Educadores

Ínicio : Matemática : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Data (novos listados primeiro)

Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Um objeto de aprendizagem, uma atividade de investigação, diferentes grupos, diferentes significados Popular Versão: PDF
Atualização:  8/8/2013
Descrição:
FOLLADOR, Dolores

No presente texto discutem-se dados coletados na realização de uma atividade de investigação matemática introduzida a partir de uma animação em que o gráfico de uma função é construído tendo por base um fenômeno físico simples. Essa atividade fez parte da implementação de um projeto inserido no Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná (PDE), edição 2008, e foi vivenciada por três grupos com características diferenciadas: professores de Matemática da Educação Básica, alunas do Magistério e alunos surdos do Ensino Médio. O foco central deste texto é discutir os significados atribuídos pelos três grupos ao enunciado da atividade tendo como suporte teórico o modelo dos campos semânticos de Lins (1999). Os resultados da pesquisa apontam para a importância do professor considerar nas respostas de seus alunos o significado que eles atribuem aos enunciados de atividades propostas para fazer intervenções quando necessárias.

Palavras-chave: Educação Matemática. Investigações matemáticas. Significado. Objeto de aprendizagem. Função.

Downloads 763  763  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma XI ENEM  Site http://enem2013.pucpr.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Matemática e arte – implicações pedagógicas Popular Versão: PDF
Atualização:  8/8/2013
Descrição:
GUSMÃO, Lucimar Donizete

Este relato é resultado de um trabalho realizado com professores de Matemática da Rede Pública Estadual de Ensino, do Estado do Paraná. Visando a formação continuada dos professores, alguns minicursos foram elaborados, entre eles Matemática e Arte – Implicações Pedagógicas. O objetivo do mesmo foi desenvolver um trabalho interdisciplinar entre Matemática e Arte a fim de ampliar as possibilidades de abordagens dos conteúdos e promovendo um ensino e uma aprendizagem mais efetivos em Matemática. O minicurso em questão promoveu discussões sobre padrões de beleza e tratou de conceitos de Razão Áurea, Proporção, Proporção Áurea, Número de Ouro, Polinômios, Equações, Geometria Plana, Sequências, entre outros. Por meio de atividades práticas, esses conceitos foram construídos gradativamente, sendo possível a abordagem tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio. O minicurso apresentou reflexões, indagações, promoveu discussão e resgatou novas e diferentes estratégias para o ensino da Matemática na Educação Básica no Estado do Paraná.

Palavras-chave: Formação Continuada. Matemática. Arte. Interdisciplinaridade.

Downloads 2033  2033  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma X ENEM  Site http://www.lematec.net/CDS/ENEM10/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A página disciplinar de matemática do portal dia a dia educação Popular Versão: PDF
Atualização:  8/8/2013
Descrição:
FOLLADOR, Dolores

Esta exposição tem por objetivo apresentar a página disciplinar de Matemática do Portal Dia a Dia Educação. Para isso, inicialmente, é caracterizado e conceituado o Portal Dia a Dia Educação e apresentado o modo como as páginas disciplinares estão nele inseridas. Essa caracterização do Portal é importante uma vez que os pressupostos teóricos que o embasam são os mesmos das páginas disciplinares. Em seguida, apresenta-se a página disciplinar de Matemática, seu layout e um breve resumo dos recursos nela disponíveis.

Palavras-chave: Portal educacional. Educação Matemática. Recursos digitais. Internet.

Downloads 576  576  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma XI ENEM  Site http://enem2013.pucpr.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!O ensino de geometria na educação de jovens e adultos: concepções e práticas docentes Popular Versão: PDF
Atualização:  21/6/2013
Descrição:
ZANATO, Fernando da Silva; RIBEIRO, Emerson da Silva; DAMACENA, Waldimaria F. C.

