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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Potenciar a utilização de recursos no ensino e aprendizagem da Matemática a partir da reflexão sobre Popular Versão: pdf
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V4.1, p.39-52, UFSC: 2009.

VIEIRA. Celina Tenreiro

Assumindo que na formação de professores de Matemática, os recursos em contexto das práticas, devem ser um foco de atenção, no presente artigo foca-se o trabalho desenvolvido com professores envolvidos no Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico Português. Neste contexto, a ênfase na dimensão dos recursos orientou-se, sobretudo, para a problematização e reflexão sobre recursos usados pelos professores na aula de Matemática. Decorrente desse processo de reflexão partilhada, perspectivaram-se outros modos de exploração de tais recursos, no contexto do ensino e aprendizagem da Matemática, para promover a sua eficácia didáctica.

Palavras-chave: Formação de professores. Recursos no ensino e aprendizagem da matemática. Ensino Básico.

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Possíveis articulações entre Etnomatemática e Educação Matemática Crítica Popular Versão: 
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
PASSOS, Caroline Mendes dos; ARAUJO, Jussara de Loiola.

O presente artigo apresenta um projeto que tem como objetivo articular duas teorias da área da Educação Matemática: Etnomatemática e Educação Matemática Crítica. Tal articulação será realizada tendo como foco dois aspectos: teórico e prático. O aspecto teórico será abordado através de um aprofundamento no estudo de ambas as teorias. A partir desse aprofundamento, será feita uma articulação entre tais teorias. Esse estudo consistirá em uma etapa densa do trabalho de pesquisa, uma vez que a quantidade de trabalhos que abordem essas teorias de forma articulada é pequena. Para verificar as possibilidades de articulação entre essas teorias em um aspecto prático, um ambiente de sala de aula será observado, na tentativa de detectar momentos em sala de aula em que essa articulação possa acontecer. Para apresentar os propósitos dessa pesquisa, após apresentar a questão de investigação e seus objetivos, é feita uma discussão teórica acerca da Etnomatemática e da Educação Matemática Crítica. A partir dessa discussão, apresenta-se uma justificativa que mostre como uma articulação entre ambas as teorias pode contribuir, tanto para a sala de aula de Matemática quanto para o campo da Educação Matemática. Em seguida, são explicitados os procedimentos metodológicos, bem como a justificativa de sua escolha. Dentre esses procedimentos, serão apresentados os seguintes: a escolha dos contextos, a escolha dos procedimentos e a escolha dos instrumentos. Nesse sentido, com tal investigação, espero que as possibilidades de utilização de tais teorias no ambiente escolar se tornem mais evidentes e auxiliem num ensino de Matemática mais efetivo, que possibilite aos alunos participar de forma ativa na sociedade em que vivem.

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Poliminós Popular Versão: 
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
SILVA, Aparecida Francisco da; KODAMA, Helia Matiko Yano.

S. W. Golomb em seu artigo Checker boards and polyminoes publicado no American Mathematical Monthy de 1954, propôs uma série de problemas envolvendo recobrimento de tabuleiros de xadrez com peças que denominou “poliminós”. Para as figuras “compostas” de 5 quadrados, os chamados pentaminós (nome do jogo como é comercialmente conhecido) propôs algumas questões que foram retomadas por M. Gardner em seu livro “Divertimentos Matemáticos”; no qual apresenta também algumas soluções não só para os problemas inicialmente propostos mas, também, uma coletânea de trabalhos publicados a partir da proposta de Golomb. Neste artigo, apresentamos algumas soluções já obtidas para os problemas e algumas, que pelo menos até onde conhecemos, ainda não foram publicadas.

