Categoria: Matemática Artigos |
Oficinas de matemática no projeto engenheiro do futuro: aproximando as escolas de ensino médio e as |
Versão: PDF Atualização: 26/12/2013 |
Descrição:
LIMA, Isolda Gianni de; SAUER, Laurete Zanol; SARTOR, Solange Galiotto
Oficinas de Matemática integraram o Projeto EngFut – Engenheiro do Futuro, desenvolvido na Universidade de Caxias do Sul, sob a responsabilidade de professores das diferentes áreas dos cursos de Engenharia. Considerando o principal objetivo do projeto, promover a interação das ciências da Engenharia junto a professores e estudantes do Ensino Médio, quatro oficinas de Matemática consideraram Funções, Trigonometria, Construção de Objetos Matemáticos e Geometria como temas centrais. Todas as atividades de aprendizagem foram programadas com o propósito de promover aprendizagem ativa e significativa, por meio de desafios de caráter lúdico e interativo, que podem levar a novas formas de pensar matematicamente. Mais do que a abordagem de conteúdos, propiciou-se o envolvimento dos professores participantes em atividades que os desafiaram a estimar, experimentar, representar, analisar e concluir, favorecendo a aprendizagem por meio da construção de noções, ideias ou conceitos. Assim entendida, a aprendizagem é ativa e significativa, na medida em que envolve a ação daquele que aprende com compreensão do significado. Desta forma, o que se espera da aprendizagem assim promovida, não é apenas o conhecimento de fatos, mas das relações de tais fatos com seu entorno, por ações reflexivas do pensamento, que se modificam e se integram de modo a ampliar seus significados, dando-lhes novos sentidos. Buscou-se, assim, proporcionar, aos professores e estudantes do Ensino Médio, uma vivência que os possibilite atuar de forma mais ativa, menos dependente e, consequentemente, mais apta para aprender.
Palavras-chave: Aprendizagem ativa e significativa. Integração entre universidade e escola de Ensino Médio. Engenheiro do Futuro.
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1165 0 bytes COBENGE 2011 http://www.abenge.org.br/cobenges-anteriores/2011/2011--xxxix-cobenge-furb--blumenau-sc |
Categoria: Matemática Artigos |
O vídeo da TV Escola como material didático no ensino de matemática |
Versão: PDF Atualização: 7/6/2013 |
Descrição:
SILVA, Ana Maria e CIVARDI, Jaqueline Civardi
O foco da investigação aqui apresentado refere-se ao projeto de pesquisa de mestrado que está em fase inicial junto ao Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás. O estudo nos possibilitará responder à inquietação: “Como o professor de matemática da primeira série do ensino médio tem utilizado o vídeo didático digital da TV Escola, em sua prática pedagógica?” Esperamos encontrar indícios que nos conduzam às respostas da pergunta. O objetivo principal é contrapor as orientações previstas nos cursos de formação continuada a respeito do uso dos vídeos didáticos da TV Escola com a prática pedagógica dos professores de matemática em sala de aula. Esta pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso de cunho etnográfico com uma abordagem qualitativa, tendo como sujeitos os professores de matemática da 1ª série do Ensino Médio das escolas da rede pública estadual do município de Balsas/MA. Escolhemos como contexto desta investigação a Unidade Regional de Educação de Balsas. A metodologia que será utilizada para a coleta de dados constará: de um questionário que será aplicado a todos os professores de matemática da primeira série do ensino médio, que é o critério para a seleção dos sujeitos; observação, análise documental, entrevista semiestruturada. Faremos nossa fundamentação teórica baseada em autores que tratam das TIC aplicadas na Educação: informática e Educação Matemática (BORBA e PENTEADO, 2007), Vídeo e educação (FERRÉS, 1996), Educação e Comunicação (KENSKI, 2008), o Vídeo na Sala de Aula (MORAN, 1995, 2002), entre outros.
Palavraschave: TIC. Educação matemática. Vídeo didático. TV Escola.
