Educadores

Ínicio : Matemática : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!As figuras geométricas enquanto suporte para a aprendizagem em geometria: um estudo sobre a heurísti Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V 5 1.1, p. 5 -13, UFSC: 2006.

FLORES, Cláudia Regina e MORETTI, Méricles Thadeu

Este texto trata da questão heurística das figuras geométricas para a resolução de problemas em Matemática no ensino fundamental. Refere-se, portanto, a uma operação de tratamento figural, ou seja, a reconfiguração, por possibilitar a produtividade heurística de figuras geométricas. Apresenta-se uma breve discussão teórica e histórica sobre esta operação. Por fim, mostram-se alguns exemplos, realizados em pesquisas por alunos, sobre o uso da operação de reconfiguração como possibilidade heurística. Conclui-se que a tomada de figuras com sua produtividade heurística para a resolução de problemas matemáticos permite não só o desenvolvimento da capacidade visual, como também, da aprendizagem matemática.

Palavras-chave: Heurística. Visualização. Reconfiguração geométrica. Aprendizagem matemática.

Downloads 886  886  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revemat  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Problemas de estrutura aditiva: análise da resolução de alunos de 3ª série do ensino fundamental Popular Versão: pdf
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V4.1, p.5-17, UFSC: 2009.

GUIMARÃES, Sheila Denize

O presente estudo teve como objetivo geral analisar a resolução de problemas de estrutura aditiva de alunos de 3ª séries do ensino fundamental, visando identificar que tipos de problemas apresentam dificuldades para os alunos. Os sujeitos dessa pesquisa foram alunos de duas escolas particulares e uma escola pública de Campo Grande/M.S. Verificou-se que o grau de dificuldade passou a ser maior quando os problemas: 1) apresentavam incongruência entre a operação a ser realizada e os verbos ou expressões portadoras de informação; 2) não buscavam os estados (inicial, intermediário ou final), mas sim as relações ou transformações; 3) exigiam inversão da sequência temporal. Acredita-se que o professor tem um papel fundamental na superação de tais dificuldades, quando entende que os problemas visam à construção dos conceitos e que a operacionalidade desses deve ser provada diante de situações variadas.

Palavras-chave: Resolução de problemas. Estrutura aditiva. Ensino Fundamental de Matemática.

Downloads 910  910  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revemat  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Teoria e representação geométrica na obra de Albrecht Dürer: um ensino de Matemática para pintores e Popular Versão: 
Atualização:  18/5/2012
Descrição:
FLORES, Cláudia

Albrecht Dürer nasceu em 1471 em Nurembergue, na Alemanha, onde passou a maior parte de sua vida, até sua morte em 1528. Filho de um ourives, ele dedicou-se, aos quinze anos de idade, à aprendizagem da pintura artística, realizando várias viagens de formação que o levaram a outros lugares do mundo.

Downloads 914  914  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Unión-Sept. de 2007, n.11, p.179-188  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Contribuições do software geogebra no ensino e aprendizagem de trigonometria Popular Versão: PDF
Atualização:  26/12/2013
Descrição:
LOPES, Maria Maroni

O presente estudo tem como objetivo analisar as potencialidades e limitações do software GeoGebra no ensino e aprendizagem de Trigonometria. Para tanto, foi elaborado e aplicado um módulo de atividades investigativas. Tomamos como base o referencial teórico da Didática da Matemática, adotando as concepções de Borba e Penteado (2007), Valente (1999) no que se refere ao uso da Tecnologia Informática (TI) nasala de aula de Matemática. Para elaborar as atividades investigativas, adotamos as concepções de Ponte, Brocardo e Oliveira (2005) e Ernest (1996). A intervenção metodológica foi realizada com alunos da segunda série do Ensino Médio de uma escola pública.A análise das atividades ajudou-nos a entender como os alunos realizam suas construções e fazem a apreensão visual por meio do processo de arrastar as figuras na tela do computador. E as alternativas e performance dos estudantes face a solução de alguns problemas de Trigonometria.

Palavras chave: Ensino e aprendizagem de trigonometria. Atividades investigativas. Software geogebra.

Downloads 928  928  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma XIII CIAEM  Site http://www.gente.eti.br/lematec/CDS/XIIICIAEM/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A construção de saberes matemáticos entre jovens e adultos do Morro de São Carlos Popular Versão: pdf
Atualização:  9/5/2012
Descrição:
FANTINATO, Maria Cecilia de Castello Branco

Síntese dos resultados de um estudo sobre Educação Matemática de jovens e adultos realizado no Morro de São Carlos, Rio de Janeiro.

Publicado na Revista Brasileira de Educação, N° 27, Set/Out/Nov/Dez 2004. p. 109 - 124.

Palavras-chave: Educação Matemática. Educação de Jovens e Adultos. Etnomatemática.

Downloads 937  937  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Educação  Site http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n27/n27a07.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Conceitos probabilísticos: quais contextos a história nos aponta? Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V2.3, p.50-67, UFSC: 2007

COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva

O ensino de probabilidades é o objeto deste artigo. Queremos aqui discutir o papel da história desse conceito na escolha de contextos para apresentação dos primeiros conceitos probabilísticos no Ensino Fundamental. Vamos discutir a limitação a situações de eqüiprobabilidade que foi proposta nos Parâmetros Curriculares Nacionais e que é seguida pela maior parte dos livros didáticos que encontramos disponíveis para o professor. A noção de acaso é bastante complexa e recebeu diversas interpretações ao longo da história das ciências e da filosofia, uma vez que se vincula a nossa própria interpretação de mundo. Limitaremos-nos neste texto a descrever a apreensão do acaso em relação ao contexto no qual está inserido. E neste pano de fundo (o do estudo dos contextos nos quais o acaso pode ser identificado) que se propõe o trabalho com probabilidade, considerando os resultados possíveis de manipulações de um gerador de acaso, como os jogos de azar (manipulação de moedas, dados, etc). Consideramos também os fenômenos sensíveis que traduzem o efeito macroscópico das causas ínfimas, tal como o contexto das previsões meteorológicas.