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Pesquisas sobre Educação de Jovens e Adultos no âmbito da Educação Matemática: um olhar para o que  Popular Versão: 
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
SANTANA , Katia Cristina Lima; FREITAS , Adriano Vargas; Gilberto Januario; BUENO, Simone; TRALDI JÚNIOR, Armando

Neste artigo, apresentamos parte de um estudo desenvolvido no projeto de pesquisa “O Currículo de Matemática na Educação de Jovens e Adultos: dos intervenientes curriculares à prática em sala de aula”. Para este estudo, fizemos um mapeamento de pesquisas realizadas com a temática EJA, em Educação Matemática, em programas de pós-graduação, periódicos e anais de eventos da área. O olhar para as produções foi direcionado por duas categorias de análise: uma (i) em relação ao objeto de pesquisa, estratégias e métodos utilizados, e ao olhar do pesquisador em analisar e interpretar as informações coletadas, e a outra (ii) em relação à fundamentação teórica e as considerações dos pesquisadores-autores. A análise dos dados coletados nos mostrou o desenvolvimento crescente de pesquisas na área da educação de pessoas jovens e adultas, principalmente nas temáticas didática e resolução de problemas, e um número reduzido de estudos a respeito do desenvolvimento curricular de Matemática para esse alunado.

Palavras-chave: Pesquisas em EJA. Desenvolvimento Curricular. Educação Matemática.

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Padrões e jogos matemáticos Popular Versão: pdf
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V3.3, p.30-40, UFSC: 2008

FERREIRA, Dores; PALHARES, Pedro e SILVA, Jorge Nuno

Um estudo realizado junto de alunos do 3.º ao 6.º ano de escolaridade permitiu verificar a existência de relação entre a força do jogador de xadrez e a capacidade de resolver problemas com padrões. Este resultado suscitou a curiosidade de verificar se essa relação se estenderia a outros jogos, como por exemplo os jogos matemáticos. Neste artigo apresentamos os resultados de um estudo envolvendo alunos do Ensino Básico participantes no Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, bem como o contexto que o originou. Nesse estudo procurava averiguar-se a existência de relação entre a capacidade de jogar jogos matemáticos e a capacidade de resolver problemas com padrões. Como resultado principal verificamos existir uma relação para os seguintes jogos: Semáforo, Hex e Amazonas.

Palavras-chave: Jogos matemáticos. Padrões. Ensino Básico. Xadrez. Investigação correlacional. Resolução de problemas.

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Ouvindo professores de Matemática: um estudo sobre formação (continuada) Popular Versão: 
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
MODESTO, Marco Antonio; GARNICA, Antonio Vicente Marafioti.

Este artigo tem como tema a formação continuada de professores de Matemática. A literatura específica já tratou suficientemente a dificuldade de cunhar uma expressão que, caracterizando as atividades realizadas por professores em serviço, não incorresse no equívoco de supor, em contraponto, um tipo de formação que não fosse, ela própria, contínua. Assim, não trataremos disso. Focaremos tão somente a percepção que os professores têm acerca da natureza, da necessidade, da viabilidade de momentos de formação que ocorrem após os cursos de graduação. Para isso, procuramos delinear uma metodologia que desse voz aos professores sem truncar previamente seus depoimentos com perspectivas vindas da revisão bibliográfica ou sobrecarregá-los de significado que não são “naturalmente” próprios a eles. Embora a discussão metodológica acerca da pesquisa qualitativa também esteja frequentemente presente na literatura da Educação – e especificamente, com bastante ênfase, na da Educação Matemática – cremos que neste nosso trabalho uma discussão, ainda que apoucada, deva ser feita sobre essa nossa opção, posto que a consideramos como um diferencial nas pesquisas sobre formação continuada.

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Os símbolos matemáticos enquanto signos e seus diferentes significados Popular Versão: 
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V3.5, p.55-61, UFSC: 2008.

LIAO, Tarliz

Neste artigo é feito um recorte sobre a questão dos signos (símbolos matemáticos) e de seus significados em dois conjuntos numéricos, naturais e racionais fracionários, com reflexos no segundo. Embora não seja feita uma análise e/ou apresentação do signo e significado segundo a óptica vigotskyana em sua totalidade, buscaram-se nesses elementos recortados os norteadores das questões relativas ao não entendimento da formação do conceito de frações.