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1934 0 bytes XXV Conade http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
O uso de materiais manipuláveis como ferramenta na resolução de problemas trigonométricos |
Versão: PDF Atualização: 27/12/2013 |
Descrição:
SANTOS, Darcson Capa dos; CURY, Helena Noronha
Neste artigo, é apresentado um relato parcial de uma investigação realizada com alunos de 2º ano de Ensino Médio, em aulas de reforço, sobre conteúdos de Trigonometria. No trabalho, objetivou-se analisar o uso de materiais manipuláveis como ferramenta para a exploração de conteúdos matemáticos, na resolução de problemas trigonométricos. Como instrumentos de pesquisa, foram empregados um questionário e observações das atividades desenvolvidas pelos estudantes. A análise das resoluções das questões propostas no instrumento mostrou que os estudantes têm muitas dificuldades em relação aos conteúdos de Trigonometria. Foram escolhidos, para apresentação neste artigo, os dados do questionário aplicado aos alunos e a análise dos resultados da aplicação de uma das atividades, denominada “medindo a altura de objetos pela sombra”, na qual foi utilizada uma maquete, representando a situação. O uso de maquetes, efetivamente, propiciou a compreensão dos enunciados e a resolução das questões apresentadas aos alunos.
Palavras-chave: Materiais manipuláveis. Maquetes. Trigonometria.
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535 0 bytes Vydia http://sites.unifra.br/Default.aspx?alias=sites.unifra.br/vidya |
Categoria: Matemática Artigos |
O Trabalho Docente com Geometria Dinâmica em uma Perspectiva Investigativa |
Versão: pdf Atualização: 7/6/2013 |
Descrição:
Silva, Guilherme Henrique Gomes da
Na sociedade atual, a tecnologia invade nossas vidas das mais diferentes formas e nos mais diferentes lugares, estando inserida em praticamente todas as áreas do conhecimento humano. Mas como anda o currículo das escolas? O ensino e aprendizagem estão acompanhando esta evolução? O professor está preparado para enfrentar as mudanças provocadas pela Tecnologia da Informação e Comunicação? Consideramos que a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) deve estar presente no cotidiano das salas de aula em todos os níveis de educação. No entanto, sabemos que isso não é algo simples de ocorrer. É preciso mais pesquisas que revelem os aspectos envolvidos numa implementação dessa natureza. É sobre isso que trata o projeto de pesquisa de mestrado aqui apresentado. A problemática da pesquisa está relacionada ao uso de TIC em Educação Matemática. Mais especificamente, seu foco é analisar as potencialidades do uso de um software de Geometria Dinâmica como uma das possíveis ferramentas para o ensino e aprendizagem de Geometria. Trata-se do software Geogebra. Para isso, a questão que direciona a pesquisa é a seguinte: “Que elementos do trabalho docente podem potencializar o trabalho da Geometria Dinâmica, através do software Geogebra, numa perspectiva investigativa?" Pretendemos verificar como um grupo de estudo, formado por professores ou futuros professores, se apropria do software Geogebra, de forma a inseri-lo em sua prática docente. Interessa-nos saber quais as potencialidades que o grupo atribuirá a esse software no estudo da Geometria no Ensino Fundamental e Médio. Também faz parte de nossos objetivos, conhecer a natureza das dificuldades que surgirão durante o estudo do software, preparação de atividades e aplicação em sala de aula. Traremos mais adiante alguns detalhes do software Geogebra, sobre o que entendemos por uma perspectiva investigativa e dos procedimentos metodológicos que utilizaremos na seguinte pesquisa.
