Categoria: Matemática Artigos |
O fenômeno do mal-estar docente: o caso do professor de matemática |
Versão: pdf Atualização: 7/6/2013 |
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V4.7, p.78-89, UFSC: 2009
PIRES, Célia Maria Carolino e BERANGER, Maurício
O presente artigo tem como objetivo identificar e compreender comportamentos, atitudes e valores que constituem a especificidade de ser professor de Matemática e como se revela sua identidade profissional, composta e moldada por componentes de natureza cultural, religiosa, ética, entre outras e resultante de mudanças sociais, políticas, econômicas e tecnológicas. Analisa como um grupo de professores de Matemática de escolas públicas de São Paulo se percebe na sociedade atual e em suas comunidades de atuação, como interagem com orientações curriculares oficiais, como analisam resultados das avaliações e como se posicionam em relação a políticas públicas como o sistema de cotas e progressão continuada. Referencia-se em pesquisas de Sacristán (1995), Esteve (1995), Ferreira (1995) e Apple (2000), buscando entender o fenômeno do mal-estar docente, descrito por Esteve e suas implicações como o desânimo no exercício da profissão e o desprestígio social que tem como consequência a baixa procura, pelas novas gerações, de cursos de formação de professores de Matemática.
Palavras-chave: Mal estar docente. Professor de Matemática. Identidade profissional.
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Categoria: Matemática Artigos |
Conhecimentos de estudantes do ensino médio sobre razões trigonométricas no triângulo retângulo |
Versão: PDF Atualização: 27/12/2013 |
Descrição:
SILVA, Dilvana Maria Melo da; THOMAZ NETO, Mario Oliveira
Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com 37 alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola pública no Pará, tendo como objetivo verificar quais os conhecimentos destes quanto às definições, às relações e aos problemas envolvendo as razões trigonométricas no triângulo retângulo. Os dados foram coletados por meio de um teste escrito. Os resultados, dentre outros, apontam que os alunos não conseguem identificar corretamente, os elementos (lados e ângulos) do triângulo retângulo e, por conseqüência, as definições das razões trigonométricas. Quanto às relações trigonométricas, os alunos não estabeleceram corretamente as relações entre os elementos, pois escreveram as razões trocando termos ou utilizando termos desconhecidos.
Palavras-chave: Ensino de Trigonometria. RazõesTrigonométricas. Resolução de Problemas.
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565 0 bytes SIPEMAT http://www.lematec.net/CDS/SIPEMAT06/ |
Categoria: Matemática Artigos |
Os Parâmetros Curriculares Nacionais na Formação Inicial dos Professores das Ciências da Natureza e |
Versão: pdf Atualização: 7/6/2013 |
Descrição:
Publicado em: Investigações em Ensino de Ciências – V12(3), pp.339-355, 2007
RICARDO, Elio Carlos e ZYLBERSZTAJN, Arden
São apresentados e discutidos os resultados de uma pesquisa, na qual foram entrevistados dezessete professores das disciplinas de Metodologia de Ensino e/ou Prática de Ensino dos cursos de licenciatura em Biologia, Física, Matemática e Química de três universidades públicas, localizadas em três diferentes regiões do país. O principal objetivo foi investigar como estão sendo tratados os Parâmetros Curriculares Nacionais na formação inicial dos futuros professores de ensino médio das disciplinas da área das Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, bem como verificar a opinião dos seus formadores acerca desses documentos e sua compreensão a respeito dos principais conceitos neles contidos, a saber, competências, interdisciplinaridade e contextualização. Discute-se ainda alguns aspectos teóricos em relação a essas noções presentes na literatura recente.
Palavras-chave: Formação inicial. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino de ciências.
