Educadores

Ínicio : Matemática : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (A a Z)

Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Aprendizagem, desenvolvimento e conhecimento na obra de Jean Piaget: uma análise do processo de ensi Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
Publicado em: R. bras. Est. pedag., Brasília, v. 80, n. 194, p. 5-18, jan./abr. 1999.

FERRACIOLI, Laércio

Apresenta uma visão geral das ideias de Jean Piaget, seguida da abordagem de alguns aspectos de sua obra relacionados com a construção do conhecimento através de estádios e dos fatores que os influenciam. Na sequência, são apresentadas a definição e a diferenciação dos conceitos piagetianos de aprendizagem, desenvolvimento e conhecimento, concluindo com a apresentação e a análise de alguns resultados de pesquisa em ensino de ciências e a abordagem da questão da evolução conceitual em ciências.

Palavras-chave: Epistemologia genética. Ensino de ciências. Formação de conceitos.

Downloads 627  627  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma R. bras. Est. pedag.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!As concepções dos alunos ao final da escola básica podem explicar porque eles não querem aprender Popular Versão: PDF
Atualização:  27/12/2013
Descrição:
SANTOS, Neide Antonia Pessoa dos; DINIZ, Maria Ignez de S. V.

Pesquisa-ação Identificado que alunos do último ano da escola básica demonstravam desinteresse em relação às atividades propostas nas aulas de matemática, foi elaborada uma pesquisa-ação na forma de intervenção sistemática (Abreu e Masetto, 1990) com objetivo de entender a falta de envolvimento dos alunos (Marina 1997). A pesquisa revelou concepções dos alunos sobre o significado de aprender distintos da proposta de ensino e orientaram o planejamento de ações que permitiram mobilizar os alunos e suas concepções. A principal característica da ação desenvolvida foi o cuidado em explicitar aos alunos cada aprendizagem conquistada.

Palavras-chave: Matemática. Ensino Médio. Vontade de aprender.

Downloads 364  364  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma VIII ENEM  Site http://www.sbembrasil.org.br/files/viii/Index.htm
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!As estratégias de resolução de problemas das estruturas aditivas nas quatro primeiras séries do ensi Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
MAGINA, Sandra M. P., SANTANA, Eurivalda R. dos S., CAZOLA, Irene M. e CAMPOS, Tânia M. M.

Este artigo analisa as estratégias de 1021 estudantes das séries iniciais do Ensino Fundamental, de 26 escolas públicas do Sul da Bahia, na resolução de problemas das estruturas aditivas. A Teoria dos Campos Conceituais foi utilizada como referencial teórico. Os estudantes responderam, coletivamente, um teste contendo 12 problemas de adição e subtração, doravante chamados como problemas de estruturas aditivas. Os resultados apontam uma queda significativa no percentual de acerto em problemas que envolviam extensões mais complexas dessa estrutura; também naqueles que apresentavam incongruência semântica entre as palavras-chave e a operação a ser realizada. Observou-se um crescente sucesso na resolução dos problemas considerados protótipos, segundo o nível de instrução. Já nos problemas mais complexos não observou-se ganhos significativos com a instrução. Considerando a intrínseca relação entre o saber do professor e de seus alunos, o estudo enfatiza a necessidade de se repensar a formação matemática, inicial e continuada, do professor das séries inicias e o papel da pesquisa em sua formação.

Palavras-chave: Educação matemática, Resolução de problemas.

Downloads 2435  2435  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Zetetiké–Cempem–FE–Unicamp–v.18 n.34– jul/dez 2010  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!As figuras geométricas enquanto suporte para a aprendizagem em geometria: um estudo sobre a heurísti Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V 5 1.1, p. 5 -13, UFSC: 2006.

FLORES, Cláudia Regina e MORETTI, Méricles Thadeu

Este texto trata da questão heurística das figuras geométricas para a resolução de problemas em Matemática no ensino fundamental. Refere-se, portanto, a uma operação de tratamento figural, ou seja, a reconfiguração, por possibilitar a produtividade heurística de figuras geométricas. Apresenta-se uma breve discussão teórica e histórica sobre esta operação. Por fim, mostram-se alguns exemplos, realizados em pesquisas por alunos, sobre o uso da operação de reconfiguração como possibilidade heurística. Conclui-se que a tomada de figuras com sua produtividade heurística para a resolução de problemas matemáticos permite não só o desenvolvimento da capacidade visual, como também, da aprendizagem matemática.

Palavras-chave: Heurística. Visualização. Reconfiguração geométrica. Aprendizagem matemática.

Downloads 822  822  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revemat  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!As Relações entre o Desempenho em Problemas de Divisão e as Concepções de Crianças Sobre a Divisão Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
Publicado em: Psicologia: Teoria e Pesquisa Set-Dez 2002, Vol. 18 n. 3, pp. 237-246

LAUTERT, Síntria Labres e SPINILLO, Alina Galvão

O conhecimento matemático de crianças sobre a divisão foi investigado a partir de dois aspectos: desempenho em problemas de divisão e as concepções sobre a divisão. Oitenta crianças (5-9 anos) foram solicitadas a resolver dois tipos de problemas de divisão (um de partição e outro por quotas) e, em uma entrevista clínica, eram solicitadas a responder a pergunta ‘O que é dividir?’. Cada criança foi classificada em um grupo de desempenho em função do número de acertos nos problemas. Diferentes tipos de definições foram identificados, os quais variavam desde definições sem um significado matemático até definições que expressavam um significado matemático exclusivamente associado à divisão. Os dados mostraram haver uma relação entre desempenho e as definições sobre a divisão, e que as crianças atribuem um significado matemático à divisão antes de adotarem procedimentos apropriados na resolução dos problemas. Os resultados inserem-se em um quadro teórico de desenvolvimento que analisa as relações entre conhecimento procedural e conhecimento explicitado linguisticamente.

