Categoria: Matemática Artigos |
A Contribuição do Desenho de Observação no Processo de Ensino-Aprendizagem |
Versão: Atualização: 16/5/2013 |
Descrição:
ANDRADE, Andréa Faria; ARSIE, Keilla Cristina; CIONEK, Odete Mariza e RUTHES, Vanessa Pedro Bom
O presente artigo descreve uma proposta teórica e prática de ensino para a Educação Infantil, no trabalho com Artes, com o objetivo de despertar para a importância desta disciplina, utilizando o desenho de observação como ferramenta principal e motivadora na aprendizagem e estímulo da criatividade da criança, fazendo relação com outras áreas do Conhecimento, especificamente Ciências e História, concebidos a partir de uma investigação bibliográfica a respeito da Arte, e das influências do meio na formação da criança, entre elas destacamos como princípio iluminador a obra de Betty Edwards, “Desenhando com o lado direito do Cérebro”. Na continuidade, é possível verificar a aplicação da proposta, por meio da descrição de uma atividade realizada com crianças do primeiro ciclo de ensino (1a e 2a séries do ensino fundamental), constatando como o desenho de observação pode proporcionar uma aprendizagem mais enriquecedora e estimuladora na Educação Infantil.
Palavras-chave: Educação. Arte. Desenho de observação. Criatividade.
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1030 0 bytes UFPR http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
(Inter)ação em sala de aula: trabalhado a Matemática por meio de jogos |
Versão: Atualização: 16/5/2013 |
Descrição:
JANUÁRIO, Gilberto; TINTI, Douglas da Silva
Estudos mostram a importância de buscar alternativas, a fim de tornar o ensino da Matemática mais significativo para o educando. Concordamos com Borin (2004) que os jogos contribuem para o “desenvolvimento de habilidades de raciocínio como organização, atenção e concentração [...]”. Por isso, propomos esta oficina buscando os seguintes objetivos: I. apresentar contribuições de alguns educadores que defendem o uso dos jogos; II. propiciar uma discussão e reflexão acerca destes recursos; e III. trabalhar algumas situações-problema por meio da manipulação do Jogo da Corrente e do Jogo Vinte e Um. Neste encontro, realizaremos a discussão de um texto, em plenária, para que os presentes exponham suas ideias e resolução de Ficha de Trabalho, composta por situações-problema, recorrendo a esses artefatos. A oficina será encerrada com uma nova plenária.
Palavras-chave: Jogos de Estratégia. Aprendizagem. Jogo da Corrente. Jogo Vinte e Um.
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26622 0 bytes UnG- Universidade de Guarulhos http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
Reflexões Sobre o uso de um Método Diferenciado na Aprendizagem da Operação Divisão |
Versão: pdf Atualização: 16/5/2013 |
Descrição:
Publicado em: VI Simposio de Educación Matemática/2005.
ABDALLA MARTINS, Maria Sara
O presente estudo teve como objetivo verificar se a utilização de um método diferenciado para ensinar divisão influenciava o desempenho dos alunos na solução de problemas matemáticos. Foram sujeitos desta pesquisa 47 alunos pertencentes a duas terceiras séries do Ensino Fundamental de uma escola municipal do interior do estado de São Paulo, Brasil. Uma das classes foi denominada grupo experimental e submetida ao método diferenciado de ensino que tinha por base princípios construtivistas. A outra classe, denominada grupo controle, foi submetida à forma convencional de ensino. Inicialmente, aplicou-se um questionário para sondagem de aspectos pessoais, culturais e pedagógicos ligados à Matemática, visando conhecer as peculiaridades do universo dos sujeitos que fariam parte do estudo. Aplicou-se um pré-teste com cinco problemas matemáticos que envolviam a operação divisão, os sujeitos demonstraram, como esperado, que quase nada sabiam sobre esse assunto (Grupo Experimental: M=1,30 e dp =2,05 e Grupo de Controle: M=1,08 e dp=1,95). Após um período correspondente a dez aulas duplas sobre divisão, aplicou-se um pós-teste contendo os mesmos problemas do pré-teste. Os resultados evidenciaram uma diferença estatística não significativa na comparação entre as médias das notas do pré-teste e do pós-teste para os dois grupos, revelando um baixo nível de aprendizado (Grupo Experimental: M =1,95 e dp =1,69 e Grupo de Controle: M=1,95 e dp=2,59). Analisando fatores que poderiam ter ocasionado este resultado negativo, levantou-se a hipótese de que os sujeitos tivessem encontrado dificuldades para interpretar o enunciado das situações-problema. Para verificar a validade desta hipótese optou-se por aplicar um teste matemático que exigisse apenas o domínio do algoritmo da divisão. Os resultados demonstraram que houve uma melhoria nos dois grupos, entretanto, a média das notas do grupo experimental se situou em torno do dobro da média das notas do grupo controle, revelando uma diferença estatística significativa (p =0,013). Acredita-se que a diferença de rendimento apresentada pelo grupo experimental deva ser atribuída à metodologia diferenciada que eles tiveram oportunidade de vivenciar. Acredita-se, também, que a dificuldade de interpretação e compreensão do enunciado do problema tenha ocasionado o resultado inesperado apresentado pelos alunos dos dois grupos pesquisados. Dessa forma, sugere-se que a escola enfatize o trabalho com problemas destacando a tradução da linguagem natural para a linguagem matemática e realize também um trabalho contínuo de leitura, compreensão e interpretação de textos diversos.
