Educadores

Ínicio : Matemática : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Data (novos listados primeiro)

Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A educação matemática e a construção do número pela criança, mediada pela tecnologia digital Popular Versão: 
Atualização:  16/5/2013
Descrição:
BERCHT, Magda; FERREIRA, Luís de França; RANGEL, Ana Cristina.

Os artefatos digitais exercem na atualidade uma influência decisiva na atividade e no desenvolvimento humano. O número de pesquisas sobre o aprendizado com artefatos digitais, através da ação instrumentalizada, tem aumentado consideravelmente nestes últimos anos. Este artigo apresenta situações de aprendizagem na educação matemática, apoiadas no uso de objetos de aprendizagem baseados em computação gráfica, simulações digitais e jogos educativos, favorecedoras da construção do conhecimento pela criança.

Palavras-chave: Educação Matemática. Construção do Número na Criança. Piaget. Tecnologia Digital. Objetos de Aprendizado.

Downloads 2039  2039  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFMG  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A Contribuição do Desenho de Observação no Processo de Ensino-Aprendizagem Popular Versão: 
Atualização:  16/5/2013
Descrição:
ANDRADE, Andréa Faria; ARSIE, Keilla Cristina; CIONEK, Odete Mariza e RUTHES, Vanessa Pedro Bom

O presente artigo descreve uma proposta teórica e prática de ensino para a Educação Infantil, no trabalho com Artes, com o objetivo de despertar para a importância desta disciplina, utilizando o desenho de observação como ferramenta principal e motivadora na aprendizagem e estímulo da criatividade da criança, fazendo relação com outras áreas do Conhecimento, especificamente Ciências e História, concebidos a partir de uma investigação bibliográfica a respeito da Arte, e das influências do meio na formação da criança, entre elas destacamos como princípio iluminador a obra de Betty Edwards, “Desenhando com o lado direito do Cérebro”. Na continuidade, é possível verificar a aplicação da proposta, por meio da descrição de uma atividade realizada com crianças do primeiro ciclo de ensino (1a e 2a séries do ensino fundamental), constatando como o desenho de observação pode proporcionar uma aprendizagem mais enriquecedora e estimuladora na Educação Infantil.

Palavras-chave: Educação. Arte. Desenho de observação. Criatividade.

Downloads 1030  1030  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!(Inter)ação em sala de aula: trabalhado a Matemática por meio de jogos Popular Versão: 
Atualização:  16/5/2013
Descrição:
JANUÁRIO, Gilberto; TINTI, Douglas da Silva

Estudos mostram a importância de buscar alternativas, a fim de tornar o ensino da Matemática mais significativo para o educando. Concordamos com Borin (2004) que os jogos contribuem para o “desenvolvimento de habilidades de raciocínio como organização, atenção e concentração [...]”. Por isso, propomos esta oficina buscando os seguintes objetivos: I. apresentar contribuições de alguns educadores que defendem o uso dos jogos; II. propiciar uma discussão e reflexão acerca destes recursos; e III. trabalhar algumas situações-problema por meio da manipulação do Jogo da Corrente e do Jogo Vinte e Um. Neste encontro, realizaremos a discussão de um texto, em plenária, para que os presentes exponham suas ideias e resolução de Ficha de Trabalho, composta por situações-problema, recorrendo a esses artefatos. A oficina será encerrada com uma nova plenária.

Palavras-chave: Jogos de Estratégia. Aprendizagem. Jogo da Corrente. Jogo Vinte e Um.

Downloads 26622  26622  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UnG- Universidade de Guarulhos  Site http://
Avaliação: 9.00 (4 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora! Reflexões Sobre o uso de um Método Diferenciado na Aprendizagem da Operação Divisão Popular Versão: pdf
Atualização:  16/5/2013
Descrição:
Publicado em: VI Simposio de Educación Matemática/2005.

