Educadores

Ínicio : Língua Portuguesa : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do mais para o menos procurado)

Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Revisão e reescrita: um novo olhar sobre a correção de textos Popular Versão: 
Atualização:  17/4/2018
Descrição:
BRANCO, Lara Giovanna ; HAUTH, Raquel Elionara Rodrigues

Artigo sobre reescrita produzido por estudantes do 3º período de Letras da PUCPR, como tarefa da disciplina Revisão de textos escolares, sob orientação da Prof. Angela Mari Gusso.

Palavras-chave: Tipos de revisão. Reescrita. Produções textuais.

Downloads 4275  4275  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!O Ateneu: espaço de relações de poder Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
SILVA, Vilma Marques da

Objetiva-se desenvolver neste trabalho uma análise das relações de poder em "O Ateneu", de Raul Pompéia. Para tanto, parte-se da perspectiva de que o Ateneu, espaço escolar retratado na obra, é um microcosmo, em que tais relações são estabelecidas por meio de discursos criadores de “verdades”, que alimentam a lógica do poder.

Downloads 4241  4241  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEL  Site http://
Avaliação: 1.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!“A Poesia popular brasileira" em José Veríssimo Popular Versão: 
Atualização:  28/2/2012
Descrição:
PAMPLONA, Alessandra Greyce Gaia Pamplona

Em 1879, José Veríssimo lança uma série de três artigos na imprensa paraense. Momento seguinte ao da publicação de seu primeiro livro, “Primeiras Páginas” (1878), esses textos vêm representar o pensamento social desse escritor a respeito do homem amazônida e sua inserção na Literatura. “Cantos populares no Brazil”, “A modinha e a canção popular”, “O conto popular”, todos publicados aos domingos no jornal “Liberal do Pará”, de 1879, e, posteriormente, reunidos nos “Estudos Brasileiros” de 1889 sob o título “A Poesia Popular Brasileira”, constituem um documento valioso no que diz respeito à “descoberta do povo brasileiro”. Baseado em teses de Peter Burke, este trabalho objetiva analisar o modo como Veríssimo se apropriou do conceito “povo” para justificar um dos critérios de nacionalidade.

Palavras-chave: Século XIX. José Veríssimo. “Poesia Popular Brasileira”.

Downloads 4189  4189  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Anais do Encontro Internacional de Texto e Cultura  Site http://www.textoecultura.ufc.br/abert.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Concepções de linguagem e fazer docente: um olhar sobre as práticas pedagógicas do ensino da leitura Popular Versão: PDF
Atualização:  6/1/2016
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da

Durante décadas, o processo de escolarização brasileiro foi norteado por paradigmas tradicionais. Com isso, a prática docente do ensino da leitura concedeu primazia à Decodificação de Sinais Gráficos. O foco do ensino da leitura era, então, questões de cunho visual. De acordo com Koch & Elias (2006), nos dias atuais, pode ser percebida uma nova concepção de leitura como atribuição/produção de sentido, diretamente relacionada a perspectivas cognitivas, dialógicas, interativas, linguísticas e sociais, acompanhada de novos enfoques e estratégias de ensino. Essas diferentes práticas não emergem de forma neutra. Segundo Koch (2002), o tratamento dado à leitura, na Didática da Escolarização do leitor, tem como base de respaldo as Concepções de Linguagem. Recorrendo, teoricamente, ao trabalhos de Albuquerque (2006), Barbosa & Souza (2006), Bezerra (2010), Geraldi (1984), Kleiman (2008), Koch (2002), Koch & Elias (2006), Perfeito (2007), Santos (2002a), Silva (2012a), Soares (1998), este trabalho tem por objetivo abordar os reflexos das Concepções de Linguagem nas práticas docentes do ensino da leitura no processo de escolarização brasileiro. Decorrente disso, pretende-se traçar um breve resgate histórico do ensino da leitura dos anos 50 aos dias atuais, como também dos fundamentos teóricos, ideológicos, políticos e sociais, que nortearam tais práticas.

Palavras-chave: Educação. Modelos educativos. Procedimentos didáticos.

Downloads 4161  4161  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Urutaguá  Site http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/Urutagua/article/view/19487
Avaliação: 8.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Educação Popular: relatos de uma experiência na reflexão de mundo a partir da palavra. Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
LUKASAK,Graciele Cardoso; SILVA, Cristiane Rocha

Pretende-se neste relato apresentar a experiência vivenciada com a educação popular, compartilhando a trajetória do grupo e as repercussões entre os participantes A partir desse contexto, tecemos algumas considerações, tais como: a educação como ato de conhecimento e de transformação social, a politicidade da educação, a preocupação com a liberdade, com o diálogo e o dialógico; a importância do respeito à identidade cultural.

