Educadores

Ínicio : Matemática : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do mais para o menos procurado)

Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Aprendizagem, desenvolvimento e conhecimento na obra de Jean Piaget: uma análise do processo de ensi Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
Publicado em: R. bras. Est. pedag., Brasília, v. 80, n. 194, p. 5-18, jan./abr. 1999.

FERRACIOLI, Laércio

Apresenta uma visão geral das ideias de Jean Piaget, seguida da abordagem de alguns aspectos de sua obra relacionados com a construção do conhecimento através de estádios e dos fatores que os influenciam. Na sequência, são apresentadas a definição e a diferenciação dos conceitos piagetianos de aprendizagem, desenvolvimento e conhecimento, concluindo com a apresentação e a análise de alguns resultados de pesquisa em ensino de ciências e a abordagem da questão da evolução conceitual em ciências.

Palavras-chave: Epistemologia genética. Ensino de ciências. Formação de conceitos.

Downloads 691  691  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma R. bras. Est. pedag.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Características dos problemas que os alunos constróem a partir do enunciado de uma questão aberta de Popular Versão: PDF
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
SANTOS, João Ricardo Viola dos e BURIASCO, Regina Luzia Corio de

O presente artigo apresenta características dos problemas que alunos da 4ª e 8ª série do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio construíram a partir do enunciado de uma questão discursiva, inferidas da sua produção escrita na questão comum da AVA- 2002. Esses problemas se caracterizaram, parte por terem uma estrutura de resolução linear constituída a partir de interpretações das informações contidas no enunciado uma a uma sem relacioná-las, e, parte por uma estrutura de resolução não-linear constituída a partir de inter-relações entre as informações contidas no enunciado. A análise da produção escrita se mostra como uma alternativa para os professores conhecerem a atividade matemática dos alunos, bem como seus modos particulares de interpretação de enunciados.

Palavras-chave: Educação matemática. Análise da produção escrita. Avaliação em matemática.

Downloads 672  672  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Bolema,Rio Claro (SP),Ano 22,n.32, 2009, p. 147  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Padrões e jogos matemáticos Popular Versão: pdf
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V3.3, p.30-40, UFSC: 2008

FERREIRA, Dores; PALHARES, Pedro e SILVA, Jorge Nuno

Um estudo realizado junto de alunos do 3.º ao 6.º ano de escolaridade permitiu verificar a existência de relação entre a força do jogador de xadrez e a capacidade de resolver problemas com padrões. Este resultado suscitou a curiosidade de verificar se essa relação se estenderia a outros jogos, como por exemplo os jogos matemáticos. Neste artigo apresentamos os resultados de um estudo envolvendo alunos do Ensino Básico participantes no Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, bem como o contexto que o originou. Nesse estudo procurava averiguar-se a existência de relação entre a capacidade de jogar jogos matemáticos e a capacidade de resolver problemas com padrões. Como resultado principal verificamos existir uma relação para os seguintes jogos: Semáforo, Hex e Amazonas.

Palavras-chave: Jogos matemáticos. Padrões. Ensino Básico. Xadrez. Investigação correlacional. Resolução de problemas.

Downloads 670  670  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revemat  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!História da Educação Matemática: interrogações metodológicas Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V2.2, p.28-49, UFSC: 2007

VALENTE, Wagner Rodrigues

Este texto discute aspectos teórico-metodológicos envolvidos em pesquisas da história da educação matemática. A argumentação desenvolvida alinha as investigações de caráter histórico, no âmbito da educação matemática, à história, à história da educação. Assim, o trabalho defende a ideia da necessidade dos historiadores da educação matemática ficarem de posse do instrumental utilizado por historiadores, em seu ofício de produzir história. Afastando-se do viés didático de pensar a história com instrumento de ensino, o texto intenta discutir a pesquisa, em história da educação matemática, como o alargamento da compreensão do processo de escolarização dos saberes, em particular, da matemática.

Palavras-chave: História da educação matemática. Metodologia. Livro didático de matemática.

Downloads 666  666  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revemat  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Linguagem e matemática na resolução de problemas Popular Versão: PDF
Atualização:  8/3/2013
Descrição:
LOPES, Sílvia Ednaira; PAVANELLO, Regina Maria

Como professora de matemática de escolas do ensino fundamental da rede pública e particular no estado do Paraná há mais de 16 anos, tenho observado, em minhas aulas, que os alunos se consideram incapazes de resolver um problema. Dizendo não entender a situação que lhes foi proposta, recusam-se a pensar sobre a questão e insistem para que eu indique o que devem fazer para chegar à resposta desejada. Em conversas com outros professores de matemática pude verificar que o mesmo acontecia em suas aulas. Ao investigar mais a fundo o porquê dessas dificuldades, percebi que algumas delas mostravam decorrer da falta de habilidade em realizar os cálculos necessários (algoritmos). No entanto, tal inabilidade não explicava por completo esse sentimento de impotência dos alunos face aos problemas que lhe eram apresentados .

Palavras-chave: Educação matemática. Resolução de problemas. Linguagem.

