Educadores

Ínicio : Matemática : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A Matemática, os Matemáticos, as Crianças e Alguns Sonhos Educacionais Popular Versão: pdf
Atualização:  16/5/2013
Descrição:
Publicado em: Ciência & Educação, v. 8, n. 2, p. 217-225, 2002

RUIZ, Adriano Rodrigues

Este trabalho teve origem em nossa preocupação diante da fragilidade que o analfabetismo matemático impõe à sociedade adulta. Tendo por referência pesquisas piagetianas, identificamos as crianças como aprendizes ativos e competentes. Falamos, também, de possibilidades que se abrem com a presença do computador para novas culturas de matematização. Neste quadro, apontamos a visão restrita da matemática como a "ciência das quantidades" como obstáculo para os não-matemáticos terem acesso a possibilidades ainda pouco exploradas.

Palavras-chave: Matemática. Analfabetismo Matemático. Aprendizes Competentes. Epistemologia de Jean Piaget.

Downloads 668  668  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Linguagem e matemática na resolução de problemas Popular Versão: PDF
Atualização:  8/3/2013
Descrição:
LOPES, Sílvia Ednaira; PAVANELLO, Regina Maria

Como professora de matemática de escolas do ensino fundamental da rede pública e particular no estado do Paraná há mais de 16 anos, tenho observado, em minhas aulas, que os alunos se consideram incapazes de resolver um problema. Dizendo não entender a situação que lhes foi proposta, recusam-se a pensar sobre a questão e insistem para que eu indique o que devem fazer para chegar à resposta desejada. Em conversas com outros professores de matemática pude verificar que o mesmo acontecia em suas aulas. Ao investigar mais a fundo o porquê dessas dificuldades, percebi que algumas delas mostravam decorrer da falta de habilidade em realizar os cálculos necessários (algoritmos). No entanto, tal inabilidade não explicava por completo esse sentimento de impotência dos alunos face aos problemas que lhe eram apresentados .

Palavras-chave: Educação matemática. Resolução de problemas. Linguagem.

Downloads 671  671  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site http://www.fae.ufmg.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!História da Educação Matemática: interrogações metodológicas Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V2.2, p.28-49, UFSC: 2007

VALENTE, Wagner Rodrigues

Este texto discute aspectos teórico-metodológicos envolvidos em pesquisas da história da educação matemática. A argumentação desenvolvida alinha as investigações de caráter histórico, no âmbito da educação matemática, à história, à história da educação. Assim, o trabalho defende a ideia da necessidade dos historiadores da educação matemática ficarem de posse do instrumental utilizado por historiadores, em seu ofício de produzir história. Afastando-se do viés didático de pensar a história com instrumento de ensino, o texto intenta discutir a pesquisa, em história da educação matemática, como o alargamento da compreensão do processo de escolarização dos saberes, em particular, da matemática.

Palavras-chave: História da educação matemática. Metodologia. Livro didático de matemática.

Downloads 674  674  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revemat  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Padrões e jogos matemáticos Popular Versão: pdf
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V3.3, p.30-40, UFSC: 2008

FERREIRA, Dores; PALHARES, Pedro e SILVA, Jorge Nuno

Um estudo realizado junto de alunos do 3.º ao 6.º ano de escolaridade permitiu verificar a existência de relação entre a força do jogador de xadrez e a capacidade de resolver problemas com padrões. Este resultado suscitou a curiosidade de verificar se essa relação se estenderia a outros jogos, como por exemplo os jogos matemáticos. Neste artigo apresentamos os resultados de um estudo envolvendo alunos do Ensino Básico participantes no Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, bem como o contexto que o originou. Nesse estudo procurava averiguar-se a existência de relação entre a capacidade de jogar jogos matemáticos e a capacidade de resolver problemas com padrões. Como resultado principal verificamos existir uma relação para os seguintes jogos: Semáforo, Hex e Amazonas.

