Educadores

Ínicio : Matemática : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do melhor para o pior avaliado)

Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!O professor de matemática no cinema: cenários de identidades e diferenças Popular Versão: PDF
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
MESQUITA, Carla Gonçalves Rodrigues de

Apresenta uma análise de filmes comerciais que trazem professores de matemática como personagens. O autor analisa como as obras caracterizam esses personagens. A análise é sustentada em alguns aportes teóricos advindos dos Estudos Culturais.

Palavras-chave: Matemática e arte. Matemática e cinema.

Downloads 461  461  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GT: Educação Matemática /n.19 - Anped  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!O estudo da média, da mediana e da moda através de um jogo e da resolução de problemas Popular Versão: PDF
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
LOPES, José Marcos; CORRAL, Renato Sagiorato e RESENDE, Jéssica Scavazini

O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa que procurou avaliar os resultados da aplicação de uma proposta didático- pedagógica, que utiliza um jogo associado à resolução de problemas para o estudo dos conceitos de média, mediana e moda da Estatística Descritiva. Elaboramos um jogo (original) e formulamos alguns problemas envolvendo situações de jogo que auxiliam os alunos no reforço da aprendizagem desses conceitos. A proposta de ensino foi aplicada em uma sala do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual de uma cidade do interior do estado de São Paulo, Brasil. Os resultados desta investigação indicam que o uso do jogo associado à resolução de problemas pode contribuir com a aprendizagem dos alunos e também o desenvolvimento de seus próprios conhecimentos.

Palavras-chave: Ensino de estatística descritiva. Jogos. Resolução de problemas.

Downloads 1017  1017  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Reveduc  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Matemática e o caminho das artes: alfabetização matemática Popular Versão: PDF
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
TEIXEIRA, Manoel L. C.

Apresentamos neste trabalho considerações sobre a prática docente e estabelecemos relações entre linguagem e matemática. Usamos como base metodológica o lúdico, o jogo, a resolução de problemas, laboratório de matemática, visita a museus e fitas de áudio e vídeo e o Ateliê de Matemática. As modalidades de pesquisas são a histórica dialética e pesquisa ação. As artes que foram produzidas no Ateliê de Matemática, durante 15 anos serão divulgadas por meio dos trabalhos confeccionados. A experiência do professor em incluir nas disciplinas do curso de Pedagogia da UFRJ esta avançada abordagem de ensino tem sido motivo constante de criação de novas peças que serão apresentadas na exposição “Matemática e os Caminhos das Artes: Alfabetização Matemática”. A publicação do catálogo “Matemática e os Caminhos das Artes” e do livro “Alfabetização Matemática” foram alguns resultados obtidos.

Palavras-chave: Alfabetização Matemática. Linguagem. Matemática. Educação Matemática. Arte e Educação.

Downloads 2059  2059  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFRJ  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Impactos do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Unicsul sobre a atividade... Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
ARAÚJO, Mauro Sérgio Teixeira de; AMARAL, Luiz Henrique

Nesse trabalho procurou-se investigar de que maneira o programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Unicsul estaria gerando impactos nas atividades de seus alunos, analisando para isso as respostas fornecidas em um questionário aberto, aplicado a 52 alunos das três turmas de ingressantes, objetivando captar suas percepções e assim verificar a ocorrência de eventuais modificações em suas atividades docentes e nos ambientes escolares em que atuam, elementos indicativos da eficácia do programa de mestrado em promover transformações e avanços no sistema educacional. Também foram avaliados aspectos que dizem respeito aos principais problemas e dificuldades enfrentadas no exercício da atividade docente dos mestrandos, bem como suas perspectivas futuras de desenvolvimento profissional.

Palavras-chave: Mestrado profissional. Mudanças na prática docente. Desenvolvimento profissional.

Downloads 703  703  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicsul  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Teoria e representação geométrica na obra de Albrecht Dürer: um ensino de Matemática para pintores e Popular Versão: 
Atualização:  18/5/2012
Descrição:
FLORES, Cláudia

Albrecht Dürer nasceu em 1471 em Nurembergue, na Alemanha, onde passou a maior parte de sua vida, até sua morte em 1528. Filho de um ourives, ele dedicou-se, aos quinze anos de idade, à aprendizagem da pintura artística, realizando várias viagens de formação que o levaram a outros lugares do mundo.

Downloads 913  913  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Unión-Sept. de 2007, n.11, p.179-188  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!O ensino-aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas e os processos cognitivos Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2012
Descrição:
ZUFFI, Edna Maura, ONUCHIC, Lourdes de la Rosa

Neste trabalho apresentamos uma experiência de prática contínua da metodologia de ensino-aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas, em uma escola pública do Ensino Médio, no Brasil. Apresentamos dados coletados em observações filmadas em sala de aula e através de entrevistas com a professora parceira. Concluímos pela viabilidade de tal metodologia para a realidade cultural das salas de aula de nossas escolas públicas, com melhorias no que diz respeito à aprendizagem dos alunos e o favorecimento de aspectos metacognitivos, ligados a processos mentais superiores.

