Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Literatura e Cinema: a História como elemento de atualização no processo de adaptação do conto “Pai |
Versão: Atualização: 24/10/2012 |
Descrição:
NAGAMINI, Eliana
O objetivo deste trabalho é apresentar a análise do processo de adaptação do conto “Pai contra mãe”, de Machado de Assis, apontando os aspectos históricos como fator determinante da atualização e transmutação do texto literário para a linguagem do cinema. O texto original foi adaptado por Sérgio Bianchi, Eduardo Benaim e Newton Cannit, com o título de “Quanto vale ou é por quilo”, em 2005. Os elementos de permanência, ou seja, as relações de poder do período da escravidão, estão presentes na adaptação, atualizadas a partir do jogo de exploração econômica. O paralelo entre os dois momentos históricos (século XVIII e século XXI) mostra que não ocorreram muitas transformações nessas relações e denuncia a permanente crise social e econômica do país.
Palavras-chave: Literatura. Cinema. Adaptação. Linguagens.
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1353 0 bytes ABRALIC http://www.abralic.org.br/ |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Adaptação literária no cinema brasileiro contemporâneo: um painel analítico |
Versão: Atualização: 24/10/2012 |
Descrição:
SILVA, Marcel Vieira Barreto
Este artigo busca investigar as maneiras como o cinema brasileiro contemporâneo, convencionalmente datado a partir de 1995, apropriou-se de fontes literárias na elaboração de seus filmes. Partimos, inicialmente, de uma avaliação panorâmica para dar conta, no conjunto de longas-metragens ficcionais do período, daqueles que declaradamente utilizam a adaptação literária como estratégia estilística de construção da narrativa. Em seguida, analisaremos a escolha das fontes quanto ao gênero literário e ao período histórico, para, com isso, vislumbrar as preferências do cinema brasileiro contemporâneo quanto à adaptação literária como um procedimento específico de representação simbólica.
Palavras-chave: Cinema brasileiro contemporâneo. Adaptação literária. Cinema e Literatura.
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583 0 bytes Rumores - Revista de Comunicação, Linguagem e Mídi http://www3.usp.br/rumores/visu_art2.asp?cod_atual=101 |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
O processo de elaboração de textos: interpretando o “passar a limpo” |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
SILVEIRA,Rosa Maria Hessel
Situando-se na vertente da análise dos processos de elaboração textual, o trabalho focaliza textos produzidos por alunos da 3a. série do 2o. grau, em uma situação de testagem de modelo de Concurso Vestibular, confrontando rascunhos e versões finais dos mesmos. Detém-se especificamente na análise das mudanças ocorridas entre a última formado rascunho e o texto passado a limpo, constatando as várias dimensões envolvidas nas alterações e concluindo pela estreiteza de uma análise que, em primeiro lugar, veja o “passar a limpo” como mera tarefa de “higienização” do texto, e, em segundo lugar, conceba a escrita de textos pelos alunos como inteiramente determinada pelas imagens do professor corretor e da instituição escolar. Acena-se para a urgência da complexificação da análise do processo e para as contribuições que esse tipo de estudo possa trazer para a mesma.
Palavras-chave: Escrita. Produção textual. Re-escrita. Vestibular. Redação.
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1674 0 bytes Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://scholar.google.com.br |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Os mediadores das práticas de letramento de professores em formação inicial. |
Versão: Atualização: 29/10/2012 |
Descrição:
GUEDES-PINTO, Ana Lúcia.
Tomando como base a geração de dados proporcionada pela pesquisa “Formação do professor: processos de retextualização e práticas de letramento”, focalizo o processo de apropriação da prática de leitura vivenciada pelos professores em formação inicial. Nas narrativas de memórias sobre suas experiências pessoais da infância, da juventude e da contemporaneidade do curso de Pedagogia, identificamos indícios de como esses sujeitos se inseriram nas práticas de letramento das quais se apropriaram ao longo de seus percursos. Nesse processo de inserção no mundo da escrita, conforme narrado pelos professores, emergem diversos mediadores de suas práticas leitoras. Tendo como referência teórico-metodológica do trabalho de campo a História Oral, os princípios da etnografia, e assumindo a abordagem dos estudos do letramento e da História Cultural, procuro identificar esses diferentes mediadores e discutir seu papel no percurso de formação do profissional do ensino. Considerando, portanto, a memória de leituras narradas e o que elas nos trazem de conhecimento acerca dos variados personagens que co-protagonizaram suas histórias, busco apontar possibilidades de trabalho com relação à formação de professores.
Palavras-chave: Letramento. Leitura. Formação de professores. Memória. Narrativa.
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472 0 bytes http://aplicacoes.unisul.br/pergamum/biblioteca/index.php?resolution2=1024_1&tipo_pesquisa=&filtro_b |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Palavras escritas, indícios de palavras ditas |
Versão: Atualização: 29/10/2012 |
Descrição:
GERALDI, João Wanderley Segundo o ponto de vista bakhtiniano, toda a enunciação é apenas uma fração de uma “corrente de comunicação verbal ininterrupta”. Como situar nesta corrente os textos escritos por crianças em seus primeiros anos de escolaridade? Excluí-los desta corrente significaria assumir que o esforço da criança para escrever produz o perverso efeito de uma desterritorialização enunciativa: enquanto falantes, as crianças participariam do processo contínuo de produção de enunciados; enquanto aprendizes da escrita, face ao estranhamento próprio dos convívios iniciais, produziriam textos excluídos deste mesmo fluxo, como se fossem estrangeiros diante das palavras de sua própria língua. Meu objetivo neste trabalho é encontrar, com base na leitura de um conjunto aleatório de textos escritos por crianças, indícios de outros textos, produtos de práticas discursivas escolares cujas palavras, retomadas pelos aprendizes da escrita, adquirem novos tons apreciativos em seus textos e podem revelar suas compreensões das palavras, dos discursos, das atitudes e das relações que se instituem no ambiente escolar.
Palavras-chave: Enunciação. Subjetividade. Escrita. Ensino.
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571 0 bytes UNISUL http://aplicacoes.unisul.br/pergamum/biblioteca/index.php?resolution2=1024_1&tipo_pesquisa=&filtro_b |
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