Categoria: Matemática Artigos |
Modelagem matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma investigação imperativa |
Versão: PDF Atualização: 6/6/2013 |
Descrição:
SILVA, Vantielen da Silva e KLÜBER, Tiago Emanuel
As pesquisas sobre Modelagem Matemática na Educação Matemática têm se ampliado no cenário educacional e apresentado contribuições relevantes para o ensino da matemática nas diferentes etapas da Educação. A partir disso, com o intuito de nos aproximarmos dessas pesquisas, pelo menos em parte, desenvolvemos esse artigo buscando responder ao questionamento: em que níveis de ensino estão focadas as pesquisas brasileiras sobre Modelagem Matemática na Educação Matemática e o que isso revela? Para responder a esse questionamento direcionamos nossa pesquisa aos resumos dos trabalhos stricto sensu disponíveis no Banco de Teses da Capes, Brasil. Nesse momento inicial, pudemos compreender que a Modelagem Matemática no âmbito da Educação Matemática apresenta-se como uma tendência que contribui com o desenvolvimento da aprendizagem significativa e com a melhoria da qualidade de Ensino em Matemática. Porém, a maior parte das investigações aponta a sua presença e contribuições para os Anos Finais e Ensino Médio, sendo incipientes as produções ou reflexões sobre a possibilidade de seu uso nos Anos Iniciais, ou seja, entre o 1º e 5º Ano do Ensino Fundamental.
Palavras-chave: Matemática. Anos Iniciais. Educação Matemática. Modelagem.
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493 0 bytes Reveduc http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
O Trabalho Docente com Geometria Dinâmica em uma Perspectiva Investigativa |
Versão: pdf Atualização: 7/6/2013 |
Descrição:
Silva, Guilherme Henrique Gomes da
Na sociedade atual, a tecnologia invade nossas vidas das mais diferentes formas e nos mais diferentes lugares, estando inserida em praticamente todas as áreas do conhecimento humano. Mas como anda o currículo das escolas? O ensino e aprendizagem estão acompanhando esta evolução? O professor está preparado para enfrentar as mudanças provocadas pela Tecnologia da Informação e Comunicação? Consideramos que a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) deve estar presente no cotidiano das salas de aula em todos os níveis de educação. No entanto, sabemos que isso não é algo simples de ocorrer. É preciso mais pesquisas que revelem os aspectos envolvidos numa implementação dessa natureza. É sobre isso que trata o projeto de pesquisa de mestrado aqui apresentado. A problemática da pesquisa está relacionada ao uso de TIC em Educação Matemática. Mais especificamente, seu foco é analisar as potencialidades do uso de um software de Geometria Dinâmica como uma das possíveis ferramentas para o ensino e aprendizagem de Geometria. Trata-se do software Geogebra. Para isso, a questão que direciona a pesquisa é a seguinte: “Que elementos do trabalho docente podem potencializar o trabalho da Geometria Dinâmica, através do software Geogebra, numa perspectiva investigativa?" Pretendemos verificar como um grupo de estudo, formado por professores ou futuros professores, se apropria do software Geogebra, de forma a inseri-lo em sua prática docente. Interessa-nos saber quais as potencialidades que o grupo atribuirá a esse software no estudo da Geometria no Ensino Fundamental e Médio. Também faz parte de nossos objetivos, conhecer a natureza das dificuldades que surgirão durante o estudo do software, preparação de atividades e aplicação em sala de aula. Traremos mais adiante alguns detalhes do software Geogebra, sobre o que entendemos por uma perspectiva investigativa e dos procedimentos metodológicos que utilizaremos na seguinte pesquisa.
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Categoria: Matemática Artigos |
A Fração na Perspectiva do Professor e do Aluno das Séries Iniciais da Escolarização Brasileira |
Versão: pdf Atualização: 16/5/2013 |
Descrição:
MAGINA, Sandra e CAMPOS, Tânia
O presente estudo visa discutir o ensino e a aprendizagem de fração nas séries iniciais do Ensino Fundamental a partir de uma pesquisa diagnóstica aplicada conjunto e paralelamente em 70 professores polivalentes (não especialistas em Matemática) e em 131 alunos que cursavam as 3ª (65 alunos) e 4ª séries (66 alunos). A hipótese inicial foi a de que esses professores teriam competência para resolver problemas de fração em diferentes situações, mas que apresentariam estratégias limitadas de ensino para auxiliar seus alunos a superarem falsas concepções sobre fração. Consequentemente, os alunos das referidas séries não apresentariam bom desempenho na resolução dos problemas nem tampouco haveria um crescimento significativo no percentual de sucesso dos alunos da 3ª série para os da 4ª série. A análise dos resultados oferece indícios de que os professores têm, em geral, um prognóstico do desempenho dos alunos longe do real, havendo uma tendência de superestimar o nível de acertos dos alunos, principalmente no que tange aos alunos da 4ª série. O estudo concluiu que esses professores apresentaram conceitos adequados de fração em algumas situações, mas a maioria mostrou algumas confusões entre a representação de fração e de razão. Como esperado, as estratégias de ensino resumiram-se ao uso de material concreto ou de desenho para facilitar comparações perceptuais. Nas situações de razão, eles resolviam os problemas por meio de razão, mas não faziam conexão entre a fração e a razão.
