Educadores

Ínicio : Matemática : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do melhor para o pior avaliado)

Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A Presença da Tecnologia na Educação Matemática: efetuando uma tessitura com situações/cenas do film Popular Versão: PDF
Atualização:  20/6/2013
Descrição:
BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; ROSA, Maurício

Este artigo tem como objetivo expor modos de o ser humano ser com a tecnologia, trazendo situações projetadas em um filme de ficção científica e em situações em que se realiza Educação Matemática com a presença da tecnologia. Traz a análise de uma obra cinematográfica da atualidade – o filme Avatar (2009) – a fim de explicitar as concepções assumidas no trabalho com tecnologias presentes na ficção científica.Esta evidencia contribuições e antevê possibilidades de trabalhar - se com tecnologias em diferentes atividades, entre elas, as da Educação Matemática. Traz também a análise de situações vividas e descritas em chat de um curso à distância de formação de professores de matemática. Essas análises revelam confluência de concepções e interconexões presentes entre o visto na ficção e o que já está sendo vislumbrado/produzido em termos educacionais. Mostra os modos pelos quais a informática deixa de ser entendida como mero instrumento para, de maneira clara, ser compreendida como presente à produção do conhecimento. Revela que ela se presentifica no processo cognitivo, neste artigo exposto em termos de ser-com, pensar- om e saber-fazer-com-o-ciberespaço.

Palavras-chave: Educação Matemática. Fenomenologia. TIC.

Downloads 858  858  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ALEXANDRIA  Site http://alexandria.ppgect.ufsc.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Grupo de estudos curriculares em Educação Matemática Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
GROENWALD, Claudia Lisete Oliveira; KAIBER, Carmen Teresa et al.

A educação deve provocar aprendizagem como atividade permanente, levando o sujeito a sua autonomia moral e o currículo escolar deve deixar transparecer através de seus objetivos, metodologias e procedimentos a importância da educação para a prática em uma sociedade cada vez mais exigente. Com a preocupação de investigar, refletir, analisar e levantar indicadores para uma educação matemática com um currículo que atenda às necessidades dos alunos da educação básica, formou-se o grupo de estudos curriculares em Educação Matemática, que congrega pesquisadores de três países latino americanos, Brasil, Bolívia e Venezuela. O grupo entende que é de grande importância a divulgação do trabalho que está desenvolvendo, bem como, as investigações que estão sendo realizadas para que seja possível aprofundar e ampliar as discussões em torno do tema, visando a implementação de um grupo de discussão maior sobre a formação de professores de Matemática na América Latina e como esta formação influencia o trabalho pedagógico de sala de aula, objetivando atuar nesse campo de pesquisa com alternativas viáveis, que atendam as necessidades dos países latinos e que venham a qualificar a Educação Matemática com resultados significativos para a população.

Downloads 3394  3394  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ulbra  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!O estudo de caso na investigação em educação matemática Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2012
Descrição:
PONTE, João Pedro da

Os estudos de caso têm conhecido uma assinalável popularidade na investigação em Educação Matemática em Portugal. Têm grandes potencialidades mas também os seus problemas. Este artigo discute como é que esta abordagem se distingue de outras formas de conduzir a investigação; qual é a natureza do conhecimento assim produzido, principalmente quando inserido numa perspectiva interpretativa; e quais os critérios de qualidade a usar para apreciar o seu valor. Um estudo de caso é caracterizado como incidindo numa entidade bem definida como um programa, uma instituição, um sistema educativo, uma pessoa ou uma unidade social. Visa conhecer em profundidade o seu “como” e os seus “porquês”, fazendo justiça à sua unidade e identidade próprias. Assume-se como uma investigação particularística, procurando descobrir o que nela há de mais essencial e característico. Um estudo de caso pode com vantagem apoiar-se numa orientação teórica bem definida; além disso, pode seguir uma perspectiva interpretativa, que procura compreender como é o mundo do ponto de vista dos participantes ou uma perspectiva pragmática, procurando simplesmente proporcionar um perspectiva global, completa e coerente do objecto de estudo. Entre os estudos de caso encontram-se naturalmente trabalhos com características muito desiguais. É importante discutir porque definir critérios de qualidade e como aplicá-los. Assim, o artigo conclui com o enunciado de diversos critérios e com algumas considerações sobre os trabalhos recentemente realizados no nosso país.

