Educadores

Ínicio : Língua Portuguesa : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do pior para o melhor avaliado)

Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Software, hipermídia, hipertexto e gêneros digitais: observações preliminares. Popular Versão: 
Atualização:  28/2/2012
Descrição:
SOUZA, Aguinaldo Gomes de

Ao darmos ao software o status de suporte da escrita eletrônica (SOUZA A. G. 2007; 2008) fomos levados a inferir que a estabilidade e a fixação dos textos e gêneros produzidos e aportados nesse organismo diferem de modo formal e composicional dos de outros suportes. Assim, consideramos que ao interagir com um software - esteja esse software codificado em uma máquina fotográfica digital, em um computador ou
até mesmo em um telefone celular – a pessoa que com ele interage está em constante diálogo com esse organismo. Essa relação dialógica entre o software e o usuário da língua existe no nível da interação e faz parte de uma progressão de construção de sentidos. Essa relação guia as outras relações que o sujeito interacional realiza com o sistema, guia as relações entre sujeitos através de interações mediadas que se
materializam em forma de gêneros digitais como, por exemplo, uma conversa através de um comunicador instantâneo como o msn messenger ou yahoo messenger. Em todas essas ações, a língua é o elo motor. Os softwares são fabricados e estruturados para gerarem ações sociais. Cada elemento que os forma se estrutura de modo que eles consigam aportar em si as mais diferentes mídias: vídeos, animações, sons,
imagens estáticas e também em movimento, formando e dando forma a verdadeiros organismos hipermidiáticos. Nesse trabalho alertamos para distinção necessária entre hipertexto e hipermídia para o estudo dos gêneros digitais. Os softwares, mais ainda, as interfaces dos softwares, situam os gêneros digitais em contextos específicos de uso, agregam aos gêneros digitais características hipertextuais, hipermidiáticas.

Palavras-chave: Software. Dialogismo. Gêneros digitais.

Downloads 2597  2597  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Anais do Encontro Internacional de Texto e Cultura  Site http://www.textoecultura.ufc.br/abert.html
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Pedagogia da Leitura: Quais as Teorias Subjacentes? Popular Versão: PDF
Atualização:  6/1/2016
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da

Neste estudo, colocamos em discussão as teorias subjacentes às práticas pedagógicas do ensino da leitura. O propósito, aqui, é refletir acerca das especificidades e particularidades dos modelos teóricos - Perspectiva do Texto, Perspectiva do Leitor e Perspectiva Interacionista, bem como do Modelo Ascendente e/ou Bottom-up, Modelo Descendente e/ou Top-down e o Modelo Interativo – que fundamentam o ensino dessa ferramenta linguística. Mais precisamente, nosso propósito, aqui, é demonstrar como tais modelos teóricos, mesmo possuindo alguns fatores que são objeto de crítica, constituem em teorias que carregam consigo aspectos relevantes a serem aplicados à prática pedagógica do ensino da leitura.

Palavras-chave: Modelos teóricos. Prática pedagógica. Decodificação. Especificidades. Sentido.

Downloads 3516  3516  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Travessias  Site http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/10888
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Texto visual na Educação Infantil: contribuições para contrução do conhecimento da criança Popular Versão: PDF
Atualização:  6/1/2016
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da

Neste texto, colocamos em discussão a utilização do texto visual, no contexto da Educação Infantil, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento da leitura de mundo da criança e, conseguintemente, para a construção do seu repertório de conhecimentos. Decorrente deste, refletimos sobre: a) a modificação no conceito de texto e seus reflexos no trabalho pedagógico com a leitura; b) as experiências vivenciadas na Oficina O Texto Visual na Creche: um passeio pelas pinturas de Tarsila do Amaral.

Palavras-chave: Imagem. Leitura de mundo. Constituição dos saberes.

Downloads 598  598  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Arredia  Site http://www.periodicos.ufgd.edu.br/index.php/arredia/article/viewArticle/3290
Avaliação: 10.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Da decodificação à construção de sentido: concepções de leitura subjacentes aos livros didáticos...  Popular Versão: PDF
Atualização:  6/1/2016
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da; SIMOES E LUNA, Tatiana

Durante décadas, o ensino da leitura teve como foco práticas mecânicas de Decodificação. O ensino dessa competência linguística, com base nesse norte, concedia primazia à reprodução mecânica de conteúdos e informações. Essa posição esteve presente nos livros didáticos. Nos anos 80, aparece uma vasta quantidade mudanças nas práticas pedagógicas do ensino de Língua Portuguesa. Rompe-se, assim, com tendências mecanicistas e tecnicistas. Com isso, surge uma nova concepção de leitura como construção de sentido, acompanhada de novos enfoques e estratégias de ensino. Esses novos paradigmas têm sido adotados pelos mais recentes Livros Didáticos de Língua Portuguesa. Este trabalho tem como objetivo verificar quais são as concepções de leitura subjacentes aos Livros Didáticos de Língua Portuguesa adotados pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (1979-2012). Decorrente disso, pretende-se: a) verificar quais as concepções de linguagem subjacentes a esses manuais didáticos; b) verificar o tratamento dado à leitura e à diversidade textual.

