Educadores

Ínicio : Matemática : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (Z a A)

Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Ensinando área no Ensino Fundamental Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
LAMAS, Rita de Cássia Pavani; CAÇERES, Alexandra Ribeiro; COSTA, Fabiana Mara da; PEREIRA, Inaiá Marina Constantino; MAURI, Juliana.

No ensino fundamental é evidente a dificuldade dos alunos em entender o conceito de área de uma figura plana. Em geral, os professores trabalham meramente aplicações de fórmulas e o aluno não sabe o que realmente significa quando diz: a área desta folha é 10 cm2. Tal conceito deve ser introduzido, a princípio, na quinta série do Ensino Fundamental, de forma clara e precisa, sendo necessário retomá-lo nas demais séries, caso os alunos não tenham claro tal conceito. Com o objetivo de um melhor entendimento e interesse dos alunos sobre este conceito tão importante dentro da Geometria, este artigo apresenta uma maneira de trabalhar “área” no ensino fundamental, o qual pode ser adaptado para todas as séries. Neste sentido, são propostas atividades experimentais envolvendo materiais concretos, a serem desenvolvidas com o aluno em sala de aula. Tais atividades têm o objetivo de fazer com que o aluno descubra propriedades matemáticas que devem ser formalizadas após as atividades. Ainda, são propostas atividades que possibilitam ao aluno aplicar o conceito adquirido, no seu cotidiano, permitindo que este aluno melhore o seu nível de numeramento.

Palavras-chave: Material concreto. Área. Atividades experimentais. Numeramento.

Downloads 1319  1319  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unesp  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Engenharia Didática: características e seus usos em trabalhos apresentados no GT-19 / ANPEd Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V3.6, p.62-77, UFSC: 2008.

ALMOULOUD, Saddo Ag e COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva

O artigo tece algumas reflexões sobre pesquisas fundamentadas nos princípios da Engenharia Didática. Num primeiro momento, discutem-se os fundamentos e as características desta metodologia de pesquisa, e, à luz desses fundamentos, é proposta uma reflexão sobre os trabalhos apresentados no GT-19 (Educação Matemática) da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) de 1999 a 2005 que se utilizam da Engenharia Didática ou de seus pressupostos.

Palavras-Chave: Engenharia Didática. Educação Matemática. Metodologia de Pesquisa.

Downloads 625  625  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Elementos para formação de Professores de Matemática: o deslocamento no ambiente computacional Cabri Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
FARIAS, Luiz Márcio Santos

Apresentaremos, através deste artigo, uma análise do processo de gênese instrumental do deslocamento no software Cabri­Géomètre II Plus, um estudo desenvolvido em duas classes de dois colégios diferentes através de oito sessões. Interessando­-se à Geometria Dinâmica do ambiente computacional Cabri­Géomètre II Plus, verificamos que a utilização do deslocamento como um instrumento pode promover mudanças significativas no ensino e aprendizagem da geometria. Nesse contexto, buscaremos as possíveis contribuições ou mudanças que o deslocamento pode trazer quando utilizado como um instrumento no processo de ensino e de aprendizagem da geometria plana, em particular na construção de situações de aprendizagem utilizando o deslocamento do ambiente computacional cabri­géomètre em torno de propriedades primitivas de objetos geométricos clássicos (quadriláteros, triângulos, círculos, etc.) e as relações entre elas. O trabalho relativo à esse artigo foi desenvolvido em colaboração com as escolas do ensinos de base da educação francesa, particularmente na transição entre [école­primaire] e [collège], o que corresponde respectivamente ao ensino de [1ª à 4ª] e [5ª à 8ª] no Brasil.

Palavras­-chave: Situação didática. Ensino e aprendizagem de geometria. Cabri­Géomètre.

Downloads 7040  7040  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Uesc  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Educación Matemática Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
KILPATRIK, Jeremy; GÓMES, Pedro e RICO, Luiz (Editores)

Coletânea de artigos resultantes de "El Primer Simposio Internacional de Educación Matemática". Os artigos tratam dos seguintes temas: Erros e dificuldades dos estudantes, resolução de problemas, avaliação e história. Os artigos estão em Espanhol.

Palavras-chave: Erros. Dificuldades. Resolução de problemas. Avaliação. História da matemática.

Downloads 871  871  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Umiversidad de los Andes  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Educação Matemática na sala de aula: problemáticas e possíveis soluções Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
CHAGAS, Elza Marisa Paiva de Figueiredo

O presente trabalho propõe-se apresentar os fracassos da Educação Matemática que ocorre em muitas de nossas instituições educacionais. Nesta direção, primeiramente destaca alguns problemas que auxiliam neste fracasso. Em seguida, discute algumas possíveis soluções para minimizar aspectos negativos que levam ao fracasso do ensino de Matemática.

Downloads 1460  1460  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Upac - Universidade Presidente Antonio Carlos  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Educação Matemática em escolas rurais do Oeste Paulista Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2012
Descrição:
GARNICA, Antonio Vicente Marafioti; MARTINS, Maria Ednéia.

Esse artigo é resultado de investigação em que se buscou estudar a formação e atuação de professores e alunos de escola rural no oeste paulista nas décadas de 1950 a 1970, reconstituindo parte do cenário educacional, a partir do qual torna-se possível apontar questões referentes à Educação Matemática, nossa área específica de pesquisa. Julgamos a constituição desse cenário como tendo fundamental importância para a compreensão da educação no meio rural, uma vez que poucos são os estudos realizados nessa área.

