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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Leitura e escrita no Orkut: o que os professores veem e o que não veem Popular Versão: 
Atualização:  26/10/2012
Descrição:
BEZERRA, Benedito Gomes

A despeito do caráter multimidiático e multimodal que o caracteriza como ambiente baseado na Web, o site de relacionamentos Orkut ainda seria impensável a não ser como espaço de leitura e escrita. Apesar de isso, em princípio, apontar para uma potencial conexão com os interesses escolares, o que se verifica é o forte estigma que pesa, na escola, sobre os alunos que utilizam o site. À luz de concepções de leitura e escrita ancorados principalmente na Linguística Textual, buscamos, neste estudo, refletir sobre as possibilidades pedagógicas de uso do Orkut, segundo a percepção de professores do ensino fundamental e médio do interior de Pernambuco. O universo da pesquisa consiste de 36 professores, todos cursando Especialização em Ensino de Língua Portuguesa. Os resultados mostram que muitos professores têm pouca intimidade com as tecnologias digitais, além de alimentarem uma expressiva rejeição ao uso de sites "não-educativos" como o Orkut.

Palavras-chave: Leitura. Escrita. Orkut.

Downloads 634  634  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Anais Hipertexto 2009  Site http://www.ufpe.br/nehte/hipertexto2009/anais.html
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Leitura E Ensino Da Literatura: Reflexões Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
ZAFALON, Míriam

Este trabalho aborda o ensino da literatura no ensino médio. Pretende-se mostrar como a escola e os professores têm agido em relação à leitura dos textos literários no ambiente escolar, enfatizando técnicas que venham a contribuir com a melhoria das aulas de literatura no ensino médio. Observa-se que muitos docentes têm estado alienados, apáticos, acomodados em relação ao ato de ler e ao trabalho com as obras literárias. Objetiva-se, aqui, demonstrar que, para formar leitores, é necessário que os professores também se transformem em indivíduos mais assíduos no ato de leitura. A emancipação dos leitores ocorrerá na medida em que o processo de leitura literária na escola seja permeado por uma concepção de leitura que colabore dinamicamente com o processo de produção de sentidos e com a interação entre leitor e obra literária. O método recepcional, divulgado pelas autoras brasileiras Aguiar e Bordini, embasado na estética da recepção, constitui-se num dos caminhos teórico-metodológicos para uma reconstrução das formas de ler na escola.

Palavras-Chave: Leitura. Literatura. Método Recepcional.

Downloads 4114  4114  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Maringá  Site 
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Leitura e Aprendizagem Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
SILVA, Antonio Diones Santos da


A leitura é uma atividade essencial a qualquer área do conhecimento. Está intimamente ligada ao sucesso do ser que aprende. Permite ao homem situar-se com os outros. Possibilita a aquisição de diferentes pontos de vista e alargamento de experiências. É também um recurso para combater a massificação executada, principalmente pela televisão. Para ele, o livro é ainda um importante veículo para a criação, transmissão e transformação da cultura.

Palavras-chave: Leitura. Aprendizagem. Conhecimento.

Downloads 5939  5939  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  UEMA  Site http://
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Júris Simulados Literários – Uma Prática de Sucesso na formação do Operador do Direito Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
COSTA, Margarete Terezinha de Andrade

Este artigo apresenta a utilização de Júris Simulados Literários como uma experiência prática pedagógica transdisciplinar de sucesso no Curso de Direito da Faculdade Radial em Curitiba. A importância desse projeto é ter conseguido unir as necessidades pedagógicas das disciplinas Português, Redação Jurídica, Projetos Integrados, Introdução ao Estudo do Direito entre outras, de forma sinérgica e com excelentes resultados, comprovados pelo grande empenho e participação dos alunos do primeiro período do curso de Direito e da própria comunidade acadêmica que, a cada semestre acompanha os júris simulados literarios com crescente interesse.

Palavras-chave: Experiência pedagógica. Transdisciplinaridade. Júri Simulado. Literatura. Prática Jurídica.

