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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!História da Matemática e Educação Matemática Popular Versão: 
Atualização:  29/4/2012
Descrição:
VIANNA, Carlos Roberto.

Recentemente estive em uma mesa redonda onde os temas seriam as Tendências da Educação Matemática. Uma destas tendências era a História da Matemática e sobre ela competia a mim discorrer. Na apresentação das pessoas que comporiam a mesa foi dito que eu era um doutor em História da Matemática. Minha intervenção já estava escrita e impressa, e nela eu começava por questionar se, de fato, a História da Matemática tinha condições de ser entendida como uma “tendência” dentro da educação matemática... e também tive que explicar que eu não era doutor em História da Matemática, e sim em Educação, embora meus trabalhos de mestrado e de doutorado tenham muitos vínculos com a História (sem ser “da” matemática!). Então, cá estou de novo, escrevendo uma intervenção que será discutida em um Seminário de caráter nacional, e o tema dessa mesa põe em relação a História da Matemática e a Educação Matemática. Ante a insistência dos organizadores dos congressos, nacionais e internacionais, devo admitir que deva haver uma relação entre elas.

Downloads 3895  3895  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática.  Site http://
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A resolução de problemas nas aulas de Matemática: diagnosticando a prática pedagógica Popular Versão: 
Atualização:  16/5/2013
Descrição:
RODRIGUES, Adriano e MAGALHÃES, Sirlei Cristina

A Resolução de Problemas é uma metodologia de ensino de Matemática muito eficaz, pois propicia uma mobilização de saberes no sentido de buscar a solução. Nessa busca, o aluno aprende a montar estratégias, raciocinar logicamente e verificar se sua estratégia foi válida, o que colabora para um amadurecimento das estruturas cognitivas. O objetivo deste trabalho é pesquisar como esta metodologia é trabalhada nas aulas de Matemática das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Apresentam-se os resultados de entrevistas realizadas com 20 professores da área, que atuam em escolas públicas e particulares, nos municípios de Extrema – MG e de Perdões – MG. E os dados coletados em observações de aulas através de Estágio Supervisionado. Conclui-se que apesar de muitos professores reconhecerem a importância desta metodologia para as aulas de Matemática, a maioria não a utiliza de forma satisfatória, trabalhando principalmente com os problemas propostos em livros didáticos, sem levar em conta as etapas propostas para a resolução de problemas. Desta forma, os problemas são tratados meramente como exercícios de fixação, ficando longe da prática autêntica de resolução de problemas, o que gera, muitas vezes, insatisfação do aluno, que encontra muitas dificuldades ao tentar resolver os problemas, sem qualquer intervenção do professor.

Palavras-chave: Resolução de Problemas, Metodologia, Matemática.

Downloads 4064  4064  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Acadêmica Feol  Site http://www.feol.com.br/revista/index.php/R1/issue/view/1
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!O ensino de geometria na educação de jovens e adultos: concepções e práticas docentes Popular Versão: PDF
Atualização:  21/6/2013
Descrição:
ZANATO, Fernando da Silva; RIBEIRO, Emerson da Silva; DAMACENA, Waldimaria F. C.

Inscrita em um movimento amplo de renovação pedagógica, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) atribui seus esforços na busca de uma educação inclusiva que visa trabalhar a realidade do educando, concebendo-o como sujeito ativo no processo de construção do conhecimento. Nessa perspectiva, o ensino da Matemática volta-se às especificidades dessa modalidade e deve, portanto, ser praticado de forma a transformar situações do cotidiano em suporte à aprendizagem significativa de conteúdos mais abstratos. Com isso, vem à tona a importância do pensamento geométrico como um recurso para a resolução de inúmeros problemas do cotidiano e ainda como suporte para compreender outras áreas da ciência. Nesse sentido, este trabalho se apresenta como uma proposta de pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso, cujo foco é investigar e analisar as concepções e práticas pedagógicas de professores de Matemática que atuam na EJA, especificamente no Segundo Segmento do Ensino Fundamental, em relação ao ensino de geometria nessa modalidade. Tomando por base autores como Fonseca(2005), Paiva (1987), Ribeiro (2007), Miguel e Miorim (1986), Farrel (1994), Usiskin (1994) e as diretrizes curriculares nacionais e propostas curriculares para a EJA, serão feitas entrevistas com os professores e observação das práticas docentes a fim de se estabelecer as possíveis interfaces entre as concepções e práticas pedagógicas.

