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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Ângulos: uma “História” escolar Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2012
Descrição:
VIANNA, Carlos Roberto.

Este artigo apresenta uma abordagem de um tema de matemática sob uma perspectiva histórica. Consideramos que a definição de um conceito, o de ângulo, está condicionada pelos interesses daquele que fornece a definição. Uma das possibilidades para que os professores percebam isso e tratem disso com seus alunos, consiste em recorrer a um certo aspecto da história, tal como o fizemos neste texto.

Palavras-chave: Ângulo. Definições. Educação Matemática. História.

Downloads 1441  1441  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática.  Site http://
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Análise sobre o processo ensino-aprendizagem dos números fracionários Popular Versão: PDF
Atualização:  26/12/2013
Descrição:
GONÇALVES, Érika Brinck; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de

Diante da grande deficiência encontrada em relação à compreensão dos alunos sobre números fracionários este trabalho teve o intuito de identificar as dificuldades que os alunos têm sobre o assunto e entender quais são as melhores formas de abordagem dos professores para que seja possível uma aprendizagem significativa. O levantamento de dados foi realizado através da aplicação de um teste de avaliação dos conhecimentos sobre números fracionários aos alunos e um questionário aos seus professores com o intuito de avaliar como estes abordam o conteúdo em sala de aula e como veem o aproveitamento dos alunos. Os principais resultados mostram que quando as atividades propostas são exercícios de repetição ou aplicação de fórmulas os alunos possuem bons resultados, porém em atividades em que se exige a aplicação deste conteúdo em situações cotidianas os alunos apresentam grandes dificuldades na interpretação e resolução dos mesmos.

Palavras-chave: Números fracionários. Ensino-aprendizagem. Dificuldades de ensino. Técnicas de ensino. Atividades de ensino.

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Tecnologias digitais no ensino de geometria analítica Popular Versão: PDF
Atualização:  20/6/2013
Descrição:
SANTOS, Ricardo de Souza

A Geometria é parte importante dos currículos de Matemática da Educação Básica, pois pode desenvolver no estudante capacidades como compreensão, espírito de investigação, representação e resolução de problemas – habilidades contempladas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Esta matéria se desdobra em vários ramos, mas, para efeito deste estudo, trataremos da Geometria Analítica, que tem como função tratar algebricamente as propriedades e os elementos geométricos. Neste âmbito, o estudante pode perceber outros modelos que explicam o espaço de forma mais elaborada com linguagens e raciocínios diferentes dos utilizados na geometria euclidiana. Este Mini-Curso propõe uma integração do ensino de geometria analítica com a utilização de tecnologias digitais, apresentando um guia de estudos (em html – páginas para internet) com atividades para se trabalhar no software Grafequation.

Palavras-chave: Geometria analítica. Grafequation.

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A Modelagem Matemática nas Séries Iniciais: o germém da criticidade Popular Versão: pdf
Atualização:  16/5/2013
Descrição:
Publicado em: ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.2, n.2, p.135-157, jul. 2009

LUNA, Ana Virginia de Almeida; SOUZA, Elizabeth Gomes; SANTIAGO, Ana Rita Cerqueira Melo

O presente artigo visa compreender como os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental podem analisar de forma crítica o papel dos modelos matemáticos em debates sociais, por meio da Modelagem Matemática. Os participantes da investigação foram uma professora e 17 (dezessete) alunos, entre 9 (nove) e 11 (onze) anos de idade, que cursavam o quinto ano do Ensino Fundamental em uma instituição de ensino em Feira de Santana, no interior da Bahia. Uma atividade de Modelagem sobre a construção de cisternas no semiárido baiano foi observada e analisada com enfoque qualitativo. Os diálogos entre as crianças e a professora foram transcritos e, quando analisados, indicaram que a inserção da Modelagem nas séries iniciais possibilita que as crianças percebam a presença dos modelos matemáticos na sociedade e suas implicações sociais, políticas e econômicas em diversos segmentos da Sociedade.

Palavras-chave: Modelagem Matemática. Séries Iniciais. Educação Matemática. Modelos Matemáticos. Criticidade.

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Discutindo a modelagem matemática no processo formativo inicial de professores de matemática Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
III Encontro Paraense de Modelagem Matemática (III EPAM). Modelagem Matemática: formação docente e perspectivas educacionais. Marabá, 2010.

