Educadores

Ínicio : Matemática : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do mais para o menos procurado)

Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Aspectos cognitivos, metacognitivos e afetivos envolvidos na resolução de problemas matemáticos Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
ALVES, Hamilton Oliveira e LUZ, Araci Asinelli da

A partir de uma experiência desenvolvida com estudantes do ensino médio envolvendo a Resolução de Problemas Matemáticos em sala de aula utilizando-se procedimentos heurísticos, tem-se por objetivo a discussão, sob o ponto de vista teórico, acerca dos aspectos cognitivos, metacognitivos e afetivos subjacentes à resolução de problemas de Matemática. Sem descaracterizar o modelo tradicional de Resolução de Problemas Matemáticos, discutir e propor possibilidades para a prática pedagógica do(a) professor(a) de Matemática que envolva o(a) estudante diretamente no processo, contribui para o ensino e aprendizagem significativo na resolução de problemas e estimula a formação reflexiva dos(as) sujeitos, com ênfase no diálogo.

Palavras-chave: Cognição e aprendizagem, Metacognição, Resolução de problemas matemáticos.

Downloads 2226  2226  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Contemporânea de Educação - UFRJ  Site http://www.revistacontemporanea.fe.ufrj.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora! A prática docente do professor de Matemática: marcas das concepções do livro didático Popular Versão: pdf
Atualização:  16/5/2013
Descrição:
Publicado na Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V1.2, p.14-25. UFSC: 2006.

DAMAZIO, Ademir

Esse artigo traduz alguns aspectos que marcam o papel do livro didático na formação das concepções educativas dos professores de Matemática do ensino. Para tal, a referência foi aqueles adotados no ensino fundamental - 5ª e 8ª séries – em escolas da cidade de Criciúma, localizada no Sul do Estado de Santa Catarina, no período de 1964 a 1996. O enfoque é a revelação das concepções no momento da mudança depois de um certo período de adoção de um determinado livro. Nesse sentido, são consideradas as características da apresentação dos conteúdos e das atividades propostas aos alunos, à luz de três categorias: conhecimento reprodutivo, conhecimento criativo-reprodutor, conhecimento emancipador, tendo como referência o conceito de potenciação e equação do 2º grau. A troca de livro didático pelo professor, no período em estudo, é impulsionada apenas pela oportunidade que proporciona os órgãos governamentais em detrimento de uma necessidade advinda da reflexão/ação sobre a prática docente. Por isso, um novo livro didático tem de apresentar características mais próximas daquele adotado anteriormente. Isso significa que a proposta educativa relacionada à Matemática que permeou e se faz presente nos meios escolares em questão é eminentemente reprodutora.

Palavras-chave: Livro Didático. Professor. Matemática.

Downloads 2220  2220  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revemat  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Introdução à história da matemática para professores Popular Versão: 
Atualização:  29/4/2012
Descrição:
VIANNA, Carlos Roberto.

Nesta comunicação apresento a introdução de um trabalho maior destinado a desenvolver um curso de história da matemática para professores. Esse trabalho segue dentro da proposta sugerida em minha dissertação de mestrado de discutir simultaneamente aspectos teóricos tanto da prática do historiador quanto do matemático. Na primeira parte faço a apresentação de uma perspectiva pela qual se pode observar o conhecimento histórico; na segunda parte faço uma analogia entre o conhecimento histórico acumulado pela sociedade e as memórias pessoais de cada indivíduo. Em ambas as partes cuido de enredar um início de discussão sobre o conhecimento científico e sobre aspectos da educação. Na terceira parte apresento uma discussão sobre a variação das definições utilizadas pelos matemáticos com o passar do tempo e sugiro encaminhamentos para o uso desse conhecimento pelos professores em sala de aula.