Palavras-chave: EJA. Ensino de Geometria. Concepções de Professores.

Downloads 4238  4238  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFMT  Site http://sistemas.ufmt.br/ufmt.evento/FrmListaAvaliacaoTrabalhos.aspx?eventoUID=9&sit1=1&sit2=3&temaUI
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Eu vejo as retas se encontrando no infinito, e agora? Popular Versão: PDF
Atualização:  20/6/2013
Descrição:
SANTOS, Talita Secorun dos; FRANCO, Valdeni Soliani

Este trabalho é parte do material analisado em uma pesquisa para a dissertação de mestrado que objetivava compreender como professores da rede pública do Estado do Paraná reagiram à inclusão das Geometrias não-euclidianas no Currículo da Educação Básica do Estado do Paraná no final de 2006. O objetivo principal desse artigo é analisar as respostas dadas pelos professores participantes de uma oficina sobre Geometrias não-euclidianas a duas perguntas feitas a eles envolvendo a noção de Geometria Projetiva.

Palavras-chave: Geometrias não-euclidianas. Educação Matemática. Professores.

Downloads 4597  4597  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma X ENEM  Site http://www.lematec.net/CDS/ENEM10/index.html
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Uma Proposta de modelagem Matemática como estratégia de ensino Popular Versão: 
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
BAGGIO, Taciana Maciel

Neste trabalho sugerimos a Modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem. Para tanto, apresentamos uma proposta de atividade de modelagem que viabiliza discutir o conceito de função e sua influência na sociedade. Dessa forma, abordamos uma situação que se faz bastante presente no dia a dia, a internet. A partir desse tema desenvolvemos um modelo matemático que nos permite discutir sobre função maior inteiro. Sabemos que tal função não está incluída no currículo escolar do Ensino Médio, no entanto muitas das situações do dia a dia respeitam o comportamento desse tipo de função.

Palavras-chave: Educação Matemática. Modelagem Matemática. Função.

Downloads 4764  4764  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma II EPMEM  Site http://
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Introdução ao Conceito de Função: uma Análise pela Perspectiva da Organização Praxeológica Popular Versão: PDF
Atualização:  29/4/2012
Descrição:
SANTANA, K. C. L.; JANUARIO, G.; COSTA, F. A.; POSSANI, J. F. e AMARAL, N. Introdução ao conceito de função: uma análise pela perspectiva da organização praxeológica. In: Encontro Paulista de Educação Matemática, 10. Anais... X EPEM: Os (des)caminhos da Educação Continuada de Professores que ensinam Matemática no Estado de São Paulo. São Carlos: SBEM/SBEM-SP, 2010, p. 1-12. (ISBN 978-85-98092-12-6)

Este trabalho procura evidenciar parte de uma pesquisa na qual fizemos uma análise de conteúdo de livros didáticos de Matemática para o 9º do Ensino Fundamental, em que buscamos identificar de que forma os autores abordam a introdução ao conceito de função. Para tanto, foram escolhidos três livros didáticos a partir dos critérios (i) um dos livros apresente proposta inovadora; (ii) os outros dois livros apresente uma proposta mais “tradicional” e, ambos, tenham sido muito utilizados por professores de Matemática. O critério de análise foi a organização praxeológica presente na Teoria Antropológica do Didático de Chevallard (1999). Pela condução de nossas reflexões, entendemos que este trabalho contemplou as definições da pesquisa qualitativa, conforme nos orientam Bogdan e Biklen (1994). A pesquisa revelou que a organização praxeológica presente nas obras analisadas pouco contemplam situações-problema em uma perspectiva em que o aluno possa trabalhar de forma autônoma e, aos poucos, construir seu aprendizado por meio da investigação, tentativas e descobertas; também despertou em nós um olhar crítico frente à seleção de material didático e escolha de tarefas adequadas para uma situação adidática.

Palavras-chave: Organização Praxeológica. Função. Teoria Antropológica do Didático. Análise de Livro Didático.

Downloads 4954  4954  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma X EPEM  Site http://
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Relação com o saber: alunos de um curso de Matemática e a Matemática básica Popular Versão: 
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
PIRES, Magna Natalia Marin; VIANNA, Carlos Roberto.

