Educadores

Ínicio : Matemática : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!EXPERIENCIAS NO PROJETO PIBID MATEMÁTICA 2011 Popular Versão: pdf
Atualização:  13/4/2015
Descrição:
LICESKI, Letícia; LUZ, Luana Ciriaco da; KEHL, Scarlett Catharine Nathale Lis

Este trabalho tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Professor Altair da Silva Leme, localizado no município de Colombo, região metropolitana de Curitiba, pelos alunos do PIBID Matemática 2011 da Universidade Federal do Paraná, no decorrer do ano de 2011 e 2012. O presente artigo tem o intuito de relatar as experiências ocorridas no decorrer do desenvolvimento do projeto, como por exemplo, a observação e familiarização do ambiente escolar, as responsabilidades do professor, a interação entre o aluno o professor e a equipe pedagógica e preparação de atividades.

Palavras-chave: Ensino, experiência, observação.

Downloads 626  626  Tamanho do arquivo 745 bytes  Plataforma XI Encontro Nacional de Educação Matemática  Site http://www.pibid.ufpr.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Potenciar a utilização de recursos no ensino e aprendizagem da Matemática a partir da reflexão sobre Popular Versão: pdf
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V4.1, p.39-52, UFSC: 2009.

VIEIRA. Celina Tenreiro

Assumindo que na formação de professores de Matemática, os recursos em contexto das práticas, devem ser um foco de atenção, no presente artigo foca-se o trabalho desenvolvido com professores envolvidos no Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico Português. Neste contexto, a ênfase na dimensão dos recursos orientou-se, sobretudo, para a problematização e reflexão sobre recursos usados pelos professores na aula de Matemática. Decorrente desse processo de reflexão partilhada, perspectivaram-se outros modos de exploração de tais recursos, no contexto do ensino e aprendizagem da Matemática, para promover a sua eficácia didáctica.

Palavras-chave: Formação de professores. Recursos no ensino e aprendizagem da matemática. Ensino Básico.

Downloads 627  627  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revemat  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Depoimentos de estudantes sobre a Matemática e a Modelagem Matemática: aspectos epistemológicos evid Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V3.2, p.16-29, UFSC: 2008

KLÜBER, Tiago Emanuel e BURAK, Dionísio

Este artigo apresenta interpretações de depoimentos escritos por alunos participantes de um projeto de pesquisa desenvolvido com Modelagem Matemática, conforme a perspectiva proposta por Burak (1998). A partir desses depoimentos, tanto os do início como os do final do trabalho, busca-se dialogar com outros pesquisadores da Educação, da Educação Matemática e de outras áreas, no intuito de responder à questão principal: Qual o significado da Matemática e de seu ensino para os alunos? Os resultados evidenciam uma forte tendência à supervalorização da Matemática na perspectiva platônica, implicando na desvalorização do ser aprendiz. Evidenciam, ainda, a possibilidade de um trabalho diferenciado a partir da Modelagem Matemática.

Palavras-chave: Epistemologia. Ensino e Aprendizagem. Educação Matemática. Modelagem Matemática.

Downloads 629  629  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revemat  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Transformação de coordenadas aplicada à construção da maquete tridimensional de uma constelação Popular Versão: 
Atualização:  18/5/2012
Descrição:
SILVA, Guilherme Marques dos Santos; RIBAS, Felipe Braga; FREITAS, Mário Sérgio Teixeira de

Neste trabalho descrevemos uma atividade teórico-experimental, destinada a alunos de graduação em ciências exatas ou do ensino médio, cujo objetivo principal consiste em aplicar conceitos físicos e matemáticos para resolver problemas decorrentes da construção de uma maquete tridimensional da constela ̧ao do Cruzeiro do Sul. O aparato é feito com material de custo moderado como LED's brancos adaptados a potenciômetros para o ajuste de brilho. O conteúdo teórico é composto de conceitos básicos sobre astronomia de posição, transformação de coordenadas e geometria e trigonometria elementares. Neste artigo, discutem-se aspectos da execução da atividade, tendo sido incluída uma listagem dos materiais utilizados. Também são mostradas algumas imagens fotográficas do resultado obtido.

Palavras-chave: Astronomia de posição. Maquete. Constelação. Transformação de coordenadas.

Downloads 631  631  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Sociedade Brasileira de Física.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Conhecimento profissional docente de professoras das séries iniciais da educação básica acerca da eq Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V4.1, p.114-127, UFSC: 2009.

CAMPOS, Tânia Maria Mendonça e SILVA, Angélica da Fontoura Garcia

No presente artigo, apresentaremos resultados de uma pesquisa realizada com 17 professoras das primeiras séries da Educação Básica de uma escola pública, de um município da Grande São Paulo, em processo de formação continuada. Procuramos analisar a relação da compreensão do invariante equivalência em situações de parte-todo e quociente, com o conhecimento profissional docente. Focalizamos momentos das discussões do grupo acerca da construção desses conceitos, a partir da análise de situações apresentadas a elas e a seus próprios alunos, assim como seus depoimentos. Neste artigo indicaremos inicialmente a relevância do tema, uma breve descrição das teorias que fundamentarem essa pesquisa e alguns dos procedimentos utilizados para a coleta de dados. Tal pesquisa nos permitiu inferir que o conhecimento do conteúdo está diretamente ligado tanto à prática pedagógica do professor como ao conhecimento profissional docente.