Palavras-chave: Estudo de caso. Metodologia de investigação. Investigação interpretativa.

Downloads 1020  1020  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Do mito da Geometria Euclidiana ao ensino das Geometrias Não Euclidianas Popular Versão: PDF
Atualização:  20/6/2013
Descrição:
BARRETO, Mylane dos Santos; TAVARES, salvador

Das tentativas frustradas de provar que o quinto postulado de Euclides era um teorema, surgiram as Geometrias Não Euclidianas. Com os quatro primeiros postulados de Euclides e a negação do quinto, surgiram outras Geometrias cujos postulados são possíveis em modelos planos que são tão consistentes quanto o da Geometria Euclidiana. Neste artigo são apresentados os modelos, postulados e conceitos da Geometria Elíptica e Geometria Hiperbólica. Além disso, é discutido o ensino dessas Geometrias.

Palavras-chave: Geometria Euclidiana. Quinto postulado de Euclides. Ensino e aprendizagem de Geometrias Não Euclidianas.

Downloads 2803  2803  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma VÉRTICES  Site http://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!O ensino de geometria não euclidiana na educação básica Popular Versão: PDF
Atualização:  20/6/2013
Descrição:
CARVALHO, Maria Aparecida da Silva de; TUCCI, Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho

O presente trabalho apresenta considerações sobre a aprendizagem das Geometrias não – Euclidianas, em particular da Geometria Esférica, obtidas a partir de uma pesquisa aplicada a alunos do Ensino Fundamental e Médio de um Colégio Estadual Público da cidade de Londrina, cujo objetivo foi investigar a possibilidade de inserir no currículo de Matemática, a partir da 5ª série do Ensino Fundamental, tópicos relacionados a outras Geometrias, além da Euclidiana, conforme proposta das Diretrizes da Rede Pública de Educação Básica do Estado do Paraná (SEED, 2009).

Palavras chave: Educação Matemática. Ensino de geometria. Geometria não euclidiana. Educação básica.

Downloads 2303  2303  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma CIAEM  Site http://www.cimm.ucr.ac.cr/ocs/index.php/xiii_ciaem/index
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Um estudo sobre contribuições de noções de topologia geométrica para um grupo de mestrandos Popular Versão: PDF
Atualização:  20/6/2013
Descrição:
SILVA, Erilúcia Souza da; LEIVAS, José Carlos Pinto

Este artigo tem como finalidade apresentar uma pesquisa, em andamento, no Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática do Centro Universitário Franciscano – UNIFRA. O objetivo da pesquisa é investigar contribuições de abordagens intuitivas de noções de Topologia Geométrica, um dos ramos mais recentes da Geometria, por meio de uma oficina pedagógica realizada com um grupo de mestrandos do mestrado citado anteriormente. A Topologia muitas vezes é conhecida como Geometria Elástica ou Geometria das Deformações, por estudar propriedades geométricas conservadas mesmo quando figuras geométricas são submetidas a transformações tão bruscas que todas suas propriedades métricas são perdidas, sendo mantidas apenas as propriedades topológicas. A pesquisa tem metodologia de cunho qualitativo e faremos uso dos seguintes instrumentos de pesquisa questionários, análises de documentos, vídeos e observação participante na oficina pedagógica, a qual foi oferecida no primeiro semestre letivo do ano de 2012, envolvendo 12 alunos, todos professores em exercício nas redes de ensino. A pesquisa se encontra na fase de análise dos documentos e ainda não há conclusões.

Palavra-chave: Topologia. Geometria. Ensino. Intuição.

