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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!O fenômeno do mal-estar docente: o caso do professor de matemática Popular Versão: pdf
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V4.7, p.78-89, UFSC: 2009

PIRES, Célia Maria Carolino e BERANGER, Maurício

O presente artigo tem como objetivo identificar e compreender comportamentos, atitudes e valores que constituem a especificidade de ser professor de Matemática e como se revela sua identidade profissional, composta e moldada por componentes de natureza cultural, religiosa, ética, entre outras e resultante de mudanças sociais, políticas, econômicas e tecnológicas. Analisa como um grupo de professores de Matemática de escolas públicas de São Paulo se percebe na sociedade atual e em suas comunidades de atuação, como interagem com orientações curriculares oficiais, como analisam resultados das avaliações e como se posicionam em relação a políticas públicas como o sistema de cotas e progressão continuada. Referencia-se em pesquisas de Sacristán (1995), Esteve (1995), Ferreira (1995) e Apple (2000), buscando entender o fenômeno do mal-estar docente, descrito por Esteve e suas implicações como o desânimo no exercício da profissão e o desprestígio social que tem como consequência a baixa procura, pelas novas gerações, de cursos de formação de professores de Matemática.

Palavras-chave: Mal estar docente. Professor de Matemática. Identidade profissional.

Downloads 586  586  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revemat  Site http://
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!O Ensino da trigonometria subsidiado pela teoria da aprendizagem significativa e pela teoria dos cam Popular Versão: PDF
Atualização:  26/12/2013
Descrição:
KLEIN, Marjúnia Édita Zimmer

Este trabalho de pesquisa, tendo como fundamentação teórica a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud, tem como objetivo discutir uma metodologia de ensino que possa contribuir para uma construção significativa dos conceitos envolvidos no campo conceitual da trigonometria. A teoria de Ausubel ressalta que é importante para a aprendizagem que o professor identifique os conhecimentos prévios dos alunos e organize materiais potencialmente significativos e motivadores, enquanto que a teoria de Vergnaud salienta de que a situação é que dá sentido aos conceitos e é através dela que o aluno tem condições de explicitar os seus conhecimentos-em-ação e transformá-los em conhecimentos científicos. Sendo assim, foi planejada e executada a investigação dos conceitos prévios e esses serviram de base para a construção e proposta de situações, nas quais, os alunos, de forma individual ou em pequenos grupos, poderiam explicitar e construir novos conhecimentos.

Palavras-chave: Educação Matemática. Trigonometria. Conhecimentos Prévios. Situações. Conhecimentos-em-ação.

Downloads 581  581  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma XIII CIAEM  Site http://www.gente.eti.br/lematec/CDS/XIIICIAEM/
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A página disciplinar de matemática do portal dia a dia educação Popular Versão: PDF
Atualização:  8/8/2013
Descrição:
FOLLADOR, Dolores

Esta exposição tem por objetivo apresentar a página disciplinar de Matemática do Portal Dia a Dia Educação. Para isso, inicialmente, é caracterizado e conceituado o Portal Dia a Dia Educação e apresentado o modo como as páginas disciplinares estão nele inseridas. Essa caracterização do Portal é importante uma vez que os pressupostos teóricos que o embasam são os mesmos das páginas disciplinares. Em seguida, apresenta-se a página disciplinar de Matemática, seu layout e um breve resumo dos recursos nela disponíveis.

Palavras-chave: Portal educacional. Educação Matemática. Recursos digitais. Internet.

Downloads 575  575  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma XI ENEM  Site http://enem2013.pucpr.br/
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A compreensão intuitiva da criança acerca da divisão partitiva de quantidades contínuas Popular Versão: pdf
Atualização:  9/5/2012
Descrição:
Publicado em: Estudos de Psicologia, 2000,5(1)- 11(31).