Downloads 2192  2192  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Torre de Hanói Popular Versão: 
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
MANOEL, Luiz Ricardo da Silva

A torre de Hanói, também conhecida por torre de bramanismo ou quebra-cabeças do fim do mundo, foi inventada e vendida como brinquedo, no ano de 1883, pelo matemático francês Edouard Lucas. Segundo ele, o jogo que era popular na China e no Japão veio do Vietnã. O matemático foi inspirado por uma lenda Hindu, a qual falava de um templo em Benares, cidade Santa da Índia, onde existia uma torre sagrada do bramanismo, cuja função era melhorar a disciplina mental dos jovens monges. De acordo com a lenda, no grande templo de Benares, debaixo da cúpula que marca o centro do mundo, há uma placa de bronze sobre a qual estão fixadas três hastes de diamante. Em uma dessas hastes, o deus Brama, no momento da criação do mundo, colocou 64 discos de ouro puro, de forma que o disco maior ficasse sobre a placa de bronze e os outros decrescendo até chegar ao topo. A atribuição que os monges receberam foi de transferir a torre formada pelos discos, de uma haste para outra, usando a terceira como auxiliar com as restrições de movimentar um disco por vez e de nunca colocar um disco maior sobre um menor. Os monges deveriam trabalhar com eficiência noite e dia e, quando terminassem o trabalho, o templo seria transformado em pó e o mundo acabaria. O desaparecimento do mundo pode ser discutido, mas não há dúvida quanto ao desmoronamento do templo, maiores detalhes veja o final do texto.

Downloads 2182  2182  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unesp  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Resolução de problemas Popular Versão: 
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
VIANNA, Carlos Roberto

Este texto pretende provocar reflexões, principalmente para aqueles que lecionam Matemática em qualquer dos níveis escolares. No início questiona-se o que vem a ser um problema, em seguida são apresentadas algumas considerações sobre o uso da história da matemática associada à resolução de problemas. Ao longo do texto o conteúdo matemático varia desde considerações sobre o sinal de igualdade e uma das operações elementares até relações de equivalência ou a álgebra usualmente estudada nas sétimas séries. Talvez provoque algum incômodo o fato de que não é dada uma “solução definitiva” a nenhuma das questões... mas é isso o que se deseja: que as questões se tornem problemas para os professores.

Downloads 2152  2152  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Ouvindo professores de Matemática: um estudo sobre formação (continuada) Popular Versão: 
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
MODESTO, Marco Antonio; GARNICA, Antonio Vicente Marafioti.

Este artigo tem como tema a formação continuada de professores de Matemática. A literatura específica já tratou suficientemente a dificuldade de cunhar uma expressão que, caracterizando as atividades realizadas por professores em serviço, não incorresse no equívoco de supor, em contraponto, um tipo de formação que não fosse, ela própria, contínua. Assim, não trataremos disso. Focaremos tão somente a percepção que os professores têm acerca da natureza, da necessidade, da viabilidade de momentos de formação que ocorrem após os cursos de graduação. Para isso, procuramos delinear uma metodologia que desse voz aos professores sem truncar previamente seus depoimentos com perspectivas vindas da revisão bibliográfica ou sobrecarregá-los de significado que não são “naturalmente” próprios a eles. Embora a discussão metodológica acerca da pesquisa qualitativa também esteja frequentemente presente na literatura da Educação – e especificamente, com bastante ênfase, na da Educação Matemática – cremos que neste nosso trabalho uma discussão, ainda que apoucada, deva ser feita sobre essa nossa opção, posto que a consideramos como um diferencial nas pesquisas sobre formação continuada.

Downloads 2125  2125  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Resolução de problemas envolvendo Sistemas de Equações de 1.ºgrau a duas incógnitas Popular Versão: PDF
Atualização:  27/12/2013
Descrição:
SANTOS, Vanessa Isabel Oliveira

O presente estudo tem como objetivo identificar e compreenderas estratégias adotadas pelos alunos, bem como as dificuldades que manifestam na resolução de problemas envolvendo sistemas de equações de 1.º grau a duas incógnitas.De forma a desenvolver este estudo procurou-se responder a duas questões:(1) Que dificuldades os alunos evidenciam na interpretação dos enunciados dos problemas, nomeadamente no que se refere a aspetos de tradução da linguagem corrente para a linguagem matemática e reciprocamente? e(2) Que estratégias são utilizadas pelos alunos na resolução de problemas envolvendo sistemas de equações e que dificuldades manifestam? A investigação foi levada a cabo na turma A do 8.º ano de escolaridade da Escola Básica 2,3 Maria Alberta Menéres. Para tentar responder às questões acima referidas, procedi à recolha de dados através dos seguintes métodos: recolha de produções escritas dos alunos, gravação áudio das interações orais em dois grupos escolhidos criteriosamente e observação de aulas feita por mim própria e por interposta pessoa.Ao longo das aulas foram realizadas atividades vistas como favoráveis à identificação de possíveis dificuldades na tradução da linguagem corrente para a linguagem matemática e reciprocamente. Estas atividades concentraram-se sobretudo na resolução de problemas envolvendo sistemas de equações de 1.ºgrau aduas incógnitas.A análise das produções dos alunos e discussões respetivas, no que diz respeito à resolução de problemas, indica que os alunos revelam uma grande dificuldade na compreensão dos mesmos. Também é evidente a dificuldade que manifestam na expressão da linguagem corrente, quer escrita quer oral. Relativamente às estratégias de resolução de problemas, este estudo permitiu constatar que os alunos, inicialmente, optam pelo método de tentativa e erro mas, em geral, rapidamente o abandonam, optando por recorrer a equações de 1.º grau a uma incógnita ou sistemas de equações de 1.º grau a duas incógnitas.

