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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!As Relações entre o Desempenho em Problemas de Divisão e as Concepções de Crianças Sobre a Divisão Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
Publicado em: Psicologia: Teoria e Pesquisa Set-Dez 2002, Vol. 18 n. 3, pp. 237-246

LAUTERT, Síntria Labres e SPINILLO, Alina Galvão

O conhecimento matemático de crianças sobre a divisão foi investigado a partir de dois aspectos: desempenho em problemas de divisão e as concepções sobre a divisão. Oitenta crianças (5-9 anos) foram solicitadas a resolver dois tipos de problemas de divisão (um de partição e outro por quotas) e, em uma entrevista clínica, eram solicitadas a responder a pergunta ‘O que é dividir?’. Cada criança foi classificada em um grupo de desempenho em função do número de acertos nos problemas. Diferentes tipos de definições foram identificados, os quais variavam desde definições sem um significado matemático até definições que expressavam um significado matemático exclusivamente associado à divisão. Os dados mostraram haver uma relação entre desempenho e as definições sobre a divisão, e que as crianças atribuem um significado matemático à divisão antes de adotarem procedimentos apropriados na resolução dos problemas. Os resultados inserem-se em um quadro teórico de desenvolvimento que analisa as relações entre conhecimento procedural e conhecimento explicitado linguisticamente.

Palavras-chave: Divisão. Problemas. Definições.

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!As figuras geométricas enquanto suporte para a aprendizagem em geometria: um estudo sobre a heurísti Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V 5 1.1, p. 5 -13, UFSC: 2006.

FLORES, Cláudia Regina e MORETTI, Méricles Thadeu

Este texto trata da questão heurística das figuras geométricas para a resolução de problemas em Matemática no ensino fundamental. Refere-se, portanto, a uma operação de tratamento figural, ou seja, a reconfiguração, por possibilitar a produtividade heurística de figuras geométricas. Apresenta-se uma breve discussão teórica e histórica sobre esta operação. Por fim, mostram-se alguns exemplos, realizados em pesquisas por alunos, sobre o uso da operação de reconfiguração como possibilidade heurística. Conclui-se que a tomada de figuras com sua produtividade heurística para a resolução de problemas matemáticos permite não só o desenvolvimento da capacidade visual, como também, da aprendizagem matemática.

Palavras-chave: Heurística. Visualização. Reconfiguração geométrica. Aprendizagem matemática.

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!As estratégias de resolução de problemas das estruturas aditivas nas quatro primeiras séries do ensi Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
MAGINA, Sandra M. P., SANTANA, Eurivalda R. dos S., CAZOLA, Irene M. e CAMPOS, Tânia M. M.

Este artigo analisa as estratégias de 1021 estudantes das séries iniciais do Ensino Fundamental, de 26 escolas públicas do Sul da Bahia, na resolução de problemas das estruturas aditivas. A Teoria dos Campos Conceituais foi utilizada como referencial teórico. Os estudantes responderam, coletivamente, um teste contendo 12 problemas de adição e subtração, doravante chamados como problemas de estruturas aditivas. Os resultados apontam uma queda significativa no percentual de acerto em problemas que envolviam extensões mais complexas dessa estrutura; também naqueles que apresentavam incongruência semântica entre as palavras-chave e a operação a ser realizada. Observou-se um crescente sucesso na resolução dos problemas considerados protótipos, segundo o nível de instrução. Já nos problemas mais complexos não observou-se ganhos significativos com a instrução. Considerando a intrínseca relação entre o saber do professor e de seus alunos, o estudo enfatiza a necessidade de se repensar a formação matemática, inicial e continuada, do professor das séries inicias e o papel da pesquisa em sua formação.

Palavras-chave: Educação matemática, Resolução de problemas.

Downloads 3605  3605  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Zetetiké–Cempem–FE–Unicamp–v.18 n.34– jul/dez 2010  Site http://
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Aprendizagem, desenvolvimento e conhecimento na obra de Jean Piaget: uma análise do processo de ensi Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
Publicado em: R. bras. Est. pedag., Brasília, v. 80, n. 194, p. 5-18, jan./abr. 1999.

FERRACIOLI, Laércio

Apresenta uma visão geral das ideias de Jean Piaget, seguida da abordagem de alguns aspectos de sua obra relacionados com a construção do conhecimento através de estádios e dos fatores que os influenciam. Na sequência, são apresentadas a definição e a diferenciação dos conceitos piagetianos de aprendizagem, desenvolvimento e conhecimento, concluindo com a apresentação e a análise de alguns resultados de pesquisa em ensino de ciências e a abordagem da questão da evolução conceitual em ciências.