Downloads 3863  3863  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  XVI EBRAPEM  Site http://matematica.ulbra.br/ocs/index.php/ebrapem2012/xviebrapem/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Elementos para formação de Professores de Matemática: o deslocamento no ambiente computacional Cabri Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
FARIAS, Luiz Márcio Santos

Apresentaremos, através deste artigo, uma análise do processo de gênese instrumental do deslocamento no software Cabri­Géomètre II Plus, um estudo desenvolvido em duas classes de dois colégios diferentes através de oito sessões. Interessando­-se à Geometria Dinâmica do ambiente computacional Cabri­Géomètre II Plus, verificamos que a utilização do deslocamento como um instrumento pode promover mudanças significativas no ensino e aprendizagem da geometria. Nesse contexto, buscaremos as possíveis contribuições ou mudanças que o deslocamento pode trazer quando utilizado como um instrumento no processo de ensino e de aprendizagem da geometria plana, em particular na construção de situações de aprendizagem utilizando o deslocamento do ambiente computacional cabri­géomètre em torno de propriedades primitivas de objetos geométricos clássicos (quadriláteros, triângulos, círculos, etc.) e as relações entre elas. O trabalho relativo à esse artigo foi desenvolvido em colaboração com as escolas do ensinos de base da educação francesa, particularmente na transição entre [école­primaire] e [collège], o que corresponde respectivamente ao ensino de [1ª à 4ª] e [5ª à 8ª] no Brasil.

Palavras­-chave: Situação didática. Ensino e aprendizagem de geometria. Cabri­Géomètre.

Downloads 7043  7043  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Uesc  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Modelagem matemática: uma visão holística da realidade Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
SOUZA, Ednilson Sergio Ramalho de

Esta pesquisa procura mostrar que a modelagem matemática pode ser considerada um fazer matemático holístico que entra em harmonia com as ideias de Fritjof Capra. Ao modelar uma dada realidade, é preciso estudá-la em porções menores, neste sentido a modelagem assemelha-se ao método dedutivo-reducionista de René Descartes. Porém, se o modelo encontrado consegue representar tal realidade em seus mais minuciosos detalhes e, ao mesmo tempo, a descreve considerando o todo integrado; então podemos dizer que a modelagem matemática deve possuir um caráter sistêmico ou holístico.

Palavras-chave: Modelagem matemática. Modelo matemático. Holismo.

Downloads 1573  1573  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma VI Epaem  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A modelagem matemática como metodologia para o ensino-aprendizagem de física Popular Versão: 
Atualização:  16/5/2013
Descrição:
SOUZA, Ednilson Sergio Ramalho de; SANTO, Adilson Oliveira do Espírito.

Neste artigo procuraremos mostrar uma proposta de ensino de Física utilizando a modelagem matemática como metodologia de ensino-aprendizagem. Para que isso seja possível é necessário que o professor de Física conheça as principais características dessa metodologia, pois é durante a dinâmica da modelagem matemática que os conceitos físicos vão sendo introduzidos na bagagem cognitiva do aluno. Essa proposta de ensino de Física, além de torná-lo significativo, possui um caráter interdisciplinar e contextualizado. Concluímos que a modelagem matemática aplicada ao ensino de Física pode dar mais motivação aos alunos, além de se conseguir um ponto de convergência entre essas duas disciplinas.

Palavras-chave: Modelagem Matemática. Ensino de Física. Interdisciplinaridade. Contextualização.

Downloads 1178  1178  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPA.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Eu vejo as retas se encontrando no infinito, e agora? Popular Versão: PDF
Atualização:  20/6/2013
Descrição:
SANTOS, Talita Secorun dos; FRANCO, Valdeni Soliani

Este trabalho é parte do material analisado em uma pesquisa para a dissertação de mestrado que objetivava compreender como professores da rede pública do Estado do Paraná reagiram à inclusão das Geometrias não-euclidianas no Currículo da Educação Básica do Estado do Paraná no final de 2006. O objetivo principal desse artigo é analisar as respostas dadas pelos professores participantes de uma oficina sobre Geometrias não-euclidianas a duas perguntas feitas a eles envolvendo a noção de Geometria Projetiva.

Palavras-chave: Geometrias não-euclidianas. Educação Matemática. Professores.

Downloads 4625  4625  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma X ENEM  Site http://www.lematec.net/CDS/ENEM10/index.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 (12) 13 14 15 16 17 18 19 20 21 »