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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Conhecimentos de estudantes do ensino médio sobre razões trigonométricas no triângulo retângulo Popular Versão: PDF
Atualização:  27/12/2013
Descrição:
SILVA, Dilvana Maria Melo da; THOMAZ NETO, Mario Oliveira

Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com 37 alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola pública no Pará, tendo como objetivo verificar quais os conhecimentos destes quanto às definições, às relações e aos problemas envolvendo as razões trigonométricas no triângulo retângulo. Os dados foram coletados por meio de um teste escrito. Os resultados, dentre outros, apontam que os alunos não conseguem identificar corretamente, os elementos (lados e ângulos) do triângulo retângulo e, por conseqüência, as definições das razões trigonométricas. Quanto às relações trigonométricas, os alunos não estabeleceram corretamente as relações entre os elementos, pois escreveram as razões trocando termos ou utilizando termos desconhecidos.

Palavras-chave: Ensino de Trigonometria. RazõesTrigonométricas. Resolução de Problemas.

Downloads 561  561  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma SIPEMAT  Site http://www.lematec.net/CDS/SIPEMAT06/
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Os Parâmetros Curriculares Nacionais na Formação Inicial dos Professores das Ciências da Natureza e  Popular Versão: pdf
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
Publicado em: Investigações em Ensino de Ciências – V12(3), pp.339-355, 2007

RICARDO, Elio Carlos e ZYLBERSZTAJN, Arden

São apresentados e discutidos os resultados de uma pesquisa, na qual foram entrevistados dezessete professores das disciplinas de Metodologia de Ensino e/ou Prática de Ensino dos cursos de licenciatura em Biologia, Física, Matemática e Química de três universidades públicas, localizadas em três diferentes regiões do país. O principal objetivo foi investigar como estão sendo tratados os Parâmetros Curriculares Nacionais na formação inicial dos futuros professores de ensino médio das disciplinas da área das Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, bem como verificar a opinião dos seus formadores acerca desses documentos e sua compreensão a respeito dos principais conceitos neles contidos, a saber, competências, interdisciplinaridade e contextualização. Discute-se ainda alguns aspectos teóricos em relação a essas noções presentes na literatura recente.

Palavras-chave: Formação inicial. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino de ciências.

Downloads 562  562  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências  Site http://
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A compreensão intuitiva da criança acerca da divisão partitiva de quantidades contínuas Popular Versão: pdf
Atualização:  9/5/2012
Descrição:
Publicado em: Estudos de Psicologia, 2000,5(1)- 11(31).

CORREA, Jane; MEIRELES, Elisabet de Sousa e CURVELO, Cristina Soraia de Souza

Investiga-se o entendimento intuitivo que crianças entre 5 a 7 anos de idade têm da divisão partitiva envolvendo quantidades contínuas em tarefas em que tenham que estimar o valor relativo dos quocientes em vez de calcular o seu valor absoluto. Foi observado progressivo desenvolvimento com a idade das habilidades das crianças em lidar com a relação de ordem inversa entre divisor e quociente. Importantes mudanças acontecem, também, em relação aos tipos de justificativas de resolução da tarefa. Há um aumento com a idade da porcentagem de justificativas que fazem menção a fatores que são matematicamente relevantes à solução do problema, decrescendo a frequência de respostas sem justificativas ou acompanhadas por justificativa arbitrária. Os resultados indicam que a experiência em estabelecer comparações entre partilhas idênticas precede e parece constituir experiência fundamental à criança para a compreensão das relações entre os termos envolvidos na operação de divisão, principalmente no julgamento das relações de covariação inversa.

Palavras-chave: Divisão partitiva. Quantidades contínuas. Aritmética.

Downloads 564  564  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Estudos de Psicologia  Site http://
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A página disciplinar de matemática do portal dia a dia educação Popular Versão: PDF
Atualização:  8/8/2013
Descrição:
FOLLADOR, Dolores

Esta exposição tem por objetivo apresentar a página disciplinar de Matemática do Portal Dia a Dia Educação. Para isso, inicialmente, é caracterizado e conceituado o Portal Dia a Dia Educação e apresentado o modo como as páginas disciplinares estão nele inseridas. Essa caracterização do Portal é importante uma vez que os pressupostos teóricos que o embasam são os mesmos das páginas disciplinares. Em seguida, apresenta-se a página disciplinar de Matemática, seu layout e um breve resumo dos recursos nela disponíveis.