Palavras-chave: Epistemologia genética. Ensino de ciências. Formação de conceitos.

Downloads 695  695  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma R. bras. Est. pedag.  Site http://
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Análise de soluções de um problema representado por um sistema de equações Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
CURY, Helena Noronha Cury e BISOGNIN, Eleni Bisognin

Os projetos brasileiros de avaliação de larga escala do desempenho dos estudantes apresentam descritores para indicar habilidades que os alunos devem desenvolver para modelar problemas da vida real e uma dessas habilidades está relacionada à resolução de sistemas de equações. Nesse artigo, é relatada parte de um projeto de pesquisa desenvolvido com calouros de disciplinas matemáticas em universidades privadas do sul do Brasil; uma questão do teste foi escolhida para aprofundar a análise das resoluções escritas de um sistema de equações lineares. Depois de classificar as produções dos alunos, foram utilizadas ideias sobre o sentido do símbolo e sentido da estrutura, para discutir as dificuldades apresentadas. Considera-se que esse tipo de análise permite esclarecer aspectos que devem ser focalizados em outras pesquisas, para ajudar estudantes e professores a compreender alguns problemas apresentados nas avaliações de larga escala.

Palavras-chave: Educação matemática. Sistema de equações. Análise de soluções. Sentido da estrutura. Avaliação.


Downloads 1316  1316  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Bolema, Rio Claro(SP),Ano 22,no 33,2009, p.1 a 22  Site http://
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Alguns aspectos de articulação entre as teorias da didática francesa e suas contribuições para forma Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V4.5, p.53-66, UFSC: 2009.

SANTOS, Cíntia Ap. Bento dos e CURI, Edda

O presente trabalho tem por objetivo apresentar alguns aspectos teóricos de nossa investigação referente à dissertação de mestrado defendida em 2008 na UNICSUL. Aqui apresentaremos com base em nosso estudo teórico uma possível articulação, de forma sucinta, entre teorias didáticas como as de Doaudy (1992), Duval (1993) e a abordagem teórica de Robert (1997), sobre os níveis de conhecimento esperados dos educandos. A articulação destas abordagens teóricas leva em consideração os diferentes apelos cognitivos realizados pelos educandos na resolução de diferentes tarefas. Considerando que o estudo destes autores são voltados para um trabalho delineado por uma perspectiva que leva em consideração a estrutura cognitiva, apresentamos aspectos da teoria de aprendizagem significativa de Ausubel, pois consideramos que a internalização de conteúdos de forma que possam ser mobilizados em situações futuras quando a noção em jogo não é explícita só se faz possível se os métodos de ensino se estruturam em uma aprendizagem significativa. Dessa forma, faremos uma breve exposição das teorias destacadas na tentativa de mostrar como este estudo pode auxiliar professores no momento de suas escolhas, assim como podem compreender melhor as dificuldades e os diferentes níveis que se encontram os alunos, o que pode lhes permitir construir sequências didáticas mais adequadas e levar ainda em consideração a importância não somente do domínio matemático do conteúdo, mas também a relevância do domínio didático das noções a serem tratadas em sala de aula. Ao final destas reflexões podemos compreender melhor o papel até mesmo da formação inicial e continuada de professores, perspectiva esta que abordaremos segundo Shulman (2005).

Palavras-chave: Níveis de conhecimento. Teorias didáticas. Registros de representação semiótica. Mudanças de quadro e formação de professores.

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A resolução oral de tarefas de divisão por crianças Popular Versão: pdf
Atualização:  16/5/2013
Descrição:
Publicado em: Estudos de Psicologia 2004, 9(1), 1451-1455

CORREA, Jane

O presente estudo examina as estratégias de resolução oral de tarefas de divisão partitiva e por quotas por crianças de 6 a 9 anos, com diferentes níveis de escolaridade em aritmética. Foram utilizados quatro valores para o dividendo (4, 8, 12 e 24) e dois divisores diferentes (2 e 4). O desempenho das crianças variou em função da idade e escolaridade, dado que estes fatores se confundem. De maneira geral, o desempenho das crianças foi influenciado pelo tamanho do dividendo e do divisor. Os procedimentos de dupla contagem e uso de fatos multiplicativos foram mais utilizados para a solução das tarefas de divisão por quotas enquanto que procedimentos baseados no uso de adições repetidas e estratégias envolvendo partição de quantidades foram relativamente mais empregados nos problemas de divisão partitiva. A pequena porcentagem de procedimentos baseados na subtração repetida sugere que esta não pode ser tomada como modo de representação intuitiva da divisão.

