Educadores

Ínicio : Língua Portuguesa : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do melhor para o pior avaliado)

Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Literatura e Cinema: a História como elemento de atualização no processo de adaptação do conto “Pai  Popular Versão: 
Atualização:  24/10/2012
Descrição:
NAGAMINI, Eliana

O objetivo deste trabalho é apresentar a análise do processo de adaptação do conto “Pai contra mãe”, de Machado de Assis, apontando os aspectos históricos como fator determinante da atualização e transmutação do texto literário para a linguagem do cinema. O texto original foi adaptado por Sérgio Bianchi, Eduardo Benaim e Newton Cannit, com o título de “Quanto vale ou é por quilo”, em 2005. Os elementos de permanência, ou seja, as relações de poder do período da escravidão, estão presentes na adaptação, atualizadas a partir do jogo de exploração econômica. O paralelo entre os dois momentos históricos (século XVIII e século XXI) mostra que não ocorreram muitas transformações nessas relações e denuncia a permanente crise social e econômica do país.

Palavras-chave: Literatura. Cinema. Adaptação. Linguagens.

Downloads 1353  1353  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ABRALIC  Site http://www.abralic.org.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Adaptação literária no cinema brasileiro contemporâneo: um painel analítico Popular Versão: 
Atualização:  24/10/2012
Descrição:
SILVA, Marcel Vieira Barreto

Este artigo busca investigar as maneiras como o cinema brasileiro contemporâneo, convencionalmente datado a partir de 1995, apropriou-se de fontes literárias na elaboração de seus filmes. Partimos, inicialmente, de uma avaliação panorâmica para dar conta, no conjunto de longas-metragens ficcionais do período, daqueles que declaradamente utilizam a adaptação literária como estratégia estilística de construção da narrativa. Em seguida, analisaremos a escolha das fontes quanto ao gênero literário e ao período histórico, para, com isso, vislumbrar as preferências do cinema brasileiro contemporâneo quanto à adaptação literária como um procedimento específico de representação simbólica.

Palavras-chave: Cinema brasileiro contemporâneo. Adaptação literária. Cinema e Literatura.

Downloads 583  583  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rumores - Revista de Comunicação, Linguagem e Mídi  Site http://www3.usp.br/rumores/visu_art2.asp?cod_atual=101
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Breve Reflexão sobre duas Leituras de "O Cortiço", de Aluísio de Azevedo Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
SILVA, Marcos Antonio Martiliano

O artigo propõe um breve estudo comparativo de dois textos duplamente essenciais para a nossa crítica literária, na medida em que: 1) propõem consistentes leituras de um dos mais célebres romances brasileiros, "O Cortiço", de Aluísio Azevedo e; 2) redirecionam, com essas mesmas leituras, os parâmetros sobre os quais se pautava toda a nossa crítica literária brasileira até então. Trata-se das leituras de "O cortiço" feitas por Affonso Romano de Sant’Anna e Antônio Candido.

Palavras-chave: Literatura. Crítica. Estruturalismo.

Downloads 1511  1511  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.letramagna.com/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!A toponímia no ensino básico: propostas de aplicação Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
SOUSA, Alexandre Melo de

Este artigo, que, a priori, teve seu conteúdo exposto em palestra proferida na Universidade Federal do Acre, possui dois objetivos precípuos: o primeiro é discutir a respeito da inclusão e das contribuições dos estudos toponímicos no ensino básico; o segundo é apresentar sugestões para a aplicação da referida disciplina nas séries do Ensino Fundamental e Médio.

Palavras-chave: Toponímia. Aplicação didática. Ensino básico.

Downloads 4993  4993  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFAC/CiFEFiL  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Ortoépia e prosódia - ainda nos livros didáticos? Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
JUSTINA,Terezinha Della; COX, Maria Inês Pagliarini

Este artigo é parte de um estudo que investigou os discursos enredados na abordagem da fonética e da fonologia em livros didáticos do Ensino Médio. O estudo integra um projeto de pesquisa que tem por objeto as relações interdiscursivas entre enunciados sobre/do ensino de português e enunciados da linguística.




Downloads 468  468  Tamanho do arquivo 358 bytes  Plataforma Linguasagem Revista Eletrônica de Popularização Ci  Site http://www.letras.ufscar.br/linguasagem/edicao17/art_justinaecox.php
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!O processo de elaboração de textos: interpretando o “passar a limpo” Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
SILVEIRA,Rosa Maria Hessel

Situando-se na vertente da análise dos processos de elaboração textual, o trabalho focaliza textos produzidos por alunos da 3a. série do 2o. grau, em uma situação de testagem de modelo de Concurso Vestibular, confrontando rascunhos e versões finais dos mesmos. Detém-se especificamente na análise das mudanças ocorridas entre a última formado rascunho e o texto passado a limpo, constatando as várias dimensões envolvidas nas alterações e concluindo pela estreiteza de uma análise que, em primeiro lugar, veja o “passar a limpo” como mera tarefa de “higienização” do texto, e, em segundo lugar, conceba a escrita de textos pelos alunos como inteiramente determinada pelas imagens do professor corretor e da instituição escolar. Acena-se para a urgência da complexificação da análise do processo e para as contribuições que esse tipo de estudo possa trazer para a mesma.

