Educadores

Ínicio : Matemática : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do melhor para o pior avaliado)

Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Conceitos inicias necessários para a aprendizagem das razões trigonométricas no triângulo retângulo  Popular Versão: PDF
Atualização:  26/12/2013
Descrição:
PAIM, Marcio Antonio Souza; SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos

Este trabalho faz parte de uma pesquisa em andamento que tem como objetivo principal analisar quais contribuições que uma sequência de ensino usando materiais manipulativos pode trazer para a aprendizagem das razões trigonométricas no triângulo retângulo.Tendo como fundamentação teórica a Teoria dos Campos Conceituais, busca investigar como o uso de materiais manipulativos como o material dourado, o emborrachado (EVA) e as barras de frações poderiam auxiliar na ligação entre diferentes campos do conhecimento matemático, representados naturalmente pelos campos geométrico, multiplicativo ou aditivo para a aprendizagem de conteúdos essenciais sobre trigonometria no triângulo retângulo através de sequencias de ensino. Neste caso, os materiais manipulativos funcionariam como subsídios de matemática para a aprendizagem de conceitos sobre trigonometria no triângulo retângulo para estudantes da 1ª série do ensino médio de uma escola pública e técnica, além de suportes para a apreensão de determinados conceitos.

Palavras-chave: Trigonometria no Triângulo Retângulo. Teoria dos Campos Conceituais. Materiais Manipulativos.

Downloads 3494  3494  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma XI ENEM   Site http://enem2013.pucpr.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!O uso de materiais manipuláveis como ferramenta na resolução de problemas trigonométricos Popular Versão: PDF
Atualização:  27/12/2013
Descrição:
SANTOS, Darcson Capa dos; CURY, Helena Noronha

Neste artigo, é apresentado um relato parcial de uma investigação realizada com alunos de 2º ano de Ensino Médio, em aulas de reforço, sobre conteúdos de Trigonometria. No trabalho, objetivou-se analisar o uso de materiais manipuláveis como ferramenta para a exploração de conteúdos matemáticos, na resolução de problemas trigonométricos. Como instrumentos de pesquisa, foram empregados um questionário e observações das atividades desenvolvidas pelos estudantes. A análise das resoluções das questões propostas no instrumento mostrou que os estudantes têm muitas dificuldades em relação aos conteúdos de Trigonometria. Foram escolhidos, para apresentação neste artigo, os dados do questionário aplicado aos alunos e a análise dos resultados da aplicação de uma das atividades, denominada “medindo a altura de objetos pela sombra”, na qual foi utilizada uma maquete, representando a situação. O uso de maquetes, efetivamente, propiciou a compreensão dos enunciados e a resolução das questões apresentadas aos alunos.

Palavras-chave: Materiais manipuláveis. Maquetes. Trigonometria.

Downloads 539  539  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Vydia  Site http://sites.unifra.br/Default.aspx?alias=sites.unifra.br/vidya
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Conhecimentos de estudantes do ensino médio sobre razões trigonométricas no triângulo retângulo Popular Versão: PDF
Atualização:  27/12/2013
Descrição:
SILVA, Dilvana Maria Melo da; THOMAZ NETO, Mario Oliveira

Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com 37 alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola pública no Pará, tendo como objetivo verificar quais os conhecimentos destes quanto às definições, às relações e aos problemas envolvendo as razões trigonométricas no triângulo retângulo. Os dados foram coletados por meio de um teste escrito. Os resultados, dentre outros, apontam que os alunos não conseguem identificar corretamente, os elementos (lados e ângulos) do triângulo retângulo e, por conseqüência, as definições das razões trigonométricas. Quanto às relações trigonométricas, os alunos não estabeleceram corretamente as relações entre os elementos, pois escreveram as razões trocando termos ou utilizando termos desconhecidos.

Palavras-chave: Ensino de Trigonometria. RazõesTrigonométricas. Resolução de Problemas.

