Educadores

Ínicio : Matemática : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Data (novos listados primeiro)

Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Do mito da Geometria Euclidiana ao ensino das Geometrias Não Euclidianas Popular Versão: PDF
Atualização:  20/6/2013
Descrição:
BARRETO, Mylane dos Santos; TAVARES, salvador

Das tentativas frustradas de provar que o quinto postulado de Euclides era um teorema, surgiram as Geometrias Não Euclidianas. Com os quatro primeiros postulados de Euclides e a negação do quinto, surgiram outras Geometrias cujos postulados são possíveis em modelos planos que são tão consistentes quanto o da Geometria Euclidiana. Neste artigo são apresentados os modelos, postulados e conceitos da Geometria Elíptica e Geometria Hiperbólica. Além disso, é discutido o ensino dessas Geometrias.

Palavras-chave: Geometria Euclidiana. Quinto postulado de Euclides. Ensino e aprendizagem de Geometrias Não Euclidianas.

Downloads 2804  2804  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma VÉRTICES  Site http://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Xadrez chinês Popular Versão: 
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
SILVA, Aparecida Francisco da; KODAMA, Hélia MaticoYano

As autoras buscam mostrar como o uso do jogo xadrez chinês pode tornar-se um recurso enriquecedor especialmente no sentido de propor algumas atividades motivadoras para o estudo de tópicos de geometria, combinatória ou progressões aritméticas. No entanto, destacamos que o uso de jogos em sala de aula deve resultar da reflexão do professor sobre qual jogo usar, como usar, qual o melhor momento de inseri-lo em sala de aula e como explorá-lo educacionalmente, ou seja, com que objetivo. Vale destacar que não pretendemos esgotar todas as possibilidades, apenas apresentar um conjunto de atividades recreativas que organizamos no desenvolvimento do projeto “Jogos no Ensino da Matemática”, junto ao Núcleo de Ensino da Unesp, Campus de São José do Rio Preto.

Palavras-chave: Jogo no ensino. Xadrez chinês.

Downloads 3244  3244  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unesp  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Uma Proposta de modelagem Matemática como estratégia de ensino Popular Versão: 
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
BAGGIO, Taciana Maciel

Neste trabalho sugerimos a Modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem. Para tanto, apresentamos uma proposta de atividade de modelagem que viabiliza discutir o conceito de função e sua influência na sociedade. Dessa forma, abordamos uma situação que se faz bastante presente no dia a dia, a internet. A partir desse tema desenvolvemos um modelo matemático que nos permite discutir sobre função maior inteiro. Sabemos que tal função não está incluída no currículo escolar do Ensino Médio, no entanto muitas das situações do dia a dia respeitam o comportamento desse tipo de função.

Palavras-chave: Educação Matemática. Modelagem Matemática. Função.

Downloads 4775  4775  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma II EPMEM  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Uma hipótese curricular para a formação continuada de professores de Ciências e de Matemática Popular Versão: pdf
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
RODRIGUES, Carla Gonçalves; KRÜGER, Verno e SOARES, Alessandro Cury

Este artigo relata o desenvolvimento e a análise de uma proposta curricular para a evolução das concepções didático-metodológicas de professores de Ciências e de Matemática do Ensino Básico. Essa proposta desenvolveu-se no contexto do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Os objetivos, a estrutura curricular e as metodologias de ensino utilizadas foram referenciados pela proposta de formação continuada de professores do Grupo DIE-IRES, da Universidade de Sevilla, Espanha, que tem como meta desejável, a formação de um professor autônomo e investigador de sua ação docente, em um processo no qual os saberes didático-metodológicos e disciplinares são conteúdos relevantes para a complexificação de seu conhecimento profissional e de sua prática pedagógica.

Palavras-chave: Ensino de Ciências e Matemática. Formação continuada de professores. Currículo.

Downloads 488  488  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Uma aplicação de jogos na análise de erros em educação matemática Popular Versão: pdf
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V2.6, p.107-117, UFSC: 2007.

CURY, Helena Noronha e KONZEN, Beatriz

A análise de erros é uma metodologia de pesquisa e ensino que pode auxiliar professores e alunos a rever conteúdos nos quais surgem dificuldades. Neste artigo, a partir de uma breve revisão sobre essa abordagem, são apresentados resultados de investigações sobre erros cometidos por estudantes universitários de Matemática que respondiam questões de Álgebra ou de Lógica Matemática. Com vistas à futura prática docente desses alunos, foram construídos jogos para revisão dos conteúdos em que eles tiveram maiores dificuldades. Esses jogos, adaptados para os conteúdos envolvidos, são sugestões práticas para aulas de Metodologia do Ensino de Matemática ou para atividades de estágio curricular.

Palavras-chave: Análise de erros. Álgebra e Lógica. Jogos.

Downloads 738  738  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revemat  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Um olhar para as pesquisas em Educação Matemática relacionadas à Educação de Jovens  Popular Versão: 
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
SANTANA , Katia Cristina Lima; FREITAS , Adriano Vargas; JANUARIO, Gilberto; TRALDI JÚNIOR, Armando.