ABDALLA MARTINS, Maria Sara

O presente estudo teve como objetivo verificar se a utilização de um método diferenciado para ensinar divisão influenciava o desempenho dos alunos na solução de problemas matemáticos. Foram sujeitos desta pesquisa 47 alunos pertencentes a duas terceiras séries do Ensino Fundamental de uma escola municipal do interior do estado de São Paulo, Brasil. Uma das classes foi denominada grupo experimental e submetida ao método diferenciado de ensino que tinha por base princípios construtivistas. A outra classe, denominada grupo controle, foi submetida à forma convencional de ensino. Inicialmente, aplicou-se um questionário para sondagem de aspectos pessoais, culturais e pedagógicos ligados à Matemática, visando conhecer as peculiaridades do universo dos sujeitos que fariam parte do estudo. Aplicou-se um pré-teste com cinco problemas matemáticos que envolviam a operação divisão, os sujeitos demonstraram, como esperado, que quase nada sabiam sobre esse assunto (Grupo Experimental: M=1,30 e dp =2,05 e Grupo de Controle: M=1,08 e dp=1,95). Após um período correspondente a dez aulas duplas sobre divisão, aplicou-se um pós-teste contendo os mesmos problemas do pré-teste. Os resultados evidenciaram uma diferença estatística não significativa na comparação entre as médias das notas do pré-teste e do pós-teste para os dois grupos, revelando um baixo nível de aprendizado (Grupo Experimental: M =1,95 e dp =1,69 e Grupo de Controle: M=1,95 e dp=2,59). Analisando fatores que poderiam ter ocasionado este resultado negativo, levantou-se a hipótese de que os sujeitos tivessem encontrado dificuldades para interpretar o enunciado das situações-problema. Para verificar a validade desta hipótese optou-se por aplicar um teste matemático que exigisse apenas o domínio do algoritmo da divisão. Os resultados demonstraram que houve uma melhoria nos dois grupos, entretanto, a média das notas do grupo experimental se situou em torno do dobro da média das notas do grupo controle, revelando uma diferença estatística significativa (p =0,013). Acredita-se que a diferença de rendimento apresentada pelo grupo experimental deva ser atribuída à metodologia diferenciada que eles tiveram oportunidade de vivenciar. Acredita-se, também, que a dificuldade de interpretação e compreensão do enunciado do problema tenha ocasionado o resultado inesperado apresentado pelos alunos dos dois grupos pesquisados. Dessa forma, sugere-se que a escola enfatize o trabalho com problemas destacando a tradução da linguagem natural para a linguagem matemática e realize também um trabalho contínuo de leitura, compreensão e interpretação de textos diversos.

Palavras-chave: Solução de problemas. Matemática. Metodologias educativas. Operação divisão.

Downloads 3562  3562  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma VI Simposio de Educación Matemática  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora! Modelagem Matemática: O Que é? Por Quê? Como? Popular Versão: pdf
Atualização:  16/5/2013
Descrição:
Publicado em: Veritati, n. 4, p. 73-80, 2004.

BARBOSA, Jonei Cerqueira

Nesse artigo, apresento algumas ideias teóricas sobre Modelagem na perspectiva da Educação Matemática. Usando exemplos de sala de aula e colocando ênfase sobre aspectos socioculturais, Modelagem é relacionada a problemas com referência na realidade. A integração de Modelagem no currículo escolar também é discutida.

Palavras-chave: Educação Matemática. Modelagem Matemática. Sala de aula.

Downloads 5420  5420  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Veritati  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora! Modelagem Matemática: Experiências Vividas Popular Versão: pdf
Atualização:  16/5/2013
Descrição:
Publicado em: Analecta Guarapuava, Paraná v. 6 n. 2 p. 33-48 jul/dez. 2005

BURAK, Dionísio

Este trabalho retrata o percurso que contribuiu para a constituição da concepção de Modelagem Matemática, atualmente difundida, proveniente das experiências vividas ao longo de 18 anos, trabalhando com professores da Educação Básica, das redes estadual, municipal e particular de ensino. Descreve os primeiros passos, as primeiras ideias de encaminhamentos da Modelagem Matemática como alternativa para o ensino de Matemática e apresenta como questão norteadora: quais os efeitos da aplicação da Modelagem Matemática, que tem como princípio partir do interesse do aluno, na postura do professor e para a aprendizagem dos conteúdos matemáticos pelos alunos? Com base nos depoimentos de professores e alunos envolvidos nas experiências com essa forma de conceber o ensino de Matemática, nos últimos 18 anos no trabalho com a Modelagem Matemática, faz as discussões e apresenta alguns resultados.

