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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Álgebra e educação algébrica: concepções de alunos e professores de matemática Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2012
Descrição:
CURY, Helena Noronha; LANNES, Wagner; BROLEZZI, Antônio Carlos; VIANNA, Carlos Roberto.

Este artigo apresenta considerações sobre Álgebra e Educação Algébrica, desencadeadas por respostas de alunos de cursos de Licenciatura em Matemática a alguns questionamentos sobre o tema. A partir dessas respostas, os autores discorrem sobre concepções de Álgebra e Educação Algébrica, bem como sobre estilos de aprendizagem, concluindo ser necessário debater mais profundamente tais temas em cursos de formação de professores do ensino fundamental e médio.

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A utilização de mapas conceituais na identificação da aprendizagem significativa crítica em uma ati Popular Versão: pdf
Atualização:  30/4/2012
Descrição:
Experiências em Ensino de Ciências – V3(2), pp. 57-68, 2008

VENÂNCIO, Silas e KATO, Lilian Akemi

Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação quanto à contribuição da Modelagem Matemática no favorecimento da Aprendizagem Significativa Crítica. O tema de estudo escolhido foi a propagação da dengue. Escolhemos a dengue por ser um assunto de domínio popular amplamente divulgado pelos meios de comunicação. A metodologia de avaliação utilizada para investigar indícios da ocorrência da Aprendizagem Significativa Crítica foi a construção, pelos estudantes, de mapas conceituais em cada etapa da atividade proposta, o que nos possibilitou algumas análises acerca da organização dos conhecimentos, relacionados ao tema de estudo, na estrutura cognitiva dos alunos. A perspectiva sócio-crítica da Modelagem Matemática foi utilizada como metodologia de ensino neste trabalho, proporcionando um ambiente de aprendizagem gerador de discussões que contribuíram tanto para a ocorrência da aprendizagem significativa dos conceitos envolvidos quanto para uma aproximação entre o conteúdo escolar e a realidade vivenciada pelos estudantes.

Palavras-chave: Aprendizagem significativa, Modelagem Matemática, Mapas Conceituais.

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A Tomada de Consciência Analisada a partir do Conceito de Divisão: Um Estudo de Caso Popular Versão: pdf
Atualização:  30/4/2012
Descrição:
Publicado em: Psicologia: Reflexão e Crítica, 2003, 16(3), pp. 547-554

FERREIRA, Sandra Patrícia Ataíde e LAUTERT, Síntria Labres

Objetivou-se ilustrar a tomada de consciência através do conceito de divisão. Uma criança do sexo masculino, com 6 anos e 4 meses, cursando alfabetização em escola particular de Recife, foi entrevistada e solicitada a representar um problema. Realizou-se uma análise qualitativa, observando-se 5 momentos de tomada de consciência: 1) ausência de consciência da totalidade dos elementos; 2) consideração da totalidade dos elementos, sem tomada de consciência do resto; 3) surgimento de conflito cognitivo como possibilitador da tomada de consciência das relações entre os termos; 4) resolução do conflito a partir de um esquema cognitivo já existente .ausência de tomada de consciência do resto; 5) representação do termo resto, sem tomada de consciência da relação deste com os demais. Os resultados mostraram a construção de graus diferenciados de tomada de consciência da divisão, propiciados pelas intervenções do examinador e pela presença de referentes no enunciado, sem o alcance da conceituação.

Palavras-chave: Criança. Tomada de consciência. Divisão.

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A tessitura da trama: memória, História, oralidade, pesquisa qualitativa e Educação Matemática Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2012
Descrição:
GARNICA, Antonio Vicente Marafioti

