Educadores

Ínicio : Matemática : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do mais para o menos procurado)

Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!O profissional em Educação Matemática Popular Versão: 
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio.

O educador matemático é aquele que concebe a Matemática como um meio: ele educa através da Matemática. Tem por objetivo a formação do cidadão e, devido a isso, questiona qual a Matemática e qual o ensino são adequados e relevantes para essa formação. Suas atividades se desenvolvem nas escolas de ensino fundamental e médio, nas Secretarias de Educação e nos centros de formação de professores. É o educador matemático um profissional responsável pela formação educacional e social de crianças, jovens e adultos, dos professores de matemática (de nível fundamental e médio) e também ela formação dos formadores de professores. Suas pesquisas são realizadas, utilizando-se essencialmente fundamentação teórica e métodos das Ciências Sociais e Humanas.

Downloads 1286  1286  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unisanta - Universidade de Santa Cecília.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate teórico Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
BARBOSA, Jonei Cerqueira.

Diversos autores têm argumentado pela plausibilidade de usar Modelagem Matemática no ensino de matemática como alternativa ao chamado “método tradicional” (Bassenezi, 1990, 1994; Biembengut, 1990, 1999; Blum & Niss, 1991; Borba, Meneghetti & Hermini, 1997, 1999). O movimento de Modelagem Matemática internacional e nacional tomou contorno nos últimos trinta anos, contando com a contribuição decisiva de matemáticos aplicados que migraram para a área da Educação Matemática (Blum & Niss, 1991; Fiorentini, 1996). A partir daqui, deixaremos de usar o adjetivo “Matemática” para o termo “Modelagem” – ficando implícito – como um recurso para evitar repetições.

Downloads 1272  1272  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unesp  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!O ensino da trigonometria subsidiado por novos recursos Popular Versão: PDF
Atualização:  26/12/2013
Descrição:
BEZERRA, Adriana da Silva Velozo; ARAÚJO, Aylla Gabriela Paiva de; ARAÚJO, Andriely Iris Silva de Araújo

A pesquisa objetivou-se em mostrar a aplicabilidade dos conceitos trigonométricos, em especial algumas funções trigonométricas, utilizando material concreto (Bingo Trigonométrico) e usando as novas tecnologias (softwares) proporcionando aos alunos uma dinamicidade da Matemática, contribuindo para uma aprendizagem significativa. A pesquisa foi realizada por alunas bolsistas do PIBID/UEPB e desenvolvida em duas turmas de 2º ano médio na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Dr. Hortêncio de Sousa Ribeiro – PREMEM, na cidade de Campina Grande – PB. Em sala de aula mostrou-se uma breve apresentação sobre a história da trigonometria, apenas na perspectiva de mostrar a importância desse conteúdo no desenvolvimento da sociedade. Utilizaram-se também alguns softwares educativos como o jogo Sinuca e Trigonometria. Funções Trigonométricas I e o GeoGebra ajudaram no reconhecimento de gráficos. De acordo com os resultados do pré-teste e pós-teste, houve uma melhora significativa na aprendizagem dos conteúdos trigonométricos.

Palavras-chave: Aprendizagem. Trigonometria. Tecnologia.

Downloads 1271  1271  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma VII EPBEM  Site http://editorarealize.com.br/revistas/epbem/index.php
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!O cálculo nas aulas de física da UFRGS: um estudo exploratório Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
SANTAROSA , Maria Cecilia Pereira; MOREIRA, Marco Antonio

Este estudo é parte de um trabalho mais amplo cujo objetivo geral é investigar e desenvolver uma nova estratégia de ensino do Cálculo Diferencial e Integral I, específica para os alunos de graduação em Física, através de uma possível integração com o ensino da Física Geral e Experimental I. Com o objetivo específico de identificar situações-problema da Física que possam dar sentido aos conceitos matemáticos desenvolvidos no Cálculo I e de linguagens e notações que possam ser adotadas no ensino do Cálculo para favorecer o aprendizado da Física investigou-se, através de um estudo do tipo etnográfico, a forma como a Matemática é transposta nas aulas de Física Geral e Experimental I, em turmas dos Cursos de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ao longo da investigação foram identificados problemas que corroboram aqueles apontados na literatura com relação ao processo de ensino e aprendizagem nas disciplinas introdutórias dos Cursos de Física. Os resultados obtidos deverão subsidiar a elaboração de um material instrucional potencialmente significativo, a ser adotado numa fase posterior da pesquisa, onde será investigada a aprendizagem de conhecimentos declarativos e procedimentais em Física Básica Universitária a partir de um ensino que integra situações-problema da Física e conceitos matemáticos do Cálculo.

Palavras-chave: Cálculo Diferencial e Integral I. Física Geral e Experimental I. situações-problema. conceitos. linguagens e notações matemáticas. etnografia de sala de aula. UFRGS.

Downloads 1262  1262  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFRGS  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Os símbolos matemáticos enquanto signos e seus diferentes significados Popular Versão: 
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V3.5, p.55-61, UFSC: 2008.

LIAO, Tarliz

Neste artigo é feito um recorte sobre a questão dos signos (símbolos matemáticos) e de seus significados em dois conjuntos numéricos, naturais e racionais fracionários, com reflexos no segundo. Embora não seja feita uma análise e/ou apresentação do signo e significado segundo a óptica vigotskyana em sua totalidade, buscaram-se nesses elementos recortados os norteadores das questões relativas ao não entendimento da formação do conceito de frações.

Palavras-chave: Símbolos matemáticos. Signos. Vigotsky.

Downloads 1223  1223  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revemat  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A modelagem matemática como metodologia para o ensino-aprendizagem de física Popular Versão: 
Atualização:  16/5/2013
Descrição:
SOUZA, Ednilson Sergio Ramalho de; SANTO, Adilson Oliveira do Espírito.