Palavras-chave: Símbolos matemáticos. Signos. Vigotsky.

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Os Parâmetros Curriculares Nacionais na Formação Inicial dos Professores das Ciências da Natureza e  Popular Versão: pdf
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
Publicado em: Investigações em Ensino de Ciências – V12(3), pp.339-355, 2007

RICARDO, Elio Carlos e ZYLBERSZTAJN, Arden

São apresentados e discutidos os resultados de uma pesquisa, na qual foram entrevistados dezessete professores das disciplinas de Metodologia de Ensino e/ou Prática de Ensino dos cursos de licenciatura em Biologia, Física, Matemática e Química de três universidades públicas, localizadas em três diferentes regiões do país. O principal objetivo foi investigar como estão sendo tratados os Parâmetros Curriculares Nacionais na formação inicial dos futuros professores de ensino médio das disciplinas da área das Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, bem como verificar a opinião dos seus formadores acerca desses documentos e sua compreensão a respeito dos principais conceitos neles contidos, a saber, competências, interdisciplinaridade e contextualização. Discute-se ainda alguns aspectos teóricos em relação a essas noções presentes na literatura recente.

Palavras-chave: Formação inicial. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino de ciências.

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!O vídeo da TV Escola como material didático no ensino de matemática Popular Versão: PDF
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
SILVA, Ana Maria e CIVARDI, Jaqueline Civardi

O foco da investigação aqui apresentado refere-­se ao projeto de pesquisa de mestrado que está em fase inicial junto ao Programa de Pós-­graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás. O estudo nos possibilitará responder à inquietação: “Como o professor de matemática da primeira série do ensino médio tem utilizado o vídeo didático digital da TV Escola, em sua prática pedagógica?” Esperamos encontrar indícios que nos conduzam às respostas da pergunta. O objetivo principal é contrapor as orientações previstas nos cursos de formação continuada a respeito do uso dos vídeos didáticos da TV Escola com a prática pedagógica dos professores de matemática em sala de aula. Esta pesquisa caracteriza-­se como um estudo de caso de cunho etnográfico com uma abordagem qualitativa, tendo como sujeitos os professores de matemática da 1ª série do Ensino Médio das escolas da rede pública estadual do município de Balsas­/MA. Escolhemos como contexto desta investigação a Unidade Regional de Educação de Balsas. A metodologia que será utilizada para a coleta de dados constará: de um questionário que será aplicado a todos os professores de matemática da primeira série do ensino médio, que é o critério para a seleção dos sujeitos; observação, análise documental, entrevista semiestruturada. Faremos nossa fundamentação teórica baseada em autores que tratam das TIC aplicadas na Educação: informática e Educação Matemática (BORBA e PENTEADO, 2007), Vídeo e educação (FERRÉS, 1996), Educação e Comunicação (KENSKI, 2008), o Vídeo na Sala de Aula (MORAN, 1995, 2002), entre outros.

Palavras­chave: TIC. Educação matemática. Vídeo didático. TV Escola.

Downloads 1936  1936  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma XXV Conade  Site http://
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!O uso didático do vídeo na matemática Popular Versão: PDF
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
SILVA, Ana M.

O vídeo tem sido objeto de uso no âmbito doméstico há muito tempo, no entanto na escola de forma geral ainda não o incorporou como política pedagógica, e as que integraram, o seu manuseio é parcial e deficiente. O Minicurso “O uso didático do Vídeo na matemática”, será realizado abordando-se a teoria e prática, na parte teórica discutiremos as ideias de Ferrés sobre o uso didático do vídeo e na parte prática, faremos uso de um dos vídeos didáticos de Matemática da TV Escola seguindo uma das orientações sugeridas por Ferrés. Ressalta-se que a ênfase não deve ser colocada na tecnologia, mas na forma de expressão da tecnologia em uso.

Palavras-chave: Educação matemática. Vídeo didático. Ensino. Tecnologia educativa.

Downloads 947  947  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma II CNEM  Site http://
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