Palavras-chave: Portal educacional. Educação Matemática. Recursos digitais. Internet.

Downloads 572  572  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma XI ENEM  Site http://enem2013.pucpr.br/
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!O Ensino da trigonometria subsidiado pela teoria da aprendizagem significativa e pela teoria dos cam Popular Versão: PDF
Atualização:  26/12/2013
Descrição:
KLEIN, Marjúnia Édita Zimmer

Este trabalho de pesquisa, tendo como fundamentação teórica a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud, tem como objetivo discutir uma metodologia de ensino que possa contribuir para uma construção significativa dos conceitos envolvidos no campo conceitual da trigonometria. A teoria de Ausubel ressalta que é importante para a aprendizagem que o professor identifique os conhecimentos prévios dos alunos e organize materiais potencialmente significativos e motivadores, enquanto que a teoria de Vergnaud salienta de que a situação é que dá sentido aos conceitos e é através dela que o aluno tem condições de explicitar os seus conhecimentos-em-ação e transformá-los em conhecimentos científicos. Sendo assim, foi planejada e executada a investigação dos conceitos prévios e esses serviram de base para a construção e proposta de situações, nas quais, os alunos, de forma individual ou em pequenos grupos, poderiam explicitar e construir novos conhecimentos.

Palavras-chave: Educação Matemática. Trigonometria. Conhecimentos Prévios. Situações. Conhecimentos-em-ação.

Downloads 577  577  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma XIII CIAEM  Site http://www.gente.eti.br/lematec/CDS/XIIICIAEM/
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!O fenômeno do mal-estar docente: o caso do professor de matemática Popular Versão: pdf
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V4.7, p.78-89, UFSC: 2009

PIRES, Célia Maria Carolino e BERANGER, Maurício

O presente artigo tem como objetivo identificar e compreender comportamentos, atitudes e valores que constituem a especificidade de ser professor de Matemática e como se revela sua identidade profissional, composta e moldada por componentes de natureza cultural, religiosa, ética, entre outras e resultante de mudanças sociais, políticas, econômicas e tecnológicas. Analisa como um grupo de professores de Matemática de escolas públicas de São Paulo se percebe na sociedade atual e em suas comunidades de atuação, como interagem com orientações curriculares oficiais, como analisam resultados das avaliações e como se posicionam em relação a políticas públicas como o sistema de cotas e progressão continuada. Referencia-se em pesquisas de Sacristán (1995), Esteve (1995), Ferreira (1995) e Apple (2000), buscando entender o fenômeno do mal-estar docente, descrito por Esteve e suas implicações como o desânimo no exercício da profissão e o desprestígio social que tem como consequência a baixa procura, pelas novas gerações, de cursos de formação de professores de Matemática.

Palavras-chave: Mal estar docente. Professor de Matemática. Identidade profissional.

Downloads 580  580  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revemat  Site http://
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Resolução de problemas matemáticos de alunos da Educação de Jovens e Adultos Popular Versão: 
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
ARAÚJO, Nelma Sgarbosa Roman de, PAVANELLO, Regina Maria e ANDRADE, Doherty.

Resultados do INAF (2004) indicam que apenas 23% da população jovem e adulta brasileira é capaz de adotar e controlar uma estratégia de resolução de um problema que envolva a execução de uma série de operações. Este trabalho tem por objetivo investigar as causas das dificuldades que a maioria dos adultos – que frequentam a escola no programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública do Estado do Paraná - enfrenta no momento da utilização dos conhecimentos matemáticos para a resolução de problemas. Verifica-se a possível relação dessas dificuldades ao desconhecimento dos conceitos e algoritmos matemáticos ou se, antes disso, elas têm sua origem na incompreensão da própria língua materna empregada nas situações problemas. Pôde-se constatar, até o momento, que as possíveis causas são: essa modalidade de ensino nunca recebeu a atenção e os cuidados merecidos pelas autoridades competentes. O sistema de avaliação e promoção, assim como as baixas idades permitidas pela LDB 9394/96 para acesso ao programa, têm sinalizado para a identificação cada vez maior entre o ensino supletivo e os mecanismos de aceleração do ensino regular e de comprovação de escolaridade e não há preocupação com a apropriação/ construção de conhecimento.

