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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!A intertextualidade na leitura da alfabetizadora Popular Versão: 
Atualização:  29/10/2012
Descrição:
SANTOS, Cosme Batista dos

Este artigo apresenta um estudo dos mecanismos linguísticos e cognitivos envolvidos na construção da definição da ‘intertextualidade’ por uma professora alfabetizadora em formação. O pressuposto adotado é o de que a retextualização de textos escritos da ciência e da divulgação científica nos eventos de formação implica em reformulação, apropriação e representação social dos objetos teóricos em função das particularidades do contexto enunciativo. Nessa perspectiva, portanto, a análise de um evento de letramento específico da formação do professor, que visa ao ensino-aprendizagem de conceitos ou de definições teóricas, pode ser orientada pela seguinte questão: quais os mecanismos linguísticos empregados pelo professor em formação para tornar mais familiares as noções teóricas na Universidade? Desse modo, essa análise pode ser desenvolvida com o intuito de ampliar descobertas anteriores sobre a representação social de termos teóricos realizada pelo professor. Trata-se de uma discussão sobre a participação da oralidade e da experiência na aprendizagem da definição especializada.

Palavras-chave: Letramento. Retextualização. Representação social. Enunciação. Intertextualidade.

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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Os mediadores das práticas de letramento de professores em formação inicial. Popular Versão: 
Atualização:  29/10/2012
Descrição:
GUEDES-PINTO, Ana Lúcia.

Tomando como base a geração de dados proporcionada pela pesquisa “Formação do professor: processos de retextualização e práticas de letramento”, focalizo o processo de apropriação da prática de leitura vivenciada pelos professores em formação inicial. Nas narrativas de memórias sobre suas experiências pessoais da infância, da juventude e da contemporaneidade do curso de Pedagogia, identificamos indícios de como esses sujeitos se inseriram nas práticas de letramento das quais se apropriaram ao longo de seus percursos. Nesse processo de inserção no mundo da escrita, conforme narrado pelos professores, emergem diversos mediadores de suas práticas leitoras. Tendo como referência teórico-metodológica do trabalho de campo a História Oral, os princípios da etnografia, e assumindo a abordagem dos estudos do letramento e da História Cultural, procuro identificar esses diferentes mediadores e discutir seu papel no percurso de formação do profissional do ensino. Considerando, portanto, a memória de leituras narradas e o que elas nos trazem de conhecimento acerca dos variados personagens que co-protagonizaram suas histórias, busco apontar possibilidades de trabalho com relação à formação de professores.

Palavras-chave: Letramento. Leitura. Formação de professores. Memória. Narrativa.

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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Palavras escritas, indícios de palavras ditas Popular Versão: 
Atualização:  29/10/2012
Descrição:
GERALDI, João Wanderley

Segundo o ponto de vista bakhtiniano, toda a enunciação é apenas uma fração de uma “corrente de comunicação verbal ininterrupta”. Como situar nesta corrente os textos escritos por crianças em seus primeiros anos de escolaridade? Excluí-los desta corrente significaria assumir que o esforço da criança para escrever produz o perverso efeito de uma desterritorialização enunciativa: enquanto falantes, as crianças participariam do processo contínuo de produção de enunciados; enquanto aprendizes da escrita, face ao estranhamento próprio dos convívios iniciais, produziriam textos excluídos deste mesmo fluxo, como se fossem estrangeiros diante das palavras de sua própria língua. Meu objetivo neste trabalho é encontrar, com base na leitura de um conjunto aleatório de textos escritos por crianças, indícios de outros textos, produtos de práticas discursivas escolares cujas palavras, retomadas pelos aprendizes da escrita, adquirem novos tons apreciativos em seus textos e podem revelar suas compreensões das palavras, dos discursos, das atitudes e das relações que se instituem no ambiente escolar.

Palavras-chave: Enunciação. Subjetividade. Escrita. Ensino.

