Educadores

Ínicio : Matemática : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do pior para o melhor avaliado)

Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Possíveis articulações entre Etnomatemática e Educação Matemática Crítica Popular Versão: 
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
PASSOS, Caroline Mendes dos; ARAUJO, Jussara de Loiola.

O presente artigo apresenta um projeto que tem como objetivo articular duas teorias da área da Educação Matemática: Etnomatemática e Educação Matemática Crítica. Tal articulação será realizada tendo como foco dois aspectos: teórico e prático. O aspecto teórico será abordado através de um aprofundamento no estudo de ambas as teorias. A partir desse aprofundamento, será feita uma articulação entre tais teorias. Esse estudo consistirá em uma etapa densa do trabalho de pesquisa, uma vez que a quantidade de trabalhos que abordem essas teorias de forma articulada é pequena. Para verificar as possibilidades de articulação entre essas teorias em um aspecto prático, um ambiente de sala de aula será observado, na tentativa de detectar momentos em sala de aula em que essa articulação possa acontecer. Para apresentar os propósitos dessa pesquisa, após apresentar a questão de investigação e seus objetivos, é feita uma discussão teórica acerca da Etnomatemática e da Educação Matemática Crítica. A partir dessa discussão, apresenta-se uma justificativa que mostre como uma articulação entre ambas as teorias pode contribuir, tanto para a sala de aula de Matemática quanto para o campo da Educação Matemática. Em seguida, são explicitados os procedimentos metodológicos, bem como a justificativa de sua escolha. Dentre esses procedimentos, serão apresentados os seguintes: a escolha dos contextos, a escolha dos procedimentos e a escolha dos instrumentos. Nesse sentido, com tal investigação, espero que as possibilidades de utilização de tais teorias no ambiente escolar se tornem mais evidentes e auxiliem num ensino de Matemática mais efetivo, que possibilite aos alunos participar de forma ativa na sociedade em que vivem.

Downloads 1295  1295  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFMG  Site http://
Avaliação: 8.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Manipulando Materiais, (Re)Descobrindo a Matemática: possibilidades em sala de aula Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2012
Descrição:
JANUÁRIO, Gilberto; TINTI, Douglas da Silva

O Ensino Médio tem sido muito discutido em encontros educacionais, possivelmente por ser o período escolar que antecede o Ensino Superior. As instituições governamentais ligadas ao MEC vêm mostrando preocupação com esse nível de ensino e, por isso, elaboram constantemente material para auxiliar os professores. Com isso, há uma cobrança para que esses docentes mostrem resultado por meio de notas que seus alunos obtêm nas avaliações institucionais. Nossa proposta, neste trabalho, não é questionar o sistema avaliativo ou mesmo as políticas educacionais, mas discutir: De que forma podemos, enquanto educadores contribuir, em sala de aula, para motivar os alunos a se interessarem pelas aulas de Matemática? Que recursos utilizar? De que forma utilizá-los para que os educandos tenham uma aprendizagem significativa? Jesus e Fini (2005) buscam dar significado à Matemática por meio da manipulação de materiais, especificamente de jogos, pois “esses recursos poderão atuar como catalisadores do processo natural de aprendizagem, aumentando a motivação e estimulando o aluno, de modo a aumentar a quantidade e a qualidade de seus estudos”.

Palavras-chave: Aprendizagem significativa. Materiais manipuláveis. Jogo.

Downloads 5054  5054  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UnG- Universidade de Guarulhos  Site http://
Avaliação: 9.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!(Inter)ação em sala de aula: trabalhado a Matemática por meio de jogos Popular Versão: 
Atualização:  16/5/2013
Descrição:
JANUÁRIO, Gilberto; TINTI, Douglas da Silva

Estudos mostram a importância de buscar alternativas, a fim de tornar o ensino da Matemática mais significativo para o educando. Concordamos com Borin (2004) que os jogos contribuem para o “desenvolvimento de habilidades de raciocínio como organização, atenção e concentração [...]”. Por isso, propomos esta oficina buscando os seguintes objetivos: I. apresentar contribuições de alguns educadores que defendem o uso dos jogos; II. propiciar uma discussão e reflexão acerca destes recursos; e III. trabalhar algumas situações-problema por meio da manipulação do Jogo da Corrente e do Jogo Vinte e Um. Neste encontro, realizaremos a discussão de um texto, em plenária, para que os presentes exponham suas ideias e resolução de Ficha de Trabalho, composta por situações-problema, recorrendo a esses artefatos. A oficina será encerrada com uma nova plenária.