Downloads 567  567  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma SIPEMAT  Site http://www.lematec.net/CDS/SIPEMAT06/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Resolução de problemas envolvendo Sistemas de Equações de 1.ºgrau a duas incógnitas Popular Versão: PDF
Atualização:  27/12/2013
Descrição:
SANTOS, Vanessa Isabel Oliveira

O presente estudo tem como objetivo identificar e compreenderas estratégias adotadas pelos alunos, bem como as dificuldades que manifestam na resolução de problemas envolvendo sistemas de equações de 1.º grau a duas incógnitas.De forma a desenvolver este estudo procurou-se responder a duas questões:(1) Que dificuldades os alunos evidenciam na interpretação dos enunciados dos problemas, nomeadamente no que se refere a aspetos de tradução da linguagem corrente para a linguagem matemática e reciprocamente? e(2) Que estratégias são utilizadas pelos alunos na resolução de problemas envolvendo sistemas de equações e que dificuldades manifestam? A investigação foi levada a cabo na turma A do 8.º ano de escolaridade da Escola Básica 2,3 Maria Alberta Menéres. Para tentar responder às questões acima referidas, procedi à recolha de dados através dos seguintes métodos: recolha de produções escritas dos alunos, gravação áudio das interações orais em dois grupos escolhidos criteriosamente e observação de aulas feita por mim própria e por interposta pessoa.Ao longo das aulas foram realizadas atividades vistas como favoráveis à identificação de possíveis dificuldades na tradução da linguagem corrente para a linguagem matemática e reciprocamente. Estas atividades concentraram-se sobretudo na resolução de problemas envolvendo sistemas de equações de 1.ºgrau aduas incógnitas.A análise das produções dos alunos e discussões respetivas, no que diz respeito à resolução de problemas, indica que os alunos revelam uma grande dificuldade na compreensão dos mesmos. Também é evidente a dificuldade que manifestam na expressão da linguagem corrente, quer escrita quer oral. Relativamente às estratégias de resolução de problemas, este estudo permitiu constatar que os alunos, inicialmente, optam pelo método de tentativa e erro mas, em geral, rapidamente o abandonam, optando por recorrer a equações de 1.º grau a uma incógnita ou sistemas de equações de 1.º grau a duas incógnitas.

Palavras-chave: Sistemas de equações. Resolução de problemas. Estratégias e dificuldades. Aprendizagem.

Downloads 2093  2093  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de Lisboa  Site http://www.ulisboa.pt/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!As concepções dos alunos ao final da escola básica podem explicar porque eles não querem aprender Popular Versão: PDF
Atualização:  27/12/2013
Descrição:
SANTOS, Neide Antonia Pessoa dos; DINIZ, Maria Ignez de S. V.

Pesquisa-ação Identificado que alunos do último ano da escola básica demonstravam desinteresse em relação às atividades propostas nas aulas de matemática, foi elaborada uma pesquisa-ação na forma de intervenção sistemática (Abreu e Masetto, 1990) com objetivo de entender a falta de envolvimento dos alunos (Marina 1997). A pesquisa revelou concepções dos alunos sobre o significado de aprender distintos da proposta de ensino e orientaram o planejamento de ações que permitiram mobilizar os alunos e suas concepções. A principal característica da ação desenvolvida foi o cuidado em explicitar aos alunos cada aprendizagem conquistada.

Palavras-chave: Matemática. Ensino Médio. Vontade de aprender.

Downloads 445  445  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma VIII ENEM  Site http://www.sbembrasil.org.br/files/viii/Index.htm
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!EXPERIENCIAS NO PROJETO PIBID MATEMÁTICA 2011 Popular Versão: pdf
Atualização:  13/4/2015
Descrição:
LICESKI, Letícia; LUZ, Luana Ciriaco da; KEHL, Scarlett Catharine Nathale Lis

Este trabalho tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Professor Altair da Silva Leme, localizado no município de Colombo, região metropolitana de Curitiba, pelos alunos do PIBID Matemática 2011 da Universidade Federal do Paraná, no decorrer do ano de 2011 e 2012. O presente artigo tem o intuito de relatar as experiências ocorridas no decorrer do desenvolvimento do projeto, como por exemplo, a observação e familiarização do ambiente escolar, as responsabilidades do professor, a interação entre o aluno o professor e a equipe pedagógica e preparação de atividades.

Palavras-chave: Ensino, experiência, observação.

Downloads 632  632  Tamanho do arquivo 745 bytes  Plataforma XI Encontro Nacional de Educação Matemática  Site http://www.pibid.ufpr.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 (21)