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564 0 bytes Investigações em Ensino de Ciências http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
O uso de materiais manipuláveis como ferramenta na resolução de problemas trigonométricos |
Versão: PDF Atualização: 27/12/2013 |
Descrição:
SANTOS, Darcson Capa dos; CURY, Helena Noronha
Neste artigo, é apresentado um relato parcial de uma investigação realizada com alunos de 2º ano de Ensino Médio, em aulas de reforço, sobre conteúdos de Trigonometria. No trabalho, objetivou-se analisar o uso de materiais manipuláveis como ferramenta para a exploração de conteúdos matemáticos, na resolução de problemas trigonométricos. Como instrumentos de pesquisa, foram empregados um questionário e observações das atividades desenvolvidas pelos estudantes. A análise das resoluções das questões propostas no instrumento mostrou que os estudantes têm muitas dificuldades em relação aos conteúdos de Trigonometria. Foram escolhidos, para apresentação neste artigo, os dados do questionário aplicado aos alunos e a análise dos resultados da aplicação de uma das atividades, denominada “medindo a altura de objetos pela sombra”, na qual foi utilizada uma maquete, representando a situação. O uso de maquetes, efetivamente, propiciou a compreensão dos enunciados e a resolução das questões apresentadas aos alunos.
Palavras-chave: Materiais manipuláveis. Maquetes. Trigonometria.
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535 0 bytes Vydia http://sites.unifra.br/Default.aspx?alias=sites.unifra.br/vidya |
Categoria: Matemática Artigos |
Tecnologia na Educação Matemática: Trilhando o Caminho do Fazer ao Compreender |
Versão: Atualização: 20/6/2013 |
Descrição:
NOTARE, Márcia Rodrigues; BASSO, Marcus Vinicius de Azevedo
Este artigo discute o potencial do software GeoGebra no processo de construção de conceitos matemáticos, à luz da teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget. Para isso, o artigo traz a análise de um projeto de modelagem geométrica, da trajetória de uma bola de basquete, desenvolvido por um aluno do mestrado em Ensino de Matemática, na qual é possível evidenciar um caminho trilhado do fazer ao compreender, na medida em que o trabalho vai sendo desenvolvido. Conceitos matemáticos como função quadrática, função afim, função seno, função valor absoluto, movimentos de gráficos e continuidade de funções foram definitivos na construção do modelo assim como conceitos geométricos como retas paralelas e perpendiculares, ponto médio, mediatriz e reflexão em torno de uma reta, que foram utilizados na construção da cesta. Dessa forma, a atividade proposta com o uso do GeoGebra permitiu a compreensão de uma série de conceitos a partir da ação do sujeito e da conceituação, trilhando um caminho do fazer ao compreender.
Palavras-Chave: Educação Matemática e tecnologia. Construção do conhecimento. Modelagem geométrica. Fazer e compreender.
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516 0 bytes CINTED-UFRGS http://www.cinted.ufrgs.br/ |
Categoria: Matemática Artigos |
Atitudes e representações de alunas de Pedagogia em relação a Matemática |
Versão: pdf Atualização: 30/4/2012 |
Descrição:
Publicado em 29ª. RA da ANPEd, 2006, Caxambu. Anais da 29ª. RA da ANPEd. Caxambu : ANPEd, 2006. p. 1-22.
UTSUMI, Miriam Cardoso. ; LIMA, Rita de Cássia Pereira
A fim de investigar as atitudes em relação à Matemática, solicitou-se que 23 alunas de Pedagogia respondessem a uma escala de atitudes e escrevessem uma redação sobre a sua trajetória escolar. A média obtida na escala foi de 43,5 (dp= 13,95, sendo 20,0 e 69,0 os valores mínimo e máximo obtidos respectivamente) o que evidenciou que esse grupo possuía atitudes negativas em relação à Matemática. A análise lexical e de conteúdo das redações, realizada com apoio do software ALCESTE, identificou três classes que permitiram compreender o contexto em que essas atitudes se desenvolveram. Se os educadores desta fase do ensino forem sensíveis às representações dos alunos, poderão contribuir para a elaboração de formas de avaliar e modificar esses constructos ainda na graduação. A aproximação de alunos de Pedagogia com a Matemática poderia favorecê-los a lidar com a disciplina de maneira menos traumática e prazerosa consigo mesmos e com seus alunos.
Palavras-chave: Educação Matemática. Atitudes. Representações.
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