Palavras-chave: Educação. Ensino. Matemática. Modelagem matemática. Metodologia.

Downloads 2698  2698  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Analecta  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora! Feira de matemática como agente motivador do ensino e da aprendizagem de matemática Popular Versão: pdf
Atualização:  16/5/2013
Descrição:
BAYER, Arno e SOARES, Rita de Cássia de Souza

O presente trabalho consiste em montar uma feira de matemática em uma escola, analisar em que medida os alunos e professores motivam-se com a feira e como esta influencia a motivação para a aprendizagem de Matemática dos alunos e a motivação para ensinar dos professores. Inicialmente, discutimos a motivação, com um breve histórico das teorias motivacionais e após será focada a Feira de Matemática, sua elaboração e apresentação. Por fim, uma análise dos resultados parciais da pesquisa.

Palavras-chave: Educação Matemática. Feira de Matemática.

Downloads 11940  11940  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ULBRA  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora! A prática docente do professor de Matemática: marcas das concepções do livro didático Popular Versão: pdf
Atualização:  16/5/2013
Descrição:
Publicado na Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V1.2, p.14-25. UFSC: 2006.

DAMAZIO, Ademir

Esse artigo traduz alguns aspectos que marcam o papel do livro didático na formação das concepções educativas dos professores de Matemática do ensino. Para tal, a referência foi aqueles adotados no ensino fundamental - 5ª e 8ª séries – em escolas da cidade de Criciúma, localizada no Sul do Estado de Santa Catarina, no período de 1964 a 1996. O enfoque é a revelação das concepções no momento da mudança depois de um certo período de adoção de um determinado livro. Nesse sentido, são consideradas as características da apresentação dos conteúdos e das atividades propostas aos alunos, à luz de três categorias: conhecimento reprodutivo, conhecimento criativo-reprodutor, conhecimento emancipador, tendo como referência o conceito de potenciação e equação do 2º grau. A troca de livro didático pelo professor, no período em estudo, é impulsionada apenas pela oportunidade que proporciona os órgãos governamentais em detrimento de uma necessidade advinda da reflexão/ação sobre a prática docente. Por isso, um novo livro didático tem de apresentar características mais próximas daquele adotado anteriormente. Isso significa que a proposta educativa relacionada à Matemática que permeou e se faz presente nos meios escolares em questão é eminentemente reprodutora.

Palavras-chave: Livro Didático. Professor. Matemática.

Downloads 2218  2218  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revemat  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Linguagem e matemática na resolução de problemas Popular Versão: PDF
Atualização:  8/3/2013
Descrição:
LOPES, Sílvia Ednaira; PAVANELLO, Regina Maria

Como professora de matemática de escolas do ensino fundamental da rede pública e particular no estado do Paraná há mais de 16 anos, tenho observado, em minhas aulas, que os alunos se consideram incapazes de resolver um problema. Dizendo não entender a situação que lhes foi proposta, recusam-se a pensar sobre a questão e insistem para que eu indique o que devem fazer para chegar à resposta desejada. Em conversas com outros professores de matemática pude verificar que o mesmo acontecia em suas aulas. Ao investigar mais a fundo o porquê dessas dificuldades, percebi que algumas delas mostravam decorrer da falta de habilidade em realizar os cálculos necessários (algoritmos). No entanto, tal inabilidade não explicava por completo esse sentimento de impotência dos alunos face aos problemas que lhe eram apresentados .

Palavras-chave: Educação matemática. Resolução de problemas. Linguagem.

Downloads 669  669  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site http://www.fae.ufmg.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Teoria e representação geométrica na obra de Albrecht Dürer: um ensino de Matemática para pintores e Popular Versão: 
Atualização:  18/5/2012
Descrição:
FLORES, Cláudia

Albrecht Dürer nasceu em 1471 em Nurembergue, na Alemanha, onde passou a maior parte de sua vida, até sua morte em 1528. Filho de um ourives, ele dedicou-se, aos quinze anos de idade, à aprendizagem da pintura artística, realizando várias viagens de formação que o levaram a outros lugares do mundo.

Downloads 914  914  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Unión-Sept. de 2007, n.11, p.179-188  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 (16) 17 18 19 20 21 »