Downloads 2937  2937  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!É necessário ser preciso? É preciso ser exato? “Um estudo sobre argumentação matemática" ou Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2012
Descrição:
GARNICA, Antonio Vicente Marafioti.

Esta introdução foi, naturalmente, produzida depois de todo o texto ter sido elaborado. E, providencialmente, inicia-se com um alerta: não sacralizemos o escrito. Pensemos no livro, no artigo, no manifesto, no panfleto, como uma forma de circulação de ideias, um compartilhar de pensamentos. Assim concebendo, estas anotações foram geradas mais como uma proposta de pesquisa futura do que como cristalização de uma investigação já terminada. Iniciamos este capítulo, porém, com uma retomada do que, até o momento, tem sido nosso principal foco de atenção na pesquisa em Educação Matemática: a linguagem. Ao estudo das formas de linguagem – natural e artificial – encontradas nas salas de aula de Matemática temos nos dedicado. No começo, auscultamos as possibilidades de leitura do texto escrito, como o manual didático, para, depois, percebendo que o estilo da Matemática poderia ser caracterizado pela prova rigorosa, num ambiente formalizado, partirmos para o estudo das demonstrações. Sendo a pesquisa atividade de procura – não ponto de chegada –, nos deparamos com a necessidade de estudar outras formas de argumentação, menos formalizadas do ponto de vista matemático, que ocorrem em momentos de ensino e aprendizagem. Algumas perplexidades, sempre existentes mas pouco elaboradas sistemática e conscientemente, tomaram vulto durante os estudos que, no momento, estamos desenvolvendo como professor visitante na Indiana University Purdue University Indianapolis1. É este o motivo pelo qual incluímos, no corpus do texto, um breve esboço das atuais linhas norteadoras da Educação nos Estados Unidos da América: uma visão panorâmica do contexto educacional que, embora inicial, já nos permite perceber a proximidade dos norteadores que regem, em Educação Matemática, tanto a política educacional americana quanto a brasileira. Uns poucos relatos recolhidos em salas de aula de curso de formação de professores para a escola elementar são explicitados para que, a partir deles, possamos estabelecer a proposta de pesquisa, no final desse capítulo. É essa, pois, a sequência iniciada com o próximo tópico, em que tratamos a questão da linguagem sob um olhar de natureza filosófica, para continuar o percurso até a proposta de trabalho acima anunciada.

Downloads 2003  2003  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Dominós Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
SILVA, Aparecida Francisco da; KODAMA, Hélia Matiko Yano.

Algumas propostas da utilização dos dominós no ensino de Matemática já são conhecidas. Neste artigo, apresentamos propostas que complementam as que figuram em [ 6 ] e [ 8 ] e que surgiram em várias ocasiões em que utilizamos o jogo. Compõem o texto a descrição das peças, propostas para utilização em sala de aula, situações-problema bem como algumas soluções.

Palavras-chave: Dominó. Jogo.

Downloads 3851  3851  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unesp  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Dominó das quatro cores Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
SILVA, Aparecida francisco da; KODAMA, Hélia Matiko Yamo.

O jogo Quatro Cores tem sido objeto de estudo de muitos profissionais que se dedicam à pesquisa da aplicação de jogos no ensino da Matemática e em [1] os autores apresentam uma série de atividades que podem ser desenvolvidas com esse jogo, em várias fases. Neste artigo, apresentamos algumas propostas que surgiram durante o trabalho com classes de primeira até sexta série do ensino fundamental na sala de jogos da COOPEC/CECAS, visando obter soluções para a proposta de construir o quadrado com todas as peças; 40 soluções deste problema, obtidas em várias ocasiões em que utilizamos o jogo; uma proposta para o trabalho com áreas de figuras planas, especialmente a questão da escolha da unidade e a exploração do conceito de fração, operações com frações e simetrias do quadrado.

Palavras-chave: Quatro cores. Área.

Downloads 1927  1927  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unesp  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Dois estudos em História Oral e Educação Matemática: contribuições para pensar a formação de Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2012
Descrição:
SILVA, Heloísa da; ROLKOUSKI, Emerson; GARNICA, Antonio Vicente Marafioti.

A epígrafe deste trabalho não é um mero recurso de estilo, um elemento gratuito. Ele resume, de forma simples, objetiva e direta, a intenção primeira deste trabalho: apresentar duas pesquisas específicas que têm, como solo comum, a formação de professores de Matemática e que, em sua elaboração, dialogaram com bibliografia, fontes e recursos metodológicos pouco usuais em Educação Matemática. Ambos os trabalhos, pautados nos parâmetros metodológicos da História Oral, promovem interlocuções com áreas distintas e elaboram suas compreensões sobre essa complexa trama que é a formação de professores a partir de depoimentos coletados com professores de Matemática. O que diz respeito à formação desse professor de Matemática, aprenda desse professor de Matemática que se forma em cursos de graduação, em atividades de formação continuada, em suas práticas cotidianas e, nessas instâncias de formação, vai se constituindo no professor de matemática que é, segundo suas perspectivas, dificuldades, lacunas de formação, sucessos e fracassos, casos e descasos.

Downloads 2844  2844  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 (14) 15 16 17 18 19 20 21 »