Educadores

Ínicio : Matemática : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do mais para o menos procurado)

Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Conceitos probabilísticos: quais contextos a história nos aponta? Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V2.3, p.50-67, UFSC: 2007

COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva

O ensino de probabilidades é o objeto deste artigo. Queremos aqui discutir o papel da história desse conceito na escolha de contextos para apresentação dos primeiros conceitos probabilísticos no Ensino Fundamental. Vamos discutir a limitação a situações de eqüiprobabilidade que foi proposta nos Parâmetros Curriculares Nacionais e que é seguida pela maior parte dos livros didáticos que encontramos disponíveis para o professor. A noção de acaso é bastante complexa e recebeu diversas interpretações ao longo da história das ciências e da filosofia, uma vez que se vincula a nossa própria interpretação de mundo. Limitaremos-nos neste texto a descrever a apreensão do acaso em relação ao contexto no qual está inserido. E neste pano de fundo (o do estudo dos contextos nos quais o acaso pode ser identificado) que se propõe o trabalho com probabilidade, considerando os resultados possíveis de manipulações de um gerador de acaso, como os jogos de azar (manipulação de moedas, dados, etc). Consideramos também os fenômenos sensíveis que traduzem o efeito macroscópico das causas ínfimas, tal como o contexto das previsões meteorológicas.

Palavras-chave: Percepção do Acaso. Ensino de Probabilidades. História da probabilidade.

Downloads 941  941  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revemat  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A construção de saberes matemáticos entre jovens e adultos do Morro de São Carlos Popular Versão: pdf
Atualização:  9/5/2012
Descrição:
FANTINATO, Maria Cecilia de Castello Branco

Síntese dos resultados de um estudo sobre Educação Matemática de jovens e adultos realizado no Morro de São Carlos, Rio de Janeiro.

Publicado na Revista Brasileira de Educação, N° 27, Set/Out/Nov/Dez 2004. p. 109 - 124.

Palavras-chave: Educação Matemática. Educação de Jovens e Adultos. Etnomatemática.

Downloads 936  936  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Educação  Site http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n27/n27a07.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Contribuições do software geogebra no ensino e aprendizagem de trigonometria Popular Versão: PDF
Atualização:  26/12/2013
Descrição:
LOPES, Maria Maroni

O presente estudo tem como objetivo analisar as potencialidades e limitações do software GeoGebra no ensino e aprendizagem de Trigonometria. Para tanto, foi elaborado e aplicado um módulo de atividades investigativas. Tomamos como base o referencial teórico da Didática da Matemática, adotando as concepções de Borba e Penteado (2007), Valente (1999) no que se refere ao uso da Tecnologia Informática (TI) nasala de aula de Matemática. Para elaborar as atividades investigativas, adotamos as concepções de Ponte, Brocardo e Oliveira (2005) e Ernest (1996). A intervenção metodológica foi realizada com alunos da segunda série do Ensino Médio de uma escola pública.A análise das atividades ajudou-nos a entender como os alunos realizam suas construções e fazem a apreensão visual por meio do processo de arrastar as figuras na tela do computador. E as alternativas e performance dos estudantes face a solução de alguns problemas de Trigonometria.

Palavras chave: Ensino e aprendizagem de trigonometria. Atividades investigativas. Software geogebra.

Downloads 925  925  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma XIII CIAEM  Site http://www.gente.eti.br/lematec/CDS/XIIICIAEM/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Teoria e representação geométrica na obra de Albrecht Dürer: um ensino de Matemática para pintores e Popular Versão: 
Atualização:  18/5/2012
Descrição:
FLORES, Cláudia

Albrecht Dürer nasceu em 1471 em Nurembergue, na Alemanha, onde passou a maior parte de sua vida, até sua morte em 1528. Filho de um ourives, ele dedicou-se, aos quinze anos de idade, à aprendizagem da pintura artística, realizando várias viagens de formação que o levaram a outros lugares do mundo.

Downloads 913  913  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Unión-Sept. de 2007, n.11, p.179-188  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Problemas de estrutura aditiva: análise da resolução de alunos de 3ª série do ensino fundamental Popular Versão: pdf
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V4.1, p.5-17, UFSC: 2009.

GUIMARÃES, Sheila Denize

O presente estudo teve como objetivo geral analisar a resolução de problemas de estrutura aditiva de alunos de 3ª séries do ensino fundamental, visando identificar que tipos de problemas apresentam dificuldades para os alunos. Os sujeitos dessa pesquisa foram alunos de duas escolas particulares e uma escola pública de Campo Grande/M.S. Verificou-se que o grau de dificuldade passou a ser maior quando os problemas: 1) apresentavam incongruência entre a operação a ser realizada e os verbos ou expressões portadoras de informação; 2) não buscavam os estados (inicial, intermediário ou final), mas sim as relações ou transformações; 3) exigiam inversão da sequência temporal. Acredita-se que o professor tem um papel fundamental na superação de tais dificuldades, quando entende que os problemas visam à construção dos conceitos e que a operacionalidade desses deve ser provada diante de situações variadas.

