre os componentes da mesa, como entre estes e a platéia, eu acho interessante questionar, de início, se essa pressuposição é sustentável: há um lugar para a história da matemática dentro da educação matemática?

Downloads 2284  2284  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Classificação e Poder: fomentando discussões em sala de aula Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2012
Descrição:
VIANNA, Carlos Roberto.

O artigo pretende provocar uma reflexão sobre o papel das classificações, principalmente para professores de Matemática e para aqueles que assumem que a Matemática é uma ciência exata cujas verdades não dependem do mundo natural.

Palavras-chave: Classificação. Conhecimento. Matemática. Educação Matemática. Preconceito.

Downloads 1067  1067  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Filosofia da Educação Matemática Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
VIANNA, Carlos Roberto.

Ao ser convidado para participar do GT de Filosofia da Educação Matemática em um Encontro Nacional de Educação Matemática, devo confessar que senti algo mais que um frio na barriga, fui acometido de verdadeiro terror! Em poucos dias vi que participariam deste mesmo GT pessoas as quais admiro e respeito e então, após aceitar o convite, passei a ser perseguido por pesadelos. Eu deveria escrever um texto para trazer a esse encontro, então achei que seria natural compartilhar com a platéia e com meus companheiros parte das preocupações que vieram a tona durante meu sono perturbado.

Downloads 7826  7826  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Tecnologias digitais no ensino de geometria analítica Popular Versão: PDF
Atualização:  20/6/2013
Descrição:
SANTOS, Ricardo de Souza

A Geometria é parte importante dos currículos de Matemática da Educação Básica, pois pode desenvolver no estudante capacidades como compreensão, espírito de investigação, representação e resolução de problemas – habilidades contempladas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Esta matéria se desdobra em vários ramos, mas, para efeito deste estudo, trataremos da Geometria Analítica, que tem como função tratar algebricamente as propriedades e os elementos geométricos. Neste âmbito, o estudante pode perceber outros modelos que explicam o espaço de forma mais elaborada com linguagens e raciocínios diferentes dos utilizados na geometria euclidiana. Este Mini-Curso propõe uma integração do ensino de geometria analítica com a utilização de tecnologias digitais, apresentando um guia de estudos (em html – páginas para internet) com atividades para se trabalhar no software Grafequation.

Palavras-chave: Geometria analítica. Grafequation.

Downloads 1424  1424  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma X EGEM  Site http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/cd_egem/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Ângulos: uma “História” escolar Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2012
Descrição:
VIANNA, Carlos Roberto.

Este artigo apresenta uma abordagem de um tema de matemática sob uma perspectiva histórica. Consideramos que a definição de um conceito, o de ângulo, está condicionada pelos interesses daquele que fornece a definição. Uma das possibilidades para que os professores percebam isso e tratem disso com seus alunos, consiste em recorrer a um certo aspecto da história, tal como o fizemos neste texto.

Palavras-chave: Ângulo. Definições. Educação Matemática. História.

Downloads 1439  1439  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!História da Matemática e Educação Matemática Popular Versão: 
Atualização:  29/4/2012
Descrição:
VIANNA, Carlos Roberto.

Recentemente estive em uma mesa redonda onde os temas seriam as Tendências da Educação Matemática. Uma destas tendências era a História da Matemática e sobre ela competia a mim discorrer. Na apresentação das pessoas que comporiam a mesa foi dito que eu era um doutor em História da Matemática. Minha intervenção já estava escrita e impressa, e nela eu começava por questionar se, de fato, a História da Matemática tinha condições de ser entendida como uma “tendência” dentro da educação matemática... e também tive que explicar que eu não era doutor em História da Matemática, e sim em Educação, embora meus trabalhos de mestrado e de doutorado tenham muitos vínculos com a História (sem ser “da” matemática!). Então, cá estou de novo, escrevendo uma intervenção que será discutida em um Seminário de caráter nacional, e o tema dessa mesa põe em relação a História da Matemática e a Educação Matemática. Ante a insistência dos organizadores dos congressos, nacionais e internacionais, devo admitir que deva haver uma relação entre elas.

Downloads 3901  3901  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!O Cão do Matemático: discutindo o ensino de matemática em cursos de formação de professor Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
VIANNA, Carlos Roberto.

Este artigo pretende contribuir para uma reflexão sobre o ensino de matemática. Ele faz uso de uma metodologia que consiste em provocar discussões a partir de temas simples e aparentemente distantes da questão central, pois isso deixa as pessoas mais à vontade para falar e trocar ideias. O pano de fundo é a busca de significados mediante a inserção de cada fala, de cada recorte, em uma rede construída coletivamente sobre os interesses comuns daqueles que participam da discussão.

Palavras-chave: Educação Matemática. Formação de professores. Metodologia.

Downloads 1911  1911  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Fractais no ensino de geometria da Educação Básica: primeiras experiências  Popular Versão: PDF
Atualização:  20/6/2013
Descrição:
GOMES, Antônio do Nascimento; SALVADOR, José Antonio

O objetivo geral deste trabalho é tornar o aprendizado da Matemática no Ensino Fundamental mais concreto em que estudantes e professores devem se sentir mobilizados e desafiados a apreender os conteúdos especialmente os de Geometria, interligá-los com a álgebra, revisar ou recuperar conteúdos de séries anteriores que não ficaram claros. Para tal propomos uma abordagem dos conteúdos valorizando estratégias diferenciadas de ensino e trazemos a beleza da Geometria Fractal como motivação.

Palavras-chave: Ensino de Matemática. Geometria Fractal. Computador.

Downloads 661  661  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma CNMAC  Site http://www.sbmac.org.br/eventos/cnmac/xxxii_cnmac/pdf/479.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Noções de Geometria Projetiva na Formação de Professores  Popular Versão: PDF
Atualização:  20/6/2013
Descrição:
SEARA, Helenice Fernandes

Esse artigo é resultado de um curso de 4 horas ministrado para professores de Matemática da Rede Estadual de Educação do Paraná, cujo objetivo era abordar conceitos e elementos básicos da geometria projetiva e discutir suas características não-euclidianas. Entendemos que o professor já trabalha alguns desses elementos, porém nem sempre os reconhece dessa forma ou lhes dá a necessária formalização para que os alunostambém os identifiquem. Privilegiando a interdisciplinaridade com a Arte, iniciamos com um breve histórico sobre o surgimento da Perspectiva e, em seguida, desenvolvemos atividades que sinalizam ao professor abordagens para a sala de aula. Essas atividades podem ser aplicadas para qualquer série, percorrendo outras mais pontuais e culminando com pequenas informações sobre as perspectivas Cavaleira, Isométrica e Cônica.

Palavras-chave: Formação Continuada. Geometria Projetiva. Metodologia.

Downloads 982  982  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma V CINFE  Site http://www.ucs.br/ucs/eventos/cinfe/artigos/artigos
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 (8) 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 »