Categoria: Matemática Artigos |
A Matemática, os Matemáticos, as Crianças e Alguns Sonhos Educacionais |
Versão: pdf Atualização: 16/5/2013 |
Descrição:
Publicado em: Ciência & Educação, v. 8, n. 2, p. 217-225, 2002
RUIZ, Adriano Rodrigues
Este trabalho teve origem em nossa preocupação diante da fragilidade que o analfabetismo matemático impõe à sociedade adulta. Tendo por referência pesquisas piagetianas, identificamos as crianças como aprendizes ativos e competentes. Falamos, também, de possibilidades que se abrem com a presença do computador para novas culturas de matematização. Neste quadro, apontamos a visão restrita da matemática como a "ciência das quantidades" como obstáculo para os não-matemáticos terem acesso a possibilidades ainda pouco exploradas.
Palavras-chave: Matemática. Analfabetismo Matemático. Aprendizes Competentes. Epistemologia de Jean Piaget.
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668 0 bytes Ciência & Educação http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
História da Educação Matemática: interrogações metodológicas |
Versão: pdf Atualização: 6/6/2013 |
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V2.2, p.28-49, UFSC: 2007
VALENTE, Wagner Rodrigues
Este texto discute aspectos teórico-metodológicos envolvidos em pesquisas da história da educação matemática. A argumentação desenvolvida alinha as investigações de caráter histórico, no âmbito da educação matemática, à história, à história da educação. Assim, o trabalho defende a ideia da necessidade dos historiadores da educação matemática ficarem de posse do instrumental utilizado por historiadores, em seu ofício de produzir história. Afastando-se do viés didático de pensar a história com instrumento de ensino, o texto intenta discutir a pesquisa, em história da educação matemática, como o alargamento da compreensão do processo de escolarização dos saberes, em particular, da matemática.
Palavras-chave: História da educação matemática. Metodologia. Livro didático de matemática.
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674 0 bytes Revemat http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
Características dos problemas que os alunos constróem a partir do enunciado de uma questão aberta de |
Versão: PDF Atualização: 6/6/2013 |
Descrição:
SANTOS, João Ricardo Viola dos e BURIASCO, Regina Luzia Corio de
O presente artigo apresenta características dos problemas que alunos da 4ª e 8ª série do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio construíram a partir do enunciado de uma questão discursiva, inferidas da sua produção escrita na questão comum da AVA- 2002. Esses problemas se caracterizaram, parte por terem uma estrutura de resolução linear constituída a partir de interpretações das informações contidas no enunciado uma a uma sem relacioná-las, e, parte por uma estrutura de resolução não-linear constituída a partir de inter-relações entre as informações contidas no enunciado. A análise da produção escrita se mostra como uma alternativa para os professores conhecerem a atividade matemática dos alunos, bem como seus modos particulares de interpretação de enunciados.
Palavras-chave: Educação matemática. Análise da produção escrita. Avaliação em matemática.
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679 0 bytes Bolema,Rio Claro (SP),Ano 22,n.32, 2009, p. 147 http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
Aprendizagem, desenvolvimento e conhecimento na obra de Jean Piaget: uma análise do processo de ensi |
Versão: pdf Atualização: 6/6/2013 |
Descrição:
Publicado em: R. bras. Est. pedag., Brasília, v. 80, n. 194, p. 5-18, jan./abr. 1999.
FERRACIOLI, Laércio
Apresenta uma visão geral das ideias de Jean Piaget, seguida da abordagem de alguns aspectos de sua obra relacionados com a construção do conhecimento através de estádios e dos fatores que os influenciam. Na sequência, são apresentadas a definição e a diferenciação dos conceitos piagetianos de aprendizagem, desenvolvimento e conhecimento, concluindo com a apresentação e a análise de alguns resultados de pesquisa em ensino de ciências e a abordagem da questão da evolução conceitual em ciências.
Palavras-chave: Epistemologia genética. Ensino de ciências. Formação de conceitos.