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2911 0 bytes Unesp http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Formação Inicial do Educador Matemático |
Versão: Atualização: 7/6/2013 |
Descrição:
JANUÁRIO, Gilberto; PAULA, Michele Lima de Oliveira
No decorrer de um curso de licenciatura, o graduando entra em contato com diversas teorias de aprendizagem e metodologias de ensino que solicitam o pesquisar, possivelmente, para a “construção da autonomia e liberdade no trato de questões docentes e discentes” (FAGUNDES, 2007). Segundo D’Ambrósio (2000, p. 94), a pesquisa está ligada à ideia “de mergulhar na busca de explicações, dos porquês e dos cosmos, com foco em uma prática”. Com essa concepção, a investigação, na formação inicial, contribui para que o futuro professor assuma uma postura de educador, buscando meios para tornar o ensino e a aprendizagem da Matemática uma ação significante para a comunidade escolar e para o seu desenvolvimento profissional.
Palavras-chave: Pesquisa. Formação inicial. Prática. Educador matemático.
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7727 0 bytes UnG - Universidade de Guarulhos http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
O Teorema de Pitágoras segundo a dialética ferramenta-objeto |
Versão: pdf Atualização: 7/6/2013 |
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V3.7, p.78-83, UFSC: 2008.
JAHN, Ana Paula e BONGIOVANNI, Vincenzo
Neste artigo, descrevem-se sinteticamente as fases de organização para a construção de conceitos matemáticos segundo a dialética ferramenta-objeto introduzida por R. Douady. Esse tipo de organização enfatiza a importância de se alternar, no ensino, os aspectos ferramenta e objeto de uma dada noção matemática, fornecendo ainda princípios metodológicos interessantes para o professor. Um exemplo de tal organização é apresentado no campo da Geometria, e mais precisamente, relativo ao Teorema de Pitágoras.
Palavras-chave: Didática da Matemática. Dialética ferramenta-objeto. Teorema de Pitágoras.
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637 0 bytes Revemat http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
O que resulta quando se compara a metade maior com a menor? |
Versão: Atualização: 7/6/2013 |
Descrição:
VIANNA, Carlos Roberto.
Para dar uma ideia do tom da revista anarquista El Motim, o cineasta Luis Buñel conta como ela descrevia uma manifestação ocorrida em Madri, durante a qual operários atacaram violentamente padres, ferindo transeuntes e quebrando vitrines: Ontem à tarde, um grupo de operários subia tranquilamente a rua de la Montera, quando viram dois padres descendo a mesma rua do lado oposto. Diante dessa provocação... Assim, decidi escrever este texto ao me sentir provocado pelo artigo Comparação de duas estratégias no ensino de ‘Complementos de Matemática’, de José Mário Martínez e Lucio Tunes dos Santos, publicado no número 9 da Zetetiké. Entretanto, espero não quebrar vidraças nem ferir transeuntes inocentes ao fazer algumas observações críticas. Não farei uma análise do discurso e nem buscarei desvelar a estrutura profunda do texto; não há necessidade de recorrer a tanto. Apenas extraio as minhas observações diretamente das contradições internas da pesquisa em questão. Os autores resolvem intervir em um assunto polêmico: qual será o melhor método de ensino? Eles caracterizam e comparam duas alternativas: de um lado temos o ensino ‘expositivo’ e do outro uma estratégia ‘alternativa’. O modo de estabelecer a comparação é o cerne do artigo: dois professores revezaram-se em duas turmas, aplicando uma estratégia de ensino em cada uma e comparando os resultados obtidos através de recursos estatísticos. A conclusão é que não houve (nem haverá) diferença significativa que resulte da utilização dessas estratégias. Os autores salientam que essa pesquisa e seu resultados são ‘objetivos’. Tenho duas considerações a fazer: 1.É possível considerar que nada foi pesquisado e, portanto, qualquer conclusão poderia ser obtida e seu grau de validade seria o mesmo: nenhum. 2. Mesmo aceitando as premissas de que parte a pesquisa, o seu resultado seria inteiramente questionável, uma vez que é possível mostrar o comprometimento do critério intrínseco de ‘objetividade’. Abordarei cada aspecto separadamente, deixando para o final alguns comentários gerais.
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1560 0 bytes GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática. http:// |
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