Palavras-chave: Conceito de Fração. Ensino Fundamental. Professores Polivalentes. Prognóstico. Tarefas Investigativas. Estratégias de Ensino.
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Categoria: Matemática Artigos |
Tratamento e Análise da Informação com o Auxílio de Softwares |
Versão: pdf Atualização: 7/6/2013 |
Descrição:
TINTI, Douglas da Silva; NAKAYAMA, Bárbara Cristina; SICARDI, Moreira e JANUÁRIO, Gilberto.
Atualmente o Ensino de Estatística vem ganhando destaque nas pesquisas em Educação Matemática. Tais estudos ressaltam a importância da Estatística para a formação de cidadãos críticos e para o desenvolvimento científico de uma nação. Enquanto professores, o que temos observado nas práticas atuais é a utilização das ferramentas estatísticas de forma mecânica e descontextualizada, inviabilizando a percepção da aplicabilidade em diversas situações do cotidiano. Ressaltamos, ainda, a necessidade de criar espaços de formação em que a utilização das novas tecnologias seja considerada, aprendida e (com) partilhada, evidenciando a potencialidade da articulação tecnologiaensino. Neste cenário, encontramos os elementos motivadores para pensarmos em uma oficina que proporcione uma reflexão sobre o Ensino de Estatística, nos diferentes níveis de aprendizagem, visando à valorização da análise da informação, da aplicabilidade e da compreensão das ferramentas da Estatística Descritiva com o auxílio de softwares.
Palavras-chave: Tratamento da informação. Estatística descritiva. Raciocínio estatístico.
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Categoria: Matemática Artigos |
Para Além da Informação: a Avaliação na Formação Docente em Matemática |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
JANUARIO, Gilberto
Este trabalho tem o propósito de evidenciar parte de uma pesquisa em desenvolvimento no curso de Licenciatura em Matemática do IFSP, objetivando investigar qual o tratamento dado pelos formadores à avaliação escolar para os futuros professores. Isso porque a avaliação tem ganhado, cada vez mais, destaque no cenário de estudos voltados à educação básica, quando se enfatiza o processo de ensino-aprendizagem. Alguns autores que estudam essa temática (Hoffmann, 1994; Luckesi, 2008; Hadji, 2001) argumentam sobre os modelos avaliativos praticados pelos professores e suas consequências na vida escolar do aluno. Chaves (2001) revela que a postura do professor ao propor instrumentos avaliativos, reflete práticas com as quais teve contato em sua licenciatura. Nessa perspectiva, emergem algumas questões: em que momento a avaliação é trabalhada em uma licenciatura e qual o tratamento que a contempla? Dá-se mais ênfase à teoria ou à prática? Por ser elemento fundamental no processo ensino-aprendizagem, acreditamos ser a formação do professor de Matemática o ponto de partida para que sejam construídas as concepções que propiciem as práticas pedagógicas frente ao processo avaliativo.
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem. Formação de professores. Avaliação no ensino superior.
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Categoria: Matemática Artigos |
Competências para resolver problemas e para analisar a resolução de problemas |
Versão: pdf Atualização: 6/6/2013 |
Descrição:
Publicado na Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (Abrapee). Volume 13, Número 1, Janeiro/Junho de 2009. P. 113-124.
FÁVERO, Maria Helena e NEVES, Regina da Silva Pina
As avaliações oficiais e as pesquisas apontam dificuldades particulares com a divisão e os números racionais, sugerindo que o ensino valoriza as regras do algoritmo em detrimento do conceito, não ampliando a compreensão dos sistemas numéricos (Fávero, 2001; 2007). Inspirando-nos no estudo de Fávero (1994) sobre a prova de matemática, desenvolvemos dois estudos. No primeiro, apresentamos a 20 professores do ensino fundamental três tarefas escritas retiradas de avaliações escolares. Para cada uma, propusemos questões sobre a notação, a interpretação dos erros, a correção feita e o tipo de procedimento que sanaria as dificuldades. No segundo estudo, apresentamos a 26 pedagogas e 6 psicólogas duas tarefas: a resolução de uma situação-problema e a análise dos registros de sete alunos produzidos na resolução de três situações-problema. Os resultados evidenciaram que, no geral, os participantes descrevem o erro sem levantar hipóteses; atribuem-no ao aluno; e apresentam discurso construtivista, incompatível com suas respostas e dúvidas conceituais.
Palavras-chave: Ensino da matemática. Solução de problemas. Avaliação.
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