Palavras-Chave: Educação Popular-Leitura da palavra-Autonomia-Prática reflexiva.

Downloads 4156  4156  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Puc - Rs  Site http://
Avaliação: 7.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Em busca de prática interacionista para a promoção da leitura literária  Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
FERREIRA, Maria Helena Silvestre

Este trabalho aborda uma problemática presente nas escolas em relação ao desinteresse dos alunos pela leitura literária, presente principalmente nas últimas séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os procedimentos adotados na realização do trabalho foram: a revisão bibliográfica, diagnóstico de leitura e intervenção pedagógica (aplicação do material didático FOLHAS, nas 2ª e 3ª séries do Ensino Médio) e práticas leitoras desenvolvidas pelo CELER (Centro de Leitura), envolvendo todas as séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio do Colégio Estadual Adonis Morski - EFMP do município de Boa Ventura de São Roque. O estudo busca incentivar e aumentar o hábito da leitura espontânea, por meio de um trabalho sistematizado, com base em uma metodologia de ensino (Método Recepcional) que valoriza a experiência estética do leitor e a leitura como prática social no sentido do letramento. Os resultados demonstraram que é possível incentivar, nos educandos, o hábito da leitura espontânea, por meio do Método acima citado e de práticas leitoras desenvolvidas pelo CELER.

Palavras-chaves: Formação do leitor. Ensino de literatura. Leitura e criatividade.

Downloads 3925  3925  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNICENTRO  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Leitura E Ensino Da Literatura: Reflexões Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
ZAFALON, Míriam

Este trabalho aborda o ensino da literatura no ensino médio. Pretende-se mostrar como a escola e os professores têm agido em relação à leitura dos textos literários no ambiente escolar, enfatizando técnicas que venham a contribuir com a melhoria das aulas de literatura no ensino médio. Observa-se que muitos docentes têm estado alienados, apáticos, acomodados em relação ao ato de ler e ao trabalho com as obras literárias. Objetiva-se, aqui, demonstrar que, para formar leitores, é necessário que os professores também se transformem em indivíduos mais assíduos no ato de leitura. A emancipação dos leitores ocorrerá na medida em que o processo de leitura literária na escola seja permeado por uma concepção de leitura que colabore dinamicamente com o processo de produção de sentidos e com a interação entre leitor e obra literária. O método recepcional, divulgado pelas autoras brasileiras Aguiar e Bordini, embasado na estética da recepção, constitui-se num dos caminhos teórico-metodológicos para uma reconstrução das formas de ler na escola.

Palavras-Chave: Leitura. Literatura. Método Recepcional.

Downloads 3899  3899  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Maringá  Site 
Avaliação: 10.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Empréstimo e estrangeirismo, uma questão linguística e/ou de soberania? Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
NEVES, Luiz Euclides da Silva

O presente trabalho tem por objetivo discutir a questão do estrangeirismo e do empréstimo linguístico como fatos recorrentes na língua e a relação que têm com o domínio cultural exercido por países de línguas exportadoras.

Downloads 3860  3860  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.nead.unama.br/site/bibdigital/pdf/artigos_revistas/100.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Na gaiola e na moral: as personagens femininas na ficção de Graciliano Ramos Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Ana Maria Abrahão dos Santos

Este artigo pretende analisar as personagens femininas dos romances São Bernardo (1934), Angústia (1936) e do livro de memórias, Infância (1945), de Graciliano Ramos, abordando o fato de que essas figuras constroem-se como mulheres de forte personalidade, atuam como mediadoras na releitura de mundo, não obstante a aparente fragilidade que apresentam em seus relacionamentos com os personagens masculinos que as cercam.

Palavras-chave: Personagens femininas. Releitura de mundo. Graciliano Ramos.

Downloads 3667  3667  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal Fluminense (Niterói/RJ)  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Existencialismo: o drama da finitude do homem Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
ZANON, Sandro

No artigo, o autor procura expor os princípios sobre os quais a corrente existencialista se pauta, e a diferença do Existencialismo sartreano e kirkegaardeano. Além disso, procede-se a uma análise sobre a manifestação do Existencialismo na literatura universal e especificamente sobre a obra de Clarice Lispector.

Palavras-chave: Existencialismo. Jean-Paul Sartre. Literatura universal. Literatura brasileira. Clarice Lispector.

Downloads 3552  3552  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Tuiuti do Paraná - UTP  Site http://
Avaliação: 5.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 (5) 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 »