Downloads 9191  9191  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade Estácio - Radial de Curitiba  Site http://
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Jubiabá de Jorge Amado em HQ: A Linguagem Quadrinística em Prol do gosto pela Leitura Hoje Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2013
Descrição:
MENDES, Josimara Evangelista

Esta pesquisa analisa a linguagem quadrinística, com enfoque na adaptação em Quadrinhos de Jubiabá organizada por Spacca (2009). Espera-se ampliar as discussões a cerca da percepção dos Quadrinhos como arte autônoma que flexibiliza a leitura e torna possível a releitura de obras clássicas, para o leitor contemporâneo. A análise da adaptação será feita considerando algumas características da linguagem dos Quadrinhos, entre essas, está o uso das cores e dos traços que constroem as cenas. Para tanto, este artigo baseia-se nas reflexões teóricas de Paulo Ramos (2009), Mc’Cloud (2005), Guimarães (2004), Pina (2012) e outros, com o intuito de também destacar a relevância da linguagem das HQ na percepção lúdica do ato de ler.

PALAVRAS-CHAVE: Linguagem. Leitor Contemporâneo. HQ

Downloads 966  966  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma VI Colóquio Internacional "Educação e Contemporane  Site 
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Instituição Escolar, Letramento e Alfabetização  Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
GUSSO, Angela Mari

Serão abordados aqui: a introdução, na década passada, do conceito de letramento no campo da educação e a definição de se tomar o texto como verdadeiro objeto de estudo da língua falada e escrita.

Downloads 5076  5076  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revita Chão da Escola  Site http://
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Influência das línguas africanas no português brasileiro Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
CASTRO, Yeda Pessoa de.

Downloads 613  613  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Identidade Cultural Indígena: A Construção do Sujeito na Interação Social Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
CARVALHO, Edigar dos Santos

Este trabalho tem como objetivo apresentar reflexões sobre a concepção da identidade indígena, da etnia Xukuru, livre de estereótipos históricos e tradicionais. Observando que a identidade de um povo não é marcada por um único aspecto que o diferencia de outros grupos, mas por um conjunto de práticas sociais vivenciadas outros entre os membros do grupo e a sociedade.

Palavras-chave: Identidade. Índio Xukuru.

Downloads 1021  1021  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.letramagna.com/
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Guimarães Rosa e uma visão sobre a oralidade Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
VERRI, Valda Suely da Silva

O artigo faz uma leitura do conto “Desenredo”, de João Guimarães Rosa, onde se verifica que, embora se trate de um texto escrito, há a presença de um narrador oral. Ou seja, o texto se mostra rico em marcas de oralidade, dispersas no discurso do narrador,
constituindo-se, dessa forma, em uma espécie de texto para ser ouvido em vez de lido. Procuramos mostrar que esse texto contrapõe duas culturas, a oral e a cultura do mundo letrado. Entretanto, o homem pertencente ao universo iletrado não é visto de forma exotizada como fizeram grande parte dos escritores que se dedicaram à literatura regionalista. Ao contrário, Guimarães Rosa busca valorizar o homem com seus sentimentos, dúvidas, desejos, não importando a que universo ele possa pertencer.

Palavras-Chave: Oralidade. Guimarães Rosa. Desenredo.

Downloads 2873  2873  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Boitatá - UEL  Site http://www.uel.br/revistas/boitata/?content=volume_2_2006.htm
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Graus de explicitação: marcas da intervenção oral docente em reescrita de produção textual Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
RAUEN, Fábio José; SOUZA, Jamille Militão de

Neste estudo de caso, com base na teoria da relevância de Sperber e Wilson (1995), analisam-se os efeitos da intervenção oral docente nos graus de explicitação da reescrita de uma produção textual por um aluno da 3a série do ensino médio de Imbituba, Santa Catarina. A pesquisa foi organizada em três etapas: na primeira, o aluno produziu
um texto, cujos graus de explicitação foram avaliados pelo docente; na segunda, houve uma intervenção oral; e, na terceira etapa, solicitou-se a reescrita desse texto. Os resultados corroboram: a) a hipótese de que a reescrita contém marcas da intervenção docente, dos ambientes cognitivos ativados nas fases anteriores e das informações inéditas advindas da elaboração do segundo texto; e b) a hipótese do aumento do grau de explicitação na reescrita.
Neste artigo, aplicando-se a metodologia de Rauen (2005), esses resultados são apresentados na análise da primeira produção textual, da intervenção oral e da reescrita do aluno.

Palavras-chave: cognição; teoria da relevância; reescrita.

Downloads 600  600  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Revista Linguagem e Ensino   Site http://rle.ucpel.tche.br/index.php?sCentro=php/edicoes/v12n1/v12n1.php
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