Palavras-chave: Educação Matemática. Conhecimento profissional docente. Ensino de frações. Equivalência.

Downloads 631  631  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revemat  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!História e Ensino de Matemática: construção e uso de instrumentos de medida do século XVI Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
Revista História da Ciência e Ensino, Volume 2, 2010. p. 75-87

SAITO, Fumikazu e DIAS, Marisa da Silva

Entre as diversas iniciativas que procuram aproximar a História da Matemática do ensino da Matemática, o uso de fontes primárias tem sido muito promissor. Seguindo de perto esta tendência, propomos três atividades baseadas em excertos retirados de uma obra publicada no século XVI.

Palavras-chave: História da Matemática medidas. Instrumento de medida.

Downloads 634  634  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista História da Ciência e Ensin  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!O Teorema de Pitágoras segundo a dialética ferramenta-objeto Popular Versão: pdf
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V3.7, p.78-83, UFSC: 2008.

JAHN, Ana Paula e BONGIOVANNI, Vincenzo

Neste artigo, descrevem-se sinteticamente as fases de organização para a construção de conceitos matemáticos segundo a dialética ferramenta-objeto introduzida por R. Douady. Esse tipo de organização enfatiza a importância de se alternar, no ensino, os aspectos ferramenta e objeto de uma dada noção matemática, fornecendo ainda princípios metodológicos interessantes para o professor. Um exemplo de tal organização é apresentado no campo da Geometria, e mais precisamente, relativo ao Teorema de Pitágoras.

Palavras-chave: Didática da Matemática. Dialética ferramenta-objeto. Teorema de Pitágoras.

Downloads 637  637  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revemat  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Engenharia Didática: características e seus usos em trabalhos apresentados no GT-19 / ANPEd Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V3.6, p.62-77, UFSC: 2008.

ALMOULOUD, Saddo Ag e COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva

O artigo tece algumas reflexões sobre pesquisas fundamentadas nos princípios da Engenharia Didática. Num primeiro momento, discutem-se os fundamentos e as características desta metodologia de pesquisa, e, à luz desses fundamentos, é proposta uma reflexão sobre os trabalhos apresentados no GT-19 (Educação Matemática) da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) de 1999 a 2005 que se utilizam da Engenharia Didática ou de seus pressupostos.

Palavras-Chave: Engenharia Didática. Educação Matemática. Metodologia de Pesquisa.

Downloads 642  642  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Gibi Digital: uma atividade de matemática desenvolvida cooperativamente no espaço do Facebook Popular Versão: PDF
Atualização:  20/6/2013
Descrição:
BONA, Aline Silva De Bona; BASSO, Marcus Vinicius de Azevedo; FAGUNDES, Léa da Cruz

O artigo é o relato de uma atividade de matemática proposta no espaço de aprendizagem digital escolhido pelos estudantes, do IFRS - Campus Osório, como o Facebook, em 2012. A atividade tem a finalidade de mobilizar os estudantes a demonstrar o que aprenderam sobre os conceitos de geometria espacial. A metodologia de trabalho docente com os estudantes é dialogada de Freire, e o método de análise dos gibis é à luz da Teoria de Piaget, onde esta atividade é parte de uma pesquisa-ação de doutoramento. O objetivo do artigo é apontar atividades interessantes aos estudantes, sendo estas extraclasse e alicerçadas na tecnologias digitais, online e/ou não, onde ocorrem a aprendizagem cooperativa dos conceitos de matemática tão usualmente citados em avaliações externas. Dentre os resultados desta atividade cita-se a escrita dos conceitos de geometria espacial de acordo com suas palavras e o destaque dados pelosestudantes aos gibis como recursos para estudar.

Palavras-chaves: Tecnologias Digitais. Atividade de Matemática. Espaço de Aprendizagem Digital. Aprendizagem Cooperativa.

Downloads 657  657  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma CINTED-UFRGS   Site http://www.cinted.ufrgs.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Fractais no ensino de geometria da Educação Básica: primeiras experiências  Popular Versão: PDF
Atualização:  20/6/2013
Descrição:
GOMES, Antônio do Nascimento; SALVADOR, José Antonio

O objetivo geral deste trabalho é tornar o aprendizado da Matemática no Ensino Fundamental mais concreto em que estudantes e professores devem se sentir mobilizados e desafiados a apreender os conteúdos especialmente os de Geometria, interligá-los com a álgebra, revisar ou recuperar conteúdos de séries anteriores que não ficaram claros. Para tal propomos uma abordagem dos conteúdos valorizando estratégias diferenciadas de ensino e trazemos a beleza da Geometria Fractal como motivação.

Palavras-chave: Ensino de Matemática. Geometria Fractal. Computador.

Downloads 661  661  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma CNMAC  Site http://www.sbmac.org.br/eventos/cnmac/xxxii_cnmac/pdf/479.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 (3) 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 »