Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Software, hipermídia, hipertexto e gêneros digitais: observações preliminares. |
Versão: Atualização: 28/2/2012 |
Descrição:
SOUZA, Aguinaldo Gomes de
Ao darmos ao software o status de suporte da escrita eletrônica (SOUZA A. G. 2007; 2008) fomos levados a inferir que a estabilidade e a fixação dos textos e gêneros produzidos e aportados nesse organismo diferem de modo formal e composicional dos de outros suportes. Assim, consideramos que ao interagir com um software - esteja esse software codificado em uma máquina fotográfica digital, em um computador ou até mesmo em um telefone celular – a pessoa que com ele interage está em constante diálogo com esse organismo. Essa relação dialógica entre o software e o usuário da língua existe no nível da interação e faz parte de uma progressão de construção de sentidos. Essa relação guia as outras relações que o sujeito interacional realiza com o sistema, guia as relações entre sujeitos através de interações mediadas que se materializam em forma de gêneros digitais como, por exemplo, uma conversa através de um comunicador instantâneo como o msn messenger ou yahoo messenger. Em todas essas ações, a língua é o elo motor. Os softwares são fabricados e estruturados para gerarem ações sociais. Cada elemento que os forma se estrutura de modo que eles consigam aportar em si as mais diferentes mídias: vídeos, animações, sons, imagens estáticas e também em movimento, formando e dando forma a verdadeiros organismos hipermidiáticos. Nesse trabalho alertamos para distinção necessária entre hipertexto e hipermídia para o estudo dos gêneros digitais. Os softwares, mais ainda, as interfaces dos softwares, situam os gêneros digitais em contextos específicos de uso, agregam aos gêneros digitais características hipertextuais, hipermidiáticas.
Palavras-chave: Software. Dialogismo. Gêneros digitais.
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2597 0 bytes Anais do Encontro Internacional de Texto e Cultura http://www.textoecultura.ufc.br/abert.html |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Pedagogia da Leitura: Quais as Teorias Subjacentes? |
Versão: PDF Atualização: 6/1/2016 |
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da
Neste estudo, colocamos em discussão as teorias subjacentes às práticas pedagógicas do ensino da leitura. O propósito, aqui, é refletir acerca das especificidades e particularidades dos modelos teóricos - Perspectiva do Texto, Perspectiva do Leitor e Perspectiva Interacionista, bem como do Modelo Ascendente e/ou Bottom-up, Modelo Descendente e/ou Top-down e o Modelo Interativo – que fundamentam o ensino dessa ferramenta linguística. Mais precisamente, nosso propósito, aqui, é demonstrar como tais modelos teóricos, mesmo possuindo alguns fatores que são objeto de crítica, constituem em teorias que carregam consigo aspectos relevantes a serem aplicados à prática pedagógica do ensino da leitura.
Palavras-chave: Modelos teóricos. Prática pedagógica. Decodificação. Especificidades. Sentido.
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3516 0 bytes Revista Travessias http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/10888 |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Da decodificação à construção de sentido: concepções de leitura subjacentes aos livros didáticos... |
Versão: PDF Atualização: 6/1/2016 |
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da; SIMOES E LUNA, Tatiana
Durante décadas, o ensino da leitura teve como foco práticas mecânicas de Decodificação. O ensino dessa competência linguística, com base nesse norte, concedia primazia à reprodução mecânica de conteúdos e informações. Essa posição esteve presente nos livros didáticos. Nos anos 80, aparece uma vasta quantidade mudanças nas práticas pedagógicas do ensino de Língua Portuguesa. Rompe-se, assim, com tendências mecanicistas e tecnicistas. Com isso, surge uma nova concepção de leitura como construção de sentido, acompanhada de novos enfoques e estratégias de ensino. Esses novos paradigmas têm sido adotados pelos mais recentes Livros Didáticos de Língua Portuguesa. Este trabalho tem como objetivo verificar quais são as concepções de leitura subjacentes aos Livros Didáticos de Língua Portuguesa adotados pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (1979-2012). Decorrente disso, pretende-se: a) verificar quais as concepções de linguagem subjacentes a esses manuais didáticos; b) verificar o tratamento dado à leitura e à diversidade textual.
Palavras-chave: Ensino de língua portuguesa. Leitura. Livro didático.
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642 0 bytes Revista Olhares http://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/67/37 |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Textos Multimodais: um novo formato de leitura |
Versão: PDF Atualização: 1/2/2016 |
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da; SOUZA, Francisco Ernandes Braga de; CIPRIANO, Luis Carlos
No dizer de Moraes e Dionísio (2009), a propagação tecnológica tem suscitado novos formatos de construção da informação. A construção do fluxo informacional - antes realizada somente por letras, palavras e estruturas frasais - passa a contar agora com novos elementos provenientes do campo visual. Referimo-nos, aqui, à imagem. A composição textual deixa de primar somente da linguagem escrita, englobando, desse modo, múltiplas e diversificadas semioses. O texto, agora, é algo multimodal. O presente trabalho tem como objetivo colocar em discussão o conceito de textos multimodais, buscando refletir como esses textos deflagram um novo formato de leitura alicerçado em elementos que transcendem os signos alfabéticos. Decorrente disso, analisamos textos publicados pela Comunidade Humor Inteligente (Facebook), em repúdio às agressões aos professores da Secretaria de Educação do Estado do Paraná. O propósito, aqui, é verificar quais marcas e traços multimodais fazem-se presentes em tais textos.
Palavras-chave: Multimodalidade. Leitura. Construção de Sentido.
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725 0 bytes Linguagem em Revista http://www.filologia.org.br/linguagememrevista/19/08.pdf |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
A notícia na Web: um olhar sobre seus elementos textual-discursivos |
Versão: PDF Atualização: 6/1/2016 |
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da
De acordo com Mielniczuk (2003), as Tecnologias da Comunicação e da Informação têm carreado modificações consideráveis nas práticas cotidianas da sociedade contemporânea. Entre essas mudanças, podemos citar o surgimento de uma ampla quantidade de novos gêneros textuais, pautados em novos suportes. Nesse campo, estão os gêneros jornalísticos, mais especificamente, a Notícia na Web. Em virtude do formato do hipertexto, a notícia adquire novos elementos textuais e discursivos. Neste trabalho, buscamos conhecer os elementos textual-discursivos que compõem o Gênero Notícia na Web. Buscamos, ainda, compreender como a natureza hipertextual traz subsídios, para novas práticas de leitura.
Palavras-chave: Notícia na web. Elementos textual-discursivos. Novas práticas de leitura.
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3596 0 bytes Revista Temática http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/tematica/article/viewFile/21207/11704 |
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