Palavras-chave: Escrita. Produção textual. Re-escrita. Vestibular. Redação.

Downloads 1674  1674  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul  Site http://scholar.google.com.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Crenças sobre o ensino e aprendizagem de línguas na Linguística Aplicada: um panorama histórico dos  Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
SILVA, Kleber Aparecido da

Este artigo apresenta uma revisão da literatura sobre o conceito crenças no ensino e na aprendizagem de línguas, dentro da Linguística Aplicada. Para isso, a partir de um histórico, teço considerações sobre como esse conceito tem sido pesquisado no exterior e, especialmente, no contexto brasileiro.

Palavras-chave: Crenças sobre ensino/aprendizagem de línguas. Ensino de línguas. Aprendizado de línguas. Linguística Aplicada.

Downloads 1225  1225  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Linguagem e Ensino  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!A intertextualidade na leitura da alfabetizadora Popular Versão: 
Atualização:  29/10/2012
Descrição:
SANTOS, Cosme Batista dos

Este artigo apresenta um estudo dos mecanismos linguísticos e cognitivos envolvidos na construção da definição da ‘intertextualidade’ por uma professora alfabetizadora em formação. O pressuposto adotado é o de que a retextualização de textos escritos da ciência e da divulgação científica nos eventos de formação implica em reformulação, apropriação e representação social dos objetos teóricos em função das particularidades do contexto enunciativo. Nessa perspectiva, portanto, a análise de um evento de letramento específico da formação do professor, que visa ao ensino-aprendizagem de conceitos ou de definições teóricas, pode ser orientada pela seguinte questão: quais os mecanismos linguísticos empregados pelo professor em formação para tornar mais familiares as noções teóricas na Universidade? Desse modo, essa análise pode ser desenvolvida com o intuito de ampliar descobertas anteriores sobre a representação social de termos teóricos realizada pelo professor. Trata-se de uma discussão sobre a participação da oralidade e da experiência na aprendizagem da definição especializada.

Palavras-chave: Letramento. Retextualização. Representação social. Enunciação. Intertextualidade.

Downloads 464  464  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNISUL  Site http://aplicacoes.unisul.br/pergamum/biblioteca/index.php?resolution2=1024_1&tipo_pesquisa=&filtro_b
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Os mediadores das práticas de letramento de professores em formação inicial. Popular Versão: 
Atualização:  29/10/2012
Descrição:
GUEDES-PINTO, Ana Lúcia.

Tomando como base a geração de dados proporcionada pela pesquisa “Formação do professor: processos de retextualização e práticas de letramento”, focalizo o processo de apropriação da prática de leitura vivenciada pelos professores em formação inicial. Nas narrativas de memórias sobre suas experiências pessoais da infância, da juventude e da contemporaneidade do curso de Pedagogia, identificamos indícios de como esses sujeitos se inseriram nas práticas de letramento das quais se apropriaram ao longo de seus percursos. Nesse processo de inserção no mundo da escrita, conforme narrado pelos professores, emergem diversos mediadores de suas práticas leitoras. Tendo como referência teórico-metodológica do trabalho de campo a História Oral, os princípios da etnografia, e assumindo a abordagem dos estudos do letramento e da História Cultural, procuro identificar esses diferentes mediadores e discutir seu papel no percurso de formação do profissional do ensino. Considerando, portanto, a memória de leituras narradas e o que elas nos trazem de conhecimento acerca dos variados personagens que co-protagonizaram suas histórias, busco apontar possibilidades de trabalho com relação à formação de professores.

Palavras-chave: Letramento. Leitura. Formação de professores. Memória. Narrativa.

Downloads 472  472  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://aplicacoes.unisul.br/pergamum/biblioteca/index.php?resolution2=1024_1&tipo_pesquisa=&filtro_b
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Palavras escritas, indícios de palavras ditas Popular Versão: 
Atualização:  29/10/2012
Descrição:
GERALDI, João Wanderley

Segundo o ponto de vista bakhtiniano, toda a enunciação é apenas uma fração de uma “corrente de comunicação verbal ininterrupta”. Como situar nesta corrente os textos escritos por crianças em seus primeiros anos de escolaridade? Excluí-los desta corrente significaria assumir que o esforço da criança para escrever produz o perverso efeito de uma desterritorialização enunciativa: enquanto falantes, as crianças participariam do processo contínuo de produção de enunciados; enquanto aprendizes da escrita, face ao estranhamento próprio dos convívios iniciais, produziriam textos excluídos deste mesmo fluxo, como se fossem estrangeiros diante das palavras de sua própria língua. Meu objetivo neste trabalho é encontrar, com base na leitura de um conjunto aleatório de textos escritos por crianças, indícios de outros textos, produtos de práticas discursivas escolares cujas palavras, retomadas pelos aprendizes da escrita, adquirem novos tons apreciativos em seus textos e podem revelar suas compreensões das palavras, dos discursos, das atitudes e das relações que se instituem no ambiente escolar.

Palavras-chave: Enunciação. Subjetividade. Escrita. Ensino.

Downloads 571  571  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNISUL  Site http://aplicacoes.unisul.br/pergamum/biblioteca/index.php?resolution2=1024_1&tipo_pesquisa=&filtro_b
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 (8) 9 10 11 12 13 14 15 16 17 »