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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!As Relações entre o Desempenho em Problemas de Divisão e as Concepções de Crianças Sobre a Divisão Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
Publicado em: Psicologia: Teoria e Pesquisa Set-Dez 2002, Vol. 18 n. 3, pp. 237-246

LAUTERT, Síntria Labres e SPINILLO, Alina Galvão

O conhecimento matemático de crianças sobre a divisão foi investigado a partir de dois aspectos: desempenho em problemas de divisão e as concepções sobre a divisão. Oitenta crianças (5-9 anos) foram solicitadas a resolver dois tipos de problemas de divisão (um de partição e outro por quotas) e, em uma entrevista clínica, eram solicitadas a responder a pergunta ‘O que é dividir?’. Cada criança foi classificada em um grupo de desempenho em função do número de acertos nos problemas. Diferentes tipos de definições foram identificados, os quais variavam desde definições sem um significado matemático até definições que expressavam um significado matemático exclusivamente associado à divisão. Os dados mostraram haver uma relação entre desempenho e as definições sobre a divisão, e que as crianças atribuem um significado matemático à divisão antes de adotarem procedimentos apropriados na resolução dos problemas. Os resultados inserem-se em um quadro teórico de desenvolvimento que analisa as relações entre conhecimento procedural e conhecimento explicitado linguisticamente.

Palavras-chave: Divisão. Problemas. Definições.

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A Tomada de Consciência Analisada a partir do Conceito de Divisão: Um Estudo de Caso Popular Versão: pdf
Atualização:  30/4/2012
Descrição:
Publicado em: Psicologia: Reflexão e Crítica, 2003, 16(3), pp. 547-554

FERREIRA, Sandra Patrícia Ataíde e LAUTERT, Síntria Labres

Objetivou-se ilustrar a tomada de consciência através do conceito de divisão. Uma criança do sexo masculino, com 6 anos e 4 meses, cursando alfabetização em escola particular de Recife, foi entrevistada e solicitada a representar um problema. Realizou-se uma análise qualitativa, observando-se 5 momentos de tomada de consciência: 1) ausência de consciência da totalidade dos elementos; 2) consideração da totalidade dos elementos, sem tomada de consciência do resto; 3) surgimento de conflito cognitivo como possibilitador da tomada de consciência das relações entre os termos; 4) resolução do conflito a partir de um esquema cognitivo já existente .ausência de tomada de consciência do resto; 5) representação do termo resto, sem tomada de consciência da relação deste com os demais. Os resultados mostraram a construção de graus diferenciados de tomada de consciência da divisão, propiciados pelas intervenções do examinador e pela presença de referentes no enunciado, sem o alcance da conceituação.

Palavras-chave: Criança. Tomada de consciência. Divisão.

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A resolução oral de tarefas de divisão por crianças Popular Versão: pdf
Atualização:  16/5/2013
Descrição:
Publicado em: Estudos de Psicologia 2004, 9(1), 1451-1455

CORREA, Jane

O presente estudo examina as estratégias de resolução oral de tarefas de divisão partitiva e por quotas por crianças de 6 a 9 anos, com diferentes níveis de escolaridade em aritmética. Foram utilizados quatro valores para o dividendo (4, 8, 12 e 24) e dois divisores diferentes (2 e 4). O desempenho das crianças variou em função da idade e escolaridade, dado que estes fatores se confundem. De maneira geral, o desempenho das crianças foi influenciado pelo tamanho do dividendo e do divisor. Os procedimentos de dupla contagem e uso de fatos multiplicativos foram mais utilizados para a solução das tarefas de divisão por quotas enquanto que procedimentos baseados no uso de adições repetidas e estratégias envolvendo partição de quantidades foram relativamente mais empregados nos problemas de divisão partitiva. A pequena porcentagem de procedimentos baseados na subtração repetida sugere que esta não pode ser tomada como modo de representação intuitiva da divisão.

Palavras-chave: Divisão Partitiva. Divisão por Quotas. Aritmética.

