Educadores

Ínicio : Matemática : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do pior para o melhor avaliado)

Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Multiplicação e divisão: conceitos em construção …  Popular Versão: pdf
Atualização:  29/4/2012
Descrição:
Publicado em: Educação e Matemática nº 75 • Novembro/Dezembro de 2003

CARVALHO, Alice e GONÇALVES, Henriqueta

Este texto faz parte de um grupo de discussão apresentado no VI Encontro Nacional de Professores do 1º Ciclo — A Matemática no 1º Ciclo, que decorreu em Faro, nos dias 23 e 24 de Abril de 2003.

Downloads 1478  1478  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Educação e Matemática  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Os Parâmetros Curriculares Nacionais na Formação Inicial dos Professores das Ciências da Natureza e  Popular Versão: pdf
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
Publicado em: Investigações em Ensino de Ciências – V12(3), pp.339-355, 2007

RICARDO, Elio Carlos e ZYLBERSZTAJN, Arden

São apresentados e discutidos os resultados de uma pesquisa, na qual foram entrevistados dezessete professores das disciplinas de Metodologia de Ensino e/ou Prática de Ensino dos cursos de licenciatura em Biologia, Física, Matemática e Química de três universidades públicas, localizadas em três diferentes regiões do país. O principal objetivo foi investigar como estão sendo tratados os Parâmetros Curriculares Nacionais na formação inicial dos futuros professores de ensino médio das disciplinas da área das Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, bem como verificar a opinião dos seus formadores acerca desses documentos e sua compreensão a respeito dos principais conceitos neles contidos, a saber, competências, interdisciplinaridade e contextualização. Discute-se ainda alguns aspectos teóricos em relação a essas noções presentes na literatura recente.

Palavras-chave: Formação inicial. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino de ciências.

Downloads 567  567  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Aprendizagem, desenvolvimento e conhecimento na obra de Jean Piaget: uma análise do processo de ensi Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
Publicado em: R. bras. Est. pedag., Brasília, v. 80, n. 194, p. 5-18, jan./abr. 1999.

FERRACIOLI, Laércio

Apresenta uma visão geral das ideias de Jean Piaget, seguida da abordagem de alguns aspectos de sua obra relacionados com a construção do conhecimento através de estádios e dos fatores que os influenciam. Na sequência, são apresentadas a definição e a diferenciação dos conceitos piagetianos de aprendizagem, desenvolvimento e conhecimento, concluindo com a apresentação e a análise de alguns resultados de pesquisa em ensino de ciências e a abordagem da questão da evolução conceitual em ciências.

Palavras-chave: Epistemologia genética. Ensino de ciências. Formação de conceitos.

Downloads 699  699  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma R. bras. Est. pedag.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora! Modelagem Matemática: Experiências Vividas Popular Versão: pdf
Atualização:  16/5/2013
Descrição:
Publicado em: Analecta Guarapuava, Paraná v. 6 n. 2 p. 33-48 jul/dez. 2005

BURAK, Dionísio

Este trabalho retrata o percurso que contribuiu para a constituição da concepção de Modelagem Matemática, atualmente difundida, proveniente das experiências vividas ao longo de 18 anos, trabalhando com professores da Educação Básica, das redes estadual, municipal e particular de ensino. Descreve os primeiros passos, as primeiras ideias de encaminhamentos da Modelagem Matemática como alternativa para o ensino de Matemática e apresenta como questão norteadora: quais os efeitos da aplicação da Modelagem Matemática, que tem como princípio partir do interesse do aluno, na postura do professor e para a aprendizagem dos conteúdos matemáticos pelos alunos? Com base nos depoimentos de professores e alunos envolvidos nas experiências com essa forma de conceber o ensino de Matemática, nos últimos 18 anos no trabalho com a Modelagem Matemática, faz as discussões e apresenta alguns resultados.

Palavras-chave: Educação. Ensino. Matemática. Modelagem matemática. Metodologia.

Downloads 2704  2704  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Analecta  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Modelagem Matemática: as Interações Discursivas de Crianças da 4ª série a partir de um Estudo sobre  Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
Publicado na V Conferência Nacional sobre Modelagem Matemática – V CNMEM

LUNA, Ana Virginia de Almeida e ALVES, Josélia

Este estudo pretendeu compreender as interações discursivas entre professor-aluno e aluno-aluno nas séries iniciais a partir do ambiente de Modelagem Matemática. Os participantes da investigação foram uma professora e vinte e duas crianças, entre nove e onze anos de idade, que cursavam a quarta série do Ensino Fundamental em uma instituição particular de ensino em Feira de Santana, no interior da Bahia. A trajetória teórico-metodológica proposta partiu de uma abordagem qualitativa, sendo os dados coletados a partir de registros orais transcritos de filmagens, bem como de escritos realizados durante as observações. A análise dos dados apontou que a Modelagem Matemática é um ambiente de aprendizagem que favorece o desenvolvimento de interações discursivas, contribuindo para o desenvolvimento de um pensamento mais crítico e reflexivo pelas crianças e ampliação do repertório dos alunos em relação aos conhecimentos técnicos e matemáticos.

Palavras-chave: Modelagem Matemática. Interações discursivas. Séries iniciais.

Downloads 1686  1686  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma CNMEM  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!O que constitui realidade em uma atividade de Modelagem Matemática? Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
Publicado em: I Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia – 2009 - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia – PPGECT

VELEDA, Gabriele Granada e ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de

De maneira geral, as atividades de Modelagem Matemática partem de um problema da situação real. Com a compreensão do que é realidade e de como Negrelli (2008) a caracterizou em atividades de Modelagem Matemática, apresentamos uma atividade de Modelagem com a finalidade de identificar a situação real, realidade inicial, realidade intermediária e modelo. Identificados estes elementos, analisamos a proximidade da situação real a vivência do aluno, o acesso à realidade inicial, as limitações do modelo para resolver o problema da realidade inicial e as ações que os alunos podem realizar nesta realidade baseados nos resultados obtidos. Na análise podemos perceber a importância que os recortes da realidade inicial têm para o desenvolvimento do conteúdo matemática que se pretende explorar e que a realidade inicial já apresenta algumas simplificações.