CORREA, Jane; MEIRELES, Elisabet de Sousa e CURVELO, Cristina Soraia de Souza

Investiga-se o entendimento intuitivo que crianças entre 5 a 7 anos de idade têm da divisão partitiva envolvendo quantidades contínuas em tarefas em que tenham que estimar o valor relativo dos quocientes em vez de calcular o seu valor absoluto. Foi observado progressivo desenvolvimento com a idade das habilidades das crianças em lidar com a relação de ordem inversa entre divisor e quociente. Importantes mudanças acontecem, também, em relação aos tipos de justificativas de resolução da tarefa. Há um aumento com a idade da porcentagem de justificativas que fazem menção a fatores que são matematicamente relevantes à solução do problema, decrescendo a frequência de respostas sem justificativas ou acompanhadas por justificativa arbitrária. Os resultados indicam que a experiência em estabelecer comparações entre partilhas idênticas precede e parece constituir experiência fundamental à criança para a compreensão das relações entre os termos envolvidos na operação de divisão, principalmente no julgamento das relações de covariação inversa.

Palavras-chave: Divisão partitiva. Quantidades contínuas. Aritmética.

Downloads 568  568  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Estudos de Psicologia  Site http://
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Conhecimentos de estudantes do ensino médio sobre razões trigonométricas no triângulo retângulo Popular Versão: PDF
Atualização:  27/12/2013
Descrição:
SILVA, Dilvana Maria Melo da; THOMAZ NETO, Mario Oliveira

Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com 37 alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola pública no Pará, tendo como objetivo verificar quais os conhecimentos destes quanto às definições, às relações e aos problemas envolvendo as razões trigonométricas no triângulo retângulo. Os dados foram coletados por meio de um teste escrito. Os resultados, dentre outros, apontam que os alunos não conseguem identificar corretamente, os elementos (lados e ângulos) do triângulo retângulo e, por conseqüência, as definições das razões trigonométricas. Quanto às relações trigonométricas, os alunos não estabeleceram corretamente as relações entre os elementos, pois escreveram as razões trocando termos ou utilizando termos desconhecidos.

Palavras-chave: Ensino de Trigonometria. RazõesTrigonométricas. Resolução de Problemas.

Downloads 565  565  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma SIPEMAT  Site http://www.lematec.net/CDS/SIPEMAT06/
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Os Parâmetros Curriculares Nacionais na Formação Inicial dos Professores das Ciências da Natureza e  Popular Versão: pdf
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
Publicado em: Investigações em Ensino de Ciências – V12(3), pp.339-355, 2007

RICARDO, Elio Carlos e ZYLBERSZTAJN, Arden

São apresentados e discutidos os resultados de uma pesquisa, na qual foram entrevistados dezessete professores das disciplinas de Metodologia de Ensino e/ou Prática de Ensino dos cursos de licenciatura em Biologia, Física, Matemática e Química de três universidades públicas, localizadas em três diferentes regiões do país. O principal objetivo foi investigar como estão sendo tratados os Parâmetros Curriculares Nacionais na formação inicial dos futuros professores de ensino médio das disciplinas da área das Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, bem como verificar a opinião dos seus formadores acerca desses documentos e sua compreensão a respeito dos principais conceitos neles contidos, a saber, competências, interdisciplinaridade e contextualização. Discute-se ainda alguns aspectos teóricos em relação a essas noções presentes na literatura recente.

Palavras-chave: Formação inicial. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino de ciências.

Downloads 564  564  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências  Site http://
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!O uso de materiais manipuláveis como ferramenta na resolução de problemas trigonométricos Popular Versão: PDF
Atualização:  27/12/2013
Descrição:
SANTOS, Darcson Capa dos; CURY, Helena Noronha

Neste artigo, é apresentado um relato parcial de uma investigação realizada com alunos de 2º ano de Ensino Médio, em aulas de reforço, sobre conteúdos de Trigonometria. No trabalho, objetivou-se analisar o uso de materiais manipuláveis como ferramenta para a exploração de conteúdos matemáticos, na resolução de problemas trigonométricos. Como instrumentos de pesquisa, foram empregados um questionário e observações das atividades desenvolvidas pelos estudantes. A análise das resoluções das questões propostas no instrumento mostrou que os estudantes têm muitas dificuldades em relação aos conteúdos de Trigonometria. Foram escolhidos, para apresentação neste artigo, os dados do questionário aplicado aos alunos e a análise dos resultados da aplicação de uma das atividades, denominada “medindo a altura de objetos pela sombra”, na qual foi utilizada uma maquete, representando a situação. O uso de maquetes, efetivamente, propiciou a compreensão dos enunciados e a resolução das questões apresentadas aos alunos.

Palavras-chave: Materiais manipuláveis. Maquetes. Trigonometria.

