Categoria: Matemática Artigos |
A aprendizagem da trigonometria do triângulo retângulo através da resolução de problemas |
Versão: PDF Atualização: 26/12/2013 |
Descrição:
MIRANDA, Catarina de Jesus Valado
Este estudo procura compreender de que modo a resolução de problemas contribui para a aprendizagem da Trigonometria do triângulo retângulo, em alunos do 9.º ano de escolaridade. Assim, pretendeu responder às seguintes questões: Que estratégias usam os alunos para resolver problemas de Trigonometria do triângulo retângulo? Quais os conhecimentos sobre a Trigonometria do triângulo retângulo que os alunos põem em prática na resolução de problemas de Trigonometria do triângulo retângulo? Quais as dificuldades manifestadas pelos alunos na resolução de problemas de Trigonometria do triângulo retângulo? O estudo segue uma metodologia qualitativa de natureza interpretativa.Os instrumentos de recolha de dados são a observação participante, a recolha documental, nomeadamente diversos documentos escritos produzidos pelos alunos, e um questionário.Os resultados do estudo evidenciam que os alunos, quando confrontados com problemas que envolvem a Trigonometria do triângulo retângulo, usam estratégias diferenciadas conforme o tipo de problema. A mais utilizada pelos grupos é identificar a informação pretendida, a informação dada e a informação de que se necessita. Quando possível os alunos preferem recorrer a conhecimentos anteriores, como seja, o teorema de Pitágoras e propriedades de triângulos, do que a conhecimentos trabalhados na unidade. As principais dificuldades passam pela utilização de simbologia matemática.
Palavras-chave: Aprendizagem em matemática. Trigonometria do triângulo retângulo. Resolução de problemas. Estratégias de resolução.
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7391 0 bytes Universidade de Lisboa http://www.ulisboa.pt/ |
Categoria: Matemática Artigos |
Oficinas de matemática no projeto engenheiro do futuro: aproximando as escolas de ensino médio e as |
Versão: PDF Atualização: 26/12/2013 |
Descrição:
LIMA, Isolda Gianni de; SAUER, Laurete Zanol; SARTOR, Solange Galiotto
Oficinas de Matemática integraram o Projeto EngFut – Engenheiro do Futuro, desenvolvido na Universidade de Caxias do Sul, sob a responsabilidade de professores das diferentes áreas dos cursos de Engenharia. Considerando o principal objetivo do projeto, promover a interação das ciências da Engenharia junto a professores e estudantes do Ensino Médio, quatro oficinas de Matemática consideraram Funções, Trigonometria, Construção de Objetos Matemáticos e Geometria como temas centrais. Todas as atividades de aprendizagem foram programadas com o propósito de promover aprendizagem ativa e significativa, por meio de desafios de caráter lúdico e interativo, que podem levar a novas formas de pensar matematicamente. Mais do que a abordagem de conteúdos, propiciou-se o envolvimento dos professores participantes em atividades que os desafiaram a estimar, experimentar, representar, analisar e concluir, favorecendo a aprendizagem por meio da construção de noções, ideias ou conceitos. Assim entendida, a aprendizagem é ativa e significativa, na medida em que envolve a ação daquele que aprende com compreensão do significado. Desta forma, o que se espera da aprendizagem assim promovida, não é apenas o conhecimento de fatos, mas das relações de tais fatos com seu entorno, por ações reflexivas do pensamento, que se modificam e se integram de modo a ampliar seus significados, dando-lhes novos sentidos. Buscou-se, assim, proporcionar, aos professores e estudantes do Ensino Médio, uma vivência que os possibilite atuar de forma mais ativa, menos dependente e, consequentemente, mais apta para aprender.
Palavras-chave: Aprendizagem ativa e significativa. Integração entre universidade e escola de Ensino Médio. Engenheiro do Futuro.
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1165 0 bytes COBENGE 2011 http://www.abenge.org.br/cobenges-anteriores/2011/2011--xxxix-cobenge-furb--blumenau-sc |
Categoria: Matemática Artigos |
Atividade prática para o ensino e aprendizagem de tópicos de trigonometria plana |
Versão: PDF Atualização: 26/12/2013 |
Descrição:
MENEZES, Guilherme de Lima de; DINIZ, Andrei Luft; NOGUES, Camila Peres; STREMEL, Jordana Donelli; BRANDT, Natali
O presente minicurso, elaborado por alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Rio Grande do Sul(PIBID-UFRGS), consiste do estudo de um conjunto de atividades a serem desenvolvidas com professores e licenciandos de cursos de Licenciatura em Matemática, com duração de 3h e 30 min. O curso tem como objetivo o ensino e a aprendizagem de tópicos de trigonometria plana através da visualização e manipulação de objetos. Entre as referidas atividades incluem-se: a construção do círculo trigonométrico, por meio de régua e compasso; a construção de teodolitos com a utilização de transferidor, isopor, cola, canudos e potes; e a determinação da altura de árvores, paredes da sala de aula ou postes, por meio de fita métrica e teodolito e da utilização das relações métricas seno, cosseno e tangente.
Palavras-chave: Trigonometria. Atividade. Materiais manipulativos.