Neste artigo procuraremos mostrar uma proposta de ensino de Física utilizando a modelagem matemática como metodologia de ensino-aprendizagem. Para que isso seja possível é necessário que o professor de Física conheça as principais características dessa metodologia, pois é durante a dinâmica da modelagem matemática que os conceitos físicos vão sendo introduzidos na bagagem cognitiva do aluno. Essa proposta de ensino de Física, além de torná-lo significativo, possui um caráter interdisciplinar e contextualizado. Concluímos que a modelagem matemática aplicada ao ensino de Física pode dar mais motivação aos alunos, além de se conseguir um ponto de convergência entre essas duas disciplinas.

Palavras-chave: Modelagem Matemática. Ensino de Física. Interdisciplinaridade. Contextualização.

Downloads 1181  1181  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPA.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Tratamento e Análise da Informação com o Auxílio de Softwares Popular Versão: pdf
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
TINTI, Douglas da Silva; NAKAYAMA, Bárbara Cristina; SICARDI, Moreira e JANUÁRIO, Gilberto.

Atualmente o Ensino de Estatística vem ganhando destaque nas pesquisas em Educação Matemática. Tais estudos ressaltam a importância da Estatística para a formação de cidadãos críticos e para o desenvolvimento científico de uma nação. Enquanto professores, o que temos observado nas práticas atuais é a utilização das ferramentas estatísticas de forma mecânica e descontextualizada, inviabilizando a percepção da aplicabilidade em diversas situações do cotidiano. Ressaltamos, ainda, a necessidade de criar espaços de formação em que a utilização das novas tecnologias seja considerada, aprendida e (com) partilhada, evidenciando a potencialidade da articulação tecnologiaensino. Neste cenário, encontramos os elementos motivadores para pensarmos em uma oficina que proporcione uma reflexão sobre o Ensino de Estatística, nos diferentes níveis de aprendizagem, visando à valorização da análise da informação, da aplicabilidade e da compreensão das ferramentas da Estatística Descritiva com o auxílio de softwares.

Palavras-chave: Tratamento da informação. Estatística descritiva. Raciocínio estatístico.

Downloads 1167  1167  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUCSP  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Oficinas de matemática no projeto engenheiro do futuro: aproximando as escolas de ensino médio e as  Popular Versão: PDF
Atualização:  26/12/2013
Descrição:
LIMA, Isolda Gianni de; SAUER, Laurete Zanol; SARTOR, Solange Galiotto

Oficinas de Matemática integraram o Projeto EngFut – Engenheiro do Futuro, desenvolvido na Universidade de Caxias do Sul, sob a responsabilidade de professores das diferentes áreas dos cursos de Engenharia. Considerando o principal objetivo do projeto, promover a interação das ciências da Engenharia junto a professores e estudantes do Ensino Médio, quatro oficinas de Matemática consideraram Funções, Trigonometria, Construção de Objetos Matemáticos e Geometria como temas centrais. Todas as atividades de aprendizagem foram programadas com o propósito de promover aprendizagem ativa e significativa, por meio de desafios de caráter lúdico e interativo, que podem levar a novas formas de pensar matematicamente. Mais do que a abordagem de conteúdos, propiciou-se o envolvimento dos professores participantes em atividades que os desafiaram a estimar, experimentar, representar, analisar e concluir, favorecendo a aprendizagem por meio da construção de noções, ideias ou conceitos. Assim entendida, a aprendizagem é ativa e significativa, na medida em que envolve a ação daquele que aprende com compreensão do significado. Desta forma, o que se espera da aprendizagem assim promovida, não é apenas o conhecimento de fatos, mas das relações de tais fatos com seu entorno, por ações reflexivas do pensamento, que se modificam e se integram de modo a ampliar seus significados, dando-lhes novos sentidos. Buscou-se, assim, proporcionar, aos professores e estudantes do Ensino Médio, uma vivência que os possibilite atuar de forma mais ativa, menos dependente e, consequentemente, mais apta para aprender.

Palavras-chave: Aprendizagem ativa e significativa. Integração entre universidade e escola de Ensino Médio. Engenheiro do Futuro.

Downloads 1166  1166  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma COBENGE 2011  Site http://www.abenge.org.br/cobenges-anteriores/2011/2011--xxxix-cobenge-furb--blumenau-sc
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Matematica-divertida.com: uma comunidade virtual informal de Aprendizagem Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V3.4, p.41-54, UFSC: 2008

SANTOS, Renato Pires dos e SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos

Neste trabalho apresentamos e analisamos o site Matemática Divertida (www.matematica-divertida.com), uma comunidade virtual informal de aprendizagem matemática. Essa comunidade foi criada com o objetivo de propiciar um espaço de interação, com troca de experiências, dúvidas, notícias entre os usuários; sempre no contexto da Matemática Divertida. Este site recebe uma média de 2000 visitantes semanais, que interagem em chats e fórum de discussão. Neste texto discutimos as características e a natureza das intervenções no fórum dessa comunidade e os padrões discursivos empregados pelos usuários.

Palavras Chave: Comunidade virtual. Matemática Divertida

Downloads 1084  1084  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revemat  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Classificação e Poder: fomentando discussões em sala de aula Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2012
Descrição:
VIANNA, Carlos Roberto.

O artigo pretende provocar uma reflexão sobre o papel das classificações, principalmente para professores de Matemática e para aqueles que assumem que a Matemática é uma ciência exata cujas verdades não dependem do mundo natural.

Palavras-chave: Classificação. Conhecimento. Matemática. Educação Matemática. Preconceito.

Downloads 1069  1069  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 (13) 14 15 16 17 18 19 20 21 »