Palavras-chave: Divisão Partitiva. Divisão por Quotas. Aritmética.

Downloads 514  514  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Estudos de Psicologia  Site http://
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A resolução de problemas nas aulas de Matemática: diagnosticando a prática pedagógica Popular Versão: 
Atualização:  16/5/2013
Descrição:
RODRIGUES, Adriano e MAGALHÃES, Sirlei Cristina

A Resolução de Problemas é uma metodologia de ensino de Matemática muito eficaz, pois propicia uma mobilização de saberes no sentido de buscar a solução. Nessa busca, o aluno aprende a montar estratégias, raciocinar logicamente e verificar se sua estratégia foi válida, o que colabora para um amadurecimento das estruturas cognitivas. O objetivo deste trabalho é pesquisar como esta metodologia é trabalhada nas aulas de Matemática das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Apresentam-se os resultados de entrevistas realizadas com 20 professores da área, que atuam em escolas públicas e particulares, nos municípios de Extrema – MG e de Perdões – MG. E os dados coletados em observações de aulas através de Estágio Supervisionado. Conclui-se que apesar de muitos professores reconhecerem a importância desta metodologia para as aulas de Matemática, a maioria não a utiliza de forma satisfatória, trabalhando principalmente com os problemas propostos em livros didáticos, sem levar em conta as etapas propostas para a resolução de problemas. Desta forma, os problemas são tratados meramente como exercícios de fixação, ficando longe da prática autêntica de resolução de problemas, o que gera, muitas vezes, insatisfação do aluno, que encontra muitas dificuldades ao tentar resolver os problemas, sem qualquer intervenção do professor.

Palavras-chave: Resolução de Problemas, Metodologia, Matemática.

Downloads 4100  4100  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Acadêmica Feol  Site http://www.feol.com.br/revista/index.php/R1/issue/view/1
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A resolução de problemas na educação Matemática: onde estamos e para onde iremos? Popular Versão: 
Atualização:  16/5/2013
Descrição:
ONUCHIC, Lourdes de la Rosa
IV Jornada nacional de Educação Matemática. Passo Fundo/RS: UPF, 2012

A área em que estamos trabalhando – a Educação Matemática – é relativamente nova, e leva a debates intensos professores de Matemática de todos os níveis de ensino, educadores Matemáticos trabalhando em um campo de estudos, Matemáticos colaborando em currículos, seus conceitos e conteúdos, suas técnicas operatórias e suas muitas e diferentes aplicações. Mas, qual seria a nossa concepção de Educação Matemática? O que consideramos importante nos processos de ensino e aprendizagem para trabalhar bem com nossos alunos? Muito se fala e muito se quer justificar sobre o nome Educação Matemática...

Palavras-chave: Educação Matemática, Resolução de Problemas.

Downloads 1584  1584  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UPF  Site http://
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A prática docente do professor de Matemática: marcas das concepções do livro didático Popular Versão: 
Atualização:  16/5/2013
Descrição:
DAMAZIO, Ademir

Esse artigo traduz alguns aspectos que marcam o papel do livro didático na formação das concepções educativas dos professores de Matemática do ensino. Para tal, a referência foi aqueles adotados no ensino fundamental - 5ª e 8ª série – em escolas da cidade de Criciúma, localizada no Sul do Estado de Santa Catarina, no período de 1964 a 1996. O enfoque é a revelação das concepções no momento da mudança depois de um certo período de adoção de um determinado livro. Nesse sentido, são consideradas as características da apresentação dos conteúdos e das atividades propostas aos alunos, à luz de três categorias: conhecimento reprodutivo, conhecimento criativo-reprodutor, conhecimento emancipador, tendo como referência o conceito de potenciação e equação do 2º grau. A troca de livro didático pelo professor, no período em estudo, é impulsionada apenas pela oportunidade que proporciona os órgãos governamentais em detrimento de uma necessidade advinda da reflexão/ação sobre a prática docente. Por isso, um novo livro didático tem de apresentar características mais próximas daquele adotado anteriormente. Isso significa que a proposta educativa relacionada à Matemática que permeou e se faz presente nos meios escolares em questão é eminentemente reprodutora.

Palavras-chave: Livro didático. Professor. Matemática.

Downloads 3631  3631  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revemat, V1.2, p. 14-25, UFSC  Site http://
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