Palavras-chave: Educação de jovens e adultos. Dificuldades na aprendizagem. Matemática. linguagem.

Downloads 582  582  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Acta Sci. Technol.  Site http://
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Competências para resolver problemas e para analisar a resolução de problemas Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
Publicado na Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (Abrapee). Volume 13, Número 1, Janeiro/Junho de 2009. P. 113-124.

FÁVERO, Maria Helena e NEVES, Regina da Silva Pina

As avaliações oficiais e as pesquisas apontam dificuldades particulares com a divisão e os números racionais, sugerindo que o ensino valoriza as regras do algoritmo em detrimento do conceito, não ampliando a compreensão dos sistemas numéricos (Fávero, 2001; 2007). Inspirando-nos no estudo de Fávero (1994) sobre a prova de matemática, desenvolvemos dois estudos. No primeiro, apresentamos a 20 professores do ensino fundamental três tarefas escritas retiradas de avaliações escolares. Para cada uma, propusemos questões sobre a notação, a interpretação dos erros, a correção feita e o tipo de procedimento que sanaria as dificuldades. No segundo estudo, apresentamos a 26 pedagogas e 6 psicólogas duas tarefas: a resolução de uma situação-problema e a análise dos registros de sete alunos produzidos na resolução de três situações-problema. Os resultados evidenciaram que, no geral, os participantes descrevem o erro sem levantar hipóteses; atribuem-no ao aluno; e apresentam discurso construtivista, incompatível com suas respostas e dúvidas conceituais.

Palavras-chave: Ensino da matemática. Solução de problemas. Avaliação.

Downloads 606  606  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Abrappe  Site http://
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Khan Academy: Uma Abordagem da Escola Construtivista ou o Uso de Novas Ferramentas na Abordagem da E Popular Versão: PDF
Atualização:  20/6/2013
Descrição:
TAVARES, Wellington; PAULA, Helton Cristian de; LIMA, Mirian Assumpção e; BARBOSA, Francisco Vidal

Este trabalho utiliza como arcabouço conceitual as abordagens da escola tradicional e construtivista para analisar um fenômeno próprio dos nossos tempos: o uso da internet e de novas tecnologias no processo de educação. Para desenvolver a pesquisa foi delimitado o conceito da abordagem tradicional e construtivista, e foi analisado o caso da Khan Academy. Este projeto, segundo seu fundador, Salman Khan, visa oferecer ensino de classe mundial, gratuito, a qualquer pessoa, em qualquer lugar. Para tanto, ele disponibiliza gratuitamente pela internet vídeos gravados que servem como ferramenta de ensino e aprendizagem. Analisando esta iniciativa através da abordagem tradicional e construtivista, percebe-se que ao contrário da impressão inicial, muitas características da abordagem tradicional estão presentes.

Palavras-Chave: Abordagem construtivista. Abordagem tradicional. Khan Academy.

Downloads 611  611  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Renote  Site http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/30852
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Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Ensino de matemática, história da matemática e aprendizagem significativa: uma combinação possível Popular Versão: pdf
Atualização:  5/12/2011
Descrição:
RORATTO, Cauê; NOGUEIRA , Clélia Maria Ignatius; KATO , Lílian Akemi

Este artigo relata os resultados de uma pesquisa de mestrado que fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel e, utilizando mapas conceituais produzidos pelos alunos, apontou a possibilidade de se atingir a Aprendizagem Significativa do conceito de Funções, com este sendo ensinado mediante a aplicação de uma sequência didática considerando-se a História da Matemática, em uma perspectiva evolucionista linear.

Palavras-chave: Ensino de Matemática. História da Matemática. Aprendizagem Significativa. Funções. Mapas Conceituais.

Downloads 612  612  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site http://
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