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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora! A prática docente do professor de Matemática: marcas das concepções do livro didático Popular Versão: pdf
Atualização:  16/5/2013
Descrição:
Publicado na Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V1.2, p.14-25. UFSC: 2006.

DAMAZIO, Ademir

Esse artigo traduz alguns aspectos que marcam o papel do livro didático na formação das concepções educativas dos professores de Matemática do ensino. Para tal, a referência foi aqueles adotados no ensino fundamental - 5ª e 8ª séries – em escolas da cidade de Criciúma, localizada no Sul do Estado de Santa Catarina, no período de 1964 a 1996. O enfoque é a revelação das concepções no momento da mudança depois de um certo período de adoção de um determinado livro. Nesse sentido, são consideradas as características da apresentação dos conteúdos e das atividades propostas aos alunos, à luz de três categorias: conhecimento reprodutivo, conhecimento criativo-reprodutor, conhecimento emancipador, tendo como referência o conceito de potenciação e equação do 2º grau. A troca de livro didático pelo professor, no período em estudo, é impulsionada apenas pela oportunidade que proporciona os órgãos governamentais em detrimento de uma necessidade advinda da reflexão/ação sobre a prática docente. Por isso, um novo livro didático tem de apresentar características mais próximas daquele adotado anteriormente. Isso significa que a proposta educativa relacionada à Matemática que permeou e se faz presente nos meios escolares em questão é eminentemente reprodutora.

Palavras-chave: Livro Didático. Professor. Matemática.

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Engenharia Didática: características e seus usos em trabalhos apresentados no GT-19 / ANPEd Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V3.6, p.62-77, UFSC: 2008.

ALMOULOUD, Saddo Ag e COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva

O artigo tece algumas reflexões sobre pesquisas fundamentadas nos princípios da Engenharia Didática. Num primeiro momento, discutem-se os fundamentos e as características desta metodologia de pesquisa, e, à luz desses fundamentos, é proposta uma reflexão sobre os trabalhos apresentados no GT-19 (Educação Matemática) da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) de 1999 a 2005 que se utilizam da Engenharia Didática ou de seus pressupostos.

Palavras-Chave: Engenharia Didática. Educação Matemática. Metodologia de Pesquisa.

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A integração da tecnologia na prática do professor que ensina Matemática na educação básica: uma pro Popular Versão: pdf
Atualização:  16/5/2013
Descrição:
Revemat- Revista Eletrônica de Educação Matemática. V3.8, p.84-94, UFSC: 2008

BITTAR, Marilena; GUIMARÃES, Sheila Denize e VASCONCELLOS, Mônica

Nesse artigo apresentamos resultados parciais de uma pesquisa-ação em andamento, cujo objetivo é investigar a integração da tecnologia na prática pedagógica de professores que ensinam Matemática na Educação Básica. Para tanto, esse trabalho tem sido desenvolvido em algumas fases: 1ª) constituição e consolidação do grupo; 2ª) estudo coletivo do tema Softwares Educacionais e suas possibilidades para a aprendizagem Matemática; 3ª) estudo e análise de um software que pode contribuir com a aprendizagem da Matemática; 4ª) leitura e discussão de textos que abordem questões ligadas a essa temática; 5ª) elaboração de seqüências didáticas. Os resultados indicam que: 1) o sentimento de fazer parte de um grupo começou a ser construído logo nos primeiros encontros, quando os professores expuseram os problemas que vivenciavam nas escolas; 2) ao longo dos encontros percebemos alguns momentos de colaboração, em especial naqueles destinados à exploração do LOGO.

Palavras-chave: Formação de Professores. Integração da Tecnologia no Ensino da Matemática. Pesquisa-ação

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!O Teorema de Tales: uma ligação entre o geométrico e o numérico Popular Versão: pdf
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Mate 94 mática. V2.5, p.94-106, UFSC: 2007.

