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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Para Além da Informação: a Avaliação na Formação Docente em Matemática Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
JANUARIO, Gilberto

Este trabalho tem o propósito de evidenciar parte de uma pesquisa em desenvolvimento no curso de Licenciatura em Matemática do IFSP, objetivando investigar qual o tratamento dado pelos formadores à avaliação escolar para os futuros professores. Isso porque a avaliação tem ganhado, cada vez mais, destaque no cenário de estudos voltados à educação básica, quando se enfatiza o processo de ensino-aprendizagem. Alguns autores que estudam essa temática (Hoffmann, 1994; Luckesi, 2008; Hadji, 2001) argumentam sobre os modelos avaliativos praticados pelos professores e suas consequências na vida escolar do aluno. Chaves (2001) revela que a postura do professor ao propor instrumentos avaliativos, reflete práticas com as quais teve contato em sua licenciatura. Nessa perspectiva, emergem algumas questões: em que momento a avaliação é trabalhada em uma licenciatura e qual o tratamento que a contempla? Dá-se mais ênfase à teoria ou à prática? Por ser elemento fundamental no processo ensino-aprendizagem, acreditamos ser a formação do professor de Matemática o ponto de partida para que sejam construídas as concepções que propiciem as práticas pedagógicas frente ao processo avaliativo.

Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem. Formação de professores. Avaliação no ensino superior.

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Para uma concepção de História e Historiografia Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2012
Descrição:
GARNICA, Antonio Vicente Marafioti.

Em 2005 fui convidado a participar de uma mesa redonda durante o I Seminário Paulista de História e Educação Matemática (SPHEM) cujo título era, ao mesmo tempo, direcionado e aberto: “História e Educação Matemática – possibilidades de diálogo”. Era direcionado pois indicava a interface História/Educação Matemática como foco das discussões; e aberto por propor como subtítulo uma frase propositalmente lacunar: possibilidades de diálogo. Posto que diálogo pressupõe intercâmbio, interlocução, escuta e fala atentas, é natural que nos perguntemos: por que diálogo? Diálogo entre o quê ou entre quem? Diálogo entre História e Educação Matemática? Ou diálogo entre História, Educação Matemática e toda uma variedade de áreas, enfoques e aportes teóricos que, segundo julgo, os estudos na e sobre a interface História/Educação Matemática trazem à cena? Coube a mim uma opção.

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Pesquisa Qualitativa e Educação (Matemática): de regulações, regulamentos, tempos e depoimentos Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2012
Descrição:
GARNICA, Antonio Vicente Marafioti.

Apresentando considerações gerais sobre pesquisa qualitativa em Educação – e, em especial, em Educação Matemática –, o artigo trata de relativizar a atual tendência de legislação absoluta acerca da pesquisa qualitativa, defendendo – ao contrário de uma “regulamentação” – a necessidade de uma “regulação” – aos procedimentos utilizados em investigações dessa natureza. Defende a maturação vivencial do pesquisador como elemento essencial para o pleno exercício da pesquisa e tece comentários finais sobre uma possível distinção entre a coleta de dados na pesquisa qualitativa em Educação (sentido amplo) e na História Oral, cuja metodologia tem se revelado significativa para estudos em Educação Matemática.

Palavras-chave: Educação. Educação Matemática. Pesquisa Qualitativa. História Oral. Metodologia Científica.

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Pesquisas sobre Educação de Jovens e Adultos no âmbito da Educação Matemática: um olhar para o que  Popular Versão: 
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
SANTANA , Katia Cristina Lima; FREITAS , Adriano Vargas; Gilberto Januario; BUENO, Simone; TRALDI JÚNIOR, Armando

Neste artigo, apresentamos parte de um estudo desenvolvido no projeto de pesquisa “O Currículo de Matemática na Educação de Jovens e Adultos: dos intervenientes curriculares à prática em sala de aula”. Para este estudo, fizemos um mapeamento de pesquisas realizadas com a temática EJA, em Educação Matemática, em programas de pós-graduação, periódicos e anais de eventos da área. O olhar para as produções foi direcionado por duas categorias de análise: uma (i) em relação ao objeto de pesquisa, estratégias e métodos utilizados, e ao olhar do pesquisador em analisar e interpretar as informações coletadas, e a outra (ii) em relação à fundamentação teórica e as considerações dos pesquisadores-autores. A análise dos dados coletados nos mostrou o desenvolvimento crescente de pesquisas na área da educação de pessoas jovens e adultas, principalmente nas temáticas didática e resolução de problemas, e um número reduzido de estudos a respeito do desenvolvimento curricular de Matemática para esse alunado.