Palavras-chave: Jogos matemáticos. Padrões. Ensino Básico. Xadrez. Investigação correlacional. Resolução de problemas.

Downloads 678  678  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revemat  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Características dos problemas que os alunos constróem a partir do enunciado de uma questão aberta de Popular Versão: PDF
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
SANTOS, João Ricardo Viola dos e BURIASCO, Regina Luzia Corio de

O presente artigo apresenta características dos problemas que alunos da 4ª e 8ª série do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio construíram a partir do enunciado de uma questão discursiva, inferidas da sua produção escrita na questão comum da AVA- 2002. Esses problemas se caracterizaram, parte por terem uma estrutura de resolução linear constituída a partir de interpretações das informações contidas no enunciado uma a uma sem relacioná-las, e, parte por uma estrutura de resolução não-linear constituída a partir de inter-relações entre as informações contidas no enunciado. A análise da produção escrita se mostra como uma alternativa para os professores conhecerem a atividade matemática dos alunos, bem como seus modos particulares de interpretação de enunciados.

Palavras-chave: Educação matemática. Análise da produção escrita. Avaliação em matemática.

Downloads 679  679  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Bolema,Rio Claro (SP),Ano 22,n.32, 2009, p. 147  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Aprendizagem, desenvolvimento e conhecimento na obra de Jean Piaget: uma análise do processo de ensi Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
Publicado em: R. bras. Est. pedag., Brasília, v. 80, n. 194, p. 5-18, jan./abr. 1999.

FERRACIOLI, Laércio

Apresenta uma visão geral das ideias de Jean Piaget, seguida da abordagem de alguns aspectos de sua obra relacionados com a construção do conhecimento através de estádios e dos fatores que os influenciam. Na sequência, são apresentadas a definição e a diferenciação dos conceitos piagetianos de aprendizagem, desenvolvimento e conhecimento, concluindo com a apresentação e a análise de alguns resultados de pesquisa em ensino de ciências e a abordagem da questão da evolução conceitual em ciências.

Palavras-chave: Epistemologia genética. Ensino de ciências. Formação de conceitos.

Downloads 699  699  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma R. bras. Est. pedag.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Impactos do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Unicsul sobre a atividade... Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
ARAÚJO, Mauro Sérgio Teixeira de; AMARAL, Luiz Henrique

Nesse trabalho procurou-se investigar de que maneira o programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Unicsul estaria gerando impactos nas atividades de seus alunos, analisando para isso as respostas fornecidas em um questionário aberto, aplicado a 52 alunos das três turmas de ingressantes, objetivando captar suas percepções e assim verificar a ocorrência de eventuais modificações em suas atividades docentes e nos ambientes escolares em que atuam, elementos indicativos da eficácia do programa de mestrado em promover transformações e avanços no sistema educacional. Também foram avaliados aspectos que dizem respeito aos principais problemas e dificuldades enfrentadas no exercício da atividade docente dos mestrandos, bem como suas perspectivas futuras de desenvolvimento profissional.

Palavras-chave: Mestrado profissional. Mudanças na prática docente. Desenvolvimento profissional.

Downloads 708  708  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicsul  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Tendências didático-pedagógicas para o ensino de geometria  Popular Versão: PDF
Atualização:  20/6/2013
Descrição:
ANDRADE, José Antonio Araújo; NACARATO, Adair Mendes

A presente pesquisa, de abordagem histórico-bibliográfica, teve como objeto de estudo os Anais dos Encontros Nacionais de Educação Matemática (ENEMs). Seu objetivo foi identificar e analisar as atuais tendências didático-pedagógicas para o Ensino de Geometria no Brasil, no período de 1987 a 2001, em que se realizaram os sete primeiros encontros: 1987 (PUC/SP) , 1988 (Maringá/PR), 1990 (UFRN), 1992 (Blumenau/SC), 1995 (UFS/SE), 1998 (Unisinos/RS) e 2001 (UFRJ). Buscou-se também identificar pesquisadores e/ou grupos de pesquisas atuando nessa área, bem como os pressupostos teóricos e epistemológicos que vêm subsidiando essas discussões. A questão orientadora desta investigação foi: Que tendências didático-pedagógicas se fazem presentes no Ensino de Geometria tomando como referência os Anais dos Encontros Nacionais de Educação Matemática?

