Categoria: Matemática Artigos |
Sobre linguagens, conceitos matemáticos e o discurso científico |
Versão: pdf Atualização: 7/6/2013 |
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V4.1, p.26-38, UFSC: 2009.
CARVALHO, Tadeu Fernandes de
Os conceitos matemáticos, fundamentais em todo processo de interação da Matemática com outras ciências, como a Física, a Filosofia, a Lógica e as Ciências Econômicas, guardam as chaves para a compreensão de suas estruturas e teorias, bem como para a compreensão do discurso matemático e, de modo mais amplo, para a compreensão do discurso científico. Neste trabalho refletimos sobre aspectos teóricos e aspectos práticos de seu ensino, à luz de diferentes experiências e propostas. Não obstante nosso interesse em tratá-los genericamente, no contexto da linguagem matemática, julgamos oportuna a abordagem de aspectos particulares de certos conceitos que podemos considerar centrais para os cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Matemática- caso específico de conceitos vinculados ao Cálculo Diferencial e Integral, de grande significado histórico e, por sua elevada aplicabilidade, de grande interesse, também, para a Física e para as Engenharias.
Palavras-chave: Conceito. Matemática. Educação. Linguagem. Cálculo diferencial e integral.
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2310 0 bytes Revemat http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
Para Além da Informação: a Avaliação na Formação Docente em Matemática |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
JANUARIO, Gilberto
Este trabalho tem o propósito de evidenciar parte de uma pesquisa em desenvolvimento no curso de Licenciatura em Matemática do IFSP, objetivando investigar qual o tratamento dado pelos formadores à avaliação escolar para os futuros professores. Isso porque a avaliação tem ganhado, cada vez mais, destaque no cenário de estudos voltados à educação básica, quando se enfatiza o processo de ensino-aprendizagem. Alguns autores que estudam essa temática (Hoffmann, 1994; Luckesi, 2008; Hadji, 2001) argumentam sobre os modelos avaliativos praticados pelos professores e suas consequências na vida escolar do aluno. Chaves (2001) revela que a postura do professor ao propor instrumentos avaliativos, reflete práticas com as quais teve contato em sua licenciatura. Nessa perspectiva, emergem algumas questões: em que momento a avaliação é trabalhada em uma licenciatura e qual o tratamento que a contempla? Dá-se mais ênfase à teoria ou à prática? Por ser elemento fundamental no processo ensino-aprendizagem, acreditamos ser a formação do professor de Matemática o ponto de partida para que sejam construídas as concepções que propiciem as práticas pedagógicas frente ao processo avaliativo.
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem. Formação de professores. Avaliação no ensino superior.
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2521 0 bytes PUCSP http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
Temas político-sociais no ensino da Matemática |
Versão: Atualização: 10/4/2008 |
Descrição:
UENO, Renata; MORAES, Mara Sueli Simão
Este trabalho teve como objetivo propiciar condições para a aprendizagem de conceitos matemáticos e verificar se o conteúdo Estatística, abordado por meio da análise de tabelas e gráficos, trabalhado em grupos cooperativos, por intermédio da resolução de Problemas Ampliados por Temas Transversais/Político-Sociais, pode contribuir para a transformação do ensino e aprendizagem desse conteúdo e para a formação de seres humanos comprometidos com os aspectos políticos, culturais, sociais e ambientais da sociedade em que vivem.
Palavras-chave: Temas transversais. Político-sociais. Grupos co-operativos. Problemas ampliados.
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2618 0 bytes Ciênc. educ. (Bauru), maio/ago. 2007, v.13, n.2 http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
Modelagem Matemática: Experiências Vividas |
Versão: pdf Atualização: 16/5/2013 |
Descrição:
Publicado em: Analecta Guarapuava, Paraná v. 6 n. 2 p. 33-48 jul/dez. 2005
BURAK, Dionísio Este trabalho retrata o percurso que contribuiu para a constituição da concepção de Modelagem Matemática, atualmente difundida, proveniente das experiências vividas ao longo de 18 anos, trabalhando com professores da Educação Básica, das redes estadual, municipal e particular de ensino. Descreve os primeiros passos, as primeiras ideias de encaminhamentos da Modelagem Matemática como alternativa para o ensino de Matemática e apresenta como questão norteadora: quais os efeitos da aplicação da Modelagem Matemática, que tem como princípio partir do interesse do aluno, na postura do professor e para a aprendizagem dos conteúdos matemáticos pelos alunos? Com base nos depoimentos de professores e alunos envolvidos nas experiências com essa forma de conceber o ensino de Matemática, nos últimos 18 anos no trabalho com a Modelagem Matemática, faz as discussões e apresenta alguns resultados.
Palavras-chave: Educação. Ensino. Matemática. Modelagem matemática. Metodologia.
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2690 0 bytes Analecta http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
Dois estudos em História Oral e Educação Matemática: contribuições para pensar a formação de |
Versão: Atualização: 9/5/2012 |
Descrição:
SILVA, Heloísa da; ROLKOUSKI, Emerson; GARNICA, Antonio Vicente Marafioti.
A epígrafe deste trabalho não é um mero recurso de estilo, um elemento gratuito. Ele resume, de forma simples, objetiva e direta, a intenção primeira deste trabalho: apresentar duas pesquisas específicas que têm, como solo comum, a formação de professores de Matemática e que, em sua elaboração, dialogaram com bibliografia, fontes e recursos metodológicos pouco usuais em Educação Matemática. Ambos os trabalhos, pautados nos parâmetros metodológicos da História Oral, promovem interlocuções com áreas distintas e elaboram suas compreensões sobre essa complexa trama que é a formação de professores a partir de depoimentos coletados com professores de Matemática. O que diz respeito à formação desse professor de Matemática, aprenda desse professor de Matemática que se forma em cursos de graduação, em atividades de formação continuada, em suas práticas cotidianas e, nessas instâncias de formação, vai se constituindo no professor de matemática que é, segundo suas perspectivas, dificuldades, lacunas de formação, sucessos e fracassos, casos e descasos.
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2845 0 bytes GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática. http:// |
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