Palavras-chave: Pesquisas em EJA. Desenvolvimento Curricular. Educação Matemática.

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Poliminós Popular Versão: 
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
SILVA, Aparecida Francisco da; KODAMA, Helia Matiko Yano.

S. W. Golomb em seu artigo Checker boards and polyminoes publicado no American Mathematical Monthy de 1954, propôs uma série de problemas envolvendo recobrimento de tabuleiros de xadrez com peças que denominou “poliminós”. Para as figuras “compostas” de 5 quadrados, os chamados pentaminós (nome do jogo como é comercialmente conhecido) propôs algumas questões que foram retomadas por M. Gardner em seu livro “Divertimentos Matemáticos”; no qual apresenta também algumas soluções não só para os problemas inicialmente propostos mas, também, uma coletânea de trabalhos publicados a partir da proposta de Golomb. Neste artigo, apresentamos algumas soluções já obtidas para os problemas e algumas, que pelo menos até onde conhecemos, ainda não foram publicadas.

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Possíveis articulações entre Etnomatemática e Educação Matemática Crítica Popular Versão: 
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
PASSOS, Caroline Mendes dos; ARAUJO, Jussara de Loiola.

O presente artigo apresenta um projeto que tem como objetivo articular duas teorias da área da Educação Matemática: Etnomatemática e Educação Matemática Crítica. Tal articulação será realizada tendo como foco dois aspectos: teórico e prático. O aspecto teórico será abordado através de um aprofundamento no estudo de ambas as teorias. A partir desse aprofundamento, será feita uma articulação entre tais teorias. Esse estudo consistirá em uma etapa densa do trabalho de pesquisa, uma vez que a quantidade de trabalhos que abordem essas teorias de forma articulada é pequena. Para verificar as possibilidades de articulação entre essas teorias em um aspecto prático, um ambiente de sala de aula será observado, na tentativa de detectar momentos em sala de aula em que essa articulação possa acontecer. Para apresentar os propósitos dessa pesquisa, após apresentar a questão de investigação e seus objetivos, é feita uma discussão teórica acerca da Etnomatemática e da Educação Matemática Crítica. A partir dessa discussão, apresenta-se uma justificativa que mostre como uma articulação entre ambas as teorias pode contribuir, tanto para a sala de aula de Matemática quanto para o campo da Educação Matemática. Em seguida, são explicitados os procedimentos metodológicos, bem como a justificativa de sua escolha. Dentre esses procedimentos, serão apresentados os seguintes: a escolha dos contextos, a escolha dos procedimentos e a escolha dos instrumentos. Nesse sentido, com tal investigação, espero que as possibilidades de utilização de tais teorias no ambiente escolar se tornem mais evidentes e auxiliem num ensino de Matemática mais efetivo, que possibilite aos alunos participar de forma ativa na sociedade em que vivem.

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Potenciar a utilização de recursos no ensino e aprendizagem da Matemática a partir da reflexão sobre Popular Versão: pdf
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V4.1, p.39-52, UFSC: 2009.

VIEIRA. Celina Tenreiro

Assumindo que na formação de professores de Matemática, os recursos em contexto das práticas, devem ser um foco de atenção, no presente artigo foca-se o trabalho desenvolvido com professores envolvidos no Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico Português. Neste contexto, a ênfase na dimensão dos recursos orientou-se, sobretudo, para a problematização e reflexão sobre recursos usados pelos professores na aula de Matemática. Decorrente desse processo de reflexão partilhada, perspectivaram-se outros modos de exploração de tais recursos, no contexto do ensino e aprendizagem da Matemática, para promover a sua eficácia didáctica.