Inscrita em um movimento amplo de renovação pedagógica, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) atribui seus esforços na busca de uma educação inclusiva que visa trabalhar a realidade do educando, concebendo-o como sujeito ativo no processo de construção do conhecimento. Nessa perspectiva, o ensino da Matemática volta-se às especificidades dessa modalidade e deve, portanto, ser praticado de forma a transformar situações do cotidiano em suporte à aprendizagem significativa de conteúdos mais abstratos. Com isso, vem à tona a importância do pensamento geométrico como um recurso para a resolução de inúmeros problemas do cotidiano e ainda como suporte para compreender outras áreas da ciência. Nesse sentido, este trabalho se apresenta como uma proposta de pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso, cujo foco é investigar e analisar as concepções e práticas pedagógicas de professores de Matemática que atuam na EJA, especificamente no Segundo Segmento do Ensino Fundamental, em relação ao ensino de geometria nessa modalidade. Tomando por base autores como Fonseca(2005), Paiva (1987), Ribeiro (2007), Miguel e Miorim (1986), Farrel (1994), Usiskin (1994) e as diretrizes curriculares nacionais e propostas curriculares para a EJA, serão feitas entrevistas com os professores e observação das práticas docentes a fim de se estabelecer as possíveis interfaces entre as concepções e práticas pedagógicas.

Palavras-chave: EJA. Ensino de Geometria. Concepções de Professores.

Downloads 4245  4245  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFMT  Site http://sistemas.ufmt.br/ufmt.evento/FrmListaAvaliacaoTrabalhos.aspx?eventoUID=9&sit1=1&sit2=3&temaUI
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Khan Academy: Uma Abordagem da Escola Construtivista ou o Uso de Novas Ferramentas na Abordagem da E Popular Versão: PDF
Atualização:  20/6/2013
Descrição:
TAVARES, Wellington; PAULA, Helton Cristian de; LIMA, Mirian Assumpção e; BARBOSA, Francisco Vidal

Este trabalho utiliza como arcabouço conceitual as abordagens da escola tradicional e construtivista para analisar um fenômeno próprio dos nossos tempos: o uso da internet e de novas tecnologias no processo de educação. Para desenvolver a pesquisa foi delimitado o conceito da abordagem tradicional e construtivista, e foi analisado o caso da Khan Academy. Este projeto, segundo seu fundador, Salman Khan, visa oferecer ensino de classe mundial, gratuito, a qualquer pessoa, em qualquer lugar. Para tanto, ele disponibiliza gratuitamente pela internet vídeos gravados que servem como ferramenta de ensino e aprendizagem. Analisando esta iniciativa através da abordagem tradicional e construtivista, percebe-se que ao contrário da impressão inicial, muitas características da abordagem tradicional estão presentes.

Palavras-Chave: Abordagem construtivista. Abordagem tradicional. Khan Academy.

Downloads 619  619  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Renote  Site http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/30852
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Um estudo sobre contribuições de noções de topologia geométrica para um grupo de mestrandos Popular Versão: PDF
Atualização:  20/6/2013
Descrição:
SILVA, Erilúcia Souza da; LEIVAS, José Carlos Pinto

Este artigo tem como finalidade apresentar uma pesquisa, em andamento, no Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática do Centro Universitário Franciscano – UNIFRA. O objetivo da pesquisa é investigar contribuições de abordagens intuitivas de noções de Topologia Geométrica, um dos ramos mais recentes da Geometria, por meio de uma oficina pedagógica realizada com um grupo de mestrandos do mestrado citado anteriormente. A Topologia muitas vezes é conhecida como Geometria Elástica ou Geometria das Deformações, por estudar propriedades geométricas conservadas mesmo quando figuras geométricas são submetidas a transformações tão bruscas que todas suas propriedades métricas são perdidas, sendo mantidas apenas as propriedades topológicas. A pesquisa tem metodologia de cunho qualitativo e faremos uso dos seguintes instrumentos de pesquisa questionários, análises de documentos, vídeos e observação participante na oficina pedagógica, a qual foi oferecida no primeiro semestre letivo do ano de 2012, envolvendo 12 alunos, todos professores em exercício nas redes de ensino. A pesquisa se encontra na fase de análise dos documentos e ainda não há conclusões.

Palavra-chave: Topologia. Geometria. Ensino. Intuição.

Downloads 3867  3867  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  XVI EBRAPEM  Site http://matematica.ulbra.br/ocs/index.php/ebrapem2012/xviebrapem/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Eu vejo as retas se encontrando no infinito, e agora? Popular Versão: PDF
Atualização:  20/6/2013
Descrição:
SANTOS, Talita Secorun dos; FRANCO, Valdeni Soliani

Este trabalho é parte do material analisado em uma pesquisa para a dissertação de mestrado que objetivava compreender como professores da rede pública do Estado do Paraná reagiram à inclusão das Geometrias não-euclidianas no Currículo da Educação Básica do Estado do Paraná no final de 2006. O objetivo principal desse artigo é analisar as respostas dadas pelos professores participantes de uma oficina sobre Geometrias não-euclidianas a duas perguntas feitas a eles envolvendo a noção de Geometria Projetiva.