BONGIOVANNI, Vincenzo

O texto trata de um estudo do teorema de Tales: quando surgiu o nome teorema de Tales no ensino, como esse teorema é enunciado em diversos países, como Euclides o demonstra evitando a árdua análise do caso de segmentos incomensuráveis e como os alunos se comportam diante de sua apresentação.

Palavras-chave: Geometria euclidiana. Teorema de Tales. Prova.

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A ideia de unidade na construção do conceito do número racional Popular Versão: pdf
Atualização:  16/5/2013
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V2.4, p.68-93, UFSC: 2007.

CAMPOS, Tânia Maria Mendonça e RODRIGUES, Wilson Roberto

Este trabalho procura apresentar um aspecto significativo da construção do conceito de número racional, que permanece não apropriado por alunos até estágios de escolarização posteriores ao seu ensino formal: a ideia de unidade. O trabalho fundamenta-se na gênese do número racional, nas concepções de Vygotsky e Vergnaud e em pesquisas específicas sobre o conceito de fração. Aplicado a um universo que envolve alunos dos ensinos Fundamental, Médio e Superior, o estudo identifica dificuldades referentes à definição do referencial em situações que envolvem o conceito de fração, procura apontar possíveis causas dessas dificuldades e associá-las às práticas pedagógicas mais comumente empregadas no ensino desse objeto matemático.

Palavras-chave: Frações. Problemas. Concepções. Educação Matemática.

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Conhecimento profissional docente de professoras das séries iniciais da educação básica acerca da eq Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V4.1, p.114-127, UFSC: 2009.

CAMPOS, Tânia Maria Mendonça e SILVA, Angélica da Fontoura Garcia

No presente artigo, apresentaremos resultados de uma pesquisa realizada com 17 professoras das primeiras séries da Educação Básica de uma escola pública, de um município da Grande São Paulo, em processo de formação continuada. Procuramos analisar a relação da compreensão do invariante equivalência em situações de parte-todo e quociente, com o conhecimento profissional docente. Focalizamos momentos das discussões do grupo acerca da construção desses conceitos, a partir da análise de situações apresentadas a elas e a seus próprios alunos, assim como seus depoimentos. Neste artigo indicaremos inicialmente a relevância do tema, uma breve descrição das teorias que fundamentarem essa pesquisa e alguns dos procedimentos utilizados para a coleta de dados. Tal pesquisa nos permitiu inferir que o conhecimento do conteúdo está diretamente ligado tanto à prática pedagógica do professor como ao conhecimento profissional docente.

Palavras-chave: Educação Matemática. Conhecimento profissional docente. Ensino de frações. Equivalência.

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Sobre linguagens, conceitos matemáticos e o discurso científico Popular Versão: pdf
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V4.1, p.26-38, UFSC: 2009.

CARVALHO, Tadeu Fernandes de

Os conceitos matemáticos, fundamentais em todo processo de interação da Matemática com outras ciências, como a Física, a Filosofia, a Lógica e as Ciências Econômicas, guardam as chaves para a compreensão de suas estruturas e teorias, bem como para a compreensão do discurso matemático e, de modo mais amplo, para a compreensão do discurso científico. Neste trabalho refletimos sobre aspectos teóricos e aspectos práticos de seu ensino, à luz de diferentes experiências e propostas. Não obstante nosso interesse em tratá-los genericamente, no contexto da linguagem matemática, julgamos oportuna a abordagem de aspectos particulares de certos conceitos que podemos considerar centrais para os cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Matemática- caso específico de conceitos vinculados ao Cálculo Diferencial e Integral, de grande significado histórico e, por sua elevada aplicabilidade, de grande interesse, também, para a Física e para as Engenharias.

Palavras-chave: Conceito. Matemática. Educação. Linguagem. Cálculo diferencial e integral.