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699 0 bytes R. bras. Est. pedag. http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
Tendências didático-pedagógicas para o ensino de geometria |
Versão: PDF Atualização: 20/6/2013 |
Descrição:
ANDRADE, José Antonio Araújo; NACARATO, Adair Mendes
A presente pesquisa, de abordagem histórico-bibliográfica, teve como objeto de estudo os Anais dos Encontros Nacionais de Educação Matemática (ENEMs). Seu objetivo foi identificar e analisar as atuais tendências didático-pedagógicas para o Ensino de Geometria no Brasil, no período de 1987 a 2001, em que se realizaram os sete primeiros encontros: 1987 (PUC/SP) , 1988 (Maringá/PR), 1990 (UFRN), 1992 (Blumenau/SC), 1995 (UFS/SE), 1998 (Unisinos/RS) e 2001 (UFRJ). Buscou-se também identificar pesquisadores e/ou grupos de pesquisas atuando nessa área, bem como os pressupostos teóricos e epistemológicos que vêm subsidiando essas discussões. A questão orientadora desta investigação foi: Que tendências didático-pedagógicas se fazem presentes no Ensino de Geometria tomando como referência os Anais dos Encontros Nacionais de Educação Matemática?
Palavras-chave: Ensino. Geometria. Didática.
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712 0 bytes ANPED http://www.anped.org.br/ |
Categoria: Matemática Artigos |
A utilização de mapas conceituais na identificação da aprendizagem significativa crítica em uma ati |
Versão: pdf Atualização: 30/4/2012 |
Descrição:
Experiências em Ensino de Ciências – V3(2), pp. 57-68, 2008
VENÂNCIO, Silas e KATO, Lilian Akemi
Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação quanto à contribuição da Modelagem Matemática no favorecimento da Aprendizagem Significativa Crítica. O tema de estudo escolhido foi a propagação da dengue. Escolhemos a dengue por ser um assunto de domínio popular amplamente divulgado pelos meios de comunicação. A metodologia de avaliação utilizada para investigar indícios da ocorrência da Aprendizagem Significativa Crítica foi a construção, pelos estudantes, de mapas conceituais em cada etapa da atividade proposta, o que nos possibilitou algumas análises acerca da organização dos conhecimentos, relacionados ao tema de estudo, na estrutura cognitiva dos alunos. A perspectiva sócio-crítica da Modelagem Matemática foi utilizada como metodologia de ensino neste trabalho, proporcionando um ambiente de aprendizagem gerador de discussões que contribuíram tanto para a ocorrência da aprendizagem significativa dos conceitos envolvidos quanto para uma aproximação entre o conteúdo escolar e a realidade vivenciada pelos estudantes.
Palavras-chave: Aprendizagem significativa, Modelagem Matemática, Mapas Conceituais.
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719 0 bytes Experiências em Ensino de Ciências http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
A formação matemática de professores dos anos iniciais do ensino fundamental face às novas demandas |
Versão: pdf Atualização: 16/5/2013 |
Descrição:
Publicado em: Revista Iberoamericana de Educación (ISSN: 1681-5653)
CURI, Edda
No contexto educacional do terceiro milênio, em que a democratização do ensino permite o acesso de um novo público à escola e que as tecnologias de informação e de comunicação invadem o espaço escolar, as modalidades de ensino e, consequentemente, de formação de professores precisam adequar-se apropriadamente a essa nova realidade. A formação de docentes está inserida no contexto educativo nacional regulamentada pela LDBEN 9394/96 e por resoluções do Conselho Nacional de Educação – CNE – sobre o assunto. Essa legislação estabelece a necessidade de se efetuar estudos específicos para a formação profissional em nível superior e as DCN – diretrizes para organização dos cursos. Segundo Pires (2001), é preciso considerar especificidades próprias dos professores polivalentes e outras dos especialistas, em função do segmento em que atuam, do domínio de conteúdos a ensinar e quanto ao papel da docência em cada etapa da escolaridade. Nesse sentido, é necessário repensar os cursos de magistério para professores polivalentes1, no que se refere à formação para ensinar Matemática aos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. As especificidades próprias do ensino/aprendizagem de Matemática pelas crianças e as características dos professores polivalentes devem ser consideradas nos projetos de formação. O atendimento a essas especificidades demanda nova organização dos cursos e indica a necessidade de subsídios para essas mudanças. Diante desses fatos, passo a refletir sobre as modificações necessárias aos cursos de magistério que formam professores polivalentes para ensinar Matemática. Tomei como base os estudos sobre a legislação atual, investigando aspectos da Lei 9394/96 que permitam compreender melhor as modificações desejadas, em pesquisas e dados estatísticos sobre a situação atual da formação de docentes no país.
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724 0 bytes Revista Iberoamericana de Educación http:// |
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