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5978 0 bytes XI ENEM http://enem2013.pucpr.br/2013/07/19/anais-do-xi-enem/ |
Categoria: Matemática Artigos |
Trigonometria, cálculo, ensino e aprendizagem |
Versão: PDF Atualização: 26/12/2013 |
Descrição:
MIRANDA, Steffani Maiara Colaço; PADILHA, Susana Lazzaretti; CIANI, Andréia Büttner
Neste pôster abordamos as nossas dificuldades no curso de Licenciatura em Matemática advindas da disciplina Cálculo I. Percebemos que grande parte delas é oriunda dos conhecimentos superficiais em Trigonometria apreendidos durante a vida escolar. Nossas experiências como alunas de Ensino Médio geraram dificuldades na Graduação. O estudo e reflexão de nossas dificuldades, experiências no curso e a participação no PIBID vieram a fazer com que nos debruçássemos a estudar Trigonometria, e a refletir sobre as formas de ensiná-la. A História da Matemática pode ser vista como uma fonte motivadora para a aprendizagem, e geradora de situações problemas para o ensino. Primeiramente concluímos que uma abordagem mais completa sobre tópicos da Trigonometria se faz necessária antes da vida acadêmica em Ciências, Matemática, Engenharia ou Física. Na tentativa de sintetizar a relação mais íntima entre o Cálculo e a Trigonometria esbarramos nos significados de tangente, coeficiente angular, inclinação e ângulo.
Palavras-chave: Ensino de Trigonometria. História da Trigonometria. Tangente. Ensino de Cálculo. Coeficiente Angular.
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3119 0 bytes XI ENEM http://enem2013.pucpr.br/ |
Categoria: Matemática Artigos |
Razões trigonométricas no triângulo retângulo: uma experiência diferente |
Versão: PDF Atualização: 26/12/2013 |
Descrição:
CUNHA, Márcia Loureiro da
Este trabalho consiste no relato de uma experiência sobre o ensino e a aplicação prática das razões trigonométricas no triângulo retângulo realizado com os alunos de uma turma de sétima série, do Ensino Fundamental, de uma escola da rede estadual de ensino, no município de Canoas, Rio Grande do Sul. Propôs-se aos alunos a tarefa de calcular a medida da altura de alguns elementos presentes no terreno da escola, de acordo com seus interesses, a partir das medidas de ângulos e distâncias por eles obtidas, durante uma pesquisa de campo.Nessa proposta de trabalho, além dos instrumentos de medição de ângulos e distâncias, teodolito e trena (ou metro), utilizados na etapa de pesquisa e coleta de dados, foi adotado como recurso didático digital o software GeoGebra, programa de geometria dinâmica, para implementação e modelagem das situações abordadas.Ao final dessa experiência, pode-se observar pela reação dos alunos, a importância de um tratamento diferenciado dado aos conteúdos matemáticas, dentro e fora da sala de aula e o quanto esse tipo de metodologia pode contribuir para o processo de aprendizagem.
Palavras-chave: Educação Matemática. Experimentação. Sala de aula. Software no ensino.
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3133 0 bytes X ENEM http://www.lematec.net/CDS/ENEM10/ |
Categoria: Matemática Artigos |
Trigonometria Dinâmica: unidade de aprendizagem online para estudo de Trigonometria |
Versão: PDF Atualização: 26/12/2013 |
Descrição:
MOREIRA, Larissa de Sousa; BATISTA, Silvia Cristina Freitas; BARCELOS, Gilmara Teixeira; PASSERINO, Liliana Maria
As tecnologias digitais abrem importantes possibilidades para a aprendizagem de Matemática, a partir de simulações, visualizações, modelagens, experimentações, entre outras ações. Nesse sentido, foi desenvolvida a unidade de aprendizagem online “Trigonometria Dinâmica”, direcionada ao estudo de Trigonometria, no Ensino Médio. Esta unidade foi totalmente elaborada por professores de Matemática e contém, entre outros recursos, 19 applets e uma apostila de atividades investigativas relacionadas aos mesmos. A unidade foi submetida a um processo de validação composto de duas partes: uma validação preliminar, realizada com professores e licenciandos em Matemática, e uma validação com alunos do Ensino Médio.O presente artigo descreve o referido processo de validação e analisa os resultados obtidos no mesmo, fundamentando-se na teoria sócio-histórica. A partir da análise da validação preliminar foi possível aprimorar a unidade de aprendizagem proposta. Destaca-se, ainda, que os participantes da referida validação demonstraram muito interesse pelas potencialidades dos applets, tendo em vista o uso pedagógico dos mesmos para o estudo de tópicos de Trigonometria.Os alunos do Ensino Médio, participantes da validação, mostraram-se atentos e motivados, tentando explorar, ao máximo, os recursos dos applets e, assim, compreender os conceitos abordados. Os applets permitiram visualizações e simulações que apoiaram a construção de conhecimentos.
Palavras-Chave: Trigonometria. Applets. Aprendizagem Matemática. Unidade de Aprendizagem.
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449 0 bytes Revista Brasileira de Informática na Educação http://www.br-ie.org/index.php/rbie |
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