Categoria: Matemática Artigos |
As estratégias de resolução de problemas das estruturas aditivas nas quatro primeiras séries do ensi |
Versão: Atualização: 6/6/2013 |
Descrição:
MAGINA, Sandra M. P., SANTANA, Eurivalda R. dos S., CAZOLA, Irene M. e CAMPOS, Tânia M. M.
Este artigo analisa as estratégias de 1021 estudantes das séries iniciais do Ensino Fundamental, de 26 escolas públicas do Sul da Bahia, na resolução de problemas das estruturas aditivas. A Teoria dos Campos Conceituais foi utilizada como referencial teórico. Os estudantes responderam, coletivamente, um teste contendo 12 problemas de adição e subtração, doravante chamados como problemas de estruturas aditivas. Os resultados apontam uma queda significativa no percentual de acerto em problemas que envolviam extensões mais complexas dessa estrutura; também naqueles que apresentavam incongruência semântica entre as palavras-chave e a operação a ser realizada. Observou-se um crescente sucesso na resolução dos problemas considerados protótipos, segundo o nível de instrução. Já nos problemas mais complexos não observou-se ganhos significativos com a instrução. Considerando a intrínseca relação entre o saber do professor e de seus alunos, o estudo enfatiza a necessidade de se repensar a formação matemática, inicial e continuada, do professor das séries inicias e o papel da pesquisa em sua formação.
Palavras-chave: Educação matemática, Resolução de problemas.
|
3615 0 bytes Zetetiké–Cempem–FE–Unicamp–v.18 n.34– jul/dez 2010 http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
Teoria e representação geométrica na obra de Albrecht Dürer: um ensino de Matemática para pintores e |
Versão: Atualização: 18/5/2012 |
Descrição:
FLORES, Cláudia
Albrecht Dürer nasceu em 1471 em Nurembergue, na Alemanha, onde passou a maior parte de sua vida, até sua morte em 1528. Filho de um ourives, ele dedicou-se, aos quinze anos de idade, à aprendizagem da pintura artística, realizando várias viagens de formação que o levaram a outros lugares do mundo.
|
915 0 bytes Revista Unión-Sept. de 2007, n.11, p.179-188 http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
Temas político-sociais no ensino da Matemática |
Versão: Atualização: 10/4/2008 |
Descrição:
UENO, Renata; MORAES, Mara Sueli Simão
Este trabalho teve como objetivo propiciar condições para a aprendizagem de conceitos matemáticos e verificar se o conteúdo Estatística, abordado por meio da análise de tabelas e gráficos, trabalhado em grupos cooperativos, por intermédio da resolução de Problemas Ampliados por Temas Transversais/Político-Sociais, pode contribuir para a transformação do ensino e aprendizagem desse conteúdo e para a formação de seres humanos comprometidos com os aspectos políticos, culturais, sociais e ambientais da sociedade em que vivem.
Palavras-chave: Temas transversais. Político-sociais. Grupos co-operativos. Problemas ampliados.
|
2623 0 bytes Ciênc. educ. (Bauru), maio/ago. 2007, v.13, n.2 http:// |
|