Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Jubiabá de Jorge Amado em HQ: A Linguagem Quadrinística em Prol do gosto pela Leitura Hoje |
Versão: Atualização: 26/4/2013 |
Descrição:
MENDES, Josimara Evangelista
Esta pesquisa analisa a linguagem quadrinística, com enfoque na adaptação em Quadrinhos de Jubiabá organizada por Spacca (2009). Espera-se ampliar as discussões a cerca da percepção dos Quadrinhos como arte autônoma que flexibiliza a leitura e torna possível a releitura de obras clássicas, para o leitor contemporâneo. A análise da adaptação será feita considerando algumas características da linguagem dos Quadrinhos, entre essas, está o uso das cores e dos traços que constroem as cenas. Para tanto, este artigo baseia-se nas reflexões teóricas de Paulo Ramos (2009), Mc’Cloud (2005), Guimarães (2004), Pina (2012) e outros, com o intuito de também destacar a relevância da linguagem das HQ na percepção lúdica do ato de ler.
PALAVRAS-CHAVE: Linguagem. Leitor Contemporâneo. HQ
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965 0 bytes VI Colóquio Internacional "Educação e Contemporane |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Literatura em Quadrinhos e a Formação do Leitor Hoje |
Versão: Atualização: 26/4/2013 |
Descrição:
PINA, Patrícia Kátia da Costa
Este artigo discute alguns dos desafios que cercam a leitura de literatura, efetuada por crianças e jovens, na contemporaneidade, em face das novas, diferentes e sedutoras mídias e linguagens que nos cercam. Preocupam-me o lugar que o texto literário ocupa no cotidiano de jovens e adultos hoje, bem como as estratégias autorais e,ou editoriais para torná-lo prazeroso e competitivo. O objetivo é investigar como a leitura do texto literário, publicado em outra mídia que não o livro, enfatiza o lúdico, podendo funcionar como forma de apreensão do mundo e construção simbólica de identidades. Para tanto, discutir-se-ão as afirmações de Yunes, Morin, entre outros, no sentido de se definir o ato da leitura como ação lúdica, como jogo, que envolve uma interação autor/editor-texto/imagem-leitor e que prevê inúmeras possibilidades de mediação.
Palavras-chave: Arte. HQ. Leitor Contemporâneo.
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916 0 bytes VI Colóquio Internacional "Educação e Contemporane |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
A violência da imagem: estética, feminino e contemporaneidade |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
VILHENA, Junia de
O presente trabalho tem como objetivo investigar qual a função psíquica da estética na constituição das subjetividades femininas. Tomando o culto ao corpo e a beleza como paradigmas da contemporaneidade, os autores discutem as implicações psicológicas da histórica associação entre mulher e beleza e os mecanismos de regulação social. A cultura exibe a mulher, permanentemente, como forma de reforçar seus arquétipos. A imagem de mulher se justapõe com a de beleza e, como segundo corolário, à de saúde e juventude. As imagens refletem corpos super trabalhados, sexuados, respondendo sempre ao desejo do outro ou corpos medicalizados, lutando contra o cansaço, contra o envelhecimento ou mesmo contra a constipação. Implícita está a dinâmica perfeição/imperfeição, buscando atender aos mais antigos desejos do ser humano. Segundo os autores, é precisamente em busca de construir uma forma que o sujeito se manifesta. Diante do vazio, este o recobre com uma estética. Desta forma, chegam à estética como uma função, na realidade uma função dupla: apaziguar a angústia quando recobre o vazio e produzir prazer quando circunscreve o desejo. Os autores concluem que a relação do sujeito feminino com a estética de seu corpo e com olhar do Outro, é da ordem de uma adição. Ser vista é condição sine-qua-non da relação entre o sujeito feminino e o outro, não só para seduzi-lo e dele obter seu amor, mas antes, para através dele, conservar o amor do superego e preservar os ideais do Eu.
Palavras-chave: Mulher. Beleza. Estética. Angústia. Desejo. Regulação. Social. Feiúra.