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Contribuição crítica à discussão acerca da participação da história e da epistemologia da matemática Popular Versão: pdf
Atualização:  29/4/2012
Descrição:
Publicado em: Horizontes, Bragança Paulista, v. 22, n. 1, p. 71-107, jan./jun. 2004

MIGUEL, Antonio

O propósito deste artigo é discutir e problematizar algumas formas de participação da epistemologia e da história da matemática na atividade de investigação contemporânea em educação matemática, centradas em duas perspectivas teóricas bastante difundidas: a perspectiva estrutural-construtivista operatória, desenvolvida por Jean Piaget e Rolando García, e a perspectiva evolutiva descontínua, desenvolvida por Gaston Bachelard. Para isso, examina-se criticamente a noção piagetiana de “mecanismos de passagem” e a noção bachelardiana de “obstáculos epistemológicos”, presentes nos trabalhos de vários pesquisadores em educação matemática da atualidade, os quais enfatizam a importância do que costumam chamar de análise epistemológica da história da matemática para a investigação em educação matemática.

Palavras-chave: Educação matemática. Epistemologia e pesquisa em educação matemática. História e pesquisa em educação matemática. Obstáculos epistemológicos. Mecanismos de passagem.

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A Matemática, os Matemáticos, as Crianças e Alguns Sonhos Educacionais Popular Versão: pdf
Atualização:  16/5/2013
Descrição:
Publicado em: Ciência & Educação, v. 8, n. 2, p. 217-225, 2002

RUIZ, Adriano Rodrigues

Este trabalho teve origem em nossa preocupação diante da fragilidade que o analfabetismo matemático impõe à sociedade adulta. Tendo por referência pesquisas piagetianas, identificamos as crianças como aprendizes ativos e competentes. Falamos, também, de possibilidades que se abrem com a presença do computador para novas culturas de matematização. Neste quadro, apontamos a visão restrita da matemática como a "ciência das quantidades" como obstáculo para os não-matemáticos terem acesso a possibilidades ainda pouco exploradas.

Palavras-chave: Matemática. Analfabetismo Matemático. Aprendizes Competentes. Epistemologia de Jean Piaget.

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A formação matemática de professores dos anos iniciais do ensino fundamental face às novas demandas  Popular Versão: pdf
Atualização:  16/5/2013
Descrição:
Publicado em: Revista Iberoamericana de Educación (ISSN: 1681-5653)

CURI, Edda

No contexto educacional do terceiro milênio, em que a democratização do ensino permite o acesso de um novo público à escola e que as tecnologias de informação e de comunicação invadem o espaço escolar, as modalidades de ensino e, consequentemente, de formação de professores precisam adequar-se apropriadamente a essa nova realidade. A formação de docentes está inserida no contexto educativo nacional regulamentada pela LDBEN 9394/96 e por resoluções do Conselho Nacional de Educação – CNE – sobre o assunto. Essa legislação estabelece a necessidade de se efetuar estudos específicos para a formação profissional em nível superior e as DCN – diretrizes para organização dos cursos. Segundo Pires (2001), é preciso considerar especificidades próprias dos professores polivalentes e outras dos especialistas, em função do segmento em que atuam, do domínio de conteúdos a ensinar e quanto ao papel da docência em cada etapa da escolaridade. Nesse sentido, é necessário repensar os cursos de magistério para professores polivalentes1, no que se refere à formação para ensinar Matemática aos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. As especificidades próprias do ensino/aprendizagem de Matemática pelas crianças e as características dos professores polivalentes devem ser consideradas nos projetos de formação. O atendimento a essas especificidades demanda nova organização dos cursos e indica a necessidade de subsídios para essas mudanças. Diante desses fatos, passo a refletir sobre as modificações necessárias aos cursos de magistério que formam professores polivalentes para ensinar Matemática. Tomei como base os estudos sobre a legislação atual, investigando aspectos da Lei 9394/96 que permitam compreender melhor as modificações desejadas, em pesquisas e dados estatísticos sobre a situação atual da formação de docentes no país.

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Matemática, Matemática Escolar e o Nosso Cotidiano Popular Versão: pdf
Atualização:  29/4/2012
Descrição:
Publicado em: Teoria e Prática da Educação, 4(8), pp. 125-138 (2001).

RUIZ, Adriano Rodrigues

Neste artigo apontamos a matemática e a matemática escolar como construções muito diferentes. Ao identificar as exigências matemáticas presentes em nosso cotidiano de não- matemáticos, percebemos que o espírito da matemática escolar é impróprio para a leitura das tramas que compõem o mundo em que vivemos. Enquanto isso, o acesso ao espírito contemporâneo da matemática surge como possibilidade intelectual para interrogarmos a realidade.

Palavras-chave: Leitura da realidade. Matemática. Matemática escolar.

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora! Reflexões Sobre o uso de um Método Diferenciado na Aprendizagem da Operação Divisão Popular Versão: pdf
Atualização:  16/5/2013
Descrição:
Publicado em: VI Simposio de Educación Matemática/2005.