Downloads 1731  1731  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Unión - Sept. 2007, n. 11, p.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Temas político-sociais no ensino da Matemática Popular Versão: 
Atualização:  10/4/2008
Descrição:
UENO, Renata; MORAES, Mara Sueli Simão

Este trabalho teve como objetivo propiciar condições para a aprendizagem de conceitos matemáticos e verificar se o conteúdo Estatística, abordado por meio da análise de tabelas e gráficos, trabalhado em grupos cooperativos, por intermédio da resolução de Problemas Ampliados por Temas Transversais/Político-Sociais, pode contribuir para a transformação do ensino e aprendizagem desse conteúdo e para a formação de seres humanos comprometidos com os aspectos políticos, culturais, sociais e ambientais da sociedade em que vivem.

Palavras-chave: Temas transversais. Político-sociais. Grupos co-operativos. Problemas ampliados.

Downloads 2621  2621  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciênc. educ. (Bauru), maio/ago. 2007, v.13, n.2  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Uma Proposta de modelagem Matemática como estratégia de ensino Popular Versão: 
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
BAGGIO, Taciana Maciel

Neste trabalho sugerimos a Modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem. Para tanto, apresentamos uma proposta de atividade de modelagem que viabiliza discutir o conceito de função e sua influência na sociedade. Dessa forma, abordamos uma situação que se faz bastante presente no dia a dia, a internet. A partir desse tema desenvolvemos um modelo matemático que nos permite discutir sobre função maior inteiro. Sabemos que tal função não está incluída no currículo escolar do Ensino Médio, no entanto muitas das situações do dia a dia respeitam o comportamento desse tipo de função.

Palavras-chave: Educação Matemática. Modelagem Matemática. Função.

Downloads 4771  4771  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma II EPMEM  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Tendências didático-pedagógicas para o ensino de geometria  Popular Versão: PDF
Atualização:  20/6/2013
Descrição:
ANDRADE, José Antonio Araújo; NACARATO, Adair Mendes

A presente pesquisa, de abordagem histórico-bibliográfica, teve como objeto de estudo os Anais dos Encontros Nacionais de Educação Matemática (ENEMs). Seu objetivo foi identificar e analisar as atuais tendências didático-pedagógicas para o Ensino de Geometria no Brasil, no período de 1987 a 2001, em que se realizaram os sete primeiros encontros: 1987 (PUC/SP) , 1988 (Maringá/PR), 1990 (UFRN), 1992 (Blumenau/SC), 1995 (UFS/SE), 1998 (Unisinos/RS) e 2001 (UFRJ). Buscou-se também identificar pesquisadores e/ou grupos de pesquisas atuando nessa área, bem como os pressupostos teóricos e epistemológicos que vêm subsidiando essas discussões. A questão orientadora desta investigação foi: Que tendências didático-pedagógicas se fazem presentes no Ensino de Geometria tomando como referência os Anais dos Encontros Nacionais de Educação Matemática?

Palavras-chave: Ensino. Geometria. Didática.

Downloads 709  709  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ANPED  Site http://www.anped.org.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Tecnologia na Educação Matemática: Trilhando o Caminho do Fazer ao Compreender Popular Versão: 
Atualização:  20/6/2013
Descrição:
NOTARE, Márcia Rodrigues; BASSO, Marcus Vinicius de Azevedo

Este artigo discute o potencial do software GeoGebra no processo de construção de conceitos matemáticos, à luz da teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget. Para isso, o artigo traz a análise de um projeto de modelagem geométrica, da trajetória de uma bola de basquete, desenvolvido por um aluno do mestrado em Ensino de Matemática, na qual é possível evidenciar um caminho trilhado do fazer ao compreender, na medida em que o trabalho vai sendo desenvolvido. Conceitos matemáticos como função quadrática, função afim, função seno, função valor absoluto, movimentos de gráficos e continuidade de funções foram definitivos na construção do modelo assim como conceitos geométricos como retas paralelas e perpendiculares, ponto médio, mediatriz e reflexão em torno de uma reta, que foram utilizados na construção da cesta. Dessa forma, a atividade proposta com o uso do GeoGebra permitiu a compreensão de uma série de conceitos a partir da ação do sujeito e da conceituação, trilhando um caminho do fazer ao compreender.

Palavras-Chave: Educação Matemática e tecnologia. Construção do conhecimento. Modelagem geométrica. Fazer e compreender.

Downloads 515  515  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma CINTED-UFRGS  Site http://www.cinted.ufrgs.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 (4) 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 »