Palavras-chave: Ensino. Geometria. Didática.

Downloads 712  712  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ANPED  Site http://www.anped.org.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A utilização de mapas conceituais na identificação da aprendizagem significativa crítica em uma ati Popular Versão: pdf
Atualização:  30/4/2012
Descrição:
Experiências em Ensino de Ciências – V3(2), pp. 57-68, 2008

VENÂNCIO, Silas e KATO, Lilian Akemi

Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação quanto à contribuição da Modelagem Matemática no favorecimento da Aprendizagem Significativa Crítica. O tema de estudo escolhido foi a propagação da dengue. Escolhemos a dengue por ser um assunto de domínio popular amplamente divulgado pelos meios de comunicação. A metodologia de avaliação utilizada para investigar indícios da ocorrência da Aprendizagem Significativa Crítica foi a construção, pelos estudantes, de mapas conceituais em cada etapa da atividade proposta, o que nos possibilitou algumas análises acerca da organização dos conhecimentos, relacionados ao tema de estudo, na estrutura cognitiva dos alunos. A perspectiva sócio-crítica da Modelagem Matemática foi utilizada como metodologia de ensino neste trabalho, proporcionando um ambiente de aprendizagem gerador de discussões que contribuíram tanto para a ocorrência da aprendizagem significativa dos conceitos envolvidos quanto para uma aproximação entre o conteúdo escolar e a realidade vivenciada pelos estudantes.

Palavras-chave: Aprendizagem significativa, Modelagem Matemática, Mapas Conceituais.

Downloads 719  719  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Experiências em Ensino de Ciências  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A formação matemática de professores dos anos iniciais do ensino fundamental face às novas demandas  Popular Versão: pdf
Atualização:  16/5/2013
Descrição:
Publicado em: Revista Iberoamericana de Educación (ISSN: 1681-5653)

CURI, Edda

No contexto educacional do terceiro milênio, em que a democratização do ensino permite o acesso de um novo público à escola e que as tecnologias de informação e de comunicação invadem o espaço escolar, as modalidades de ensino e, consequentemente, de formação de professores precisam adequar-se apropriadamente a essa nova realidade. A formação de docentes está inserida no contexto educativo nacional regulamentada pela LDBEN 9394/96 e por resoluções do Conselho Nacional de Educação – CNE – sobre o assunto. Essa legislação estabelece a necessidade de se efetuar estudos específicos para a formação profissional em nível superior e as DCN – diretrizes para organização dos cursos. Segundo Pires (2001), é preciso considerar especificidades próprias dos professores polivalentes e outras dos especialistas, em função do segmento em que atuam, do domínio de conteúdos a ensinar e quanto ao papel da docência em cada etapa da escolaridade. Nesse sentido, é necessário repensar os cursos de magistério para professores polivalentes1, no que se refere à formação para ensinar Matemática aos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. As especificidades próprias do ensino/aprendizagem de Matemática pelas crianças e as características dos professores polivalentes devem ser consideradas nos projetos de formação. O atendimento a essas especificidades demanda nova organização dos cursos e indica a necessidade de subsídios para essas mudanças. Diante desses fatos, passo a refletir sobre as modificações necessárias aos cursos de magistério que formam professores polivalentes para ensinar Matemática. Tomei como base os estudos sobre a legislação atual, investigando aspectos da Lei 9394/96 que permitam compreender melhor as modificações desejadas, em pesquisas e dados estatísticos sobre a situação atual da formação de docentes no país.

Downloads 724  724  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Iberoamericana de Educación  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 (4) 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 »