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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Formação de leitores: um estudo sobre as histórias em quadrinhos Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2013
Descrição:
SANTOS, Mariana Oliveira dos

O estudo tem como foco as histórias em quadrinhos e sua contribuição para a formação de leitores. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, com caráter exploratório. Na qual se apresenta a trajetória histórica dos quadrinhos no Brasil, as características de linguagem e de estímulo à leitura, assim como a participação do bibliotecário e do professor como sujeitos mediadores entre os quadrinhos e as crianças. Como resultados finais pode-se perceber que as histórias em quadrinhos são um recurso muito eficiente para incentivar a leitura, são muito informativas e diversificadas, além de contribuírem na formação de leitores mais competentes.

Palavras-chave: Histórias em quadrinhos; Formação de leitores; Gibitecas;
Incentivo à leitura.

Downloads 2878  2878  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/765
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Jubiabá de Jorge Amado em HQ: A Linguagem Quadrinística em Prol do gosto pela Leitura Hoje Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2013
Descrição:
MENDES, Josimara Evangelista

Esta pesquisa analisa a linguagem quadrinística, com enfoque na adaptação em Quadrinhos de Jubiabá organizada por Spacca (2009). Espera-se ampliar as discussões a cerca da percepção dos Quadrinhos como arte autônoma que flexibiliza a leitura e torna possível a releitura de obras clássicas, para o leitor contemporâneo. A análise da adaptação será feita considerando algumas características da linguagem dos Quadrinhos, entre essas, está o uso das cores e dos traços que constroem as cenas. Para tanto, este artigo baseia-se nas reflexões teóricas de Paulo Ramos (2009), Mc’Cloud (2005), Guimarães (2004), Pina (2012) e outros, com o intuito de também destacar a relevância da linguagem das HQ na percepção lúdica do ato de ler.

PALAVRAS-CHAVE: Linguagem. Leitor Contemporâneo. HQ

Downloads 820  820  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma VI Colóquio Internacional "Educação e Contemporane  Site 
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Literatura em Quadrinhos e a Formação do Leitor Hoje Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2013
Descrição:
PINA, Patrícia Kátia da Costa

Este artigo discute alguns dos desafios que cercam a leitura de literatura, efetuada por crianças e jovens, na contemporaneidade, em face das novas, diferentes e sedutoras mídias e linguagens que nos cercam. Preocupam-me o lugar que o texto literário ocupa no cotidiano de jovens e adultos hoje, bem como as estratégias autorais e,ou editoriais para torná-lo prazeroso e competitivo. O objetivo é investigar como a leitura do texto literário, publicado em outra mídia que não o livro, enfatiza o lúdico, podendo funcionar como forma de apreensão do mundo e construção simbólica de identidades. Para tanto, discutir-se-ão as afirmações de Yunes, Morin, entre outros, no sentido de se definir o ato da leitura como ação lúdica, como jogo, que envolve uma interação autor/editor-texto/imagem-leitor e que prevê inúmeras possibilidades de mediação.

Palavras-chave: Arte. HQ. Leitor Contemporâneo.

Downloads 776  776  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma VI Colóquio Internacional "Educação e Contemporane  Site 
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!A violência da imagem: estética, feminino e contemporaneidade Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
VILHENA, Junia de

O presente trabalho tem como objetivo investigar qual a função psíquica da estética na constituição das subjetividades femininas. Tomando o culto ao corpo e a beleza como paradigmas da contemporaneidade, os autores discutem as implicações psicológicas da histórica associação entre mulher e beleza e os mecanismos de regulação social. A cultura exibe a mulher, permanentemente, como forma de reforçar seus arquétipos. A imagem de mulher se justapõe com a de beleza e, como segundo corolário, à de saúde e juventude. As imagens refletem corpos super trabalhados, sexuados, respondendo sempre ao desejo do outro ou corpos medicalizados, lutando contra o cansaço, contra o envelhecimento ou mesmo contra a constipação. Implícita está a dinâmica perfeição/imperfeição, buscando atender aos mais antigos desejos do ser humano. Segundo os autores, é precisamente em busca de construir uma forma que o sujeito se manifesta. Diante do vazio, este o recobre com uma estética. Desta forma, chegam à estética como uma função, na realidade uma função dupla: apaziguar a angústia quando recobre o vazio e produzir prazer quando circunscreve o desejo. Os autores concluem que a relação do sujeito feminino com a estética de seu corpo e com olhar do Outro, é da ordem de uma adição. Ser vista é condição sine-qua-non da relação entre o sujeito feminino e o outro, não só para seduzi-lo e dele obter seu amor, mas antes, para através dele, conservar o amor do superego e preservar os ideais do Eu.