Palavras-chave: Resolução de problemas. Estrutura aditiva. Ensino Fundamental de Matemática.

Downloads 910  910  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revemat  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!As figuras geométricas enquanto suporte para a aprendizagem em geometria: um estudo sobre a heurísti Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V 5 1.1, p. 5 -13, UFSC: 2006.

FLORES, Cláudia Regina e MORETTI, Méricles Thadeu

Este texto trata da questão heurística das figuras geométricas para a resolução de problemas em Matemática no ensino fundamental. Refere-se, portanto, a uma operação de tratamento figural, ou seja, a reconfiguração, por possibilitar a produtividade heurística de figuras geométricas. Apresenta-se uma breve discussão teórica e histórica sobre esta operação. Por fim, mostram-se alguns exemplos, realizados em pesquisas por alunos, sobre o uso da operação de reconfiguração como possibilidade heurística. Conclui-se que a tomada de figuras com sua produtividade heurística para a resolução de problemas matemáticos permite não só o desenvolvimento da capacidade visual, como também, da aprendizagem matemática.

Palavras-chave: Heurística. Visualização. Reconfiguração geométrica. Aprendizagem matemática.

Downloads 886  886  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revemat  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Uso de Novas Tecnologias como Ferramenta Pedagógica no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemáti Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
Artigo publicado no 15º Congresso de Leitura do Brasil

COSTA, Carlos Henrique de Jesus e LINS, Abigail Fregni

Este trabalho objetivará um aporte à aprendizagem colaborativa assistida por computador. Nosso projeto de pesquisa tem o desafio de verificar especificamente o desenvolvimento cognitivo do aluno através do uso de Novas Tecnologias, sendo o professor mediador do processo de ensino e aprendizagem. O grande diferencial será introduzir um novo ambiente computacional evidenciado pela participação ativa do aluno e a capacidade de manipulação do conteúdo. Para isso será utilizada uma experiência envolvendo um novo ambiente computacional de simulação chamado WebQuest, o qual tem como principal contexto a Internet, possibilitando ao próprio professor, sem muito conhecimento de informática, construir sua aula e trabalhá-la com seus alunos.

Downloads 877  877  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cole  Site http://www.alb.com.br/anais15/Sem04/CostaCarlosHenriquedeJesus.htm
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Educación Matemática Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
KILPATRIK, Jeremy; GÓMES, Pedro e RICO, Luiz (Editores)

Coletânea de artigos resultantes de "El Primer Simposio Internacional de Educación Matemática". Os artigos tratam dos seguintes temas: Erros e dificuldades dos estudantes, resolução de problemas, avaliação e história. Os artigos estão em Espanhol.

Palavras-chave: Erros. Dificuldades. Resolução de problemas. Avaliação. História da matemática.

Downloads 877  877  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Umiversidad de los Andes  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Ensino e aprendizagem de Matemática na Engenharia e o uso de tecnologia Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
CABRAL, Tânia Cristina Baptista.

Neste trabalho trazemos para o debate concepções e questões sobre a função e o uso de computadores no ensino e na aprendizagem das matemáticas em um curso de engenharia, em modo presencial. Apresentamos: (1) concepções sobre a relação entre tecnologia, educação matemática e educação em engenharia; (2) concepções para o ensino e a aprendizagem em um curso de engenharia específico e (3) uma proposta de ambiente.

Palavras-chave: Educação Matemática e Engenharia. Ambiente interativo e multidisciplinar. Ensino e aprendizagem de Cálculo.

Downloads 869  869  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFRGS  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A Presença da Tecnologia na Educação Matemática: efetuando uma tessitura com situações/cenas do film Popular Versão: PDF
Atualização:  20/6/2013
Descrição:
BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; ROSA, Maurício

Este artigo tem como objetivo expor modos de o ser humano ser com a tecnologia, trazendo situações projetadas em um filme de ficção científica e em situações em que se realiza Educação Matemática com a presença da tecnologia. Traz a análise de uma obra cinematográfica da atualidade – o filme Avatar (2009) – a fim de explicitar as concepções assumidas no trabalho com tecnologias presentes na ficção científica.Esta evidencia contribuições e antevê possibilidades de trabalhar - se com tecnologias em diferentes atividades, entre elas, as da Educação Matemática. Traz também a análise de situações vividas e descritas em chat de um curso à distância de formação de professores de matemática. Essas análises revelam confluência de concepções e interconexões presentes entre o visto na ficção e o que já está sendo vislumbrado/produzido em termos educacionais. Mostra os modos pelos quais a informática deixa de ser entendida como mero instrumento para, de maneira clara, ser compreendida como presente à produção do conhecimento. Revela que ela se presentifica no processo cognitivo, neste artigo exposto em termos de ser-com, pensar- om e saber-fazer-com-o-ciberespaço.

Palavras-chave: Educação Matemática. Fenomenologia. TIC.

Downloads 858  858  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ALEXANDRIA  Site http://alexandria.ppgect.ufsc.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 (15) 16 17 18 19 20 21 »