Este trabalho é parte de uma pesquisa realizada no Programa de Mestrado em Educação da UFPR e apresenta perspectivas um tanto diferentes no que diz respeito à análise dos problemas dos alunos na escola. O objetivo é verificar, com base na abordagem Relação com o Saber do francês Bernard Charlot, algumas das relações que os alunos de um curso de Licenciatura em Matemática mantêm com o saber matemático, situando-os em sua relação com a instituição e o curso que frequentam. Essa abordagem considera a história do aluno, especialmente sua singularidade, contribuindo para uma melhor compreensão das relações do aluno com os saberes. Os participantes deste estudo são alunos do 3º ano do Curso de Licenciatura em Matemática de 2002, da Universidade Estadual de Londrina. Os elementos colhidos para a realização da análise das relações desses alunos com os saberes são provenientes da produção dos alunos em uma prova de matemática e de entrevista realizada com os mesmos. A prova contém questões consideradas de Matemática Básica e a entrevista compôs-se de duas etapas, uma na qual os alunos justificaram sua produção nas questões da prova e outra em que eles relataram sua trajetória no curso que frequentam. Para esta apresentação selecionou-se a resolução e justificativa de um aluno numa das questões da prova.

Palavras-chave: Relação com o saber. Alunos do curso de Matemática. Educação Matemática.

Downloads 5052  5052  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática.  Site http://
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Manipulando Materiais, (Re)Descobrindo a Matemática: possibilidades em sala de aula Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2012
Descrição:
JANUÁRIO, Gilberto; TINTI, Douglas da Silva

O Ensino Médio tem sido muito discutido em encontros educacionais, possivelmente por ser o período escolar que antecede o Ensino Superior. As instituições governamentais ligadas ao MEC vêm mostrando preocupação com esse nível de ensino e, por isso, elaboram constantemente material para auxiliar os professores. Com isso, há uma cobrança para que esses docentes mostrem resultado por meio de notas que seus alunos obtêm nas avaliações institucionais. Nossa proposta, neste trabalho, não é questionar o sistema avaliativo ou mesmo as políticas educacionais, mas discutir: De que forma podemos, enquanto educadores contribuir, em sala de aula, para motivar os alunos a se interessarem pelas aulas de Matemática? Que recursos utilizar? De que forma utilizá-los para que os educandos tenham uma aprendizagem significativa? Jesus e Fini (2005) buscam dar significado à Matemática por meio da manipulação de materiais, especificamente de jogos, pois “esses recursos poderão atuar como catalisadores do processo natural de aprendizagem, aumentando a motivação e estimulando o aluno, de modo a aumentar a quantidade e a qualidade de seus estudos”.

Palavras-chave: Aprendizagem significativa. Materiais manipuláveis. Jogo.

Downloads 5055  5055  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UnG- Universidade de Guarulhos  Site http://
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Matemática e língua materna: proposta para uma interação positiva Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2012
Descrição:
COURA, Flávia C. Figueiredo.

Durante minha experiência escolar – inicialmente como aluna – sempre me chamou atenção a dificuldade que meus colegas apresentavam em “traduzir” o enunciado dos problemas da Língua Portuguesa para a Matemática. Dificuldade essa que continuou a me intrigar enquanto professora, pois se no trabalho com a utilização de algoritmos os alunos acabam atingindo os objetivos propostos, o mesmo não acontece quando se propõe a resolução de situações - problema. Nesse caso, pude observar que meus alunos apresentam dificuldade em, partindo das informações contidas no texto da situação problema, escolher uma estratégia para a resolução. Tendo como pressuposto a influência da leitura em Língua Portuguesa na aprendizagem em Matemática, minha proposta de trabalho tem como objetivo realizar um estudo para identificar as relações entre Matemática e Língua Materna, no âmbito das práticas de leitura e escrita nas aulas de matemática, bem como compreender como essas relações influenciam na aprendizagem dos alunos.

Downloads 5256  5256  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFMG.  Site http://
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora! Modelagem Matemática: O Que é? Por Quê? Como? Popular Versão: pdf
Atualização:  16/5/2013
Descrição:
Publicado em: Veritati, n. 4, p. 73-80, 2004.

BARBOSA, Jonei Cerqueira

Nesse artigo, apresento algumas ideias teóricas sobre Modelagem na perspectiva da Educação Matemática. Usando exemplos de sala de aula e colocando ênfase sobre aspectos socioculturais, Modelagem é relacionada a problemas com referência na realidade. A integração de Modelagem no currículo escolar também é discutida.

Palavras-chave: Educação Matemática. Modelagem Matemática. Sala de aula.

Downloads 5413  5413  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Veritati  Site http://
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