Palavras-chave: Solução de problemas. Matemática. Metodologias educativas. Operação divisão.
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3562 0 bytes VI Simposio de Educación Matemática http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
Modelagem Matemática: Experiências Vividas |
Versão: pdf Atualização: 16/5/2013 |
Descrição:
Publicado em: Analecta Guarapuava, Paraná v. 6 n. 2 p. 33-48 jul/dez. 2005
BURAK, Dionísio Este trabalho retrata o percurso que contribuiu para a constituição da concepção de Modelagem Matemática, atualmente difundida, proveniente das experiências vividas ao longo de 18 anos, trabalhando com professores da Educação Básica, das redes estadual, municipal e particular de ensino. Descreve os primeiros passos, as primeiras ideias de encaminhamentos da Modelagem Matemática como alternativa para o ensino de Matemática e apresenta como questão norteadora: quais os efeitos da aplicação da Modelagem Matemática, que tem como princípio partir do interesse do aluno, na postura do professor e para a aprendizagem dos conteúdos matemáticos pelos alunos? Com base nos depoimentos de professores e alunos envolvidos nas experiências com essa forma de conceber o ensino de Matemática, nos últimos 18 anos no trabalho com a Modelagem Matemática, faz as discussões e apresenta alguns resultados.
Palavras-chave: Educação. Ensino. Matemática. Modelagem matemática. Metodologia.
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Categoria: Matemática Artigos |
A prática docente do professor de Matemática: marcas das concepções do livro didático |
Versão: pdf Atualização: 16/5/2013 |
Descrição:
Publicado na Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V1.2, p.14-25. UFSC: 2006.
DAMAZIO, Ademir
Esse artigo traduz alguns aspectos que marcam o papel do livro didático na formação das concepções educativas dos professores de Matemática do ensino. Para tal, a referência foi aqueles adotados no ensino fundamental - 5ª e 8ª séries – em escolas da cidade de Criciúma, localizada no Sul do Estado de Santa Catarina, no período de 1964 a 1996. O enfoque é a revelação das concepções no momento da mudança depois de um certo período de adoção de um determinado livro. Nesse sentido, são consideradas as características da apresentação dos conteúdos e das atividades propostas aos alunos, à luz de três categorias: conhecimento reprodutivo, conhecimento criativo-reprodutor, conhecimento emancipador, tendo como referência o conceito de potenciação e equação do 2º grau. A troca de livro didático pelo professor, no período em estudo, é impulsionada apenas pela oportunidade que proporciona os órgãos governamentais em detrimento de uma necessidade advinda da reflexão/ação sobre a prática docente. Por isso, um novo livro didático tem de apresentar características mais próximas daquele adotado anteriormente. Isso significa que a proposta educativa relacionada à Matemática que permeou e se faz presente nos meios escolares em questão é eminentemente reprodutora.
Palavras-chave: Livro Didático. Professor. Matemática.
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2218 0 bytes Revemat http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
Teoria e representação geométrica na obra de Albrecht Dürer: um ensino de Matemática para pintores e |
Versão: Atualização: 18/5/2012 |
Descrição:
FLORES, Cláudia
Albrecht Dürer nasceu em 1471 em Nurembergue, na Alemanha, onde passou a maior parte de sua vida, até sua morte em 1528. Filho de um ourives, ele dedicou-se, aos quinze anos de idade, à aprendizagem da pintura artística, realizando várias viagens de formação que o levaram a outros lugares do mundo.
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914 0 bytes Revista Unión-Sept. de 2007, n.11, p.179-188 http:// |
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