A intenção dessa proposta radica-se em um histórico de pesquisa que sistematicamente vem investigando a formação do professor de Matemática em suas várias faces. Em Educação Matemática, como sabemos, são plurais as possibilidades de temas e enfoques. Nessa pluralidade optamos por tematizar a formação do educador matemático (cf. Garnica, 1997) e, dentro deste tema, procuramos iniciar vários focos de investigação. Assim, analisamos a possibilidade de tratamento aos textos didáticos de Matemática usados em cursos de Licenciatura propondo formas de viabilizar esse tratamento em salas de aula reais (cf. Garnica, 1992, 1993 e 1994). A questão da linguagem matemática em sua vinculação com a língua materna aparece, já nesse trabalho, como elemento essencial para compreensões sobre o ensino e a aprendizagem, exigindo aprofundamento. Dessa maneira, em trabalho posterior (cf. Garnica, 1995, 1996, 1996) focamos a formalização da linguagem matemática e sua importância para a formação do professor. As provas rigorosas ou demonstrações formais nos deram, então, o eixo da ação. Entendendo, porém, que as manifestações discursivas na sala de aula de Matemática não se reduzem às instâncias formais de argumentação, optamos, em consequência disso, por focar também as argumentações naturais e semi - formais – ou etno-argumentações, como as chamamos – de futuros professores quando em contato com os objetos matemáticos (cf. GARNICA, 2000a e 2000b).

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A resolução oral de tarefas de divisão por crianças Popular Versão: pdf
Atualização:  16/5/2013
Descrição:
Publicado em: Estudos de Psicologia 2004, 9(1), 1451-1455

CORREA, Jane

O presente estudo examina as estratégias de resolução oral de tarefas de divisão partitiva e por quotas por crianças de 6 a 9 anos, com diferentes níveis de escolaridade em aritmética. Foram utilizados quatro valores para o dividendo (4, 8, 12 e 24) e dois divisores diferentes (2 e 4). O desempenho das crianças variou em função da idade e escolaridade, dado que estes fatores se confundem. De maneira geral, o desempenho das crianças foi influenciado pelo tamanho do dividendo e do divisor. Os procedimentos de dupla contagem e uso de fatos multiplicativos foram mais utilizados para a solução das tarefas de divisão por quotas enquanto que procedimentos baseados no uso de adições repetidas e estratégias envolvendo partição de quantidades foram relativamente mais empregados nos problemas de divisão partitiva. A pequena porcentagem de procedimentos baseados na subtração repetida sugere que esta não pode ser tomada como modo de representação intuitiva da divisão.

Palavras-chave: Divisão Partitiva. Divisão por Quotas. Aritmética.

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A resolução de problemas nas aulas de Matemática: diagnosticando a prática pedagógica Popular Versão: 
Atualização:  16/5/2013
Descrição:
RODRIGUES, Adriano e MAGALHÃES, Sirlei Cristina

A Resolução de Problemas é uma metodologia de ensino de Matemática muito eficaz, pois propicia uma mobilização de saberes no sentido de buscar a solução. Nessa busca, o aluno aprende a montar estratégias, raciocinar logicamente e verificar se sua estratégia foi válida, o que colabora para um amadurecimento das estruturas cognitivas. O objetivo deste trabalho é pesquisar como esta metodologia é trabalhada nas aulas de Matemática das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Apresentam-se os resultados de entrevistas realizadas com 20 professores da área, que atuam em escolas públicas e particulares, nos municípios de Extrema – MG e de Perdões – MG. E os dados coletados em observações de aulas através de Estágio Supervisionado. Conclui-se que apesar de muitos professores reconhecerem a importância desta metodologia para as aulas de Matemática, a maioria não a utiliza de forma satisfatória, trabalhando principalmente com os problemas propostos em livros didáticos, sem levar em conta as etapas propostas para a resolução de problemas. Desta forma, os problemas são tratados meramente como exercícios de fixação, ficando longe da prática autêntica de resolução de problemas, o que gera, muitas vezes, insatisfação do aluno, que encontra muitas dificuldades ao tentar resolver os problemas, sem qualquer intervenção do professor.

Palavras-chave: Resolução de Problemas, Metodologia, Matemática.

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A resolução de problemas na educação Matemática: onde estamos e para onde iremos? Popular Versão: 
Atualização:  16/5/2013
Descrição:
ONUCHIC, Lourdes de la Rosa
IV Jornada nacional de Educação Matemática. Passo Fundo/RS: UPF, 2012

A área em que estamos trabalhando – a Educação Matemática – é relativamente nova, e leva a debates intensos professores de Matemática de todos os níveis de ensino, educadores Matemáticos trabalhando em um campo de estudos, Matemáticos colaborando em currículos, seus conceitos e conteúdos, suas técnicas operatórias e suas muitas e diferentes aplicações. Mas, qual seria a nossa concepção de Educação Matemática? O que consideramos importante nos processos de ensino e aprendizagem para trabalhar bem com nossos alunos? Muito se fala e muito se quer justificar sobre o nome Educação Matemática...

