Educadores

Ínicio : Matemática : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do pior para o melhor avaliado)

Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Ensino e aprendizagem de Matemática na Engenharia e o uso de tecnologia Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
CABRAL, Tânia Cristina Baptista.

Neste trabalho trazemos para o debate concepções e questões sobre a função e o uso de computadores no ensino e na aprendizagem das matemáticas em um curso de engenharia, em modo presencial. Apresentamos: (1) concepções sobre a relação entre tecnologia, educação matemática e educação em engenharia; (2) concepções para o ensino e a aprendizagem em um curso de engenharia específico e (3) uma proposta de ambiente.

Palavras-chave: Educação Matemática e Engenharia. Ambiente interativo e multidisciplinar. Ensino e aprendizagem de Cálculo.

Downloads 872  872  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFRGS  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Fincando estacas: uma tentativa de demarcar a Educação Matemática como campo profissional Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
KILPATRICK, Jeremy.

O campo da Educação Matemática tem aspectos profissionais e acadêmicos. Do lado acadêmico, a questão do que é considerado pesquisa está ainda sendo debatida. Um exame de dois conjuntos de critérios propostos para avaliar a qualidade da pesquisa em Educação Matemática revela que, apropriadamente interpretados, os critérios emprestados das ciências naturais e sociais são relevantes para um campo que está tentando ser científico. Do lado profissional, a Educação Matemática deve inevitavelmente preocupar-­se com a aplicação do conhecimento especializado para auxiliar os estudantes e os professores que são seus clientes. A formação de professores continua sendo a função maior da Educação Matemática, paralelamente à busca do conhecimento sólido para ser aplicado. Os educadores matemáticos universitários precisam trabalhar junto com matemáticos e com professores em sala de aula no desenvolvimento da teoria e da prática. A Educação Matemática tem se desenvolvido bem em países nos quais as estruturas institucionais a apóiam como um campo acadêmico identificável.

Palavras­-chave: Pesquisa em Educação Matemática. Avaliação de pesquisas. História da Pesquisa.Tendências em Educação Matemática.

Downloads 1888  1888  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A interferência do professor universitário frente à formação de futuros docentes de Matemática Popular Versão: 
Atualização:  16/5/2013
Descrição:
MORAES, Cesar Augusto do Prado

A formação inicial de docentes em Matemática tem sido tema de várias discussões. Isso acontece por ser uma formação centrada nas Universidades, com uma predominância teórica e normalmente focalizado a partir das práticas pedagógicas do professor universitário. Há propostas de inovações que levam a formação destes futuros docentes, mais próximos de seu lugar de trabalho – a escola – como um lugar fundamental para um espaço de reflexão e formação, mantendo uma relação entre teoria e prática através da realidade escolar.

Palavras-­chave: Formação Inicial. Relação Teoria e Prática. Inovações. Formação e Aprendizagem. Aprendizagem Significativa.

Downloads 1540  1540  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Metodista de São Paulo  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Da Educação Problematizadora para a Educação Matemática Crítica Popular Versão: pdf
Atualização:  29/4/2012
Descrição:
CORRÊA, Cirlei Marieta de Sena
MORETTI, Méricles Thadeu

Nossos estudos têm permitido defender a tese de que discussões sobre educação matemática crítica (EMC) são alicerçadas por elementos teóricos presentes na concepção problematizadora da educação, de Paulo Freire. Assim sendo, este artigo tem o objetivo de tecer considerações sobre esta. Organiza-se de forma a estabelecer o diálogo entre o pensamento do autor nos contextos da alfabetização, da pedagogia do oprimido e do ensino de ciências. Finalmente, realiza discussões sobre como ensinar matemática de forma que este ensino permita o desenvolvimento de uma visão crítica à luz de autores como Skovsmose e D’Ambrósio.

Palavras-chave: Educação problematizadora. Ensino de ciências. Educação matemática crítica.

Downloads 1024  1024  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFSC  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora! Modelagem Matemática: O Que é? Por Quê? Como? Popular Versão: pdf
Atualização:  16/5/2013
Descrição:
Publicado em: Veritati, n. 4, p. 73-80, 2004.

BARBOSA, Jonei Cerqueira

Nesse artigo, apresento algumas ideias teóricas sobre Modelagem na perspectiva da Educação Matemática. Usando exemplos de sala de aula e colocando ênfase sobre aspectos socioculturais, Modelagem é relacionada a problemas com referência na realidade. A integração de Modelagem no currículo escolar também é discutida.

Palavras-chave: Educação Matemática. Modelagem Matemática. Sala de aula.

Downloads 5422  5422  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Veritati  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!O Teorema de Pitágoras segundo a dialética ferramenta-objeto Popular Versão: pdf
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V3.7, p.78-83, UFSC: 2008.

JAHN, Ana Paula e BONGIOVANNI, Vincenzo

Neste artigo, descrevem-se sinteticamente as fases de organização para a construção de conceitos matemáticos segundo a dialética ferramenta-objeto introduzida por R. Douady. Esse tipo de organização enfatiza a importância de se alternar, no ensino, os aspectos ferramenta e objeto de uma dada noção matemática, fornecendo ainda princípios metodológicos interessantes para o professor. Um exemplo de tal organização é apresentado no campo da Geometria, e mais precisamente, relativo ao Teorema de Pitágoras.

Palavras-chave: Didática da Matemática. Dialética ferramenta-objeto. Teorema de Pitágoras.

Downloads 645  645  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revemat  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 (21)