Downloads 662  662  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site http://www.fae.ufmg.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A Matemática, os Matemáticos, as Crianças e Alguns Sonhos Educacionais Popular Versão: pdf
Atualização:  16/5/2013
Descrição:
Publicado em: Ciência & Educação, v. 8, n. 2, p. 217-225, 2002

RUIZ, Adriano Rodrigues

Este trabalho teve origem em nossa preocupação diante da fragilidade que o analfabetismo matemático impõe à sociedade adulta. Tendo por referência pesquisas piagetianas, identificamos as crianças como aprendizes ativos e competentes. Falamos, também, de possibilidades que se abrem com a presença do computador para novas culturas de matematização. Neste quadro, apontamos a visão restrita da matemática como a "ciência das quantidades" como obstáculo para os não-matemáticos terem acesso a possibilidades ainda pouco exploradas.

Palavras-chave: Matemática. Analfabetismo Matemático. Aprendizes Competentes. Epistemologia de Jean Piaget.

Downloads 659  659  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Fractais no ensino de geometria da Educação Básica: primeiras experiências  Popular Versão: PDF
Atualização:  20/6/2013
Descrição:
GOMES, Antônio do Nascimento; SALVADOR, José Antonio

O objetivo geral deste trabalho é tornar o aprendizado da Matemática no Ensino Fundamental mais concreto em que estudantes e professores devem se sentir mobilizados e desafiados a apreender os conteúdos especialmente os de Geometria, interligá-los com a álgebra, revisar ou recuperar conteúdos de séries anteriores que não ficaram claros. Para tal propomos uma abordagem dos conteúdos valorizando estratégias diferenciadas de ensino e trazemos a beleza da Geometria Fractal como motivação.

Palavras-chave: Ensino de Matemática. Geometria Fractal. Computador.

Downloads 655  655  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma CNMAC  Site http://www.sbmac.org.br/eventos/cnmac/xxxii_cnmac/pdf/479.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Gibi Digital: uma atividade de matemática desenvolvida cooperativamente no espaço do Facebook Popular Versão: PDF
Atualização:  20/6/2013
Descrição:
BONA, Aline Silva De Bona; BASSO, Marcus Vinicius de Azevedo; FAGUNDES, Léa da Cruz

O artigo é o relato de uma atividade de matemática proposta no espaço de aprendizagem digital escolhido pelos estudantes, do IFRS - Campus Osório, como o Facebook, em 2012. A atividade tem a finalidade de mobilizar os estudantes a demonstrar o que aprenderam sobre os conceitos de geometria espacial. A metodologia de trabalho docente com os estudantes é dialogada de Freire, e o método de análise dos gibis é à luz da Teoria de Piaget, onde esta atividade é parte de uma pesquisa-ação de doutoramento. O objetivo do artigo é apontar atividades interessantes aos estudantes, sendo estas extraclasse e alicerçadas na tecnologias digitais, online e/ou não, onde ocorrem a aprendizagem cooperativa dos conceitos de matemática tão usualmente citados em avaliações externas. Dentre os resultados desta atividade cita-se a escrita dos conceitos de geometria espacial de acordo com suas palavras e o destaque dados pelosestudantes aos gibis como recursos para estudar.

Palavras-chaves: Tecnologias Digitais. Atividade de Matemática. Espaço de Aprendizagem Digital. Aprendizagem Cooperativa.

Downloads 648  648  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma CINTED-UFRGS   Site http://www.cinted.ufrgs.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!O Teorema de Pitágoras segundo a dialética ferramenta-objeto Popular Versão: pdf
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V3.7, p.78-83, UFSC: 2008.

JAHN, Ana Paula e BONGIOVANNI, Vincenzo

Neste artigo, descrevem-se sinteticamente as fases de organização para a construção de conceitos matemáticos segundo a dialética ferramenta-objeto introduzida por R. Douady. Esse tipo de organização enfatiza a importância de se alternar, no ensino, os aspectos ferramenta e objeto de uma dada noção matemática, fornecendo ainda princípios metodológicos interessantes para o professor. Um exemplo de tal organização é apresentado no campo da Geometria, e mais precisamente, relativo ao Teorema de Pitágoras.

Palavras-chave: Didática da Matemática. Dialética ferramenta-objeto. Teorema de Pitágoras.

Downloads 633  633  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revemat  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!História e Ensino de Matemática: construção e uso de instrumentos de medida do século XVI Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
Revista História da Ciência e Ensino, Volume 2, 2010. p. 75-87

SAITO, Fumikazu e DIAS, Marisa da Silva

Entre as diversas iniciativas que procuram aproximar a História da Matemática do ensino da Matemática, o uso de fontes primárias tem sido muito promissor. Seguindo de perto esta tendência, propomos três atividades baseadas em excertos retirados de uma obra publicada no século XVI.

Palavras-chave: História da Matemática medidas. Instrumento de medida.

Downloads 630  630  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista História da Ciência e Ensin  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 (18) 19 20 21 »