Palavras-chave: Divisão. Problemas. Definições.

Downloads 422  422  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Psicologia: Teoria e Pesquisa  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Aspectos cognitivos, metacognitivos e afetivos envolvidos na resolução de problemas matemáticos Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
ALVES, Hamilton Oliveira e LUZ, Araci Asinelli da

A partir de uma experiência desenvolvida com estudantes do ensino médio envolvendo a Resolução de Problemas Matemáticos em sala de aula utilizando-se procedimentos heurísticos, tem-se por objetivo a discussão, sob o ponto de vista teórico, acerca dos aspectos cognitivos, metacognitivos e afetivos subjacentes à resolução de problemas de Matemática. Sem descaracterizar o modelo tradicional de Resolução de Problemas Matemáticos, discutir e propor possibilidades para a prática pedagógica do(a) professor(a) de Matemática que envolva o(a) estudante diretamente no processo, contribui para o ensino e aprendizagem significativo na resolução de problemas e estimula a formação reflexiva dos(as) sujeitos, com ênfase no diálogo.

Palavras-chave: Cognição e aprendizagem, Metacognição, Resolução de problemas matemáticos.

Downloads 1945  1945  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Contemporânea de Educação - UFRJ  Site http://www.revistacontemporanea.fe.ufrj.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Atitudes e representações de alunas de Pedagogia em relação a Matemática Popular Versão: pdf
Atualização:  30/4/2012
Descrição:
Publicado em 29ª. RA da ANPEd, 2006, Caxambu. Anais da 29ª. RA da ANPEd. Caxambu : ANPEd, 2006. p. 1-22.

UTSUMI, Miriam Cardoso. ; LIMA, Rita de Cássia Pereira

A fim de investigar as atitudes em relação à Matemática, solicitou-se que 23 alunas de Pedagogia respondessem a uma escala de atitudes e escrevessem uma redação sobre a sua trajetória escolar. A média obtida na escala foi de 43,5 (dp= 13,95, sendo 20,0 e 69,0 os valores mínimo e máximo obtidos respectivamente) o que evidenciou que esse grupo possuía atitudes negativas em relação à Matemática. A análise lexical e de conteúdo das redações, realizada com apoio do software ALCESTE, identificou três classes que permitiram compreender o contexto em que essas atitudes se desenvolveram. Se os educadores desta fase do ensino forem sensíveis às representações dos alunos, poderão contribuir para a elaboração de formas de avaliar e modificar esses constructos ainda na graduação. A aproximação de alunos de Pedagogia com a Matemática poderia favorecê-los a lidar com a disciplina de maneira menos traumática e prazerosa consigo mesmos e com seus alunos.

Palavras-chave: Educação Matemática. Atitudes. Representações.

Downloads 432  432  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ANPEd  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Atividade prática para o ensino e aprendizagem de tópicos de trigonometria plana Popular Versão: PDF
Atualização:  26/12/2013
Descrição:
MENEZES, Guilherme de Lima de; DINIZ, Andrei Luft; NOGUES, Camila Peres; STREMEL, Jordana Donelli; BRANDT, Natali

O presente minicurso, elaborado por alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Rio Grande do Sul(PIBID-UFRGS), consiste do estudo de um conjunto de atividades a serem desenvolvidas com professores e licenciandos de cursos de Licenciatura em Matemática, com duração de 3h e 30 min. O curso tem como objetivo o ensino e a aprendizagem de tópicos de trigonometria plana através da visualização e manipulação de objetos. Entre as referidas atividades incluem-se: a construção do círculo trigonométrico, por meio de régua e compasso; a construção de teodolitos com a utilização de transferidor, isopor, cola, canudos e potes; e a determinação da altura de árvores, paredes da sala de aula ou postes, por meio de fita métrica e teodolito e da utilização das relações métricas seno, cosseno e tangente.

Palavras-chave: Trigonometria. Atividade. Materiais manipulativos.

Downloads 5666  5666  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma XI ENEM  Site http://enem2013.pucpr.br/2013/07/19/anais-do-xi-enem/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Características dos problemas que os alunos constróem a partir do enunciado de uma questão aberta de Popular Versão: PDF
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
SANTOS, João Ricardo Viola dos e BURIASCO, Regina Luzia Corio de

O presente artigo apresenta características dos problemas que alunos da 4ª e 8ª série do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio construíram a partir do enunciado de uma questão discursiva, inferidas da sua produção escrita na questão comum da AVA- 2002. Esses problemas se caracterizaram, parte por terem uma estrutura de resolução linear constituída a partir de interpretações das informações contidas no enunciado uma a uma sem relacioná-las, e, parte por uma estrutura de resolução não-linear constituída a partir de inter-relações entre as informações contidas no enunciado. A análise da produção escrita se mostra como uma alternativa para os professores conhecerem a atividade matemática dos alunos, bem como seus modos particulares de interpretação de enunciados.

Palavras-chave: Educação matemática. Análise da produção escrita. Avaliação em matemática.

Downloads 615  615  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Bolema,Rio Claro (SP),Ano 22,n.32, 2009, p. 147  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Classificação e Poder: fomentando discussões em sala de aula Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2012
Descrição:
VIANNA, Carlos Roberto.

O artigo pretende provocar uma reflexão sobre o papel das classificações, principalmente para professores de Matemática e para aqueles que assumem que a Matemática é uma ciência exata cujas verdades não dependem do mundo natural.

Palavras-chave: Classificação. Conhecimento. Matemática. Educação Matemática. Preconceito.

Downloads 981  981  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 (5) 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 »