Downloads 535  535  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Vydia  Site http://sites.unifra.br/Default.aspx?alias=sites.unifra.br/vidya
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Tecnologia na Educação Matemática: Trilhando o Caminho do Fazer ao Compreender Popular Versão: 
Atualização:  20/6/2013
Descrição:
NOTARE, Márcia Rodrigues; BASSO, Marcus Vinicius de Azevedo

Este artigo discute o potencial do software GeoGebra no processo de construção de conceitos matemáticos, à luz da teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget. Para isso, o artigo traz a análise de um projeto de modelagem geométrica, da trajetória de uma bola de basquete, desenvolvido por um aluno do mestrado em Ensino de Matemática, na qual é possível evidenciar um caminho trilhado do fazer ao compreender, na medida em que o trabalho vai sendo desenvolvido. Conceitos matemáticos como função quadrática, função afim, função seno, função valor absoluto, movimentos de gráficos e continuidade de funções foram definitivos na construção do modelo assim como conceitos geométricos como retas paralelas e perpendiculares, ponto médio, mediatriz e reflexão em torno de uma reta, que foram utilizados na construção da cesta. Dessa forma, a atividade proposta com o uso do GeoGebra permitiu a compreensão de uma série de conceitos a partir da ação do sujeito e da conceituação, trilhando um caminho do fazer ao compreender.

Palavras-Chave: Educação Matemática e tecnologia. Construção do conhecimento. Modelagem geométrica. Fazer e compreender.

Downloads 516  516  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma CINTED-UFRGS  Site http://www.cinted.ufrgs.br/
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A resolução oral de tarefas de divisão por crianças Popular Versão: pdf
Atualização:  16/5/2013
Descrição:
Publicado em: Estudos de Psicologia 2004, 9(1), 1451-1455

CORREA, Jane

O presente estudo examina as estratégias de resolução oral de tarefas de divisão partitiva e por quotas por crianças de 6 a 9 anos, com diferentes níveis de escolaridade em aritmética. Foram utilizados quatro valores para o dividendo (4, 8, 12 e 24) e dois divisores diferentes (2 e 4). O desempenho das crianças variou em função da idade e escolaridade, dado que estes fatores se confundem. De maneira geral, o desempenho das crianças foi influenciado pelo tamanho do dividendo e do divisor. Os procedimentos de dupla contagem e uso de fatos multiplicativos foram mais utilizados para a solução das tarefas de divisão por quotas enquanto que procedimentos baseados no uso de adições repetidas e estratégias envolvendo partição de quantidades foram relativamente mais empregados nos problemas de divisão partitiva. A pequena porcentagem de procedimentos baseados na subtração repetida sugere que esta não pode ser tomada como modo de representação intuitiva da divisão.

Palavras-chave: Divisão Partitiva. Divisão por Quotas. Aritmética.

Downloads 514  514  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Estudos de Psicologia  Site http://
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Atitudes e representações de alunas de Pedagogia em relação a Matemática Popular Versão: pdf
Atualização:  30/4/2012
Descrição:
Publicado em 29ª. RA da ANPEd, 2006, Caxambu. Anais da 29ª. RA da ANPEd. Caxambu : ANPEd, 2006. p. 1-22.

UTSUMI, Miriam Cardoso. ; LIMA, Rita de Cássia Pereira

A fim de investigar as atitudes em relação à Matemática, solicitou-se que 23 alunas de Pedagogia respondessem a uma escala de atitudes e escrevessem uma redação sobre a sua trajetória escolar. A média obtida na escala foi de 43,5 (dp= 13,95, sendo 20,0 e 69,0 os valores mínimo e máximo obtidos respectivamente) o que evidenciou que esse grupo possuía atitudes negativas em relação à Matemática. A análise lexical e de conteúdo das redações, realizada com apoio do software ALCESTE, identificou três classes que permitiram compreender o contexto em que essas atitudes se desenvolveram. Se os educadores desta fase do ensino forem sensíveis às representações dos alunos, poderão contribuir para a elaboração de formas de avaliar e modificar esses constructos ainda na graduação. A aproximação de alunos de Pedagogia com a Matemática poderia favorecê-los a lidar com a disciplina de maneira menos traumática e prazerosa consigo mesmos e com seus alunos.

Palavras-chave: Educação Matemática. Atitudes. Representações.

Downloads 505  505  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ANPEd  Site http://
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