Palavras-chave: Formação de professores. Recursos no ensino e aprendizagem da matemática. Ensino Básico.

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Prática de ensino e estágio supervisionado na formação do professor de matemática Popular Versão: pdf
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V4.6, p.67-77, UFSC: 2009

GAERTNER, Rosinete e OECHSLER, Vanessa

O artigo apresenta a trajetória histórica da prática de ensino e estágio supervisionado na legislação da educação brasileira. Busca ainda compreender as mudanças ocorridas no currículo e no papel da prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores de Matemática nos últimos quarenta anos, tendo por base a análise das atividades de estágio no curso de Matemática da Universidade Regional de Blumenau, criado em 1968. Para isso, destaca fatos históricos e aspectos legais relativos à prática de ensino e a realização de estágio, apresenta e interpreta os dados da investigação de campo, concluindo ser fundamental a conexão entre teoria e prática, ação e reflexão na formação inicial do educador.

Palavras-chave: Prática de Ensino. Estágio. Legislação. Formação de Professores. Matemática.

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Práticas da Matemática Moderna no curso de licenciatura: uma perspectiva histórico-cultural. Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2012
Descrição:
PINTO, Neusa Bertoni e SOARES, Elenir Terezinha Paluch.

O presente estudo, parte da pesquisa em andamento no Programa de Pós-Graduação –Mestrado em Educação – da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, tem como objetivo compreender as finalidades das práticas de Matemática Moderna efetivadas no curso de Licenciatura em Matemática em uma instituição de ensino superior no interior paranaense, turma-1970-1973, período em que o Movimento da Matemática Moderna encontrava-se em plena expansão nos cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil. O estudo, de abordagem histórica, utiliza conceitos da história cultural, referenciados em Chervel ( 1990), Certeau ( 1989) e Julia ( 2001). As práticas pedagógicas de Matemática Moderna, vivenciadas no curso investigado, foram caracterizadas a partir dos dados obtidos nos arquivos da instituição, em documento escolar fornecido por licenciando, ex-aluno do curso investigado, contendo anotações de aulas, conteúdos e exercícios desenvolvidos em sala de aula na disciplina Fundamentos da Matemática Elementar, além de depoimentos de ex-alunos da referida turma. Nas análises são contemplados os conteúdos de Matemática Moderna priorizados pelo professor formador, a bibliográfica recomendada aos licenciandos, o material didático utilizado nas aulas e os procedimentos didático-metodológicos. As análises preliminares apontam que a Matemática Moderna foi introduzida no curso de Licenciatura pela disciplina Fundamentos da Matemática Elementar, orientada por uma concepção formalista de ensino de Matemática, com a finalidade de repassar e ampliar a compreensão dos modernos conteúdos matemáticos trazidos pelo movimento, contribuindo para o melhor desempenho docente dos formandos, professores que na época já se encontravam em exercício nas escolas de primeiro e segundo graus do estado do Paraná.

Palavra chave : Licenciaturas. Práticas pedagógicas. Matemática moderna.

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Problemas de estrutura aditiva: análise da resolução de alunos de 3ª série do ensino fundamental Popular Versão: pdf
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V4.1, p.5-17, UFSC: 2009.

GUIMARÃES, Sheila Denize

O presente estudo teve como objetivo geral analisar a resolução de problemas de estrutura aditiva de alunos de 3ª séries do ensino fundamental, visando identificar que tipos de problemas apresentam dificuldades para os alunos. Os sujeitos dessa pesquisa foram alunos de duas escolas particulares e uma escola pública de Campo Grande/M.S. Verificou-se que o grau de dificuldade passou a ser maior quando os problemas: 1) apresentavam incongruência entre a operação a ser realizada e os verbos ou expressões portadoras de informação; 2) não buscavam os estados (inicial, intermediário ou final), mas sim as relações ou transformações; 3) exigiam inversão da sequência temporal. Acredita-se que o professor tem um papel fundamental na superação de tais dificuldades, quando entende que os problemas visam à construção dos conceitos e que a operacionalidade desses deve ser provada diante de situações variadas.

Palavras-chave: Resolução de problemas. Estrutura aditiva. Ensino Fundamental de Matemática.

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