Educadores

Ínicio : Matemática : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (Z a A)

Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Formação de professores e pesquisadores de Matemática na Faculdade Nacional de Filosofia Popular Versão: 
Atualização:  29/4/2012
Descrição:
SILVA, Circe Mary Silva da

O objetivo deste artigo é contribuir para o conhecimento da história da formação de professores e pesquisadores de Matemática na Faculdade Nacional de Filosofia - FNFi. Descreve-se o processo de negociação para a escolha de professores estrangeiros para atuar no curso de Matemática, bem como a proposta curricular; identificam-se os primeiros alunos e discute-se a formação pedagógica do futuro professor. Mostram-se as dificuldades enfrentadas durante a Segunda Guerra Mundial, pelos matemáticos estrangeiros, bem como analisa-se a contribuição de alguns desses matemáticos para o desenvolvimento da pesquisa no país. Identificam-se os primeiros brasileiros, José Abdelhay e Leopoldo Nachbin, que tiveram um papel relevante no ensino e pesquisa Matemática, nos anos iniciais do surgimento dos cursos de bacharelado e licenciatura em Matemática na FNFi. O período analisado vai da criação da FNFi (1939) e estende-se até meados de 1950, quando começam os embates pela disputa de espaço acadêmico na área de Matemática.

Palavras-chave: Formação de professores. Matemática. História da educação.

Downloads 1062  1062  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Pesqui., nov. 2002, n.117, p.103-126. ISSN 01  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Formação de Professores de Matemática: um estudo sobre a influência da formação pedagógica prévia Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
GARNICA, Antonio Vicente Marafioti; SOUZA, Luzia Aparecida de.

O presente texto tem como objetivo discutir a influência da formação pedagógica prévia em um curso específico de Licenciatura em Matemática. Como instância prévia de formação, este artigo considera o CEFAM, e o curso de Licenciatura em foco é o da Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru. O enfoque metodológico é nitidamente qualitativo, tendo sido os procedimentos analíticos pautados no estudo de convergências e divergências detectadas nos discursos dos estudantes-depoentes.

Palavras-chave: Cefam. Licenciatura. Educação Matemática. Projeto Pedagógico.

Downloads 2459  2459  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unesp  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Fincando estacas: uma tentativa de demarcar a Educação Matemática como campo profissional Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
KILPATRICK, Jeremy.

O campo da Educação Matemática tem aspectos profissionais e acadêmicos. Do lado acadêmico, a questão do que é considerado pesquisa está ainda sendo debatida. Um exame de dois conjuntos de critérios propostos para avaliar a qualidade da pesquisa em Educação Matemática revela que, apropriadamente interpretados, os critérios emprestados das ciências naturais e sociais são relevantes para um campo que está tentando ser científico. Do lado profissional, a Educação Matemática deve inevitavelmente preocupar-­se com a aplicação do conhecimento especializado para auxiliar os estudantes e os professores que são seus clientes. A formação de professores continua sendo a função maior da Educação Matemática, paralelamente à busca do conhecimento sólido para ser aplicado. Os educadores matemáticos universitários precisam trabalhar junto com matemáticos e com professores em sala de aula no desenvolvimento da teoria e da prática. A Educação Matemática tem se desenvolvido bem em países nos quais as estruturas institucionais a apóiam como um campo acadêmico identificável.

Palavras­-chave: Pesquisa em Educação Matemática. Avaliação de pesquisas. História da Pesquisa.Tendências em Educação Matemática.

Downloads 1888  1888  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Filosofia da Educação Matemática: algumas ressignificações e uma proposta de pesquisa Popular Versão: 
Atualização:  29/4/2012
Descrição:
GARNICA, Antonio Vicente Marafioti.

Definir Filosofia não é, aqui, a intenção. Talvez dessacralizar as concepções mais usuais, aquelas frequentemente empregadas no cotidiano e ditadas por um questionável bom senso, o seja. E essa dessacralização implica um exercício contínuo e audacioso – pretensioso, diriam alguns – de reconceituações em cadeia. Falar de Filosofia da Educação Matemática, nesse exercício, nos obriga estabelecer, descritiva ou prescritivamente, os modos de ser da Educação Matemática. O “descritivo” parece ser o que mais se adapta à proposta deste texto, como tentaremos elaborar.

Downloads 2264  2264  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Filosofia da Educação Matemática Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
VIANNA, Carlos Roberto.

Ao ser convidado para participar do GT de Filosofia da Educação Matemática em um Encontro Nacional de Educação Matemática, devo confessar que senti algo mais que um frio na barriga, fui acometido de verdadeiro terror! Em poucos dias vi que participariam deste mesmo GT pessoas as quais admiro e respeito e então, após aceitar o convite, passei a ser perseguido por pesadelos. Eu deveria escrever um texto para trazer a esse encontro, então achei que seria natural compartilhar com a platéia e com meus companheiros parte das preocupações que vieram a tona durante meu sono perturbado.