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1951 0 bytes REVISTA MAL-ESTAR E SUBJETIVIDADE / FORTALEZA http://www.midiaedu.com.br/ |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
A influência dos hipertextos digitais para o ensino e aprendizagem de ortografia: inov@ç@o ou “erro” |
Versão: Atualização: 29/10/2012 |
Descrição:
SILVA, Suelen Érica Costa da
Neste artigo apresento o resultado de um estudo de caso realizado no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, campus Araxá. A pesquisa teve como objetivo investigar se os problemas ortográficos presentes em produções escolares de um grupo de alunos da referida instituição estão atrelados à linguagem dos hipertextos digitais ou a fatores de outra natureza. Em termos metodológicos, fez-se a opção pela pesquisa de campo, com abordagem quantitativa e qualitativa. Os dados foram coletados a partir de redações escolares, formulários sociolinguísticos e, posteriormente, analisados à luz dos seguintes teóricos: Fiorin (2008), Toneli (1998), Xavier (2005), dentre outros. Constatou-se que os problemas ortográficos levantados estão atrelados a três dos cinco fatores, que, segundo Toneli (1998), colaboram para a alteração da grafia correta das palavras da língua portuguesa.
Palavras-chave: Hipertexto. Ortografia. Ensino.
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1533 0 bytes Anais Hipertexto 2009 http://http://www.ufpe.br/nehte/hipertexto2009/anais.html |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
O Reggae Ludovicense: uma leitura do seu sistema Léxico-semântico |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
ARAÚJO, Elaine Peixoto
O reggae, ritmo nascido na Jamaica, alcançou, nas últimas três décadas, uma popularidade inegável em São Luís do Maranhão. Esta intensa presença do reggae no cotidiano maranhense possibilitou o surgimento de um reggae marcadamente ludovicense, repleto de peculiaridades. No tocante ao campo lingüístico, percebe-se um vocabulário próprio do regueiro maranhense, uma espécie de subcódigo que o legitima. O presente trabalho busca descrever, em parte, o universo lingüístico do movimento regueiro maranhense, tomando por foco o seu aspecto léxico-semântico e relacionando-o ao seu contexto sócio-histórico. Por meio da análise deste sistema lexical específico, busca-se, também, uma melhor compreensão da diversidade de uso da língua materna, bem como a contribuição do reggae para a variedade maranhense da língua portuguesa.
Palavras-chave: Reggae. Léxico. Identidade sociocultural.
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7035 0 bytes Revista Philologus http://www.portrasdasletras.com.br/ |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
O Professor de Letras e o seu Discurso: A Constituição do Ethos de Professores do ensino |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
SOUZA, Gilton Sampaio de Souza; COSTA Rosa Leite da
Os estudos retórico-argumentativos contemporâneos apontam para a necessidade de reflexão sobre o papel da imagem do orador do discurso nos processos de constituição de sentidos. Partindo, então, do pressuposto de que a imagem que o próprio orador/enunciador transparece e revela de si (o ethos) no discurso tem papel fundamental no êxito das discussões e na defesa de pontos de vista em processos interacionais, objetivamos, aqui, discutir o ethos do professor de línguas, refletindo sobre a forma como ele constrói a imagem de si, enquanto profissional da área de Letras, considerando o(s) seus(s) possível(is) interlocutor(es) e as condições de produção do discurso. Como universo de estudo, temos os professores que atuam no Ensino Superior, especificamente no Curso de Letras do CAMEAM/UERN. Tomaremos como objeto de análise as respostas ao questionário dadas pelos professores sobre o seu trabalho com os gêneros discursivos em sala de aula. Para tanto, fundamentamo-nos na perspectiva de linguagem como interação social de Bakhtin (1995/1997), nos postulados da Nova Retórica ou Teoria da Argumentação, de Perelman e Tyteca (2002), na discussão retórica sobre o ethos, de Amossy (2008) e na contribuição de autores como Reboul (2002), Souza (2008) e Meyer (2007). Os resultados apontam para a construção de um sujeito histórico/institucional que recorre a diferentes estratégias de convencimento, para construir uma imagem de credibilidade e confiança. Esperamos, dessa forma, contribuir para o estudo de questões relativas à argumentação no discurso e ao próprio papel do professor como mediador de práticas educativas.
Palavras-chave: Discurso. Ethos. Argumentação.
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693 0 bytes http://www.letramagna.com |
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