Categoria: Matemática Artigos |
O Trabalho Docente com Geometria Dinâmica em uma Perspectiva Investigativa |
Versão: pdf Atualização: 7/6/2013 |
Descrição:
Silva, Guilherme Henrique Gomes da
Na sociedade atual, a tecnologia invade nossas vidas das mais diferentes formas e nos mais diferentes lugares, estando inserida em praticamente todas as áreas do conhecimento humano. Mas como anda o currículo das escolas? O ensino e aprendizagem estão acompanhando esta evolução? O professor está preparado para enfrentar as mudanças provocadas pela Tecnologia da Informação e Comunicação? Consideramos que a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) deve estar presente no cotidiano das salas de aula em todos os níveis de educação. No entanto, sabemos que isso não é algo simples de ocorrer. É preciso mais pesquisas que revelem os aspectos envolvidos numa implementação dessa natureza. É sobre isso que trata o projeto de pesquisa de mestrado aqui apresentado. A problemática da pesquisa está relacionada ao uso de TIC em Educação Matemática. Mais especificamente, seu foco é analisar as potencialidades do uso de um software de Geometria Dinâmica como uma das possíveis ferramentas para o ensino e aprendizagem de Geometria. Trata-se do software Geogebra. Para isso, a questão que direciona a pesquisa é a seguinte: “Que elementos do trabalho docente podem potencializar o trabalho da Geometria Dinâmica, através do software Geogebra, numa perspectiva investigativa?" Pretendemos verificar como um grupo de estudo, formado por professores ou futuros professores, se apropria do software Geogebra, de forma a inseri-lo em sua prática docente. Interessa-nos saber quais as potencialidades que o grupo atribuirá a esse software no estudo da Geometria no Ensino Fundamental e Médio. Também faz parte de nossos objetivos, conhecer a natureza das dificuldades que surgirão durante o estudo do software, preparação de atividades e aplicação em sala de aula. Traremos mais adiante alguns detalhes do software Geogebra, sobre o que entendemos por uma perspectiva investigativa e dos procedimentos metodológicos que utilizaremos na seguinte pesquisa.
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2905 0 bytes Unesp http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Formação Inicial do Educador Matemático |
Versão: Atualização: 7/6/2013 |
Descrição:
JANUÁRIO, Gilberto; PAULA, Michele Lima de Oliveira
No decorrer de um curso de licenciatura, o graduando entra em contato com diversas teorias de aprendizagem e metodologias de ensino que solicitam o pesquisar, possivelmente, para a “construção da autonomia e liberdade no trato de questões docentes e discentes” (FAGUNDES, 2007). Segundo D’Ambrósio (2000, p. 94), a pesquisa está ligada à ideia “de mergulhar na busca de explicações, dos porquês e dos cosmos, com foco em uma prática”. Com essa concepção, a investigação, na formação inicial, contribui para que o futuro professor assuma uma postura de educador, buscando meios para tornar o ensino e a aprendizagem da Matemática uma ação significante para a comunidade escolar e para o seu desenvolvimento profissional.
Palavras-chave: Pesquisa. Formação inicial. Prática. Educador matemático.
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7718 0 bytes UnG - Universidade de Guarulhos http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
O Teorema de Pitágoras segundo a dialética ferramenta-objeto |
Versão: pdf Atualização: 7/6/2013 |
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V3.7, p.78-83, UFSC: 2008.
JAHN, Ana Paula e BONGIOVANNI, Vincenzo
Neste artigo, descrevem-se sinteticamente as fases de organização para a construção de conceitos matemáticos segundo a dialética ferramenta-objeto introduzida por R. Douady. Esse tipo de organização enfatiza a importância de se alternar, no ensino, os aspectos ferramenta e objeto de uma dada noção matemática, fornecendo ainda princípios metodológicos interessantes para o professor. Um exemplo de tal organização é apresentado no campo da Geometria, e mais precisamente, relativo ao Teorema de Pitágoras.
Palavras-chave: Didática da Matemática. Dialética ferramenta-objeto. Teorema de Pitágoras.
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633 0 bytes Revemat http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
O que resulta quando se compara a metade maior com a menor? |
Versão: Atualização: 7/6/2013 |
Descrição:
VIANNA, Carlos Roberto.
Para dar uma ideia do tom da revista anarquista El Motim, o cineasta Luis Buñel conta como ela descrevia uma manifestação ocorrida em Madri, durante a qual operários atacaram violentamente padres, ferindo transeuntes e quebrando vitrines: Ontem à tarde, um grupo de operários subia tranquilamente a rua de la Montera, quando viram dois padres descendo a mesma rua do lado oposto. Diante dessa provocação... Assim, decidi escrever este texto ao me sentir provocado pelo artigo Comparação de duas estratégias no ensino de ‘Complementos de Matemática’, de José Mário Martínez e Lucio Tunes dos Santos, publicado no número 9 da Zetetiké. Entretanto, espero não quebrar vidraças nem ferir transeuntes inocentes ao fazer algumas observações críticas. Não farei uma análise do discurso e nem buscarei desvelar a estrutura profunda do texto; não há necessidade de recorrer a tanto. Apenas extraio as minhas observações diretamente das contradições internas da pesquisa em questão. Os autores resolvem intervir em um assunto polêmico: qual será o melhor método de ensino? Eles caracterizam e comparam duas alternativas: de um lado temos o ensino ‘expositivo’ e do outro uma estratégia ‘alternativa’. O modo de estabelecer a comparação é o cerne do artigo: dois professores revezaram-se em duas turmas, aplicando uma estratégia de ensino em cada uma e comparando os resultados obtidos através de recursos estatísticos. A conclusão é que não houve (nem haverá) diferença significativa que resulte da utilização dessas estratégias. Os autores salientam que essa pesquisa e seu resultados são ‘objetivos’. Tenho duas considerações a fazer: 1.É possível considerar que nada foi pesquisado e, portanto, qualquer conclusão poderia ser obtida e seu grau de validade seria o mesmo: nenhum. 2. Mesmo aceitando as premissas de que parte a pesquisa, o seu resultado seria inteiramente questionável, uma vez que é possível mostrar o comprometimento do critério intrínseco de ‘objetividade’. Abordarei cada aspecto separadamente, deixando para o final alguns comentários gerais.
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1549 0 bytes GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática. http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
O fenômeno do mal-estar docente: o caso do professor de matemática |
Versão: pdf Atualização: 7/6/2013 |
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V4.7, p.78-89, UFSC: 2009
PIRES, Célia Maria Carolino e BERANGER, Maurício
O presente artigo tem como objetivo identificar e compreender comportamentos, atitudes e valores que constituem a especificidade de ser professor de Matemática e como se revela sua identidade profissional, composta e moldada por componentes de natureza cultural, religiosa, ética, entre outras e resultante de mudanças sociais, políticas, econômicas e tecnológicas. Analisa como um grupo de professores de Matemática de escolas públicas de São Paulo se percebe na sociedade atual e em suas comunidades de atuação, como interagem com orientações curriculares oficiais, como analisam resultados das avaliações e como se posicionam em relação a políticas públicas como o sistema de cotas e progressão continuada. Referencia-se em pesquisas de Sacristán (1995), Esteve (1995), Ferreira (1995) e Apple (2000), buscando entender o fenômeno do mal-estar docente, descrito por Esteve e suas implicações como o desânimo no exercício da profissão e o desprestígio social que tem como consequência a baixa procura, pelas novas gerações, de cursos de formação de professores de Matemática.
Palavras-chave: Mal estar docente. Professor de Matemática. Identidade profissional.
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580 0 bytes Revemat http:// |
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