Palavras-chave: Ensino de Matemática. Modelagem Matemática. Realidade.

Downloads 3544  3544  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UTFPR  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A Modelagem Matemática nas Séries Iniciais: o germém da criticidade Popular Versão: pdf
Atualização:  16/5/2013
Descrição:
Publicado em: ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.2, n.2, p.135-157, jul. 2009

LUNA, Ana Virginia de Almeida; SOUZA, Elizabeth Gomes; SANTIAGO, Ana Rita Cerqueira Melo

O presente artigo visa compreender como os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental podem analisar de forma crítica o papel dos modelos matemáticos em debates sociais, por meio da Modelagem Matemática. Os participantes da investigação foram uma professora e 17 (dezessete) alunos, entre 9 (nove) e 11 (onze) anos de idade, que cursavam o quinto ano do Ensino Fundamental em uma instituição de ensino em Feira de Santana, no interior da Bahia. Uma atividade de Modelagem sobre a construção de cisternas no semiárido baiano foi observada e analisada com enfoque qualitativo. Os diálogos entre as crianças e a professora foram transcritos e, quando analisados, indicaram que a inserção da Modelagem nas séries iniciais possibilita que as crianças percebam a presença dos modelos matemáticos na sociedade e suas implicações sociais, políticas e econômicas em diversos segmentos da Sociedade.

Palavras-chave: Modelagem Matemática. Séries Iniciais. Educação Matemática. Modelos Matemáticos. Criticidade.

Downloads 1426  1426  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Alexandria  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Modelagem Matemática nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: um Estudo de Caso no 1º Ciclo Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
Publicado em: Conferencia Interamericana de Educacion Matematica, 12, Santiago de Querétaro. Anais... Santiago de Querétaro: Comitê Interamericano de Educación Matemática, 2007. 1 CDROM.

LUNA, Ana Virginia de Almeida

A presente pesquisa está dirigida à compreensão de aspectos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem de conhecimentos matemáticos através do ambiente de Modelagem Matemática. O objetivo da investigação foi contribuir para uma melhor compreensão sobre o papel das discussões matemáticas em situações de modelagem nas séries iniciais, com temas inicialmente propostos pela pesquisadora e, posteriormente, ampliados pelos sujeitos da pesquisa. A população investigada foi um grupo de segunda série do Ensino Fundamental com uma professora e vinte e dois sujeitos, entre oito e nove anos de idade, em uma instituição particular de ensino em Feira de Santana, no interior da Bahia, no Brasil. Para isso, a trajetória teórico-metodológica proposta partiu de uma abordagem qualitativa através do desenvolvimento de um estudo de caso, sendo os dados coletados a partir de registros orais transcritos de filmagens e de registros escritos realizados no decorrer do trabalho em sala de aula. A análise dos dados aponta que a Modelagem Matemática é um ambiente de aprendizagem que favorece o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem da Matemática, propiciando o desenvolvimento de um pensamento mais crítico e reflexivo pelas
crianças.

Palavras-chave: Modelagem Matemática. Ensino-aprendizagem. Séries iniciais.

Downloads 5434  5434  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma CIEM  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Modelagem Matemática e os professores: a questão da formação Popular Versão: pdf
Atualização:  29/4/2012
Descrição:
Publicado em: Bolema, Rio Claro, n.15, p. 5-23, 2001.

BARBOSA, Jonei Cerqueira

Este artigo discute os processos de formação dos professores em relação à Modelagem. Utilizamos o conceito de concepções e de contexto escolar para analisar estudos que focalizam o pensamento e o comportamento dos professores em contato com Modelagem. A partir daí, levantamos implicações teórico-práticas e estratégias para orientar ações de formação com professores, advogando que estas devem se apoiar reflexivamente nas experiências com Modelagem no contexto da sala de aula.

Downloads 856  856  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Bolema  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A utilização de mapas conceituais na identificação da aprendizagem significativa crítica em uma ati Popular Versão: pdf
Atualização:  30/4/2012
Descrição:
Experiências em Ensino de Ciências – V3(2), pp. 57-68, 2008

VENÂNCIO, Silas e KATO, Lilian Akemi

Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação quanto à contribuição da Modelagem Matemática no favorecimento da Aprendizagem Significativa Crítica. O tema de estudo escolhido foi a propagação da dengue. Escolhemos a dengue por ser um assunto de domínio popular amplamente divulgado pelos meios de comunicação. A metodologia de avaliação utilizada para investigar indícios da ocorrência da Aprendizagem Significativa Crítica foi a construção, pelos estudantes, de mapas conceituais em cada etapa da atividade proposta, o que nos possibilitou algumas análises acerca da organização dos conhecimentos, relacionados ao tema de estudo, na estrutura cognitiva dos alunos. A perspectiva sócio-crítica da Modelagem Matemática foi utilizada como metodologia de ensino neste trabalho, proporcionando um ambiente de aprendizagem gerador de discussões que contribuíram tanto para a ocorrência da aprendizagem significativa dos conceitos envolvidos quanto para uma aproximação entre o conteúdo escolar e a realidade vivenciada pelos estudantes.

Palavras-chave: Aprendizagem significativa, Modelagem Matemática, Mapas Conceituais.

Downloads 719  719  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Experiências em Ensino de Ciências  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 (13) 14 15 16 17 18 19 20 21 »