Categoria: Matemática Artigos |
Matemática e arte – implicações pedagógicas |
Versão: PDF Atualização: 8/8/2013 |
Descrição:
GUSMÃO, Lucimar Donizete
Este relato é resultado de um trabalho realizado com professores de Matemática da Rede Pública Estadual de Ensino, do Estado do Paraná. Visando a formação continuada dos professores, alguns minicursos foram elaborados, entre eles Matemática e Arte – Implicações Pedagógicas. O objetivo do mesmo foi desenvolver um trabalho interdisciplinar entre Matemática e Arte a fim de ampliar as possibilidades de abordagens dos conteúdos e promovendo um ensino e uma aprendizagem mais efetivos em Matemática. O minicurso em questão promoveu discussões sobre padrões de beleza e tratou de conceitos de Razão Áurea, Proporção, Proporção Áurea, Número de Ouro, Polinômios, Equações, Geometria Plana, Sequências, entre outros. Por meio de atividades práticas, esses conceitos foram construídos gradativamente, sendo possível a abordagem tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio. O minicurso apresentou reflexões, indagações, promoveu discussão e resgatou novas e diferentes estratégias para o ensino da Matemática na Educação Básica no Estado do Paraná.
Palavras-chave: Formação Continuada. Matemática. Arte. Interdisciplinaridade.
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2033 0 bytes X ENEM http://www.lematec.net/CDS/ENEM10/ |
Categoria: Matemática Artigos |
O ensino de geometria na educação de jovens e adultos: concepções e práticas docentes |
Versão: PDF Atualização: 21/6/2013 |
Descrição:
ZANATO, Fernando da Silva; RIBEIRO, Emerson da Silva; DAMACENA, Waldimaria F. C.
Inscrita em um movimento amplo de renovação pedagógica, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) atribui seus esforços na busca de uma educação inclusiva que visa trabalhar a realidade do educando, concebendo-o como sujeito ativo no processo de construção do conhecimento. Nessa perspectiva, o ensino da Matemática volta-se às especificidades dessa modalidade e deve, portanto, ser praticado de forma a transformar situações do cotidiano em suporte à aprendizagem significativa de conteúdos mais abstratos. Com isso, vem à tona a importância do pensamento geométrico como um recurso para a resolução de inúmeros problemas do cotidiano e ainda como suporte para compreender outras áreas da ciência. Nesse sentido, este trabalho se apresenta como uma proposta de pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso, cujo foco é investigar e analisar as concepções e práticas pedagógicas de professores de Matemática que atuam na EJA, especificamente no Segundo Segmento do Ensino Fundamental, em relação ao ensino de geometria nessa modalidade. Tomando por base autores como Fonseca(2005), Paiva (1987), Ribeiro (2007), Miguel e Miorim (1986), Farrel (1994), Usiskin (1994) e as diretrizes curriculares nacionais e propostas curriculares para a EJA, serão feitas entrevistas com os professores e observação das práticas docentes a fim de se estabelecer as possíveis interfaces entre as concepções e práticas pedagógicas.
Palavras-chave: EJA. Ensino de Geometria. Concepções de Professores.
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4245 0 bytes UFMT http://sistemas.ufmt.br/ufmt.evento/FrmListaAvaliacaoTrabalhos.aspx?eventoUID=9&sit1=1&sit2=3&temaUI |
Categoria: Matemática Artigos |
Khan Academy: Uma Abordagem da Escola Construtivista ou o Uso de Novas Ferramentas na Abordagem da E |
Versão: PDF Atualização: 20/6/2013 |
Descrição:
TAVARES, Wellington; PAULA, Helton Cristian de; LIMA, Mirian Assumpção e; BARBOSA, Francisco Vidal
Este trabalho utiliza como arcabouço conceitual as abordagens da escola tradicional e construtivista para analisar um fenômeno próprio dos nossos tempos: o uso da internet e de novas tecnologias no processo de educação. Para desenvolver a pesquisa foi delimitado o conceito da abordagem tradicional e construtivista, e foi analisado o caso da Khan Academy. Este projeto, segundo seu fundador, Salman Khan, visa oferecer ensino de classe mundial, gratuito, a qualquer pessoa, em qualquer lugar. Para tanto, ele disponibiliza gratuitamente pela internet vídeos gravados que servem como ferramenta de ensino e aprendizagem. Analisando esta iniciativa através da abordagem tradicional e construtivista, percebe-se que ao contrário da impressão inicial, muitas características da abordagem tradicional estão presentes.
Palavras-Chave: Abordagem construtivista. Abordagem tradicional. Khan Academy.