ABDALLA MARTINS, Maria Sara

O presente estudo teve como objetivo verificar se a utilização de um método diferenciado para ensinar divisão influenciava o desempenho dos alunos na solução de problemas matemáticos. Foram sujeitos desta pesquisa 47 alunos pertencentes a duas terceiras séries do Ensino Fundamental de uma escola municipal do interior do estado de São Paulo, Brasil. Uma das classes foi denominada grupo experimental e submetida ao método diferenciado de ensino que tinha por base princípios construtivistas. A outra classe, denominada grupo controle, foi submetida à forma convencional de ensino. Inicialmente, aplicou-se um questionário para sondagem de aspectos pessoais, culturais e pedagógicos ligados à Matemática, visando conhecer as peculiaridades do universo dos sujeitos que fariam parte do estudo. Aplicou-se um pré-teste com cinco problemas matemáticos que envolviam a operação divisão, os sujeitos demonstraram, como esperado, que quase nada sabiam sobre esse assunto (Grupo Experimental: M=1,30 e dp =2,05 e Grupo de Controle: M=1,08 e dp=1,95). Após um período correspondente a dez aulas duplas sobre divisão, aplicou-se um pós-teste contendo os mesmos problemas do pré-teste. Os resultados evidenciaram uma diferença estatística não significativa na comparação entre as médias das notas do pré-teste e do pós-teste para os dois grupos, revelando um baixo nível de aprendizado (Grupo Experimental: M =1,95 e dp =1,69 e Grupo de Controle: M=1,95 e dp=2,59). Analisando fatores que poderiam ter ocasionado este resultado negativo, levantou-se a hipótese de que os sujeitos tivessem encontrado dificuldades para interpretar o enunciado das situações-problema. Para verificar a validade desta hipótese optou-se por aplicar um teste matemático que exigisse apenas o domínio do algoritmo da divisão. Os resultados demonstraram que houve uma melhoria nos dois grupos, entretanto, a média das notas do grupo experimental se situou em torno do dobro da média das notas do grupo controle, revelando uma diferença estatística significativa (p =0,013). Acredita-se que a diferença de rendimento apresentada pelo grupo experimental deva ser atribuída à metodologia diferenciada que eles tiveram oportunidade de vivenciar. Acredita-se, também, que a dificuldade de interpretação e compreensão do enunciado do problema tenha ocasionado o resultado inesperado apresentado pelos alunos dos dois grupos pesquisados. Dessa forma, sugere-se que a escola enfatize o trabalho com problemas destacando a tradução da linguagem natural para a linguagem matemática e realize também um trabalho contínuo de leitura, compreensão e interpretação de textos diversos.

Palavras-chave: Solução de problemas. Matemática. Metodologias educativas. Operação divisão.

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Multiplicação e divisão: conceitos em construção …  Popular Versão: pdf
Atualização:  29/4/2012
Descrição:
Publicado em: Educação e Matemática nº 75 • Novembro/Dezembro de 2003

CARVALHO, Alice e GONÇALVES, Henriqueta

Este texto faz parte de um grupo de discussão apresentado no VI Encontro Nacional de Professores do 1º Ciclo — A Matemática no 1º Ciclo, que decorreu em Faro, nos dias 23 e 24 de Abril de 2003.

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Os Parâmetros Curriculares Nacionais na Formação Inicial dos Professores das Ciências da Natureza e  Popular Versão: pdf
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
Publicado em: Investigações em Ensino de Ciências – V12(3), pp.339-355, 2007

RICARDO, Elio Carlos e ZYLBERSZTAJN, Arden

São apresentados e discutidos os resultados de uma pesquisa, na qual foram entrevistados dezessete professores das disciplinas de Metodologia de Ensino e/ou Prática de Ensino dos cursos de licenciatura em Biologia, Física, Matemática e Química de três universidades públicas, localizadas em três diferentes regiões do país. O principal objetivo foi investigar como estão sendo tratados os Parâmetros Curriculares Nacionais na formação inicial dos futuros professores de ensino médio das disciplinas da área das Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, bem como verificar a opinião dos seus formadores acerca desses documentos e sua compreensão a respeito dos principais conceitos neles contidos, a saber, competências, interdisciplinaridade e contextualização. Discute-se ainda alguns aspectos teóricos em relação a essas noções presentes na literatura recente.

Palavras-chave: Formação inicial. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino de ciências.

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