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Conceitos probabilísticos: quais contextos a história nos aponta? Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V2.3, p.50-67, UFSC: 2007

COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva

O ensino de probabilidades é o objeto deste artigo. Queremos aqui discutir o papel da história desse conceito na escolha de contextos para apresentação dos primeiros conceitos probabilísticos no Ensino Fundamental. Vamos discutir a limitação a situações de eqüiprobabilidade que foi proposta nos Parâmetros Curriculares Nacionais e que é seguida pela maior parte dos livros didáticos que encontramos disponíveis para o professor. A noção de acaso é bastante complexa e recebeu diversas interpretações ao longo da história das ciências e da filosofia, uma vez que se vincula a nossa própria interpretação de mundo. Limitaremos-nos neste texto a descrever a apreensão do acaso em relação ao contexto no qual está inserido. E neste pano de fundo (o do estudo dos contextos nos quais o acaso pode ser identificado) que se propõe o trabalho com probabilidade, considerando os resultados possíveis de manipulações de um gerador de acaso, como os jogos de azar (manipulação de moedas, dados, etc). Consideramos também os fenômenos sensíveis que traduzem o efeito macroscópico das causas ínfimas, tal como o contexto das previsões meteorológicas.

Palavras-chave: Percepção do Acaso. Ensino de Probabilidades. História da probabilidade.

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Registros de representação semiótica, tarefas e análise de dados: articulações em torno do currículo Popular Versão: pdf
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. 90 V4.8, p.90-113, UFSC: 2009

COLOMBO, Janecler Aparecida Amorin; BUEHRING, Roberta Schnorr e MORETTI, Méricles Thadeu

Neste artigo procuramos investigar a possibilidade de que os registros de representação semiótica dos objetos matemáticos, em particular, aqueles relacionados à Análise de Dados possam ser explicitados nos currículos de Matemática. Com esse propósito buscamos desenvolver um ensaio de uma proposta curricular para o ensino básico que articule os objetos matemáticos às diferentes representações semióticas em diferentes tarefas escolares. Para a realização desta pesquisa tomamos por base os registros de representações semiótica de Duval, a ideia do currículo em rede de Pires e o estudo sobre a diversidade e natureza das tarefas escolares em Ponte.

Palavras-chave: Registros de representação semiótica. Análise de Dados. Tarefas Escolares. Currículo de Matemática.

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Alguns aspectos de articulação entre as teorias da didática francesa e suas contribuições para forma Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V4.5, p.53-66, UFSC: 2009.

SANTOS, Cíntia Ap. Bento dos e CURI, Edda

O presente trabalho tem por objetivo apresentar alguns aspectos teóricos de nossa investigação referente à dissertação de mestrado defendida em 2008 na UNICSUL. Aqui apresentaremos com base em nosso estudo teórico uma possível articulação, de forma sucinta, entre teorias didáticas como as de Doaudy (1992), Duval (1993) e a abordagem teórica de Robert (1997), sobre os níveis de conhecimento esperados dos educandos. A articulação destas abordagens teóricas leva em consideração os diferentes apelos cognitivos realizados pelos educandos na resolução de diferentes tarefas. Considerando que o estudo destes autores são voltados para um trabalho delineado por uma perspectiva que leva em consideração a estrutura cognitiva, apresentamos aspectos da teoria de aprendizagem significativa de Ausubel, pois consideramos que a internalização de conteúdos de forma que possam ser mobilizados em situações futuras quando a noção em jogo não é explícita só se faz possível se os métodos de ensino se estruturam em uma aprendizagem significativa. Dessa forma, faremos uma breve exposição das teorias destacadas na tentativa de mostrar como este estudo pode auxiliar professores no momento de suas escolhas, assim como podem compreender melhor as dificuldades e os diferentes níveis que se encontram os alunos, o que pode lhes permitir construir sequências didáticas mais adequadas e levar ainda em consideração a importância não somente do domínio matemático do conteúdo, mas também a relevância do domínio didático das noções a serem tratadas em sala de aula. Ao final destas reflexões podemos compreender melhor o papel até mesmo da formação inicial e continuada de professores, perspectiva esta que abordaremos segundo Shulman (2005).

Palavras-chave: Níveis de conhecimento. Teorias didáticas. Registros de representação semiótica. Mudanças de quadro e formação de professores.

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