Categoria: Matemática Artigos |
Modelagem matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma investigação imperativa |
Versão: PDF Atualização: 6/6/2013 |
Descrição:
SILVA, Vantielen da Silva e KLÜBER, Tiago Emanuel
As pesquisas sobre Modelagem Matemática na Educação Matemática têm se ampliado no cenário educacional e apresentado contribuições relevantes para o ensino da matemática nas diferentes etapas da Educação. A partir disso, com o intuito de nos aproximarmos dessas pesquisas, pelo menos em parte, desenvolvemos esse artigo buscando responder ao questionamento: em que níveis de ensino estão focadas as pesquisas brasileiras sobre Modelagem Matemática na Educação Matemática e o que isso revela? Para responder a esse questionamento direcionamos nossa pesquisa aos resumos dos trabalhos stricto sensu disponíveis no Banco de Teses da Capes, Brasil. Nesse momento inicial, pudemos compreender que a Modelagem Matemática no âmbito da Educação Matemática apresenta-se como uma tendência que contribui com o desenvolvimento da aprendizagem significativa e com a melhoria da qualidade de Ensino em Matemática. Porém, a maior parte das investigações aponta a sua presença e contribuições para os Anos Finais e Ensino Médio, sendo incipientes as produções ou reflexões sobre a possibilidade de seu uso nos Anos Iniciais, ou seja, entre o 1º e 5º Ano do Ensino Fundamental.
Palavras-chave: Matemática. Anos Iniciais. Educação Matemática. Modelagem.
|
487 0 bytes Reveduc http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
Trigonometria Dinâmica: unidade de aprendizagem online para estudo de Trigonometria |
Versão: PDF Atualização: 26/12/2013 |
Descrição:
MOREIRA, Larissa de Sousa; BATISTA, Silvia Cristina Freitas; BARCELOS, Gilmara Teixeira; PASSERINO, Liliana Maria
As tecnologias digitais abrem importantes possibilidades para a aprendizagem de Matemática, a partir de simulações, visualizações, modelagens, experimentações, entre outras ações. Nesse sentido, foi desenvolvida a unidade de aprendizagem online “Trigonometria Dinâmica”, direcionada ao estudo de Trigonometria, no Ensino Médio. Esta unidade foi totalmente elaborada por professores de Matemática e contém, entre outros recursos, 19 applets e uma apostila de atividades investigativas relacionadas aos mesmos. A unidade foi submetida a um processo de validação composto de duas partes: uma validação preliminar, realizada com professores e licenciandos em Matemática, e uma validação com alunos do Ensino Médio.O presente artigo descreve o referido processo de validação e analisa os resultados obtidos no mesmo, fundamentando-se na teoria sócio-histórica. A partir da análise da validação preliminar foi possível aprimorar a unidade de aprendizagem proposta. Destaca-se, ainda, que os participantes da referida validação demonstraram muito interesse pelas potencialidades dos applets, tendo em vista o uso pedagógico dos mesmos para o estudo de tópicos de Trigonometria.Os alunos do Ensino Médio, participantes da validação, mostraram-se atentos e motivados, tentando explorar, ao máximo, os recursos dos applets e, assim, compreender os conceitos abordados. Os applets permitiram visualizações e simulações que apoiaram a construção de conhecimentos.
Palavras-Chave: Trigonometria. Applets. Aprendizagem Matemática. Unidade de Aprendizagem.
|
445 0 bytes Revista Brasileira de Informática na Educação http://www.br-ie.org/index.php/rbie |
|