SOARES, Narciso das Neves e MEDEIROS, Claudete Marques de

Este trabalho tem o propósito de discutir temas que acreditamos serem relacionais importantes para o trabalho com Modelagem Matemática na formação inicial de professores de Matemática. O mesmo foi escrito com base nas experiências docentes dos autores como formadores de professores de matemática e com base em referenciais teóricos, como: Bassanezi, Borba, Franchi, Johnson, entre outros. São tratados neste artigo, discussões iniciais de Emergência, Experiência e o uso de Softwares Livres na formação de professores de Matemática e suas possíveis relações com a aplicabilidade da Modelagem Matemática.

Palavras-chave: Modelagem matemática. Emergência. Formação de professores.

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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Um estudo das possibilidades da Educação Matemática Escolar de Jovens e Adultos na perspectiva do Popular Versão: 
Atualização:  17/5/2012
Descrição:
FARIA, Juliana Batista

A Educação de Jovens e Adultos constantemente se depara com especificidades que envolvem conhecimentos relacionados às práticas sociais dos educandos. É desejável que a escola esteja atenta a essas especificidades buscando desenvolver um projeto pedagógico que explore e amplie as possibilidades de inserção e atuação desses educandos no mundo letrado. Nesse sentido, entendemos que a Educação Matemática de Jovens e Adultos – EJA – deve ser pensada como parte de um processo mais amplo de alfabetização e letramento, que se desenvolve ao longo de todo o Ensino Fundamental. O ensino de matemática na EJA, segundo Ribeiro (1997) e Brasil (2002), deve incorporar à prática pedagógica os conceitos, procedimentos e atitudes matemáticos desenvolvidos em meio às vivências dos alunos, os quais emergem em suas interações sociais, experiências pessoais e profissionais e integram sua bagagem cultural. Esses conceitos, procedimentos e atitudes se desenvolvem nas e constituem as suas práticas sociais com a matemática que, por sua vez, estão inseridas em práticas de leitura e escrita demandadas por nossa sociedade grafocêntrica (Fonseca, 2002, 2004, 2005). Dessa maneira, faz-se necessário incorporar à Educação Matemática os conhecimentos e procedimentos construídos e/ou adquiridos nas leituras que esses jovens e adultos fazem do mundo e de sua própria ação nele, de maneira a expandir e diversificar as suas práticas de leitura do mundo, possibilitando um acesso mais democrático à cultura letrada (Fonseca, 2002, p. 59). Estudos que focalizam a inserção dos conhecimentos matemáticos no campo do letramento colocam em evidência o fenômeno do numeramento1. Esta pesquisa de mestrado, em fase inicial de coleta de dados, tem como propósito investigar como se configuram as possibilidades de aprendizagem que o trabalho com projetos oportuniza e/ou desenvolve no sentido de incorporar a perspectiva do numeramento à educação matemática escolar de jovens e adultos.

Downloads 1405  1405  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFMG.  Site http://
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Controvérsias sobre educação Matemática no Brasil: Malba Tahan versus Jacomo Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2012
Descrição:
VALENTE, Wagner Rodrigues

Este texto tem por objetivo analisar historicamente debate entre dois professores brasileiros de matemática no início dos anos de 1930. Nessa época, foi criada a primeira lei nacional de ensino – Reforma Francisco Campos – com um currículo nacional que caracterizava, pela primeira vez no país, a disciplina denominada “Matemática”, resultado da integração dos ramos independentes aritmética, álgebra e geometria. Os protagonistas da discussão foram os professores Júlio César de Mello e Souza (1895–1974) e Jacomo Stávale (1881–1956). Com a análise da controvérsia, busca-se compreender como o cotidiano escolar brasileiro apropriou-se da primeira proposta de internacionalização do ensino de Matemática, surgida há mais de vinte anos antes da polêmica.

Palavras-chave: Matemática. Reforma do ensino. Ensino de Matemática. Currículo.

Downloads 1371  1371  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Pesqui., Nov 2003, n.120, p.151-167. ISSN 01  Site http://
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Ensinando área no Ensino Fundamental Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
LAMAS, Rita de Cássia Pavani; CAÇERES, Alexandra Ribeiro; COSTA, Fabiana Mara da; PEREIRA, Inaiá Marina Constantino; MAURI, Juliana.