Palavras-chave: Mulher. Beleza. Estética. Angústia. Desejo. Regulação. Social. Feiúra.

Downloads 1768  1768  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVISTA MAL-ESTAR E SUBJETIVIDADE / FORTALEZA   Site http://www.midiaedu.com.br/
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!A influência dos hipertextos digitais para o ensino e aprendizagem de ortografia: inov@ç@o ou “erro” Popular Versão: 
Atualização:  29/10/2012
Descrição:
SILVA, Suelen Érica Costa da

Neste artigo apresento o resultado de um estudo de caso realizado no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, campus Araxá. A pesquisa teve como objetivo investigar se os problemas ortográficos presentes em produções escolares de um grupo de alunos da referida instituição estão atrelados à linguagem dos hipertextos digitais ou a fatores de outra natureza. Em termos metodológicos, fez-se a opção pela pesquisa de campo, com abordagem quantitativa e qualitativa. Os dados foram coletados a partir de redações escolares, formulários sociolinguísticos e, posteriormente, analisados à luz dos seguintes teóricos: Fiorin (2008), Toneli (1998), Xavier (2005), dentre outros. Constatou-se que os problemas ortográficos levantados estão atrelados a três dos cinco fatores, que, segundo Toneli (1998), colaboram para a alteração da grafia correta das palavras da língua portuguesa.

Palavras-chave: Hipertexto. Ortografia. Ensino.

Downloads 1328  1328  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Anais Hipertexto 2009   Site http://http://www.ufpe.br/nehte/hipertexto2009/anais.html
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!“Tia, eu já escrevi o site do 'rotimeio'. Agora é apertar o enter?” O endereço eletrônico na sala na Popular Versão: 
Atualização:  29/10/2012
Descrição:
RIBEIRO, Márcia Maria; ARAÚJO Júlio Cesar

Neste trabalho propusemo-nos a mostrar uma análise de como as crianças descobrem a escrita a partir de situações naturais de uso da linguagem na Internet. Para isso, usamos o gênero digital endereço eletrônico o qual se mostrou muito útil ao nosso empreendimento científico, pois sua característica formal despertou a atenção das crianças para as convenções sociais estabelecidas para a funcionalidade da escrita neste gênero.

Palavras-chave: Práticas discursivas. Leitura e escrita. Gênero digital. Endereço eletrônico.

Downloads 1074  1074  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.julioaraujo.com/site/interna/artigos.htm
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!O Reggae Ludovicense: uma leitura do seu sistema Léxico-semântico Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
ARAÚJO, Elaine Peixoto

O reggae, ritmo nascido na Jamaica, alcançou, nas últimas três décadas, uma popularidade inegável em São Luís do Maranhão. Esta intensa presença do reggae no cotidiano maranhense possibilitou o surgimento de um reggae marcadamente ludovicense, repleto de peculiaridades. No tocante ao campo lingüístico, percebe-se um vocabulário próprio do regueiro maranhense, uma espécie de subcódigo que o legitima. O presente trabalho busca descrever, em parte, o universo lingüístico do movimento regueiro maranhense, tomando por foco o seu aspecto léxico-semântico e relacionando-o ao seu contexto sócio-histórico. Por meio da análise deste sistema lexical específico, busca-se, também, uma melhor compreensão da diversidade de uso da língua materna, bem como a contribuição do reggae para a variedade maranhense da língua portuguesa.

Palavras-chave: Reggae. Léxico. Identidade sociocultural.


Downloads 5477  5477  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Philologus  Site http://www.portrasdasletras.com.br/
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