Categoria: Matemática Artigos |
Conhecimento profissional docente de professoras das séries iniciais da educação básica acerca da eq |
Versão: pdf Atualização: 6/6/2013 |
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V4.1, p.114-127, UFSC: 2009.
CAMPOS, Tânia Maria Mendonça e SILVA, Angélica da Fontoura Garcia
No presente artigo, apresentaremos resultados de uma pesquisa realizada com 17 professoras das primeiras séries da Educação Básica de uma escola pública, de um município da Grande São Paulo, em processo de formação continuada. Procuramos analisar a relação da compreensão do invariante equivalência em situações de parte-todo e quociente, com o conhecimento profissional docente. Focalizamos momentos das discussões do grupo acerca da construção desses conceitos, a partir da análise de situações apresentadas a elas e a seus próprios alunos, assim como seus depoimentos. Neste artigo indicaremos inicialmente a relevância do tema, uma breve descrição das teorias que fundamentarem essa pesquisa e alguns dos procedimentos utilizados para a coleta de dados. Tal pesquisa nos permitiu inferir que o conhecimento do conteúdo está diretamente ligado tanto à prática pedagógica do professor como ao conhecimento profissional docente.
Palavras-chave: Educação Matemática. Conhecimento profissional docente. Ensino de frações. Equivalência.
|
633 0 bytes Revemat http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
Depoimentos de estudantes sobre a Matemática e a Modelagem Matemática: aspectos epistemológicos evid |
Versão: pdf Atualização: 6/6/2013 |
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V3.2, p.16-29, UFSC: 2008
KLÜBER, Tiago Emanuel e BURAK, Dionísio
Este artigo apresenta interpretações de depoimentos escritos por alunos participantes de um projeto de pesquisa desenvolvido com Modelagem Matemática, conforme a perspectiva proposta por Burak (1998). A partir desses depoimentos, tanto os do início como os do final do trabalho, busca-se dialogar com outros pesquisadores da Educação, da Educação Matemática e de outras áreas, no intuito de responder à questão principal: Qual o significado da Matemática e de seu ensino para os alunos? Os resultados evidenciam uma forte tendência à supervalorização da Matemática na perspectiva platônica, implicando na desvalorização do ser aprendiz. Evidenciam, ainda, a possibilidade de um trabalho diferenciado a partir da Modelagem Matemática.
Palavras-chave: Epistemologia. Ensino e Aprendizagem. Educação Matemática. Modelagem Matemática.
|
632 0 bytes Revemat http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
EXPERIENCIAS NO PROJETO PIBID MATEMÁTICA 2011 |
Versão: pdf Atualização: 13/4/2015 |
Descrição:
LICESKI, Letícia; LUZ, Luana Ciriaco da; KEHL, Scarlett Catharine Nathale Lis
Este trabalho tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Professor Altair da Silva Leme, localizado no município de Colombo, região metropolitana de Curitiba, pelos alunos do PIBID Matemática 2011 da Universidade Federal do Paraná, no decorrer do ano de 2011 e 2012. O presente artigo tem o intuito de relatar as experiências ocorridas no decorrer do desenvolvimento do projeto, como por exemplo, a observação e familiarização do ambiente escolar, as responsabilidades do professor, a interação entre o aluno o professor e a equipe pedagógica e preparação de atividades.
Palavras-chave: Ensino, experiência, observação.
|
631 745 bytes XI Encontro Nacional de Educação Matemática http://www.pibid.ufpr.br/ |
Categoria: Matemática Artigos |
Potenciar a utilização de recursos no ensino e aprendizagem da Matemática a partir da reflexão sobre |
Versão: pdf Atualização: 7/6/2013 |
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V4.1, p.39-52, UFSC: 2009.
VIEIRA. Celina Tenreiro
Assumindo que na formação de professores de Matemática, os recursos em contexto das práticas, devem ser um foco de atenção, no presente artigo foca-se o trabalho desenvolvido com professores envolvidos no Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico Português. Neste contexto, a ênfase na dimensão dos recursos orientou-se, sobretudo, para a problematização e reflexão sobre recursos usados pelos professores na aula de Matemática. Decorrente desse processo de reflexão partilhada, perspectivaram-se outros modos de exploração de tais recursos, no contexto do ensino e aprendizagem da Matemática, para promover a sua eficácia didáctica.