Downloads 7831  7831  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!EXPERIENCIAS NO PROJETO PIBID MATEMÁTICA 2011 Popular Versão: pdf
Atualização:  13/4/2015
Descrição:
LICESKI, Letícia; LUZ, Luana Ciriaco da; KEHL, Scarlett Catharine Nathale Lis

Este trabalho tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Professor Altair da Silva Leme, localizado no município de Colombo, região metropolitana de Curitiba, pelos alunos do PIBID Matemática 2011 da Universidade Federal do Paraná, no decorrer do ano de 2011 e 2012. O presente artigo tem o intuito de relatar as experiências ocorridas no decorrer do desenvolvimento do projeto, como por exemplo, a observação e familiarização do ambiente escolar, as responsabilidades do professor, a interação entre o aluno o professor e a equipe pedagógica e preparação de atividades.

Palavras-chave: Ensino, experiência, observação.

Downloads 631  631  Tamanho do arquivo 745 bytes  Plataforma XI Encontro Nacional de Educação Matemática  Site http://www.pibid.ufpr.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Eu vejo as retas se encontrando no infinito, e agora? Popular Versão: PDF
Atualização:  20/6/2013
Descrição:
SANTOS, Talita Secorun dos; FRANCO, Valdeni Soliani

Este trabalho é parte do material analisado em uma pesquisa para a dissertação de mestrado que objetivava compreender como professores da rede pública do Estado do Paraná reagiram à inclusão das Geometrias não-euclidianas no Currículo da Educação Básica do Estado do Paraná no final de 2006. O objetivo principal desse artigo é analisar as respostas dadas pelos professores participantes de uma oficina sobre Geometrias não-euclidianas a duas perguntas feitas a eles envolvendo a noção de Geometria Projetiva.

Palavras-chave: Geometrias não-euclidianas. Educação Matemática. Professores.

Downloads 4644  4644  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma X ENEM  Site http://www.lematec.net/CDS/ENEM10/index.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Estudo de um caso de implantação da metodologia de resolução de problemas no Ensino Médio Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
REIS, Melise Maria Vallim e ZUFFI, Edna Maura

Este artigo é baseado em atividades desenvolvidas dentro de um projeto mais amplo - modalidade Fapesp “Ensino Público” – intitulado “Desenvolvimento e Avaliação de uma Pedagogia Universitária Participativa no Ensino Médio: Atividades com ênfase em Matemática, Ciências e Comunicação”. Nele foram utilizados métodos de pesquisa qualitativa para o estudo da implantação da metodologia de ensino de Matemática através da Resolução de Problemas, junto a alguns alunos de uma escola pública, no interior do Estado de São Paulo. A análise dos dados mostrou que a experiência teve êxito, tanto para a geração de significados aos alunos, aproximando-os de uma proposta investigativa, quanto para a melhoria de sua participação em sala de aula. Trouxe indícios de que metodologias diferenciadas podem ser eficazes no ensino público, apesar das contingências do mesmo e das dificuldades geradas pelas mudanças.

Palavras-chave: Educação Matemática. Resolução de problemas. Ensino Médio. Sistemas lineares e funções.

Downloads 783  783  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Bolema,Rio Claro(SP),Ano 20,n.28, 2007,pp.113 a 13  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Ensino e aprendizagem de Matemática na Engenharia e o uso de tecnologia Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
CABRAL, Tânia Cristina Baptista.

Neste trabalho trazemos para o debate concepções e questões sobre a função e o uso de computadores no ensino e na aprendizagem das matemáticas em um curso de engenharia, em modo presencial. Apresentamos: (1) concepções sobre a relação entre tecnologia, educação matemática e educação em engenharia; (2) concepções para o ensino e a aprendizagem em um curso de engenharia específico e (3) uma proposta de ambiente.

Palavras-chave: Educação Matemática e Engenharia. Ambiente interativo e multidisciplinar. Ensino e aprendizagem de Cálculo.

Downloads 872  872  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFRGS  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Ensino de matemática, história da matemática e aprendizagem significativa: uma combinação possível Popular Versão: pdf
Atualização:  5/12/2011
Descrição:
RORATTO, Cauê; NOGUEIRA , Clélia Maria Ignatius; KATO , Lílian Akemi

Este artigo relata os resultados de uma pesquisa de mestrado que fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel e, utilizando mapas conceituais produzidos pelos alunos, apontou a possibilidade de se atingir a Aprendizagem Significativa do conceito de Funções, com este sendo ensinado mediante a aplicação de uma sequência didática considerando-se a História da Matemática, em uma perspectiva evolucionista linear.

Palavras-chave: Ensino de Matemática. História da Matemática. Aprendizagem Significativa. Funções. Mapas Conceituais.

Downloads 620  620  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 (13) 14 15 16 17 18 19 20 21 »