Palavras-chave: Sistemas de equações. Resolução de problemas. Estratégias e dificuldades. Aprendizagem.

Downloads 2091  2091  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de Lisboa  Site http://www.ulisboa.pt/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Matemática e o caminho das artes: alfabetização matemática Popular Versão: PDF
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
TEIXEIRA, Manoel L. C.

Apresentamos neste trabalho considerações sobre a prática docente e estabelecemos relações entre linguagem e matemática. Usamos como base metodológica o lúdico, o jogo, a resolução de problemas, laboratório de matemática, visita a museus e fitas de áudio e vídeo e o Ateliê de Matemática. As modalidades de pesquisas são a histórica dialética e pesquisa ação. As artes que foram produzidas no Ateliê de Matemática, durante 15 anos serão divulgadas por meio dos trabalhos confeccionados. A experiência do professor em incluir nas disciplinas do curso de Pedagogia da UFRJ esta avançada abordagem de ensino tem sido motivo constante de criação de novas peças que serão apresentadas na exposição “Matemática e os Caminhos das Artes: Alfabetização Matemática”. A publicação do catálogo “Matemática e os Caminhos das Artes” e do livro “Alfabetização Matemática” foram alguns resultados obtidos.

Palavras-chave: Alfabetização Matemática. Linguagem. Matemática. Educação Matemática. Arte e Educação.

Downloads 2065  2065  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFRJ  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A História da Matemática na Formação Inicial de Professores de Matemática Popular Versão: pdf
Atualização:  16/5/2013
Descrição:
BALESTRI , Rodrigo Dias e CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade

Neste artigo relatamos resultados de uma investigação que teve como objetivo identificar e analisar a participação da história da matemática na formação inicial de professores de Matemática, na óptica de professores e pesquisadores que atuam ou já atuaram com História da Matemática. Foram entrevistados oito professores e investigadores de renome em campos de pesquisa como a História da Matemática, História da Educação Matemática, História na Educação Matemática, e Educação Matemática. Os depoentes revelaram diferentes perspectivas e contribuições da história da Matemática nessa etapa de formação, bem como obstáculos e desafios a serem enfrentados por cursos de Licenciatura em Matemática. Apesar da falta de consenso entre os entrevistados, os resultados sugerem que conhecimento sobre a história da matemática pode fomentar a qualidade da formação de futuros professores de Matemática. Destacamos a necessidade de que a história da Matemática seja abordada a partir das preocupações de um educador matemático.

Palavras-chave: História da Matemática. Formação Inicial de Professores de Matemática. Educação Matemática.

Downloads 2060  2060  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Fundação Araucária/CNPq  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A educação matemática e a construção do número pela criança, mediada pela tecnologia digital Popular Versão: 
Atualização:  16/5/2013
Descrição:
BERCHT, Magda; FERREIRA, Luís de França; RANGEL, Ana Cristina.

Os artefatos digitais exercem na atualidade uma influência decisiva na atividade e no desenvolvimento humano. O número de pesquisas sobre o aprendizado com artefatos digitais, através da ação instrumentalizada, tem aumentado consideravelmente nestes últimos anos. Este artigo apresenta situações de aprendizagem na educação matemática, apoiadas no uso de objetos de aprendizagem baseados em computação gráfica, simulações digitais e jogos educativos, favorecedoras da construção do conhecimento pela criança.

Palavras-chave: Educação Matemática. Construção do Número na Criança. Piaget. Tecnologia Digital. Objetos de Aprendizado.

Downloads 2040  2040  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFMG  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 (8) 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 »