Palavras-chave: Geometrias não-euclidianas. Educação Matemática. Professores.

Downloads 4643  4643  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma X ENEM  Site http://www.lematec.net/CDS/ENEM10/index.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Tecnologias digitais no ensino de geometria analítica Popular Versão: PDF
Atualização:  20/6/2013
Descrição:
SANTOS, Ricardo de Souza

A Geometria é parte importante dos currículos de Matemática da Educação Básica, pois pode desenvolver no estudante capacidades como compreensão, espírito de investigação, representação e resolução de problemas – habilidades contempladas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Esta matéria se desdobra em vários ramos, mas, para efeito deste estudo, trataremos da Geometria Analítica, que tem como função tratar algebricamente as propriedades e os elementos geométricos. Neste âmbito, o estudante pode perceber outros modelos que explicam o espaço de forma mais elaborada com linguagens e raciocínios diferentes dos utilizados na geometria euclidiana. Este Mini-Curso propõe uma integração do ensino de geometria analítica com a utilização de tecnologias digitais, apresentando um guia de estudos (em html – páginas para internet) com atividades para se trabalhar no software Grafequation.

Palavras-chave: Geometria analítica. Grafequation.

Downloads 1425  1425  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma X EGEM  Site http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/cd_egem/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Construção de atividades para o ensino de geometria hiperbólica Popular Versão: PDF
Atualização:  20/6/2013
Descrição:
OLIVEIRA, Vital Araújo Barbosa de; SANTOS, Washington Pena dos; RAMOS, Syana Monteiro de Alencar

Este trabalho é voltado para aplicação de dobraduras de papel no ensino da geometria, onde o mesmo está sendo desenvolvido na E. E. E. F. M. Napoleão Ábdon da Nóbrega, para os alunos de duas turmas do ensino Fundamental (9º ano/8ª Série), uma na modalidade normal e outra na modalidade da Educação de Jovens e Adultos – EJA. O desafio proposto é promover o desenvolvimento das noções da geometria plana sem o uso da régua e do compasso, utilizando o recurso Origami, fundamentado na teoria do pensamento geométrico de Van Hiele, bem como a construção de polígonos e na demonstração de fórmulas e relações matemáticas. O objetivo maior desse projeto é trabalhar o potencial da geometria, através do estágio cognitivo em que o aluno se encontra.Assim, esperamos que esta Pesquisa contribuía no que diz respeito ao ensino aprendizagem dos conceitos geométricos.

Palavras-chave: Material concreto. Dobradura de papel. Geometria.

Downloads 3678  3678  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma 2º SIPEMAT  Site http://www.ded.ufrpe.br/sipemat/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!O origami como ação facilitadora para o ensino e a aprendizagem da geometria na Educação Básica Popular Versão: PDF
Atualização:  20/6/2013
Descrição:
OLIVEIRA, Vital Araújo Barbosa de; SANTOS, Washington Pena dos; RAMOS, Syana Monteiro de Alencar

Este trabalho é voltado para aplicação de dobraduras de papel no ensino da geometria, onde o mesmo está sendo desenvolvido na E. E. E. F. M. Napoleão Ábdon da Nóbrega, para os alunos de duas turmas do ensino Fundamental (9º ano/8ª Série), uma na modalidade normal e outra na modalidade da Educação de Jovens e Adultos – EJA. O desafio proposto é promover o desenvolvimento das noções da geometria plana sem o uso da régua e do compasso, utilizando o recurso Origami, fundamentado na teoria do pensamento geométrico de Van Hiele, bem como a construção de polígonos e na demonstração de fórmulas e relações matemáticas. O objetivo maior desse projeto é trabalhar o potencial da geometria, através do estágio cognitivo em que o aluno se encontra.Assim, esperamos que esta Pesquisa contribuía no que diz respeito ao ensino aprendizagem dos conceitos geométricos.

Palavras-chave: Material concreto. Dobradura de papel. Geometria.

Downloads 9710  9710  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma 2º SIPEMAT  Site http://www.ded.ufrpe.br/sipemat/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 (3) 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 »