Palavras-chave: Ensino de língua portuguesa. Leitura. Livro didático.

Downloads 642  642  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Olhares  Site http://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/67/37
Avaliação: 10.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Textos Multimodais: um novo formato de leitura Popular Versão: PDF
Atualização:  1/2/2016
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da; SOUZA, Francisco Ernandes Braga de; CIPRIANO, Luis Carlos

No dizer de Moraes e Dionísio (2009), a propagação tecnológica tem suscitado novos formatos de construção da informação. A construção do fluxo informacional - antes realizada somente por letras, palavras e estruturas frasais - passa a contar agora com novos elementos provenientes do campo visual. Referimo-nos, aqui, à imagem. A composição textual deixa de primar somente da linguagem escrita, englobando, desse modo, múltiplas e diversificadas semioses. O texto, agora, é algo multimodal. O presente trabalho tem como objetivo colocar em discussão o conceito de textos multimodais, buscando refletir como esses textos deflagram um novo formato de leitura alicerçado em elementos que transcendem os signos alfabéticos. Decorrente disso, analisamos textos publicados pela Comunidade Humor Inteligente (Facebook), em repúdio às agressões aos professores da Secretaria de Educação do Estado do Paraná. O propósito, aqui, é verificar quais marcas e traços multimodais fazem-se presentes em tais textos.

Palavras-chave: Multimodalidade. Leitura. Construção de Sentido.

Downloads 725  725  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Linguagem em Revista  Site http://www.filologia.org.br/linguagememrevista/19/08.pdf
Avaliação: 10.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!A notícia na Web: um olhar sobre seus elementos textual-discursivos Popular Versão: PDF
Atualização:  6/1/2016
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da

De acordo com Mielniczuk (2003), as Tecnologias da Comunicação e da Informação têm carreado modificações consideráveis nas práticas cotidianas da sociedade contemporânea. Entre essas mudanças, podemos citar o surgimento de uma ampla quantidade de novos gêneros textuais, pautados em novos suportes. Nesse campo, estão os gêneros jornalísticos, mais especificamente, a Notícia na Web. Em virtude do formato do hipertexto, a notícia adquire novos elementos textuais e discursivos. Neste trabalho, buscamos conhecer os elementos textual-discursivos que compõem o Gênero Notícia na Web. Buscamos, ainda, compreender como a natureza hipertextual traz subsídios, para novas práticas de leitura.

Palavras-chave: Notícia na web. Elementos textual-discursivos. Novas práticas de leitura.

Downloads 3596  3596  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Temática  Site http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/tematica/article/viewFile/21207/11704
Avaliação: 10.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Revisão e reescrita: um novo olhar sobre a correção de textos Popular Versão: 
Atualização:  17/4/2018
Descrição:
BRANCO, Lara Giovanna ; HAUTH, Raquel Elionara Rodrigues

Artigo sobre reescrita produzido por estudantes do 3º período de Letras da PUCPR, como tarefa da disciplina Revisão de textos escolares, sob orientação da Prof. Angela Mari Gusso.

Palavras-chave: Tipos de revisão. Reescrita. Produções textuais.

Downloads 7841  7841  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Considerações sobre o ensino da literatura nas séries iniciais da Educação Básica Popular Versão: 
Atualização:  17/4/2018
Descrição:
SOUZA, Mariane Ramos de; BAYS, Monica Aparecida

Artigo sobre o trabalho pedagógico com literatura infantil produzido pelas estudantes do 2º período de Pedagogia da PUCPR, na disciplina Literatura na Educação Básica, sob orientação da Prof. Angela Mari Gusso.

Palavras-chave: Letramento literário. Leitura. Literatura infantil.

Downloads 353  353  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Considerações sobre o trabalho com literatura infantil nos anos iniciais da escolarização Popular Versão: 
Atualização:  17/4/2018
Descrição:
CRUZ, Isabelle Franco da; PADILHA, Laueni Ramos

Artigo sobre o trabalho pedagógico com literatura infantil produzido pelas estudantes do 2º período de Pedagogia da PUCPR, na disciplina Literatura na Educação Básica, sob orientação da Prof. Angela Mari Gusso.

Palavras-chave: Literatura. Leitura. Literatura infantil.

Downloads 2480  2480  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 10.00 (3 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Gênero textual: preciso entender para escrever? Popular Versão: 
Atualização:  17/4/2018
Descrição:
ALMEIDA, Fernanda Batista de; SOUZA, Letícia Bezerra de

Artigo sobre reescrita produzido por estudantes do 3º período de Letras da PUCPR, como tarefa da disciplina Revisão de textos escolares, sob orientação da Prof. Angela Mari Gusso.

Palavras-chave: Gênero textual. Correção de texto. Reescrita.

Downloads 2511  2511  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 (17)