Educadores

Ínicio : Língua Portuguesa : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do melhor para o pior avaliado)

Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Literatura e Cinema na sala de aula: uma análise da tradução cinematográfica de “O Cortiço”  Popular Versão: 
Atualização:  22/10/2012
Descrição:
SILVA, Marciano Lopes e Silva

Sem resumo disponível.

Downloads 4411  4411  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista JIOP no1 – Departamento de Letras Editora   Site http://www.dle.uem.br/revista_jiop_1/sumario.htm
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Literatura e adaptação cinematográfica: diferentes linguagens, diferentes leituras  Popular Versão: 
Atualização:  22/10/2012
Descrição:
RODRIGUES, Flavio Luis Freire; ZANINELLI, Renata

Este trabalho propõe estabelecer semelhanças e diferenças entre o texto literário e sua adaptação para o cinema. Enquanto o texto literário tem dificuldade de encontrar leitores na escola, o texto fílmico aparece como texto rico e plural, capaz de conjugar várias linguagens, atraindo grande parte dos alunos. Normalmente as adaptações são vistas como traduções literais entre tipos textuais, mas é necessário cuidado ao se tratar do assunto. A partir da análise e comparação entre a tragédia grega "A Ilíada", de Homero, e "Tróia", adaptação da obra de Homero para o cinema, busca-se fazer a distinção entre os dois processos distintos e elucidar algumas das diferenças estabelecidas nessa tradução entre sistemas de significação distintos.

Palavras-chave: Texto literário. Adaptação cinematográfica. Leituras.

Downloads 1136  1136  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades, Vo  Site http://publicacoes.unigranrio.com.br/index.php/reihm/article/view/580
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!O diálogo entre o cinema e a literatura: reflexões sobre as adaptações na história do cinema. Popular Versão: 
Atualização:  24/10/2012
Descrição:
SCHLÖGL, Larissa

Este artigo aborda aspectos relevantes no estudo das adaptações de obras literárias para o cinema, com o objetivo de analisar como tais práticas intermidiáticas são vistas no meio acadêmico. Com aporte em teóricos de períodos distintos, como André Bazin e Robert Stam, entre outros estudiosos do assunto, serão também problematizadas questões como a "influência" e a fidelidade inseridas na discussão das transposições fílmicas.

Palavras-chave: Cinema. Literatura. Adaptação.

Downloads 9541  9541  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Associação Brasileira de Pesquisadores de História  Site http://paginas.ufrgs.br/alcar
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Um olhar interminável sobre a Literatura e o Cinema Popular Versão: 
Atualização:  22/10/2012
Descrição:
FILETTI, Elisandra

Este artigo pretende estabelecer uma relação entre a leitura literária e a leitura cinematográfica de obras adaptadas para o cinema, e tem por objetivo investigar como o estudante compreende, dialoga e interpreta o entrecruzamento dos discursos literário e cinematográfico ao relacioná-los a temas universais e à sua condição de leitor e cidadão.

Palavras-chave: Literatura. Cinema. Diálogo. Leitura, Adaptação.

Downloads 1466  1466  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.cepae.ufg.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!O papel do livro didático no ensino da escrita Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
BRITO, Gizele Mancuzo de

Este trabalho se constitui a partir da verificação das condições favoráveis para atividades dialógicas, no espaço de sala de aula, e também nas orientações adequadas ao exercício de elaboração da escrita.

Downloads 1230  1230  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM-PR  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Literatura em Quadrinhos: Uma questão de adaptação Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2013
Descrição:
LIMA, Marcelo Soares de

Nosso trabalho analisa o processo de adaptação de um texto literário para as histórias em quadrinhos, buscando compreender o que se ganha e o que se perde nessa transição de meios; se é possível um livro ser transportado e a história se manter fiel, e ainda atrativa, dentro das características das histórias em quadrinhos; e se o que encontramos é um processo de adaptação ou uma tradução/decodificação da essência do livro para o quadrinho. Para tanto, analisamos quatro adaptações literárias da obra O Alienista de Machado de Assis, embasando nossas observações nas discussões promovidas por Sobral (2008), Silva (2009), Rama/Vergueiro (2004) e Ramos (2009).

Palavras-chave: Histórias em Quadrinhos. Adaptação Literária. Quadrinhos e
Literatura.

Downloads 869  869  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Nível de letramento do professor:. implicações para o trabalho com o gênero textual na sala de aula Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
DELA JUSTINA, Eliege Wernke Niehues.

