Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
As Sentenças Relativas com núcleo Nominal: Aspectos Semânticos |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
VALER, Salete Objetiva-se, neste trabalho, inserido nos pressupostos teóricos Gerativistas, observar algumas características dos três tipos semânticos das sentenças relativas para que se possa compreender melhor as especificidades semânticas que envolvem essas construções. Para tanto, foram analisados os fundamentos teóricos de Grosu & Landman (1998), Grosu (2002), entre outros. De acordo com esses autores, a classificação das relativas em restritivas e apositivas é insuficiente para marcar a semântica dessas construções. Por essa razão, apresentam uma nova dicotomia, que toma por base se o núcleo nominal de um tipo de construção relativa é semanticamente construído “fora” ou “dentro” da estrutura do CP (elemento QU). Nessa dicotomia, tanto as restritivas como as apositivas pertencem à classe das relativas de tipo “externo” e, em conseqüência disso, justificam a existência de um terceiro tipo semântico para as relativas: as maximalizadas que seriam do tipo “interno”.
Palavras-chave: Sentenças relativas. Núcleo nominal. Semântica.
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893 0 bytes http://www.letramagna.com/ |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
A Força Argumentativa Polifônica do Adjetivo nas Produções Textuais dos Alunos |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
SCHNEIDER, Fernanda
Esta pesquisa tem como objetivo analisar o uso do adjetivo em produções textuais dos alunos de Ensino Fundamental e Médio. Para a realização deste estudo, apresentamos, num primeiro momento, noções e conceitos sobre a Teoria da Argumentação, desenvolvida inicialmente por Oswald Ducrot e Jean-Claude Anscombre, Marion Corel e colaboradores. No interior desse capítulo, destacamos duas seções: a primeira diz respeito à Teoria da Argumentação da Língua e aborda a polifonia já, na segunda, elucidamos alguns aspectos importantes sobre a Teoria dos Topoi e fizemos uma rápida explanação sobre os modificadores. O terceiro e último capítulo compreende o desenvolvimento da metodologia e da análise do corpus desta pesquisa, composta por três textos: uma redação, uma narração e um bilhete. Nesses textos, partindo-se da concepção de que a argumentação está na língua, constatamos que o adjetivo não acrescenta sentido à palavra lexical a qual está aplicado, mas altera a força argumentativa desse léxico, e essa argumentação acontece polifonicamente.
Palavras-chave: Adjetivo. Teoria da Argumentação. Polifonia.
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1304 0 bytes Universidade de Passo Fundo – Mestrado em Letras http://www.letramagna.com/ |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
A Cultura de Massas na Ficção Brasileira Contemporânea |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
LOPES, Irinelson
A cultura de massas ou a Indústria Cultural, como a ela se refere Adorno (1986), é um fenômeno do mundo contemporâneo e tem sido, devido à maneira como vem influenciando o meio cultural, uma constante preocupação entre os teóricos das diversas áreas do conhecimento, entre elas a literatura. Detectar de que forma os elementos da cultura de massas irão influenciar a produção artística tem sido o trabalho de teóricos e pensadores como Theodor Adorno, Walter Benjamin, Umberto Eco, Fredrick Jameson, Ítalo Calvino, Irlemar Chiampi, entre outros, que variam de posição quanto aos benefícios e prejuízos dessa manifestação, considerada por muitos desses mesmos pensadores, anticultural. O objetivo do presente trabalho é, baseando-se nessas diversas opiniões, verificar de que forma os escritores contemporâneos têm utilizado em seus romances os elementos da cultura de massas, fazendo, destes, instrumentos eficazes de expressão artística e cultural. Essa verificação se fará através da análise do romance "Rastros do Verão", de João Gilberto Noll, publicado em 1986, e que se constitui em exemplo satisfatório para o que se deseja comprovar.
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2085 0 bytes Universidade Estadual de Londrina http://recantodasletras.uol.com.br/trabalhosacademicos/1550058 |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Artes de Fiandeiro |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
ARAUJO, Rodrigo da Costa
Através da novela Pela Noite, do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu (1948-1996), este ensaio tem por objetivo ampliar o inventário teórico-crítico acerca das modalidades de representações desencadeadas pela narrativa, diante do deslocamento de ideias que enredaram as últimas décadas dos séculos XX e início do XXI, acentuando propostas de leitura que divisam correspondências estéticas entre as matrizes labirínticas do Decadentismo e as fanstasmagorias da pós-Modernidade. Assim, o movimento vertiginoso e a areia movediça que este autor lança sobre uma produção que mistura atmosfera melancólica, depoimentos catárticos, performance, cinema, fhashes cinematográficos, alteridade e prosa poética, permite-nos chamá-lo de fiandeiro decadentista.
Palavras-chave: Caio Fernando Abreu. Decadentismo. Pela Noite. Fiandeiro.
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1358 0 bytes REVISTA LITTERIS No 2 ISSN http://www.revistaliteris.com.br/arquivo_16.html |
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