Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Pré-vestibular Comunitário:traçando caminhos para a democratização do acesso ao ensino superior públ  |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
SILVA, Aline Adriana et alii
Este trabalho tem como objetivo abordar as experiências vivenciadas na Oficina de Interpretação de Texto e Redação, desenvolvida pelo Pré - vestibular Comunitário do Programa Conexões de saberes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Tal oficina era voltada para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e vestibular das Universidades Federais de Pernambuco. Sabemos que, na sociedade atual, a leitura e a escrita são competências linguísticas de fundamental importância, que surgem como diferenciais, sobretudo, no que tange aos processos seletivos, como é o caso das provas de vestibulares. Contudo, a maior parte dos estudantes de escolas públicas tem dificuldade em interpretar e produzir textos para diversos tipos de provas.
Palavras-Chave: Língua. Texto. Ensino. Leitura. Escrita.
|
884 0 bytes Anais da X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão http:// |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Textos Multimodais: um novo formato de leitura  |
Versão: PDF Atualização: 1/2/2016 |
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da; SOUZA, Francisco Ernandes Braga de; CIPRIANO, Luis Carlos
No dizer de Moraes e Dionísio (2009), a propagação tecnológica tem suscitado novos formatos de construção da informação. A construção do fluxo informacional - antes realizada somente por letras, palavras e estruturas frasais - passa a contar agora com novos elementos provenientes do campo visual. Referimo-nos, aqui, à imagem. A composição textual deixa de primar somente da linguagem escrita, englobando, desse modo, múltiplas e diversificadas semioses. O texto, agora, é algo multimodal. O presente trabalho tem como objetivo colocar em discussão o conceito de textos multimodais, buscando refletir como esses textos deflagram um novo formato de leitura alicerçado em elementos que transcendem os signos alfabéticos. Decorrente disso, analisamos textos publicados pela Comunidade Humor Inteligente (Facebook), em repúdio às agressões aos professores da Secretaria de Educação do Estado do Paraná. O propósito, aqui, é verificar quais marcas e traços multimodais fazem-se presentes em tais textos.
Palavras-chave: Multimodalidade. Leitura. Construção de Sentido.
|
1000 0 bytes Linguagem em Revista http://www.filologia.org.br/linguagememrevista/19/08.pdf |
|