O presente trabalho objetiva apresentar o nível de letramento do professor de português da escola pública de Santa Catarina a partir da leitura e escrita de textos pertencentes aos gêneros da esfera social do trabalho docente. A questão norteadora refere-se à dificuldade da transposição didática pelo professor, da teoria à prática, pela leitura que faz do texto oficial da educação no estado (a Proposta Curricular de Santa Catarina). A pesquisa fundamenta-se em teorias do letramento de Soares (1998, 2001), Kleiman (1995), Rojo (1998, 2000, 2002), Leite (2001), entre outros, e na noção de gênero do discurso bakhtiniana, como foi discutida por Rodrigues (2000, 2001), Rojo (2002) e Schneuwly (mímeo). O corpus analisado resultou de
aplicação de uma pergunta sobre gêneros e tipos textuais a quatro professores da Escola de Educação Básica Dom Joaquim, de Braço do Norte, Santa Catarina. Constatou-se, com a pesquisa, que o nível de letramento do professor de português não é suficiente para que ele compreenda e discuta o capítulo referente à Língua Portuguesa do documento em questão, pelo menos ao ponto de constituir práticas reflexivas no seu cotidiano profissional a partir do que lhe vem sendo proposto. Há ausência total de planejamento de aulas que contemplem os gêneros textuais nos Planos de Curso dos professores pesquisados. Tais professores, também não conseguiram, em sua totalidade, diferenciar gênero de tipo textual.

Palavras-chave: letramento; gêneros do discurso; tipo textual; leitura.

Downloads 825  825  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNISUL  Site http://aplicacoes.unisul.br/pergamum/biblioteca/index.php?resolution2=1024_1&tipo_pesquisa=&filtro_b
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Os gêneros do jornal: o que aponta a literatura da área de comunicação no Brasil? Popular Versão: 
Atualização:  29/10/2012
Descrição:
BONINI, Adair.

O presente artigo procura estabelecer um inventário inicial dos gêneros que circulam nos jornais brasileiros. Buscou-se, deste modo, determinar a forma como a noção de gênero tem sido tratada na literatura teórica e prática da área de comunicação e, a partir daí, levantar os gêneros que são citados como representativos desse meio social. Percebe-se, nesta literatura, que a noção de gênero é pouco precisa e que há grande divergência nos rótulos citados, o que, contudo, também se mostra como rico material de pesquisa.

Palavras-chave: Gênero textual. Discurso. Comunicação. Jornalismo.

Downloads 420  420  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNISUL  Site http://aplicacoes.unisul.br/pergamum/biblioteca/index.php?resolution2=1024_1&tipo_pesquisa=&filtro_b
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Adaptação:O Projeto de Leitura em Dom Quixote das Crianças, de Monteiro Lobato, Redesenhando para a Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2013
Descrição:
GUOLLO, Fernanda Maccari

Para o incentivo da prática da leitura literária que é fundamental ao desenvolvimento intelectual das crianças, estão presentes na contemporaneidade variados gêneros textuais desde a prosa às HQs (história em quadrinhos). Nesta perspectiva, corrobora a literatura voltada ao público infanto-juvenil escrita nas primeiras décadas do século XX, em especial, o título Dom Quixote das Crianças (1936), de Monteiro Lobato, às tendências literárias atuais para disseminar no leitor-criança o gosto pela leitura. Pensando por esse viés, foi analisada a adaptação de um clássico da literatura universal escrita por Miguel de Cervantes Saavedra, Dom Quixote de La Mancha (1605-1615), por representar para o mercado editorial da época um projeto de leitura com direito a uma tradução de caráter adaptativo. Tendo como feedbacks alguns trechos da narrativa original que ao serem lidos por Dona Benta nota-se a dificuldade das crianças do Sítio em entender a linguagem empregada por sua feitura rebuscada.
Lobato reestrutura partes relevantes do enredo e publica uma das suas primeiras adaptações. Na primeira década do século XXI, André Simas, pensando na ação midiática das imagens, adapta esse título de Lobato para os quadrinhos. Assim, este artigo busca analisar a adaptação realizada por Lobato e aquela realizada por Simas com o intuito de averiguar como está composta a adaptação da prosa às histórias em quadrinhos (HQs) desse clássico literário, bem como suas particularidades desde
a composição estética, seus protocolos e a relação intertextual (e interdiscursiva).

Palavras-chave: Literatura infantil. Adaptação. Monteiro Lobato. Dom Quixote das Crianças. Histórias em quadrinhos (HQs).

Downloads 3510  3510  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://periodicos.unesc.net/index.php/SELM/article/view/453
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Uma proposta pedagógica de Ciberleitura Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
NOVAES, Tatiani Daiana de

Artigo sobre a importância de trabalhar com a tecnologia na sala de aula. O estudo faz uma modesta discussão sobre os teóricos L. S. Vygotsky, Jean Piaget, Frank Smith e Umberto Eco, que são a base da proposta pedagógica. Sendo muito difícil, nos dias de hoje, se distanciar da tecnologia, propõe-se uma atividade para ajudar o aluno a desenvolver a ciberleitura e a usar a tecnologia de maneira útil e consciente, porque se acredita que o educando precisa usar a tecnologia segundo suas necessidades e não ficar à disposição das necessidades tecnológicas. A atividade consiste na criação de uma homepage; por meio dela o aluno trabalhará a leitura, a produção e a interpretação de texto.

Palavras-chave: Leitor. Hipertexto. Escola.

Downloads 1732  1732  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Letra Magna - ISSN 1807-5193  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 (6) 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 »