Palavras-chave: Educação Matemática, Resolução de Problemas.

Downloads 1584  1584  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UPF  Site http://
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A Presença da Tecnologia na Educação Matemática: efetuando uma tessitura com situações/cenas do film Popular Versão: PDF
Atualização:  20/6/2013
Descrição:
BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; ROSA, Maurício

Este artigo tem como objetivo expor modos de o ser humano ser com a tecnologia, trazendo situações projetadas em um filme de ficção científica e em situações em que se realiza Educação Matemática com a presença da tecnologia. Traz a análise de uma obra cinematográfica da atualidade – o filme Avatar (2009) – a fim de explicitar as concepções assumidas no trabalho com tecnologias presentes na ficção científica.Esta evidencia contribuições e antevê possibilidades de trabalhar - se com tecnologias em diferentes atividades, entre elas, as da Educação Matemática. Traz também a análise de situações vividas e descritas em chat de um curso à distância de formação de professores de matemática. Essas análises revelam confluência de concepções e interconexões presentes entre o visto na ficção e o que já está sendo vislumbrado/produzido em termos educacionais. Mostra os modos pelos quais a informática deixa de ser entendida como mero instrumento para, de maneira clara, ser compreendida como presente à produção do conhecimento. Revela que ela se presentifica no processo cognitivo, neste artigo exposto em termos de ser-com, pensar- om e saber-fazer-com-o-ciberespaço.

Palavras-chave: Educação Matemática. Fenomenologia. TIC.

Downloads 859  859  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ALEXANDRIA  Site http://alexandria.ppgect.ufsc.br/
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A prática docente do professor de Matemática: marcas das concepções do livro didático Popular Versão: 
Atualização:  16/5/2013
Descrição:
DAMAZIO, Ademir

Esse artigo traduz alguns aspectos que marcam o papel do livro didático na formação das concepções educativas dos professores de Matemática do ensino. Para tal, a referência foi aqueles adotados no ensino fundamental - 5ª e 8ª série – em escolas da cidade de Criciúma, localizada no Sul do Estado de Santa Catarina, no período de 1964 a 1996. O enfoque é a revelação das concepções no momento da mudança depois de um certo período de adoção de um determinado livro. Nesse sentido, são consideradas as características da apresentação dos conteúdos e das atividades propostas aos alunos, à luz de três categorias: conhecimento reprodutivo, conhecimento criativo-reprodutor, conhecimento emancipador, tendo como referência o conceito de potenciação e equação do 2º grau. A troca de livro didático pelo professor, no período em estudo, é impulsionada apenas pela oportunidade que proporciona os órgãos governamentais em detrimento de uma necessidade advinda da reflexão/ação sobre a prática docente. Por isso, um novo livro didático tem de apresentar características mais próximas daquele adotado anteriormente. Isso significa que a proposta educativa relacionada à Matemática que permeou e se faz presente nos meios escolares em questão é eminentemente reprodutora.

Palavras-chave: Livro didático. Professor. Matemática.

Downloads 3631  3631  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revemat, V1.2, p. 14-25, UFSC  Site http://
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A página disciplinar de matemática do portal dia a dia educação Popular Versão: PDF
Atualização:  8/8/2013
Descrição:
FOLLADOR, Dolores

Esta exposição tem por objetivo apresentar a página disciplinar de Matemática do Portal Dia a Dia Educação. Para isso, inicialmente, é caracterizado e conceituado o Portal Dia a Dia Educação e apresentado o modo como as páginas disciplinares estão nele inseridas. Essa caracterização do Portal é importante uma vez que os pressupostos teóricos que o embasam são os mesmos das páginas disciplinares. Em seguida, apresenta-se a página disciplinar de Matemática, seu layout e um breve resumo dos recursos nela disponíveis.

Palavras-chave: Portal educacional. Educação Matemática. Recursos digitais. Internet.

Downloads 575  575  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma XI ENEM  Site http://enem2013.pucpr.br/
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