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619 0 bytes Renote http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/30852 |
Categoria: Matemática Artigos |
Um estudo sobre contribuições de noções de topologia geométrica para um grupo de mestrandos |
Versão: PDF Atualização: 20/6/2013 |
Descrição:
SILVA, Erilúcia Souza da; LEIVAS, José Carlos Pinto
Este artigo tem como finalidade apresentar uma pesquisa, em andamento, no Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática do Centro Universitário Franciscano – UNIFRA. O objetivo da pesquisa é investigar contribuições de abordagens intuitivas de noções de Topologia Geométrica, um dos ramos mais recentes da Geometria, por meio de uma oficina pedagógica realizada com um grupo de mestrandos do mestrado citado anteriormente. A Topologia muitas vezes é conhecida como Geometria Elástica ou Geometria das Deformações, por estudar propriedades geométricas conservadas mesmo quando figuras geométricas são submetidas a transformações tão bruscas que todas suas propriedades métricas são perdidas, sendo mantidas apenas as propriedades topológicas. A pesquisa tem metodologia de cunho qualitativo e faremos uso dos seguintes instrumentos de pesquisa questionários, análises de documentos, vídeos e observação participante na oficina pedagógica, a qual foi oferecida no primeiro semestre letivo do ano de 2012, envolvendo 12 alunos, todos professores em exercício nas redes de ensino. A pesquisa se encontra na fase de análise dos documentos e ainda não há conclusões.
Palavra-chave: Topologia. Geometria. Ensino. Intuição.
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3867 0 bytes XVI EBRAPEM http://matematica.ulbra.br/ocs/index.php/ebrapem2012/xviebrapem/ |
Categoria: Matemática Artigos |
Tecnologias digitais no ensino de geometria analítica |
Versão: PDF Atualização: 20/6/2013 |
Descrição:
SANTOS, Ricardo de Souza
A Geometria é parte importante dos currículos de Matemática da Educação Básica, pois pode desenvolver no estudante capacidades como compreensão, espírito de investigação, representação e resolução de problemas – habilidades contempladas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Esta matéria se desdobra em vários ramos, mas, para efeito deste estudo, trataremos da Geometria Analítica, que tem como função tratar algebricamente as propriedades e os elementos geométricos. Neste âmbito, o estudante pode perceber outros modelos que explicam o espaço de forma mais elaborada com linguagens e raciocínios diferentes dos utilizados na geometria euclidiana. Este Mini-Curso propõe uma integração do ensino de geometria analítica com a utilização de tecnologias digitais, apresentando um guia de estudos (em html – páginas para internet) com atividades para se trabalhar no software Grafequation.
Palavras-chave: Geometria analítica. Grafequation.
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1425 0 bytes X EGEM http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/cd_egem/ |
Categoria: Matemática Artigos |
Construção de atividades para o ensino de geometria hiperbólica |
Versão: PDF Atualização: 20/6/2013 |
Descrição:
OLIVEIRA, Vital Araújo Barbosa de; SANTOS, Washington Pena dos; RAMOS, Syana Monteiro de Alencar
Este trabalho é voltado para aplicação de dobraduras de papel no ensino da geometria, onde o mesmo está sendo desenvolvido na E. E. E. F. M. Napoleão Ábdon da Nóbrega, para os alunos de duas turmas do ensino Fundamental (9º ano/8ª Série), uma na modalidade normal e outra na modalidade da Educação de Jovens e Adultos – EJA. O desafio proposto é promover o desenvolvimento das noções da geometria plana sem o uso da régua e do compasso, utilizando o recurso Origami, fundamentado na teoria do pensamento geométrico de Van Hiele, bem como a construção de polígonos e na demonstração de fórmulas e relações matemáticas. O objetivo maior desse projeto é trabalhar o potencial da geometria, através do estágio cognitivo em que o aluno se encontra.Assim, esperamos que esta Pesquisa contribuía no que diz respeito ao ensino aprendizagem dos conceitos geométricos.
Palavras-chave: Material concreto. Dobradura de papel. Geometria.
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3678 0 bytes 2º SIPEMAT http://www.ded.ufrpe.br/sipemat/ |
Categoria: Matemática Artigos |
O origami como ação facilitadora para o ensino e a aprendizagem da geometria na Educação Básica |
Versão: PDF Atualização: 20/6/2013 |
Descrição:
OLIVEIRA, Vital Araújo Barbosa de; SANTOS, Washington Pena dos; RAMOS, Syana Monteiro de Alencar
Este trabalho é voltado para aplicação de dobraduras de papel no ensino da geometria, onde o mesmo está sendo desenvolvido na E. E. E. F. M. Napoleão Ábdon da Nóbrega, para os alunos de duas turmas do ensino Fundamental (9º ano/8ª Série), uma na modalidade normal e outra na modalidade da Educação de Jovens e Adultos – EJA. O desafio proposto é promover o desenvolvimento das noções da geometria plana sem o uso da régua e do compasso, utilizando o recurso Origami, fundamentado na teoria do pensamento geométrico de Van Hiele, bem como a construção de polígonos e na demonstração de fórmulas e relações matemáticas. O objetivo maior desse projeto é trabalhar o potencial da geometria, através do estágio cognitivo em que o aluno se encontra.Assim, esperamos que esta Pesquisa contribuía no que diz respeito ao ensino aprendizagem dos conceitos geométricos.
Palavras-chave: Material concreto. Dobradura de papel. Geometria.
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9710 0 bytes 2º SIPEMAT http://www.ded.ufrpe.br/sipemat/ |
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