Palavras-chave: Jogos de Estratégia. Aprendizagem. Jogo da Corrente. Jogo Vinte e Um.

Downloads 26592  26592  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UnG- Universidade de Guarulhos  Site http://
Avaliação: 9.00 (4 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Mídias e Tecnologias no Ensino de Matemática Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
SIMOKA, Marcos Alexandre

A utilização de mídias e tecnologias dentro do ensino demanda mais espaço dentro das discussões atuais, em relação ao ensino e aprendizagem da Matemática. Devido a velocidade do avanço e da necessidade de uma nova visão por parte dos professores, em relação a utilização das mesmas, que ocupam cada vez mais espaço dentro do cotidiano de um educador. O foco deste artigo é retratar o uso destas tecnologias no âmbito educacional de Matemática, considerando a diversidade de métodos para compartilhar conhecimento, facilitando e aprimorando o trabalho do docente dentro de sala de aula.

Palavras-chave: Tecnologias. Ensino de Matemática e Recursos computacionais.

Downloads 5440  5440  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unipar - Universidade Paranaense  Site http://
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A resolução de problemas na educação Matemática: onde estamos e para onde iremos? Popular Versão: 
Atualização:  16/5/2013
Descrição:
ONUCHIC, Lourdes de la Rosa
IV Jornada nacional de Educação Matemática. Passo Fundo/RS: UPF, 2012

A área em que estamos trabalhando – a Educação Matemática – é relativamente nova, e leva a debates intensos professores de Matemática de todos os níveis de ensino, educadores Matemáticos trabalhando em um campo de estudos, Matemáticos colaborando em currículos, seus conceitos e conteúdos, suas técnicas operatórias e suas muitas e diferentes aplicações. Mas, qual seria a nossa concepção de Educação Matemática? O que consideramos importante nos processos de ensino e aprendizagem para trabalhar bem com nossos alunos? Muito se fala e muito se quer justificar sobre o nome Educação Matemática...

Palavras-chave: Educação Matemática, Resolução de Problemas.

Downloads 1578  1578  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UPF  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Controvérsias sobre educação Matemática no Brasil: Malba Tahan versus Jacomo Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2012
Descrição:
VALENTE, Wagner Rodrigues

Este texto tem por objetivo analisar historicamente debate entre dois professores brasileiros de matemática no início dos anos de 1930. Nessa época, foi criada a primeira lei nacional de ensino – Reforma Francisco Campos – com um currículo nacional que caracterizava, pela primeira vez no país, a disciplina denominada “Matemática”, resultado da integração dos ramos independentes aritmética, álgebra e geometria. Os protagonistas da discussão foram os professores Júlio César de Mello e Souza (1895–1974) e Jacomo Stávale (1881–1956). Com a análise da controvérsia, busca-se compreender como o cotidiano escolar brasileiro apropriou-se da primeira proposta de internacionalização do ensino de Matemática, surgida há mais de vinte anos antes da polêmica.

Palavras-chave: Matemática. Reforma do ensino. Ensino de Matemática. Currículo.

Downloads 1365  1365  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Pesqui., Nov 2003, n.120, p.151-167. ISSN 01  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Formação de professores e pesquisadores de Matemática na Faculdade Nacional de Filosofia Popular Versão: 
Atualização:  29/4/2012
Descrição:
SILVA, Circe Mary Silva da

O objetivo deste artigo é contribuir para o conhecimento da história da formação de professores e pesquisadores de Matemática na Faculdade Nacional de Filosofia - FNFi. Descreve-se o processo de negociação para a escolha de professores estrangeiros para atuar no curso de Matemática, bem como a proposta curricular; identificam-se os primeiros alunos e discute-se a formação pedagógica do futuro professor. Mostram-se as dificuldades enfrentadas durante a Segunda Guerra Mundial, pelos matemáticos estrangeiros, bem como analisa-se a contribuição de alguns desses matemáticos para o desenvolvimento da pesquisa no país. Identificam-se os primeiros brasileiros, José Abdelhay e Leopoldo Nachbin, que tiveram um papel relevante no ensino e pesquisa Matemática, nos anos iniciais do surgimento dos cursos de bacharelado e licenciatura em Matemática na FNFi. O período analisado vai da criação da FNFi (1939) e estende-se até meados de 1950, quando começam os embates pela disputa de espaço acadêmico na área de Matemática.

