Categoria: Matemática Artigos |
As figuras geométricas enquanto suporte para a aprendizagem em geometria: um estudo sobre a heurísti |
Versão: pdf Atualização: 6/6/2013 |
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V 5 1.1, p. 5 -13, UFSC: 2006.
FLORES, Cláudia Regina e MORETTI, Méricles Thadeu
Este texto trata da questão heurística das figuras geométricas para a resolução de problemas em Matemática no ensino fundamental. Refere-se, portanto, a uma operação de tratamento figural, ou seja, a reconfiguração, por possibilitar a produtividade heurística de figuras geométricas. Apresenta-se uma breve discussão teórica e histórica sobre esta operação. Por fim, mostram-se alguns exemplos, realizados em pesquisas por alunos, sobre o uso da operação de reconfiguração como possibilidade heurística. Conclui-se que a tomada de figuras com sua produtividade heurística para a resolução de problemas matemáticos permite não só o desenvolvimento da capacidade visual, como também, da aprendizagem matemática.
Palavras-chave: Heurística. Visualização. Reconfiguração geométrica. Aprendizagem matemática.
|
886 0 bytes Revemat http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
Prática de ensino e estágio supervisionado na formação do professor de matemática |
Versão: pdf Atualização: 7/6/2013 |
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V4.6, p.67-77, UFSC: 2009
GAERTNER, Rosinete e OECHSLER, Vanessa
O artigo apresenta a trajetória histórica da prática de ensino e estágio supervisionado na legislação da educação brasileira. Busca ainda compreender as mudanças ocorridas no currículo e no papel da prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores de Matemática nos últimos quarenta anos, tendo por base a análise das atividades de estágio no curso de Matemática da Universidade Regional de Blumenau, criado em 1968. Para isso, destaca fatos históricos e aspectos legais relativos à prática de ensino e a realização de estágio, apresenta e interpreta os dados da investigação de campo, concluindo ser fundamental a conexão entre teoria e prática, ação e reflexão na formação inicial do educador.
Palavras-chave: Prática de Ensino. Estágio. Legislação. Formação de Professores. Matemática.
|
1442 0 bytes Revemat http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
Depoimentos de estudantes sobre a Matemática e a Modelagem Matemática: aspectos epistemológicos evid |
Versão: pdf Atualização: 6/6/2013 |
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V3.2, p.16-29, UFSC: 2008
KLÜBER, Tiago Emanuel e BURAK, Dionísio
Este artigo apresenta interpretações de depoimentos escritos por alunos participantes de um projeto de pesquisa desenvolvido com Modelagem Matemática, conforme a perspectiva proposta por Burak (1998). A partir desses depoimentos, tanto os do início como os do final do trabalho, busca-se dialogar com outros pesquisadores da Educação, da Educação Matemática e de outras áreas, no intuito de responder à questão principal: Qual o significado da Matemática e de seu ensino para os alunos? Os resultados evidenciam uma forte tendência à supervalorização da Matemática na perspectiva platônica, implicando na desvalorização do ser aprendiz. Evidenciam, ainda, a possibilidade de um trabalho diferenciado a partir da Modelagem Matemática.
Palavras-chave: Epistemologia. Ensino e Aprendizagem. Educação Matemática. Modelagem Matemática.
|
631 0 bytes Revemat http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
O fenômeno do mal-estar docente: o caso do professor de matemática |
Versão: pdf Atualização: 7/6/2013 |
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V4.7, p.78-89, UFSC: 2009
PIRES, Célia Maria Carolino e BERANGER, Maurício
O presente artigo tem como objetivo identificar e compreender comportamentos, atitudes e valores que constituem a especificidade de ser professor de Matemática e como se revela sua identidade profissional, composta e moldada por componentes de natureza cultural, religiosa, ética, entre outras e resultante de mudanças sociais, políticas, econômicas e tecnológicas. Analisa como um grupo de professores de Matemática de escolas públicas de São Paulo se percebe na sociedade atual e em suas comunidades de atuação, como interagem com orientações curriculares oficiais, como analisam resultados das avaliações e como se posicionam em relação a políticas públicas como o sistema de cotas e progressão continuada. Referencia-se em pesquisas de Sacristán (1995), Esteve (1995), Ferreira (1995) e Apple (2000), buscando entender o fenômeno do mal-estar docente, descrito por Esteve e suas implicações como o desânimo no exercício da profissão e o desprestígio social que tem como consequência a baixa procura, pelas novas gerações, de cursos de formação de professores de Matemática.
Palavras-chave: Mal estar docente. Professor de Matemática. Identidade profissional.
|
586 0 bytes Revemat http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
Gibi Digital: uma atividade de matemática desenvolvida cooperativamente no espaço do Facebook |
Versão: PDF Atualização: 20/6/2013 |
Descrição:
BONA, Aline Silva De Bona; BASSO, Marcus Vinicius de Azevedo; FAGUNDES, Léa da Cruz
O artigo é o relato de uma atividade de matemática proposta no espaço de aprendizagem digital escolhido pelos estudantes, do IFRS - Campus Osório, como o Facebook, em 2012. A atividade tem a finalidade de mobilizar os estudantes a demonstrar o que aprenderam sobre os conceitos de geometria espacial. A metodologia de trabalho docente com os estudantes é dialogada de Freire, e o método de análise dos gibis é à luz da Teoria de Piaget, onde esta atividade é parte de uma pesquisa-ação de doutoramento. O objetivo do artigo é apontar atividades interessantes aos estudantes, sendo estas extraclasse e alicerçadas na tecnologias digitais, online e/ou não, onde ocorrem a aprendizagem cooperativa dos conceitos de matemática tão usualmente citados em avaliações externas. Dentre os resultados desta atividade cita-se a escrita dos conceitos de geometria espacial de acordo com suas palavras e o destaque dados pelosestudantes aos gibis como recursos para estudar.
Palavras-chaves: Tecnologias Digitais. Atividade de Matemática. Espaço de Aprendizagem Digital. Aprendizagem Cooperativa.
|
657 0 bytes CINTED-UFRGS http://www.cinted.ufrgs.br/ |
|