Categoria: Matemática Artigos |
O uso de materiais manipuláveis como ferramenta na resolução de problemas trigonométricos |
Versão: PDF Atualização: 27/12/2013 |
Descrição:
SANTOS, Darcson Capa dos; CURY, Helena Noronha
Neste artigo, é apresentado um relato parcial de uma investigação realizada com alunos de 2º ano de Ensino Médio, em aulas de reforço, sobre conteúdos de Trigonometria. No trabalho, objetivou-se analisar o uso de materiais manipuláveis como ferramenta para a exploração de conteúdos matemáticos, na resolução de problemas trigonométricos. Como instrumentos de pesquisa, foram empregados um questionário e observações das atividades desenvolvidas pelos estudantes. A análise das resoluções das questões propostas no instrumento mostrou que os estudantes têm muitas dificuldades em relação aos conteúdos de Trigonometria. Foram escolhidos, para apresentação neste artigo, os dados do questionário aplicado aos alunos e a análise dos resultados da aplicação de uma das atividades, denominada “medindo a altura de objetos pela sombra”, na qual foi utilizada uma maquete, representando a situação. O uso de maquetes, efetivamente, propiciou a compreensão dos enunciados e a resolução das questões apresentadas aos alunos.
Palavras-chave: Materiais manipuláveis. Maquetes. Trigonometria.
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539 0 bytes Vydia http://sites.unifra.br/Default.aspx?alias=sites.unifra.br/vidya |
Categoria: Matemática Artigos |
Conhecimentos de estudantes do ensino médio sobre razões trigonométricas no triângulo retângulo |
Versão: PDF Atualização: 27/12/2013 |
Descrição:
SILVA, Dilvana Maria Melo da; THOMAZ NETO, Mario Oliveira
Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com 37 alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola pública no Pará, tendo como objetivo verificar quais os conhecimentos destes quanto às definições, às relações e aos problemas envolvendo as razões trigonométricas no triângulo retângulo. Os dados foram coletados por meio de um teste escrito. Os resultados, dentre outros, apontam que os alunos não conseguem identificar corretamente, os elementos (lados e ângulos) do triângulo retângulo e, por conseqüência, as definições das razões trigonométricas. Quanto às relações trigonométricas, os alunos não estabeleceram corretamente as relações entre os elementos, pois escreveram as razões trocando termos ou utilizando termos desconhecidos.
Palavras-chave: Ensino de Trigonometria. RazõesTrigonométricas. Resolução de Problemas.
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567 0 bytes SIPEMAT http://www.lematec.net/CDS/SIPEMAT06/ |
Categoria: Matemática Artigos |
Resolução de problemas envolvendo Sistemas de Equações de 1.ºgrau a duas incógnitas |
Versão: PDF Atualização: 27/12/2013 |
Descrição:
SANTOS, Vanessa Isabel Oliveira
O presente estudo tem como objetivo identificar e compreenderas estratégias adotadas pelos alunos, bem como as dificuldades que manifestam na resolução de problemas envolvendo sistemas de equações de 1.º grau a duas incógnitas.De forma a desenvolver este estudo procurou-se responder a duas questões:(1) Que dificuldades os alunos evidenciam na interpretação dos enunciados dos problemas, nomeadamente no que se refere a aspetos de tradução da linguagem corrente para a linguagem matemática e reciprocamente? e(2) Que estratégias são utilizadas pelos alunos na resolução de problemas envolvendo sistemas de equações e que dificuldades manifestam? A investigação foi levada a cabo na turma A do 8.º ano de escolaridade da Escola Básica 2,3 Maria Alberta Menéres. Para tentar responder às questões acima referidas, procedi à recolha de dados através dos seguintes métodos: recolha de produções escritas dos alunos, gravação áudio das interações orais em dois grupos escolhidos criteriosamente e observação de aulas feita por mim própria e por interposta pessoa.Ao longo das aulas foram realizadas atividades vistas como favoráveis à identificação de possíveis dificuldades na tradução da linguagem corrente para a linguagem matemática e reciprocamente. Estas atividades concentraram-se sobretudo na resolução de problemas envolvendo sistemas de equações de 1.ºgrau aduas incógnitas.A análise das produções dos alunos e discussões respetivas, no que diz respeito à resolução de problemas, indica que os alunos revelam uma grande dificuldade na compreensão dos mesmos. Também é evidente a dificuldade que manifestam na expressão da linguagem corrente, quer escrita quer oral. Relativamente às estratégias de resolução de problemas, este estudo permitiu constatar que os alunos, inicialmente, optam pelo método de tentativa e erro mas, em geral, rapidamente o abandonam, optando por recorrer a equações de 1.º grau a uma incógnita ou sistemas de equações de 1.º grau a duas incógnitas.
Palavras-chave: Sistemas de equações. Resolução de problemas. Estratégias e dificuldades. Aprendizagem.
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2093 0 bytes Universidade de Lisboa http://www.ulisboa.pt/ |
Categoria: Matemática Artigos |
EXPERIENCIAS NO PROJETO PIBID MATEMÁTICA 2011 |
Versão: pdf Atualização: 13/4/2015 |
Descrição:
LICESKI, Letícia; LUZ, Luana Ciriaco da; KEHL, Scarlett Catharine Nathale Lis
Este trabalho tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Professor Altair da Silva Leme, localizado no município de Colombo, região metropolitana de Curitiba, pelos alunos do PIBID Matemática 2011 da Universidade Federal do Paraná, no decorrer do ano de 2011 e 2012. O presente artigo tem o intuito de relatar as experiências ocorridas no decorrer do desenvolvimento do projeto, como por exemplo, a observação e familiarização do ambiente escolar, as responsabilidades do professor, a interação entre o aluno o professor e a equipe pedagógica e preparação de atividades.
Palavras-chave: Ensino, experiência, observação.
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632 745 bytes XI Encontro Nacional de Educação Matemática http://www.pibid.ufpr.br/ |
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