Palavras-chave: Percepção do Acaso. Ensino de Probabilidades. História da probabilidade.

Downloads 943  943  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revemat  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!O uso didático do vídeo na matemática Popular Versão: PDF
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
SILVA, Ana M.

O vídeo tem sido objeto de uso no âmbito doméstico há muito tempo, no entanto na escola de forma geral ainda não o incorporou como política pedagógica, e as que integraram, o seu manuseio é parcial e deficiente. O Minicurso “O uso didático do Vídeo na matemática”, será realizado abordando-se a teoria e prática, na parte teórica discutiremos as ideias de Ferrés sobre o uso didático do vídeo e na parte prática, faremos uso de um dos vídeos didáticos de Matemática da TV Escola seguindo uma das orientações sugeridas por Ferrés. Ressalta-se que a ênfase não deve ser colocada na tecnologia, mas na forma de expressão da tecnologia em uso.

Palavras-chave: Educação matemática. Vídeo didático. Ensino. Tecnologia educativa.

Downloads 946  946  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma II CNEM  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora! Trigonometria Dinâmica: unidade de aprendizagem online para estudo de Trigonometria  Popular Versão: PDF
Atualização:  20/6/2013
Descrição:
MOREIRA, Larissa de Sousa; BATISTA, Silvia Cristina Freitas; BARCELOS, Gilmara Teixeira; PASSERINO, Liliana Maria

As tecnologias digitais abrem importantes possibilidades para a aprendizagem de Matemática, a partir de simulações, visualizações, modelagens, experimentações, entre outras ações. Nesse sentido, foi desenvolvida a unidade de aprendizagem online “Trigonometria Dinâmica”, direcionada ao estudo de Trigonometria, no Ensino Médio. Esta unidade foi totalmente elaborada por professores de Matemática e contém, entre outros recursos, 19 applets e uma apostila de atividades investigativas relacionadas aos mesmos. A unidade foi submetida a um processo de avalidação composto de duas partes: uma validação preliminar, realizada com professores e licenciandos em Matemática, e uma validação com alunos do Ensino Médio. O presente artigo descreve o referido processo de validação e analisa os resultados obtidos no mesmo, fundamentando-se na teoria sócio-histórica. A partir da análise da validação preliminar foi possível aprimorar a unidade de aprendizagem proposta. Destaca-se, ainda, que os participantes da referida validação demonstraram muito interesse pelas potencialidades dos applets, tendo em vista o uso pedagógico dos mesmos para o estudo de tópicos de Trigonometria.Os alunos do Ensino Médio, participantes da validação, mostraram-se atentos e motivados, tentando explorar, ao máximo, os recursos dos applets e, assim, compreender os conceitos abordados. Os applets permitiram visualizações e simulações que apoiaram a construção de conhecimentos.

Palavras-Chave: Trigonometria. Applets. Aprendizagem Matemática. Unidade de Aprendizagem.

Downloads 949  949  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma RBIE  Site http://www.br-ie.org/index.php/rbie
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Internet Avançada e Educação Matemática: novos desafios para o ensino e aprendizagem on-line Popular Versão: 
Atualização:  29/4/2012
Descrição:
BORBA Marcelo de Carvalho; MALTEMPI, Marcus Vinicius; MALHEIROS, Ana Paula dos Santos.

Neste artigo apresentamos o projeto Tecnologia da Informação no Desenvolvimento da Internet Avançada – Aprendizado eletrônico, que tem como objetivo o desenvolvimento de um ambiente formado por um conjunto de ferramentas integradas, independentes de plataforma operacional, e voltadas para a Educação a Distância on-line. Descrevemos como o GPIMEM (Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática) está atuando neste projeto e apresentamos as demandas identificadas pelo nosso grupo de pesquisa, diante de nossa experiência enquanto usuários de ambientes virtuais para a Educação a Distância na Educação Matemática, que podem também estar sendo utilizadas em outras áreas do conhecimento.

Palavras-chave: Educação a distância on-line. Internet avançada. Ambientes virtuais de aprendizagem. Interdisciplinaridade. Educação Matemática a distância.

Downloads 974  974  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFRGS.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Noções de Geometria Projetiva na Formação de Professores  Popular Versão: PDF
Atualização:  20/6/2013
Descrição:
SEARA, Helenice Fernandes

Esse artigo é resultado de um curso de 4 horas ministrado para professores de Matemática da Rede Estadual de Educação do Paraná, cujo objetivo era abordar conceitos e elementos básicos da geometria projetiva e discutir suas características não-euclidianas. Entendemos que o professor já trabalha alguns desses elementos, porém nem sempre os reconhece dessa forma ou lhes dá a necessária formalização para que os alunostambém os identifiquem. Privilegiando a interdisciplinaridade com a Arte, iniciamos com um breve histórico sobre o surgimento da Perspectiva e, em seguida, desenvolvemos atividades que sinalizam ao professor abordagens para a sala de aula. Essas atividades podem ser aplicadas para qualquer série, percorrendo outras mais pontuais e culminando com pequenas informações sobre as perspectivas Cavaleira, Isométrica e Cônica.

Palavras-chave: Formação Continuada. Geometria Projetiva. Metodologia.

Downloads 982  982  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma V CINFE  Site http://www.ucs.br/ucs/eventos/cinfe/artigos/artigos
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 (7) 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 »