Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Graus de explicitação: marcas da intervenção oral docente em reescrita de produção textual |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
RAUEN, Fábio José; SOUZA, Jamille Militão de Neste estudo de caso, com base na teoria da relevância de Sperber e Wilson (1995), analisam-se os efeitos da intervenção oral docente nos graus de explicitação da reescrita de uma produção textual por um aluno da 3a série do ensino médio de Imbituba, Santa Catarina. A pesquisa foi organizada em três etapas: na primeira, o aluno produziu um texto, cujos graus de explicitação foram avaliados pelo docente; na segunda, houve uma intervenção oral; e, na terceira etapa, solicitou-se a reescrita desse texto. Os resultados corroboram: a) a hipótese de que a reescrita contém marcas da intervenção docente, dos ambientes cognitivos ativados nas fases anteriores e das informações inéditas advindas da elaboração do segundo texto; e b) a hipótese do aumento do grau de explicitação na reescrita. Neste artigo, aplicando-se a metodologia de Rauen (2005), esses resultados são apresentados na análise da primeira produção textual, da intervenção oral e da reescrita do aluno.
Palavras-chave: cognição; teoria da relevância; reescrita.
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599 0 bytes Revista Linguagem e Ensino http://rle.ucpel.tche.br/index.php?sCentro=php/edicoes/v12n1/v12n1.php |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Funções do mas em um texto oral-dialogado |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
SELLA, Aparecida Feola Este artigo retrata pesquisa sobre o estudo da conjunção ‘mas’, considerando-se a proposta de Ducrot (1984) referente às orientações argumentativas operadas pelo mas. Empreende-se uma tentativa de conjugar a proposta desse autor às condições de produção de um texto oral-dialogado, nas quais os falantes empreendem esforços para garantirem a auto-imagem. Essa condição propicia usos dos ‘mas’ que extrapolam o universo da significação da frase, já que promove atos do tipo asserções, constatações, perguntas, dúvidas, os quais estão sob constante vigilância por parte dos interactantes. Sendo assim, tenta-se conciliar a possibilidade de se considerar tanto marcas inscritas na própria língua quanto traços de condução discursiva, no caso do texto oral-dialogado.
Palavras-chave: conversação; preservação da face; mas.
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671 0 bytes Revista Linguagem e Ensino - Universidade Católica http://rle.ucpel.tche.br/index.php?sCentro=php/edicoes/v12n1/v12n1.php |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Anarquia nos sonetos de José Oiticica? |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
OMENA, Maria Aparecida Munhoz de
Este artigo tem como objetivo analisar a relação ou as relações entre o teórico, ativista político e poeta José Oiticica, já que é evidente a presença de conceitos morais e políticos nos poemas de Fonte Perene. O estudo inicial mostra um conflito entre o espírito ativo e ativista, portador de conceitos de uma visão política, e o espírito sensível e inspirado de um poeta preocupado com a natureza interior humana. Sob o ponto de vista formal, essa tensão é traduzida já na escolha do soneto, a mais ―fechada e estruturada das formas poemáticas. Chama a atenção o fato de, ativista do Anarquismo, que pregava a dissolução da estrutura de governo e de poder político no país e no mundo, o poeta ter escolhido justamente o soneto para expressar suas ideias políticas.
Palavras-chave: Literatura Brasileira. História e crítica. Poesia brasileira. Anarquismo. Anarquistas na literatura. José Oiticica.
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2244 0 bytes REVISTA LITTERIS http://www.artigonal.com oralidade/escrita |
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