Palavras-chave: Formação de professores. Recursos no ensino e aprendizagem da matemática. Ensino Básico.
|
629 0 bytes Revemat http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
Khan Academy: Uma Abordagem da Escola Construtivista ou o Uso de Novas Ferramentas na Abordagem da E |
Versão: PDF Atualização: 20/6/2013 |
Descrição:
TAVARES, Wellington; PAULA, Helton Cristian de; LIMA, Mirian Assumpção e; BARBOSA, Francisco Vidal
Este trabalho utiliza como arcabouço conceitual as abordagens da escola tradicional e construtivista para analisar um fenômeno próprio dos nossos tempos: o uso da internet e de novas tecnologias no processo de educação. Para desenvolver a pesquisa foi delimitado o conceito da abordagem tradicional e construtivista, e foi analisado o caso da Khan Academy. Este projeto, segundo seu fundador, Salman Khan, visa oferecer ensino de classe mundial, gratuito, a qualquer pessoa, em qualquer lugar. Para tanto, ele disponibiliza gratuitamente pela internet vídeos gravados que servem como ferramenta de ensino e aprendizagem. Analisando esta iniciativa através da abordagem tradicional e construtivista, percebe-se que ao contrário da impressão inicial, muitas características da abordagem tradicional estão presentes.
Palavras-Chave: Abordagem construtivista. Abordagem tradicional. Khan Academy.
|
619 0 bytes Renote http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/30852 |
Categoria: Matemática Artigos |
Competências para resolver problemas e para analisar a resolução de problemas |
Versão: pdf Atualização: 6/6/2013 |
Descrição:
Publicado na Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (Abrapee). Volume 13, Número 1, Janeiro/Junho de 2009. P. 113-124.
FÁVERO, Maria Helena e NEVES, Regina da Silva Pina
As avaliações oficiais e as pesquisas apontam dificuldades particulares com a divisão e os números racionais, sugerindo que o ensino valoriza as regras do algoritmo em detrimento do conceito, não ampliando a compreensão dos sistemas numéricos (Fávero, 2001; 2007). Inspirando-nos no estudo de Fávero (1994) sobre a prova de matemática, desenvolvemos dois estudos. No primeiro, apresentamos a 20 professores do ensino fundamental três tarefas escritas retiradas de avaliações escolares. Para cada uma, propusemos questões sobre a notação, a interpretação dos erros, a correção feita e o tipo de procedimento que sanaria as dificuldades. No segundo estudo, apresentamos a 26 pedagogas e 6 psicólogas duas tarefas: a resolução de uma situação-problema e a análise dos registros de sete alunos produzidos na resolução de três situações-problema. Os resultados evidenciaram que, no geral, os participantes descrevem o erro sem levantar hipóteses; atribuem-no ao aluno; e apresentam discurso construtivista, incompatível com suas respostas e dúvidas conceituais.
Palavras-chave: Ensino da matemática. Solução de problemas. Avaliação.
|
613 0 bytes Abrappe http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
Resolução de problemas matemáticos de alunos da Educação de Jovens e Adultos |
Versão: Atualização: 7/6/2013 |
Descrição:
ARAÚJO, Nelma Sgarbosa Roman de, PAVANELLO, Regina Maria e ANDRADE, Doherty.
Resultados do INAF (2004) indicam que apenas 23% da população jovem e adulta brasileira é capaz de adotar e controlar uma estratégia de resolução de um problema que envolva a execução de uma série de operações. Este trabalho tem por objetivo investigar as causas das dificuldades que a maioria dos adultos – que frequentam a escola no programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública do Estado do Paraná - enfrenta no momento da utilização dos conhecimentos matemáticos para a resolução de problemas. Verifica-se a possível relação dessas dificuldades ao desconhecimento dos conceitos e algoritmos matemáticos ou se, antes disso, elas têm sua origem na incompreensão da própria língua materna empregada nas situações problemas. Pôde-se constatar, até o momento, que as possíveis causas são: essa modalidade de ensino nunca recebeu a atenção e os cuidados merecidos pelas autoridades competentes. O sistema de avaliação e promoção, assim como as baixas idades permitidas pela LDB 9394/96 para acesso ao programa, têm sinalizado para a identificação cada vez maior entre o ensino supletivo e os mecanismos de aceleração do ensino regular e de comprovação de escolaridade e não há preocupação com a apropriação/ construção de conhecimento.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos. Dificuldades na aprendizagem. Matemática. linguagem.
|
588 0 bytes Acta Sci. Technol. http:// |
|