Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Adaptação:O Projeto de Leitura em Dom Quixote das Crianças, de Monteiro Lobato, Redesenhando para a |
Versão: Atualização: 26/4/2013 |
Descrição:
GUOLLO, Fernanda Maccari
Para o incentivo da prática da leitura literária que é fundamental ao desenvolvimento intelectual das crianças, estão presentes na contemporaneidade variados gêneros textuais desde a prosa às HQs (história em quadrinhos). Nesta perspectiva, corrobora a literatura voltada ao público infanto-juvenil escrita nas primeiras décadas do século XX, em especial, o título Dom Quixote das Crianças (1936), de Monteiro Lobato, às tendências literárias atuais para disseminar no leitor-criança o gosto pela leitura. Pensando por esse viés, foi analisada a adaptação de um clássico da literatura universal escrita por Miguel de Cervantes Saavedra, Dom Quixote de La Mancha (1605-1615), por representar para o mercado editorial da época um projeto de leitura com direito a uma tradução de caráter adaptativo. Tendo como feedbacks alguns trechos da narrativa original que ao serem lidos por Dona Benta nota-se a dificuldade das crianças do Sítio em entender a linguagem empregada por sua feitura rebuscada. Lobato reestrutura partes relevantes do enredo e publica uma das suas primeiras adaptações. Na primeira década do século XXI, André Simas, pensando na ação midiática das imagens, adapta esse título de Lobato para os quadrinhos. Assim, este artigo busca analisar a adaptação realizada por Lobato e aquela realizada por Simas com o intuito de averiguar como está composta a adaptação da prosa às histórias em quadrinhos (HQs) desse clássico literário, bem como suas particularidades desde a composição estética, seus protocolos e a relação intertextual (e interdiscursiva).
Palavras-chave: Literatura infantil. Adaptação. Monteiro Lobato. Dom Quixote das Crianças. Histórias em quadrinhos (HQs).
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4836 0 bytes http://periodicos.unesc.net/index.php/SELM/article/view/453 |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Capitulina e Madalena |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
RODRIGUES, Patrícia de Souza
Capitulina, da obra Dom Casmurro, de Machado de Assis, e Madalena, da obra São Bernardo, de Graciliano Ramos. Apresentadas ao leitor do ponto de vista de personagens-narradores, Capitulina e Madalena carregam características individuais que, ao longo da narração, vão sendo propositalmente construídas pelos narradores com a finalidade de conduzi-las à ambiguidade . A visão estabelecida das personagens femininas surge através de fatos exteriores e posteriores rememorados, o que induz à distorção dos acontecimentos. Essa posição configura a proposta deste artigo.
Palavras-chave: Cotejo. Figuras femininas. Vozes. Ambiguidade.
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4829 0 bytes Universidade do vale do Rio dos Sinos http:// |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
“A Poesia popular brasileira" em José Veríssimo |
Versão: Atualização: 28/2/2012 |
Descrição:
PAMPLONA, Alessandra Greyce Gaia Pamplona
Em 1879, José Veríssimo lança uma série de três artigos na imprensa paraense. Momento seguinte ao da publicação de seu primeiro livro, “Primeiras Páginas” (1878), esses textos vêm representar o pensamento social desse escritor a respeito do homem amazônida e sua inserção na Literatura. “Cantos populares no Brazil”, “A modinha e a canção popular”, “O conto popular”, todos publicados aos domingos no jornal “Liberal do Pará”, de 1879, e, posteriormente, reunidos nos “Estudos Brasileiros” de 1889 sob o título “A Poesia Popular Brasileira”, constituem um documento valioso no que diz respeito à “descoberta do povo brasileiro”. Baseado em teses de Peter Burke, este trabalho objetiva analisar o modo como Veríssimo se apropriou do conceito “povo” para justificar um dos critérios de nacionalidade.
Palavras-chave: Século XIX. José Veríssimo. “Poesia Popular Brasileira”.
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4739 0 bytes Anais do Encontro Internacional de Texto e Cultura http://www.textoecultura.ufc.br/abert.html |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Em busca de prática interacionista para a promoção da leitura literária |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
FERREIRA, Maria Helena Silvestre
Este trabalho aborda uma problemática presente nas escolas em relação ao desinteresse dos alunos pela leitura literária, presente principalmente nas últimas séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os procedimentos adotados na realização do trabalho foram: a revisão bibliográfica, diagnóstico de leitura e intervenção pedagógica (aplicação do material didático FOLHAS, nas 2ª e 3ª séries do Ensino Médio) e práticas leitoras desenvolvidas pelo CELER (Centro de Leitura), envolvendo todas as séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio do Colégio Estadual Adonis Morski - EFMP do município de Boa Ventura de São Roque. O estudo busca incentivar e aumentar o hábito da leitura espontânea, por meio de um trabalho sistematizado, com base em uma metodologia de ensino (Método Recepcional) que valoriza a experiência estética do leitor e a leitura como prática social no sentido do letramento. Os resultados demonstraram que é possível incentivar, nos educandos, o hábito da leitura espontânea, por meio do Método acima citado e de práticas leitoras desenvolvidas pelo CELER.
Palavras-chaves: Formação do leitor. Ensino de literatura. Leitura e criatividade.
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4487 0 bytes UNICENTRO http:// |
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