Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
O Professor de Letras e o seu Discurso: A Constituição do Ethos de Professores do ensino |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
SOUZA, Gilton Sampaio de Souza; COSTA Rosa Leite da
Os estudos retórico-argumentativos contemporâneos apontam para a necessidade de reflexão sobre o papel da imagem do orador do discurso nos processos de constituição de sentidos. Partindo, então, do pressuposto de que a imagem que o próprio orador/enunciador transparece e revela de si (o ethos) no discurso tem papel fundamental no êxito das discussões e na defesa de pontos de vista em processos interacionais, objetivamos, aqui, discutir o ethos do professor de línguas, refletindo sobre a forma como ele constrói a imagem de si, enquanto profissional da área de Letras, considerando o(s) seus(s) possível(is) interlocutor(es) e as condições de produção do discurso. Como universo de estudo, temos os professores que atuam no Ensino Superior, especificamente no Curso de Letras do CAMEAM/UERN. Tomaremos como objeto de análise as respostas ao questionário dadas pelos professores sobre o seu trabalho com os gêneros discursivos em sala de aula. Para tanto, fundamentamo-nos na perspectiva de linguagem como interação social de Bakhtin (1995/1997), nos postulados da Nova Retórica ou Teoria da Argumentação, de Perelman e Tyteca (2002), na discussão retórica sobre o ethos, de Amossy (2008) e na contribuição de autores como Reboul (2002), Souza (2008) e Meyer (2007). Os resultados apontam para a construção de um sujeito histórico/institucional que recorre a diferentes estratégias de convencimento, para construir uma imagem de credibilidade e confiança. Esperamos, dessa forma, contribuir para o estudo de questões relativas à argumentação no discurso e ao próprio papel do professor como mediador de práticas educativas.
Palavras-chave: Discurso. Ethos. Argumentação.
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Fotografia:Um olhar semiótico sobre uma linguagem não -verbal |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
SILVA,Jane Cristina Baptista NETTO, Rosália Maria Pretende-se, neste trabalho, sob o ponto de vista da Semiótica, fazer uma reflexão teórica sobre a linguagem não-verbal contida na fotografia em anexo. Para tanto, utilizaremos os conceitos de A.J.Greimas e Cidmar Teodoro Pais, como instrumento de análise de discurso. Escolhemos a fotografia veiculada na Revista Veja, de 28 de maio de 2008, no21, numa tentativa de demonstrar como o não-verbal torna-se tão verbal, chegando ao ponto de ‘gritar’ aos nossos ouvidos pedidos de socorro. PALAVRAS-CHAVE: Linguagem não-verbal; Semiótica; Significação
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5754 0 bytes Revista Eletrônica de Divulgação Científica em Lín http://http://www.letramagna.com/ |
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A poesia de Helena Kolody: busca do essencial |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
CRUZ, Antonio Donizeti da Cruz Este artigo apresenta o processo de criação poética de Helena Kolody, poeta brasileira, filha de emigrantes ucranianos, nascida em Cruz Machado, Paraná, Brasil (1912-2004). Os temas recorrentes na lírica de Kolody são: o tempo; a contemplação; a permanência; a solidão; a memória; a transitoriedade, entre outros. Com doze livros publicados, várias antologias e obras completas, Kolody realiza um fazer poético enquanto busca da síntese, projetada nas formas escolhidas e no enxugamento dos textos. Os poemas sintéticos, tais como os dísticos, tercetos, quadras, epigramas, tankas e haicais (poesia de origem japonesa), são formas poéticas escolhidas pela poeta.
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6783 0 bytes http://www.ucm.es/info/especulo/numero26/kolody.html |
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