Este trabalho evidencia parte do projeto de pesquisa intitulado “O Currículo de Matemática na Educação de Jovens e Adultos: dos intervenientes curriculares à prática em sala de aula”, que visa a investigar o currículo de Matemática relacionado à EJA, a partir de um estudo dos diferentes intervenientes curriculares (Sacristán, 2000) e do currículo que é desenvolvido na prática dessa modalidade de ensino.
Neste artigo, é apresentada a primeira etapa da pesquisa que buscou fazer um panorama dos estudos realizados sobre a EJA, em Educação Matemática, na perspectiva de um “estado de conhecimento” ou “estado da arte” conforme definido por Romberg (1992). Os resultados encontrados nos mostraram um número crescente de pesquisas na área da educação de pessoas jovens e adultas, principalmente nas temáticas didática e resolução de problemas, e um número reduzido de estudos sobre desenvolvimento curricular.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Educação Matemática. Pesquisas em EJA.

Downloads 2013  2013  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma CIAEN  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Um olhar para a sala de aula a partir da resolução de problemas e modelação matemática Popular Versão: 
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
HUAMÁN HUANCA, Roger Ruben

Resolver problemas faz parte da natureza humana desde os primórdios de nossa história. Os problemas serviram de motor para impulsionar o desenvolvimento e a evolução da espécie nos mais variados campos, os primeiros homens tiveram que desenvolver métodos para resolver problemas da vida como, por exemplo, localizar-se no tempo e no espaço e, também, tentar descrever e explicar o mundo físico. Eles criaram maneiras de comparar, classificar e ordenar, de medir, quantificar e inferir elementos fundamentais que a tradição da cultura nomeou de Matemática...

Palavras-chave: Resolução de problemas. Educação matemática.

Downloads 1631  1631  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma I Seminário em Resolução de Problemas – I SERP – U  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Tratamento e Análise da Informação com o Auxílio de Softwares Popular Versão: pdf
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
TINTI, Douglas da Silva; NAKAYAMA, Bárbara Cristina; SICARDI, Moreira e JANUÁRIO, Gilberto.

Atualmente o Ensino de Estatística vem ganhando destaque nas pesquisas em Educação Matemática. Tais estudos ressaltam a importância da Estatística para a formação de cidadãos críticos e para o desenvolvimento científico de uma nação. Enquanto professores, o que temos observado nas práticas atuais é a utilização das ferramentas estatísticas de forma mecânica e descontextualizada, inviabilizando a percepção da aplicabilidade em diversas situações do cotidiano. Ressaltamos, ainda, a necessidade de criar espaços de formação em que a utilização das novas tecnologias seja considerada, aprendida e (com) partilhada, evidenciando a potencialidade da articulação tecnologiaensino. Neste cenário, encontramos os elementos motivadores para pensarmos em uma oficina que proporcione uma reflexão sobre o Ensino de Estatística, nos diferentes níveis de aprendizagem, visando à valorização da análise da informação, da aplicabilidade e da compreensão das ferramentas da Estatística Descritiva com o auxílio de softwares.

Palavras-chave: Tratamento da informação. Estatística descritiva. Raciocínio estatístico.

Downloads 1167  1167  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUCSP  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Torre de Hanói Popular Versão: 
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
MANOEL, Luiz Ricardo da Silva

A torre de Hanói, também conhecida por torre de bramanismo ou quebra-cabeças do fim do mundo, foi inventada e vendida como brinquedo, no ano de 1883, pelo matemático francês Edouard Lucas. Segundo ele, o jogo que era popular na China e no Japão veio do Vietnã. O matemático foi inspirado por uma lenda Hindu, a qual falava de um templo em Benares, cidade Santa da Índia, onde existia uma torre sagrada do bramanismo, cuja função era melhorar a disciplina mental dos jovens monges. De acordo com a lenda, no grande templo de Benares, debaixo da cúpula que marca o centro do mundo, há uma placa de bronze sobre a qual estão fixadas três hastes de diamante. Em uma dessas hastes, o deus Brama, no momento da criação do mundo, colocou 64 discos de ouro puro, de forma que o disco maior ficasse sobre a placa de bronze e os outros decrescendo até chegar ao topo. A atribuição que os monges receberam foi de transferir a torre formada pelos discos, de uma haste para outra, usando a terceira como auxiliar com as restrições de movimentar um disco por vez e de nunca colocar um disco maior sobre um menor. Os monges deveriam trabalhar com eficiência noite e dia e, quando terminassem o trabalho, o templo seria transformado em pó e o mundo acabaria. O desaparecimento do mundo pode ser discutido, mas não há dúvida quanto ao desmoronamento do templo, maiores detalhes veja o final do texto.

Downloads 2182  2182  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unesp  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Sobre linguagens, conceitos matemáticos e o discurso científico Popular Versão: pdf
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V4.1, p.26-38, UFSC: 2009.

CARVALHO, Tadeu Fernandes de

Os conceitos matemáticos, fundamentais em todo processo de interação da Matemática com outras ciências, como a Física, a Filosofia, a Lógica e as Ciências Econômicas, guardam as chaves para a compreensão de suas estruturas e teorias, bem como para a compreensão do discurso matemático e, de modo mais amplo, para a compreensão do discurso científico. Neste trabalho refletimos sobre aspectos teóricos e aspectos práticos de seu ensino, à luz de diferentes experiências e propostas. Não obstante nosso interesse em tratá-los genericamente, no contexto da linguagem matemática, julgamos oportuna a abordagem de aspectos particulares de certos conceitos que podemos considerar centrais para os cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Matemática- caso específico de conceitos vinculados ao Cálculo Diferencial e Integral, de grande significado histórico e, por sua elevada aplicabilidade, de grande interesse, também, para a Física e para as Engenharias.

Palavras-chave: Conceito. Matemática. Educação. Linguagem. Cálculo diferencial e integral.

Downloads 2314  2314  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revemat  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 (5) 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 »