Palavras-chave: Formação de professores. Matemática. História da educação.

Downloads 1058  1058  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Pesqui., nov. 2002, n.117, p.103-126. ISSN 01  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Dominó das quatro cores Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
SILVA, Aparecida francisco da; KODAMA, Hélia Matiko Yamo.

O jogo Quatro Cores tem sido objeto de estudo de muitos profissionais que se dedicam à pesquisa da aplicação de jogos no ensino da Matemática e em [1] os autores apresentam uma série de atividades que podem ser desenvolvidas com esse jogo, em várias fases. Neste artigo, apresentamos algumas propostas que surgiram durante o trabalho com classes de primeira até sexta série do ensino fundamental na sala de jogos da COOPEC/CECAS, visando obter soluções para a proposta de construir o quadrado com todas as peças; 40 soluções deste problema, obtidas em várias ocasiões em que utilizamos o jogo; uma proposta para o trabalho com áreas de figuras planas, especialmente a questão da escolha da unidade e a exploração do conceito de fração, operações com frações e simetrias do quadrado.

Palavras-chave: Quatro cores. Área.

Downloads 1927  1927  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unesp  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Poliminós Popular Versão: 
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
SILVA, Aparecida Francisco da; KODAMA, Helia Matiko Yano.

S. W. Golomb em seu artigo Checker boards and polyminoes publicado no American Mathematical Monthy de 1954, propôs uma série de problemas envolvendo recobrimento de tabuleiros de xadrez com peças que denominou “poliminós”. Para as figuras “compostas” de 5 quadrados, os chamados pentaminós (nome do jogo como é comercialmente conhecido) propôs algumas questões que foram retomadas por M. Gardner em seu livro “Divertimentos Matemáticos”; no qual apresenta também algumas soluções não só para os problemas inicialmente propostos mas, também, uma coletânea de trabalhos publicados a partir da proposta de Golomb. Neste artigo, apresentamos algumas soluções já obtidas para os problemas e algumas, que pelo menos até onde conhecemos, ainda não foram publicadas.

Downloads 3168  3168  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unesp  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Relação com o saber: alunos de um curso de Matemática e a Matemática básica Popular Versão: 
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
PIRES, Magna Natalia Marin; VIANNA, Carlos Roberto.

Este trabalho é parte de uma pesquisa realizada no Programa de Mestrado em Educação da UFPR e apresenta perspectivas um tanto diferentes no que diz respeito à análise dos problemas dos alunos na escola. O objetivo é verificar, com base na abordagem Relação com o Saber do francês Bernard Charlot, algumas das relações que os alunos de um curso de Licenciatura em Matemática mantêm com o saber matemático, situando-os em sua relação com a instituição e o curso que frequentam. Essa abordagem considera a história do aluno, especialmente sua singularidade, contribuindo para uma melhor compreensão das relações do aluno com os saberes. Os participantes deste estudo são alunos do 3º ano do Curso de Licenciatura em Matemática de 2002, da Universidade Estadual de Londrina. Os elementos colhidos para a realização da análise das relações desses alunos com os saberes são provenientes da produção dos alunos em uma prova de matemática e de entrevista realizada com os mesmos. A prova contém questões consideradas de Matemática Básica e a entrevista compôs-se de duas etapas, uma na qual os alunos justificaram sua produção nas questões da prova e outra em que eles relataram sua trajetória no curso que frequentam. Para esta apresentação selecionou-se a resolução e justificativa de um aluno numa das questões da prova.

Palavras-chave: Relação com o saber. Alunos do curso de Matemática. Educação Matemática.

Downloads 5051  5051  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática.  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 (20) 21 »