No ensino fundamental é evidente a dificuldade dos alunos em entender o conceito de área de uma figura plana. Em geral, os professores trabalham meramente aplicações de fórmulas e o aluno não sabe o que realmente significa quando diz: a área desta folha é 10 cm2. Tal conceito deve ser introduzido, a princípio, na quinta série do Ensino Fundamental, de forma clara e precisa, sendo necessário retomá-lo nas demais séries, caso os alunos não tenham claro tal conceito. Com o objetivo de um melhor entendimento e interesse dos alunos sobre este conceito tão importante dentro da Geometria, este artigo apresenta uma maneira de trabalhar “área” no ensino fundamental, o qual pode ser adaptado para todas as séries. Neste sentido, são propostas atividades experimentais envolvendo materiais concretos, a serem desenvolvidas com o aluno em sala de aula. Tais atividades têm o objetivo de fazer com que o aluno descubra propriedades matemáticas que devem ser formalizadas após as atividades. Ainda, são propostas atividades que possibilitam ao aluno aplicar o conceito adquirido, no seu cotidiano, permitindo que este aluno melhore o seu nível de numeramento.

Palavras-chave: Material concreto. Área. Atividades experimentais. Numeramento.

Downloads 1325  1325  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unesp  Site http://
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Análise de soluções de um problema representado por um sistema de equações Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
CURY, Helena Noronha Cury e BISOGNIN, Eleni Bisognin

Os projetos brasileiros de avaliação de larga escala do desempenho dos estudantes apresentam descritores para indicar habilidades que os alunos devem desenvolver para modelar problemas da vida real e uma dessas habilidades está relacionada à resolução de sistemas de equações. Nesse artigo, é relatada parte de um projeto de pesquisa desenvolvido com calouros de disciplinas matemáticas em universidades privadas do sul do Brasil; uma questão do teste foi escolhida para aprofundar a análise das resoluções escritas de um sistema de equações lineares. Depois de classificar as produções dos alunos, foram utilizadas ideias sobre o sentido do símbolo e sentido da estrutura, para discutir as dificuldades apresentadas. Considera-se que esse tipo de análise permite esclarecer aspectos que devem ser focalizados em outras pesquisas, para ajudar estudantes e professores a compreender alguns problemas apresentados nas avaliações de larga escala.

Palavras-chave: Educação matemática. Sistema de equações. Análise de soluções. Sentido da estrutura. Avaliação.


Downloads 1316  1316  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Bolema, Rio Claro(SP),Ano 22,no 33,2009, p.1 a 22  Site http://
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Possíveis articulações entre Etnomatemática e Educação Matemática Crítica Popular Versão: 
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
PASSOS, Caroline Mendes dos; ARAUJO, Jussara de Loiola.

O presente artigo apresenta um projeto que tem como objetivo articular duas teorias da área da Educação Matemática: Etnomatemática e Educação Matemática Crítica. Tal articulação será realizada tendo como foco dois aspectos: teórico e prático. O aspecto teórico será abordado através de um aprofundamento no estudo de ambas as teorias. A partir desse aprofundamento, será feita uma articulação entre tais teorias. Esse estudo consistirá em uma etapa densa do trabalho de pesquisa, uma vez que a quantidade de trabalhos que abordem essas teorias de forma articulada é pequena. Para verificar as possibilidades de articulação entre essas teorias em um aspecto prático, um ambiente de sala de aula será observado, na tentativa de detectar momentos em sala de aula em que essa articulação possa acontecer. Para apresentar os propósitos dessa pesquisa, após apresentar a questão de investigação e seus objetivos, é feita uma discussão teórica acerca da Etnomatemática e da Educação Matemática Crítica. A partir dessa discussão, apresenta-se uma justificativa que mostre como uma articulação entre ambas as teorias pode contribuir, tanto para a sala de aula de Matemática quanto para o campo da Educação Matemática. Em seguida, são explicitados os procedimentos metodológicos, bem como a justificativa de sua escolha. Dentre esses procedimentos, serão apresentados os seguintes: a escolha dos contextos, a escolha dos procedimentos e a escolha dos instrumentos. Nesse sentido, com tal investigação, espero que as possibilidades de utilização de tais teorias no ambiente escolar se tornem mais evidentes e auxiliem num ensino de Matemática mais efetivo, que possibilite aos alunos participar de forma ativa na sociedade em que vivem.

Downloads 1303  1303  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFMG  Site http://
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